Projecto Solar

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Bem daqui foi me mesmo aconselhamento de ter a dita torneira termostática pois iria compensar ao fim de um tempo para segurança máquina pois o termoacumulador às vezes toca nos 60 e muitos... Mas o programa de lavagem recomendado iria para os 50° ao que não iria fazer diferença mas... Segundo o técnico valeria a pena...

Vale o que vale...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por Quintas2 »

Também acho que as produções diárias estão fracas, para a potência instalada. Mas, pela foto inicial, estando o telhado orientado para sul, as construções atrás/direita não farão sombra às primeiras horas do dia?

Amanhã é um bom dia para fazeres um teste rápido, se tiveres oportunidade. Ver o pico da produção próximo do meio-dia solar, que ocorre amanhã às 12h20, latitude Lisboa. Podes ver entre a hora antes e a hora depois. Como vai estar frio e parcialmente nublado, quando o sol descobrir logo após uma nuvem (efeito edge-of-cloud) deveria dar picos de mais de 500W. A inclinação dos painéis, otimizada para o verão, poderá prejudicar um pouco a obtenção de picos mais altos. Eu obtenho valores da ordem da potência nominal instalada, por esse efeito, e há quem tenha relatado aqui no fórum ter obtido valores superiores aos nominais.

Quanto aos consumos dos medidores, os que eu tenho (de tomada, de trilho DIN, de encastrar) consomem todos entre 0,5 e 1W.
No Youtube há testes com o Sonoff, 0,6W e 0,9W com o relé acionado.
O shelly 1 consome <1W, pelas specs.
Os contadores de eletricidade antigos, por indução, consumiam cerca de 3W, se não estou em erro.
Boa sorte.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Primeira questão não tenho sombra de nenhuma casa.

Sim vou testar amanhã e confirmo...

Digo que consome isso por causa disto a noite tenho o contador e informa me que existe um consumo de 2w tendo só o contador da rodinha e o sonoff acredito que seja este último o culpado...

Vou tomar em conta o que dizes quintas e testo.

Obrigado pela sugestão.

Tenho mesmo a ideia de que será o inversor pois desliga se por diversas vezes e quando arranca vai aos 400w o problema é que vai descendo e para nós 250w máximo...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

Ui... 250W é muito pouquinho para esses 660W numa altura de frio e de bom sol.
Amanhã veremos ;)

Obrigado pelas indicações dos consumo dos aparelhos, Quintas. Quanto à inclinação não será problema pois estamos em Novembro e ao meio dia e meia o sol estará perpendicular à instalação do serges (30°).

Boa noite a todos
Última edição por joaocunharamos em quarta nov 04, 2020 7:11 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

Consultando este site, na Amadora deverias ter um factor de capacidade de 23% de Maio a Agosto o que quer dizer 5.5h de produção pico diária (23% de 24h) ou 3.6kWh/dia. Isso já incluindo 10% de perdas no sistema e a inclinação de 30°. Os valores de 2.5kWh/dia são consistentes com um limite de 500W no inversor.

Renewables Ninja
https://www.renewables.ninja/
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

joaocunharamos Escreveu:Consultando este site, na Amadora deverias ter um factor de capacidade de 23% de Maio a Agosto o que quer dizer 5.5h de produção pico diária (23% de 24h) ou 3.6kWh/dia. Isso já incluindo 10% de perdas no sistema e a inclinação de 30°. Os valores de 2.5kWh/dia são consistentes com um limite de 500W no inversor.

Renewables Ninja
https://www.renewables.ninja/
Hummm
Ok... Então está correcto o valor produzido?
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

serges Escreveu: quarta nov 04, 2020 12:25 am Hummm
Ok... Então está correcto o valor produzido?
Não! Deveria ser 3.6kWh nesses meses e 2.4kWh são só dois terços disso. Quer dizer que mudando o inversor seria expectável (não garanto) uma subida de +50% na produção no verão. Amanhã diz qual é o valor de produção à hora de almoço se estiver céu limpo para tirarmos teimas.

De certeza que não há sombras nenhumas? Qual a marca/modelo dos paineis?
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

joaocunharamos Escreveu:
serges Escreveu: quarta nov 04, 2020 12:25 am Hummm
Ok... Então está correcto o valor produzido?
Não! Deveria ser 3.6kWh nesses meses e 2.4kWh são só dois terços disso. Quer dizer que mudando o inversor seria expectável (não garanto) uma subida de +50% na produção no verão. Amanhã diz qual é o valor de produção à hora de almoço se estiver céu limpo para tirarmos teimas.

De certeza que não há sombras nenhumas? Qual a marca/modelo dos paineis?
Solar world de 220w

Deixa ver se consigo um inversor emprestado lol...
Deve ser esse o meu investimento para o ano ao invés de mais painéis... Será mais eficiente e maior produção.

Obrigado e amanhã tiro a ideia...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

Amanhã vemos.
Cumprimentos,
João Ramos


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projecto Solar

Mensagem por gbento »

serges Escreveu:Primeira questão não tenho sombra de nenhuma casa.

Sim vou testar amanhã e confirmo...

Digo que consome isso por causa disto a noite tenho o contador e informa me que existe um consumo de 2w tendo só o contador da rodinha e o sonoff acredito que seja este último o culpado...

Vou tomar em conta o que dizes quintas e testo.

Obrigado pela sugestão.

Tenho mesmo a ideia de que será o inversor pois desliga se por diversas vezes e quando arranca vai aos 400w o problema é que vai descendo e para nós 250w máximo...
Sérgio, não sei se ajuda, mas como temos "uma quantidade de painéis semelhante" deixo a minha produção de ontem foi de 3,2kWh.
Embora esteja instalado em Tomar, Amanhã tiro foto da produção instantânea às 12 e às 13 h da produção e comparamos.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk




gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projecto Solar

Mensagem por gbento »

gbento Escreveu:
serges Escreveu:Primeira questão não tenho sombra de nenhuma casa.

Sim vou testar amanhã e confirmo...

Digo que consome isso por causa disto a noite tenho o contador e informa me que existe um consumo de 2w tendo só o contador da rodinha e o sonoff acredito que seja este último o culpado...

Vou tomar em conta o que dizes quintas e testo.

Obrigado pela sugestão.

Tenho mesmo a ideia de que será o inversor pois desliga se por diversas vezes e quando arranca vai aos 400w o problema é que vai descendo e para nós 250w máximo...
Sérgio, não sei se ajuda, mas como temos "uma quantidade de painéis semelhante" deixo a minha produção de ontem foi de 3,2kWh.
Embora esteja instalado em Tomar, Amanhã tiro foto da produção instantânea às 12 e às 13 h da produção e comparamos.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Tinha faltado a fotoImagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por papacurvas »

joaocunharamos Escreveu: terça nov 03, 2020 5:57 pm A máquina da ROUPA precisa de água fria para exaguar e pre-lavagem por isso não pode ser alimentada a quente. Só as bi-térmicas (duas entradas) podem receber água quente e fria mas não valem a pena pelo preço. Por isso mesmo deixaram de haver no mercado português. Já falei com várias marcas.

Papacurvas, podes clarificar como as máquinas podem flipar? Alimentar com água a 30°C irá fazer uma diferença residual e não vai compensar o custo da torneira termoestática.

Os manuais de máquinas de lavar roupa que vi dizem que desde que a tubagem não indique o contrário (limite de 25°C) a entrada de água pode ir até aos 60°C. A generalidade dos programas funcionam a 50-60°C. Tinha um manual antigo que até indicava a poupança se a máquina fosse alimentada a água quente.
A maquina pode ter um sensor que ao detetar água mt quente quando deveria ser fria entrar em modo de segurança. Foi o que me disseram, não tenho provas nem sou profissional da área, assim para não abusar colocar a termostática.
Cada um sabe de si mas aqui em casa o normal é programas de 30º, 40º as vezes e mtmt raramente 60º. Dai eu ter falado nos 30º, ao fim de uns anos talvez compense.

Desculpa mas acabei por não perceber se podemos ou não(se a tubagem permitir) alimentar com água quente a maquina da roupa.


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por papacurvas »

serges Escreveu: terça nov 03, 2020 5:45 pm Exactamente uma torneira termostática foi o técnico que instalou faltava me dizer isso lol...

Epa resulta e sim a máquina de lavar louça está preparada para isso já a de roupa nem por isso...
A água quente para a maquina da loiça vem de um termoacumulador? Qual a capacidade? Tens bomba circuladora ou apenas "gravidade/pressão " ? Tens circuito de retorno ?
Desculpa tanta pergunta :roll: :roll:

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

papacurvas Escreveu:
serges Escreveu: terça nov 03, 2020 5:45 pm Exactamente uma torneira termostática foi o técnico que instalou faltava me dizer isso lol...

Epa resulta e sim a máquina de lavar louça está preparada para isso já a de roupa nem por isso...
A água quente para a maquina da loiça vem de um termoacumulador? Qual a capacidade? Tens bomba circuladora ou apenas "gravidade/pressão " ? Tens circuito de retorno ?
Desculpa tanta pergunta :roll: :roll:
Tenho um de 80lt, somos dois chega...
Só pela pressão gravidade...

Dispõe
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por papacurvas »

Obrigado.

Vou ver como trabalha o gestor de excedentes, se funcionar bem também vou partir para esta solução.

O meu é de 100lts( 2+ 2 pequenas) mas como tenho retorno penso existir menos desperdício de energia, vamos ver.....

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Fazes muito bem, depois conta como correu...

Aqui já se percebeu que é mesmo do inversor algo que já esperava mas este ano o objectivo era pagar a estrutura e pelos vistos já está quase paga...

O inversor vi este interessante... pelo preço claro e características e possibilidade de limitar a produção e claro a fiabilidade

https://shop.gwl.eu/Solar-PV-Systems/Gr ... html?cur=1
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por papacurvas »

Mas esse inversor vai dar para usar com o pack da Vectrix ?

Já pesquisaste feedback que ateste a sua fiabilidade? Normalmente esses inversores são barulhentos(ventoinhas de refrigeração) cuidado onde pensas fixar isso.
Se ficares sem energia da rede tb ficas sem a produzida pelos painéis.

O preço parece-me bom mas ainda temos de somar iva e transportes...... fico a espera do teu feedback se comprares.

Acho que tens de fazer a voltagem dos painéis coincidir com a do inversor, mas o João certamente explica melhor isso.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »


papacurvas Escreveu:Mas esse inversor vai dar para usar com o pack da Vectrix ?

Já pesquisaste feedback que ateste a sua fiabilidade? Normalmente esses inversores são barulhentos(ventoinhas de refrigeração) cuidado onde pensas fixar isso.
Se ficares sem energia da rede tb ficas sem a produzida pelos painéis.

O preço parece-me bom mas ainda temos de somar iva e transportes...... fico a espera do teu feedback se comprares.

Acho que tens de fazer a voltagem dos painéis coincidir com a do inversor, mas o João certamente explica melhor isso.
O pack da Vectrix vai ser outro projecto a parte...
Não vai depender do inversor...

Quanto a fiabilidade já há pelo menos dois amigos a usarem e recomendaram...

Já as especificações bem tenho de ser aconselhado lol, o barulho e refrigeração vai estar na garagem não me vai fazer confusão se o fizer...

E sim se ficar sem energia da rede fico sem energia não é esse o objetivo, deveria mas não o é...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

papacurvas Escreveu: quarta nov 04, 2020 11:19 am Desculpa mas acabei por não perceber se podemos ou não(se a tubagem permitir) alimentar com água quente a maquina da roupa.
Maquina da LOIÇA, sim, desde que a tubagem não tenha lá escrito “Limite 25°C”. Os programas são quase sempre a alta temperatura, circa 55°C a 65°C.

Máquina da ROUPA, não, porque a máquina muitas vezes usa água fria. Era o que estava a tentar diferenciar. A máquina da roupa começa e acaba os ciclos a frio, para além de que muitas vezes só fazemos ciclos de 30° ou 40°. Existem máquinas da roupa que têm entrada quente e fria mas são demasiado caras para justificar. Na máquina da roupa acho que não há beneficio de ligar termostática.
Cumprimentos,
João Ramos


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por papacurvas »

joaocunharamos Escreveu: terça nov 03, 2020 5:57 pm Os manuais de máquinas de lavar roupa que vi dizem que desde que a tubagem não indique o contrário (limite de 25°C) a entrada de água pode ir até aos 60°C. A generalidade dos programas funcionam a 50-60°C. Tinha um manual antigo que até indicava a poupança se a máquina fosse alimentada a água quente.
Ok, foi daqui que veio a minha duvida.

Fica a consideração de cada um arriscar ou não na maquina da roupa.

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”