Projeto de autoconsumo

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Ok... alguma coisa aí tem de ser feita...

Eu com 6 paineis e 3 microinversores AP500 - sempre com gente em casa a consumir e ainda bomba de calor registei na zona de Ovar:
Produção 218,774 kWh
Injecção na rede 17,403 kWh
Como está abaixo de 10% estou contente com resultado...

O pior vai ser quando desligar aquecimento.... começo a exportar muito mais pois não preciso de A/C para refrescar (casa de pedra....)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


whocarez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: quarta out 24, 2018 11:32 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por whocarez »

gbento Escreveu:
Freddy_krueger Escreveu:Oi?1 Não são 24,23wh (o que aparece no gráfico)?! isso dá quase um aproveitamento total dos paineis....
Peço desculpa, induzi-o em erro. Esse gráfico é da produção. O do consumo deixo a seguir.Imagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Porque o valor do returned na produção é diferente de 0?



Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

O primeiro Gráfico, o da produção, tem returned pois o shelly mede para os dois lados e o retorno é o que o inversor gasta de noite, bem como outro shelly PM que acha por não ser muito funcional pois está muito longe do wi-fi e pelo pelo preço de um sistema extensor de WiFi, prefiro por mais um painel

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



whocarez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: quarta out 24, 2018 11:32 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por whocarez »

gbento Escreveu:O primeiro Gráfico, o da produção, tem returned pois o shelly mede para os dois lados e o retorno é o que o inversor gasta de noite, bem como outro shelly PM que acha por não ser muito funcional pois está muito longe do wi-fi e pelo pelo preço de um sistema extensor de WiFi, prefiro por mais um painel Imagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Mas os 24 kWh são quase todos consumidos pelo inversor?
É muito..


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

whocarez Escreveu:
gbento Escreveu:O primeiro Gráfico, o da produção, tem returned pois o shelly mede para os dois lados e o retorno é o que o inversor gasta de noite, bem como outro shelly PM que acha por não ser muito funcional pois está muito longe do wi-fi e pelo pelo preço de um sistema extensor de WiFi, prefiro por mais um painel Imagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Mas os 24 kWh são quase todos consumidos pelo inversor?
É muito..
24 watts não kilowatt

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk




whocarez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: quarta out 24, 2018 11:32 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por whocarez »

Vi mal, :-(


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

Deixo o primeiro ano de energia produzida contabilizada pelos shelly. Foram consumidos 559kwh que me dão umas contas por alto, Cerca de 135 de poupança anual, dando ROI de 4,4 anos.
Ando com uma sensação mista, por vezes penso q não estou a utilizar a energia toda, por outro lado sei q não dou uso às máquinas durante o dia pois tenho apenas máximos de produção de cerca de 500W.
Queria aproveitar o fundo ambiental e por inversor híbrido e posteriormente uma bateria para os consumos quando acaba o sol mas não consigo arranjar sistema e instalação com ROI antes dos 10 anos da garantia da bateria o que faz ter muitas dúvidas.ImagemImagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois, além da garantia da bateria, também ter em conta garantia do inversor hibrido pois ainda é um custo relevante se tiver de ser mudado ainda em tempo de amortização de investimento...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por rnlcarlov »

Sem dúvida. Uma tempestade maluca que provoque um pico de tensão pode fritar um inversor. Infelizmente aconteceu-me algo assim no inversor da microprodução, e o seguro conseguiu escapar-se a pagar.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

gbento Escreveu: domingo jul 11, 2021 3:43 pm Deixo o primeiro ano de energia produzida contabilizada pelos shelly. Foram consumidos 559kwh que me dão umas contas por alto, Cerca de 135 de poupança anual, dando ROI de 4,4 anos.
Ando com uma sensação mista, por vezes penso q não estou a utilizar a energia toda, por outro lado sei q não dou uso às máquinas durante o dia pois tenho apenas máximos de produção de cerca de 500W.
Queria aproveitar o fundo ambiental e por inversor híbrido e posteriormente uma bateria para os consumos quando acaba o sol mas não consigo arranjar sistema e instalação com ROI antes dos 10 anos da garantia da bateria o que faz ter muitas dúvidas.ImagemImagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
O meu projeto é um pouco mais antigo, pelo que terá sido um pouco mais caro, mas esse ROI é muito interessante. Quanto te custou o Wp, incluindo todas as despesas?
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

Foram cerca de 600

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk




Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Um custo baixo, comparado com o meu.
Estás é com um custo da energia exagerado. €135 para 559kWh dá cada kWh a mais de 24 cêntimos.

Se interpretei bem os teus dados, a um preço de energia atual deverás ter um ROI mais para os 5,5 a 6 anos.
Cumprimentos,
Quintas2


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Também se pode dar o caso de ser um tarifário bi ou tri-horário e estares a compensar consumos em horários de tarifa mais cara e, aí, o meu post anterior poder estar incorreto (?).
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

Tenho bi-horario. E três quartos do consumo á noite. Cerca de 10kwh noite para carro, mais algumas máquinas. Estava a pensar por mais painéis para passar as máquinas para diurno e carregar baterias para 19-22h.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

É fazer bem as contas, para ver se compensa investir em baterias.
Por outro lado, como as máquinas funcionam com picos de consumo de curta duração, também poderá não justificar aumentar a potência fotovoltaica, para ir fazer uma ou duas máquinas ao longo do dia, se depois não se conseguir consumir o resto.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Emanuel Couto »

Parabéns, sempre a somar.... :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por serges »

Muito bem com o Shelly, como ficou e como está a portar?

Um abraço
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

Aqui vai a produção dos dois painéis. Desliguei os dois pai eis para instalar outros no mesmo local, onde não tem sombreamento do prédio á frente.
Deixo a produção anual também, 849kwh. Com 327 doados para a rede

sempre decidi recorrer ao fundo ambiental. Contratei uma empresa para a instalação de 6 painéis e inversor Huawei. No entanto a coisa não correu bem e a empresa andou sempre a desmarcar a instalação, sempre com ma comunicação desde que paguei a adjudicação. Até que no final de dezembro, disseram que não conseguiam efetuar o trabalho e vão devolver o dinheiro. Vamos ver... Espero corra bem para a próxima. Provavelmente não irei escolher Huawei, pois quero por baterias mais baratas. ImagemImagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



FNAlves
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça jan 18, 2022 11:24 pm

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por FNAlves »

Instalei recentemente os painéis fotovoltaicos e queria medir a produção segundo o que já pesquisei posso usar o Shelly 1 PM para fazer essa medição (os painéis ligam numa "ficha" e não no quadro principal)(são 5 painéis de 550w portanto 2570W Penso que não haja problema, mas não percebo assim tanto do assunto) e junto do inversor tenho um termoacumolador dos painéis solares, a ideia era colocar uma sonda nesse shelly 1 PM.
Depois iria colocar outro shelly 1 pm num termoacumolador(com uma resistência) mais pequeno que tenho e colocar a trabalhar só quando a produção dos fotovoltaicos fosse por exemplo 2000w e colocar outra sonda de temperatura.
Penso que estas duas coisas sejam viáveis segundo a pesquisa que ja fiz.

O que me esta a suscitar duvida é se eu consigo medir o que compro a edp e o que envio a edp através do shelly EM com duas pinças.
Se eu instalar uma pinça a saída do disjuntor principal e outro a saída do geral da casa será possível efetuar essa medição?

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”