Projecto Solar

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Projecto Solar

Mensagem por serges »

Boas...

Antes de mais obrigado a todos os que tem contribuído imenso com o vosso saber e partilha com a malta...

Agora é a minha vez, tenho acesso a 3 painéis Solar World de 220w cada e com um inversor Solio 600.
Foi uma desistência de um amigo por ter de vender a casa e emigrar para outros lados tem perto de 6 meses de uso e que estavam literalmente encostado a garagem sem estrutura...

Preciso da vossa ajuda onde pedir para fazer os perfis ou estrutura, pois a esposa não quer nada lá pendurado no telhado, em que tenho uma condicionante é que tenho telhado Bolacha, sandwich, a imitar a telha Lusa em que nem é carne nem peixe...

Tenho uns extras lá em casa que vou reciclar tais como cabos já disponíveis e aqueles tubos de construção para proteger os mesmos cabos no seu interior para passar para dentro de casa...

Estudo de gastos tenho perto 400w a 500w de standby, frigorifico, home assistant e outras coisinhas que tem de ficar mesmo ligadas...

Portanto se é quase oferecido tenho de aproveitar mesmo que seja acima do meu consumo, a produção, posso aceder em tempo real através do sonoff Pow que me pode indicar e criar alguns automatismos para ligar quando houver produção em excesso...


Portanto fotos para breve do material e do telhado....

Questões em aberto local ou empresa para fazer a estrutura ou montagem!
Por fim a orientação da casa para breve já coloco.

Obrigado a todos
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projecto Solar

Mensagem por gbento »

serges Escreveu:Boas...

Antes de mais obrigado a todos os que tem contribuído imenso com o vosso saber e partilha com a malta...

Agora é a minha vez, tenho acesso a 3 painéis Solar World de 220w cada e com um inversor Solio 600.
Foi uma desistência de um amigo por ter de vender a casa e emigrar para outros lados tem perto de 6 meses de uso e que estavam literalmente encostado a garagem sem estrutura...

Preciso da vossa ajuda onde pedir para fazer os perfis ou estrutura, pois a esposa não quer nada lá pendurado no telhado, em que tenho uma condicionante é que tenho telhado Bolacha, sandwich, a imitar a telha Lusa em que nem é carne nem peixe...

Tenho uns extras lá em casa que vou reciclar tais como cabos já disponíveis e aqueles tubos de construção para proteger os mesmos cabos no seu interior para passar para dentro de casa...

Estudo de gastos tenho perto 400w a 500w de standby, frigorifico, home assistant e outras coisinhas que tem de ficar mesmo ligadas...

Portanto se é quase oferecido tenho de aproveitar mesmo que seja acima do meu consumo, a produção, posso aceder em tempo real através do sonoff Pow que me pode indicar e criar alguns automatismos para ligar quando houver produção em excesso...


Portanto fotos para breve do material e do telhado....

Questões em aberto local ou empresa para fazer a estrutura ou montagem!
Por fim a orientação da casa para breve já coloco.

Obrigado a todos
Força Sérgio. Boa, vais por os VE a carregar ao(com) Sol!
Eu acabei por comprar na solarshop, mas às outras empresas mais conhecidas aí de Lx também enviam-me esse material. Qt á instalação, fiquei com boa impressão dos técnicos de uma empresa da Pontinha, que esclareceram muitas dúvidas, sempre mt disponíveis - (talvez façam a instalação mais barata).

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Boa boa...

Manda contacto que pode ser que tenham bom orçamento para a estrutura e mais uns cobres metam a instalação...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Bem vamos por partes..

O meu muito obrigado pela dica da empresa que estava aqui muito pertinho, obrigado Gbento...

Bem já recebi os painéis... Couberam no ampera com a medida de 170cm por 100cm... Não para de me surpreender este carro...

Tenho o inversor sólio 600 e com cada painel a 220w deve ser mais que suficiente...

Já me diverti a reciclar o meu antigo contador da EDP pessoal que vou por a contar para trás e com um sonoff Pow que associado ao home assistant e Google Home já me vai ajudar a "ver" e a antecipar a produção em excessivo para poder canalizar para veículos ou termoacumulador ou mesmo para o frigorífico...

Bem fotos... Está tudo arrumado e a espera de dias secos para por no telhado em que está virado a sul e com uma inclinação de 20° segundo os meus cálculos, quase perfeita...

40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Arrumados até melhoria do tempo ao fim de semana...
Anexos
IMG-20191116-WA0020.jpeg
IMG_20191116_185813.jpg
IMG-20191116-WA0025.jpeg
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projecto Solar

Mensagem por gbento »

Bons trabalhos,
Eh pah, já não via essa vectrix á muito!

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Ainda rola...

O resto estou a ver possibilidades de controlar o consumo de casa e assim poder fazer umas regras e ligar quando houver pouco consumo e muita produção!...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto Solar

Mensagem por Emanuel Couto »

Muito bem... Sempre chegou à tua vez... :)

Sem dúvida que tens aí um belo projeto para começar a produzir, parabéns... (Y) (Y)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por papacurvas »

Inversor de 600w e standby de 400-500w não estejas mt confiante que vais ter excesso de produção.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Projecto Solar

Mensagem por pedrosilva »

Com 500 watts constantes reais eu faria as contas a 20% da potência nominal para conseguir alimentar mesmo em dias de nuvens.
Isto é 500/0.2 = 2500 watts de potência nominal painéis. E um inversor no mínimo 80% disto, no máximo 100 e picos %.

Isto com preços reais e não com o roubo que a EDP quer por uns painéis...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

papacurvas Escreveu: quinta nov 21, 2019 10:23 pm Inversor de 600w e standby de 400-500w não estejas mt confiante que vais ter excesso de produção.
Lá está se fosse a Alice no pais das Maravilhas loool

Mas conto com o ser ela por ela em dias nublados e inverno no verão tem de ser bem visto pois o meu standby só anda nos 300 a 400w com o frigorifico já com o termoacumulador não falemos disso mas vai ajudar decerto e sim será o que pretendo mesmo que seja uma pequena ajuda pois não conto dar nada a EDP...

Ando a ver contadores de consumo via web para o consumo de casa só tenho um velhinho da Home Energy mas sem ligação a net ao que limita um pouco as coisas e o sonoff Pow R2 é capaz de ser interessante mas ando no estudo...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Bem vamos por partes...

Como todos por aqui vou precisar da vossa opinião, pois quero pensar para futuros que gostaria de ter mais opiniões se não estou a por a carroça a frente dos bois...

Portanto já instalado, foi uma doação de uns painéis e inversor com mais de um ano em que fiz a instalação no telhado bolacha com o material adquirido na empresa Livre...

Tudo feito sobrou uns metros de cabo pois deixou me a pensar que era mais alto ou se calhar vou por mais painéis isto é um bichinho que quando morde... Lol...

Vamos então instalei fantástico, tive um pico de 460w de produção mas nunca mais o vi a média tem sido na ordem dos 250w a 300w, talvez sendo muito exigente esperava mais ou fiz asneira ou pior o inversor é fraquinho...

Portanto quando questionei o anterior proprietário disse me que estava satisfeito com o piscar da luz, o inversor pisca mais depressa conforme mais produz, mas que não sabia quanto produzia...

Portanto o que eu fiz foi aproveitar o contador original que tenho desde o início da Vectrix/Bereco e que me contabilizou todo o consumo das cargas das duas rodas feitas no condomínio e por fim agora na casa nova, que dá um gosto especial ter a rodinha a rodar para trás para compensar todo o meu gasto. Assim adquiri um sonoff Pow que faz a contabilidade do consumo e informam o valor online e tenho acesso a tudo o resto de consumo, valores e criar automotacões consoante o valor de produção e que pode ligar para não desperdiçar nada...

Depois antes de injectar mais uma reciclagem tinha um contador digital que faz a mesma contagem mas que não partilha muito a não ser no local...

Enrolei o excedente do cabo dos painéis em que são duas voltas creio não ser o suficiente para ser uma bobine e não aquece mas...

Venham daí as vossas opiniões...

P.S.: Estão virados a sul e com a inclinação quase quase perfeita 26° lol...

ImagemImagem
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Bem continua a produzir um valor interessante mas longe dos 600w nem os 500w lol o anterior utilizador tinha como dica quanto mais depressa piscar a luz melhor a produção mas com o sonoff consigo verificar em tempo real a produção tem picos muito raros de 460w mas o normal é os 250w...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Projecto Solar

Mensagem por Freddy_krueger »

Te aí muito espaço para meter mais uns quantos....

Com umas baterias é que era... (pelo menos é o que estou a pensar fazer...).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Pois é, o valor para investir no pack de baterias é que é elevado quem sabe quando renovar o pack de baterias da Vectrix terá nova vida por aqui...

Agora é começar a contar para trás todo o gasto, consumo da Vectrix desde que está aqui em casa portanto rodar para trás... por isso é que guardei o dito contador...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Projecto Solar

Mensagem por jpc »

Pela imagem tenho quase a certeza que a inclinação dos painéis não é a mais indicada para o inverno, irás conseguir produzir os 600w no verão...

Será que és capaz de alterar a fixação dos painéis para que os possas ajustar a inclinação (inverno/verão)?

Boas produções amigo :)


P.S. os meus cá de casa em 3 anos produziram 15,7 MW
Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Ainda não medi os Graus de inclinação mas é o proximo passo...

Mas amédia nestes ultimos dias que não choveu subiu pra os 350W...

Depois no fim do mês partilho a produção!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

Já está a produzir que nem um doido...
Imagem
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Projecto Solar

Mensagem por Biod »

para que usas o contador da edp ?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto Solar

Mensagem por serges »

O contador da EDP é todo o gasto que tive com a Scooter Bereco e a Vectrix desde que as tive até hoje, em que estou a ter o gosto de por a energia de volta no bolso e conto chegar aos zeros de todos os kwh que gastei com elas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”