Projecto Solar

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Estou a equacionar as várias hipóteses, ou um inversor mais potente a pensar no futuro ou ver o que se passa com este...

No verão andava no máximo os 2.5kwh não mais que isso portanto confirma se...

Vamos ver pois depend€ muito do t€mpo que possa t€r...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

Os painéis estão ventilados, por curiosidade? Também pode cair a produção de verão se estiverem horizontais e não circular ar por eles, já que ficam muito quentes e até eventualmente com poeiras.

Mas no início da primavera as temperaturas estão frescas e o ar limpo e eu não vi produção muito maior nessa altura. A medição é mesmo à saída dos painéis ou existem cargas contabilizadas também?
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Ainda não medi directamente nos painéis não tenho uma pinça para tal...

É telhado inclinado a imitar a telha Lusa...

Ora instalados na data que comecei este diário e já vai mais 550kwh produzidos...

Vamos a ver, pois se quiser aumentar a capacidade terei de ter painéis semelhantes em capacidade...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

serges Escreveu: sábado jan 04, 2020 2:45 pm Imagem
Há aí três (quatro?) contadores instalados em série? Só isso pode ser responsável por uma grande diferença.

Tenho ideia de discutir noutra publicação que o Sonoff tem um consumo de 5-8W o que é alto e dá 0.12-0.2kWh/dia. Com um Shelly adicional à mistura pode ser outro tanto (se bem que menos). Os outros contadores podem também ter impacto. Também pode haver perdas de eficiência com o número de ligações (tomadas ou apertos) e comprimento de cabo.
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Ora o sonoff gasta 2.5w
O Shelly EM vai entrar no próximo mês... Por causa do HA.
Já fiz o teste em que ligava directamente ao contador através de uma tomada inbutida no próprio e a produção era idêntica...
O contador analógico é o que gasto com a Vectrix desde que a tenho e quando chegar a zero vai ser removido.
Por fim o cabo extra já estava a contar para por mais uns painéis e aí sim já vai esticar mas com outro inversor.

E sim já tinhas dito as coisas vão indo conforme se pode e conforme vou percebendo...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

Lá vamos aos 0.30€/dia. ;)
Eram perguntas de curioso, só.
Boas produções!
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

joaocunharamos Escreveu:Lá vamos aos 0.30€/dia. ;)
Eram perguntas de curioso, só.
Boas produções!
E fazes muito bem questionar pois assim questiono também se estou a fazer bem...
O investimento já deu o seu retorno da estrutura o resto está a compensar os kwh a menos no consumo desde que tenho a Vectrix por isso...

Agora conselho que peço é tenho painéis de 220w e se for a por aconselhas até quanto de potência? Claro será sempre com um inversor novo....
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

Agora há painéis até 330-350W (mais eficientes e com 72 células). Se houver pouca área no telhado importa usar os mais eficientes para poupar espaço mas de outro modo não é muito relevante. O que importa são os Watts.

Eu escolhia pelo menor preço/Wp, sendo honesto, para acelerar o retorno de investimento. Claro que assegurando tratar-se de uma marca reconhecida e com um mínimo de qualidade para os painéis não se degradarem em poucos anos.

Eu evitava colocar mais potência de painéis do que o inversor suporta (ver no manual qual a potência que ele aguenta de modo contínuo, não a potencia de pico ou dita na caixa). Neste momento tens 660W de painéis num inversor que provavelmente só aguenta 450-500W (suposição, é melhor consultar o manual) e esses painéis em Março (com sol e fresco) até poderiam dar 700W em situação extrema.

Bom era ir verificar o histórico do Sonoff para ver a produção máxima. Como vem aí o tempo frio, num dia de céu limpo e temperaturas frias poderemos verificar se a potência aumenta (sinal de perdas por excesso de temperatura nos painéis por falta de ventilação) ou se mantém igual (sinal que é mesmo o inversor a limitar em contínuo).
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Estava a pensar trocar o inversor.

Este não me parece que esteja bem é o soladin 600 em que indica que aguenta até 600w máximo.

https://www.archiexpo.com/pt/prod/maste ... 76544.html

O que estava a referir era aproveitar os painéis que tenho e colocar mais uns e qual a potência que posso por para acompanhar os que tenho mas com outro inversor.

40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

Consultei no manual e de facto não deve dar mais de 500W. Por outro lado a eficiência é baixa (91%).

Se se instalarem mais paineis (é preciso avaliar se compensa) eu considerava passar tudo para um inversor de string em vez de micro-inversor de modo a aumentar a eficiência e resolver o problema desse (desde que não haja sombras e as correntes Impp sejam iguais).

Especificações do Soladin Mastervolt 600
Especificações do Soladin Mastervolt 600
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

serges Escreveu: segunda nov 02, 2020 11:40 pm O que estava a referir era aproveitar os painéis que tenho e colocar mais uns e qual a potência que posso por para acompanhar os que tenho mas com outro inversor.
Exacto!

Como os painéis vão estar em série o importante é que tenham correntes (I) no ponto de máxima potência (mpp) iguais (vide Impp nas especificações). Provavelmente consegue isso com painéis de eficiência semelhante (juntar baratos com baratos e caros com caros).

A potência tem a ver com o número de células por painel e o numero de painéis. Aqui o importante será a corrente. Se não forem iguais ou semelhantes, o de menor corrente vai limitar os restantes.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

Mas o melhor será esperar pelo fim de um ano de produção para ver se compensa instalar mais. Ao fim de contas ainda vai a energia para a Edp de graça. De momento estão a ir 15% (8-12kWh/mes). Será que ao aumentar o numero de painéis a nova produção não é tudo excedente? Só vendo os gráficos de consumo ao longo do dia dará para perceber.

As especificações do inversor estão no final do manual, já agora.
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

joaocunharamos Escreveu:Mas o melhor será esperar pelo fim de um ano de produção para ver se compensa instalar mais. Ao fim de contas ainda vai a energia para a Edp de graça.
Exactamente... Estou a pensar aproveitar o meu pack da Vectrix assim que tiver um de substituição e assim teria um pack de 5kw de capacidade em que poderia ser usado para consumo a noite... atenção não iria ser o inversor a decidir isso mas sim o HA assim seria mais em conta achoooo...

São ideias para já, pior das hipóteses será só um inversor novo e tenho algumas ideias mas lá está não tenho conhecimento suficiente sobre eles ..

Mas já me ajudaste imenso no que deveria procurar.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

Sinceramente, com o custo do carregador bidirecional das baterias pode não valer a pena (em termos financeiros, digo) mesmo já tendo uma bateria para aproveitar. Como projecto de entusiasta vale sempre a pena, claro.

Será mais fácil absorver a energia/potência com gestão de cargas. O termoacumulador é interessante para isso. Os electrodomésticos programáveis também.
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

joaocunharamos Escreveu:Sinceramente, com o custo do carregador bidirecional das baterias pode não valer a pena (em termos financeiros, digo) mesmo já tendo uma bateria para aproveitar. Como projecto de entusiasta vale sempre a pena, claro.

Será mais fácil absorver a energia/potência com gestão de cargas. O termoacumulador é interessante para isso. Os electrodomésticos programáveis também.
Exactamente, pois palpita me que é mais difícil retirar delas do que colocar, pois iria manter quase tudo o que tem... Carregador, bms e pack... Só para retirar a energia do lá é que vai ser preciso estudar...

Tenho termoacumulador com programação e ligado ao HA, tenho outros equipamentos, purificadores de ar, máquina de lavar loiça etc etc ao que seria perfeito...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

Uma ideia: ligar a máquina da LOIÇA à água quente.

Se o termoacumulador for grande o suficiente (para não faltar água para os banhos) e se a máquina da loiça estiver perto do termoacumulador (para não se perder água quente nas tubagens) e se a tubagem de entrada de água da máquina não disser nada em contrário (limite 25°C) então a máquina pode receber água já aquecida (55°C) e até funciona mais depressa porque não tem de a aquecer.

Assim aumenta-se a utilidade do termoacumulador como bateria eléctrica. Normalmente estaremos a falar de 10L por lavagem ou 0.5kWh de água quente. Só é importante que a máquina seja recente o suficiente para ter termóstato (electrónica e não das de relógio de rodar).
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Feito... E feito...
Embora pensei no termoacumulador pequeno, 80lt mas para os dois chega, aliás a máquina era da mais eficiente na altura pois a anterior durou 13 anos e fomos pelo modelo mais eficiente em que tinha essa particularidade de poder receber água quente de painel de aquecimento mas preferi meter do termoacumulador e resulta pois no dia que a meto a lavar será sempre a tarde, maior produção solar e claro depois de terminar tem sempre produção para ajudar o termoacumulador a recuperar a temperatura na água, não perde muito...

40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por papacurvas »

Serges como não pretendes ficar off-gired tens de comprar um inversor hibrido.
Vou ficar a espera de trocar a bateria do Leaf para partir para uma solução deste tipo.

Até lá vou aproveitando ao máximo o que os painéis produzem , a melhor forma é realmente usando um gestor de excedentes e transferir para resistências o que sobrar.

Complementando a info do João eu optaria por usar uma torneira termostática a 30º antes das entradas das maquinas.
Dependendo dos programas as maquinas não puxam só agua quente e podem "flipar" com a entrada de agua mt quente quando o programa começa com uma simples passagem de agua fria.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Exactamente uma torneira termostática foi o técnico que instalou faltava me dizer isso lol...

Epa resulta e sim a máquina de lavar louça está preparada para isso já a de roupa nem por isso...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projecto Solar

Mensagem por joaocunharamos »

A máquina da ROUPA precisa de água fria para exaguar e pre-lavagem por isso não pode ser alimentada a quente. Só as bi-térmicas (duas entradas) podem receber água quente e fria mas não valem a pena pelo preço. Por isso mesmo deixaram de haver no mercado português. Já falei com várias marcas.

Papacurvas, podes clarificar como as máquinas podem flipar? Alimentar com água a 30°C irá fazer uma diferença residual e não vai compensar o custo da torneira termoestática.

Os manuais de máquinas de lavar LOIÇA que vi dizem que desde que a tubagem não indique o contrário (limite de 25°C) a entrada de água pode ir até aos 60°C. A generalidade dos programas funcionam a 50-60°C. Tinha um manual antigo que até indicava a poupança se a máquina fosse alimentada a água quente.
Última edição por joaocunharamos em quarta nov 04, 2020 6:20 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”