Projeto de autoconsumo

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

Freddy_krueger Escreveu:
papacurvas Escreveu: sábado dez 12, 2020 6:20 pm Tb tenho AC e de inverno a conta pesa sempre mais, de verão os painéis dão uma ajuda durante o dia.
Espero que com o ETICS que irei fazer a coisa melhore um pouco.
ETICS melhora bastante, em especial se o resto ajudar (isolamento de placas e capacidade de isolamento caixilharias/vidros). Escolher um bom material no Etics... puxando a brasa à sardinha, a Cortiça (aglomerado negro expandido) é mais sustentável que o XPS ou EPS comuns nestas instalações... mas também vai ser mais caro.
Por acaso, quero isolar umas zonas de umas claraboias, uma delas num WC, que no inverno tende a condensar o vapor de água nas paredes e escorre. Onde comprar (pode enviar-me mp SFF?). Dá para " colar" na fachada ou tenho de retirar a tinta e aplicar. Já agora posso pintar depois?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

gbento Escreveu: segunda dez 14, 2020 12:35 pm Por acaso, quero isolar umas zonas de umas claraboias, uma delas num WC, que no inverno tende a condensar o vapor de água nas paredes e escorre. Onde comprar (pode enviar-me mp SFF?). Dá para " colar" na fachada ou tenho de retirar a tinta e aplicar. Já agora posso pintar depois?
Podes usar nas fachadas sem retirar tinta :).... podes usar em etics (com parafusos) ou colado (limpar superficies e colar com Bostik 2820 MS Turbo ou adesivos semelhantes). Se for para ficar "à vista" recomendado produto fachadas mais denso. Se for para colocar barramento/massa (como abaixo), usa densidade standard que termicamente e acusticamente até melhor :)... a outra qualidade (MD) só acaba por ser mais resistente quando é usada sózinha (cortiça como isolamento e acabamento).

Podes pintar por cima da cortiça mas vai ficar a ver-se os buracos e escuro no interior...se quiseres um acabamento sem se notar a cortiça, coloca rede (opcional mas ajuda a evitar fendas no futuro) e massa branca de exterior (como em qualquer parede exterior).

Para comprar, acho que a maior parte das lojas/armazéns de construção costuma ter ou pelo menos por encomenda (até Leroy merlin)... o mais normal vendido em Portugal é o 40mm espessura mas pode ser menos ou mais (a partir de 10mm)... quanto mais espesso, mais isola :P. Placas costumam ter standard 1mx0,5m
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

Freddy_krueger Escreveu:
gbento Escreveu: segunda dez 14, 2020 12:35 pm Por acaso, quero isolar umas zonas de umas claraboias, uma delas num WC, que no inverno tende a condensar o vapor de água nas paredes e escorre. Onde comprar (pode enviar-me mp SFF?). Dá para " colar" na fachada ou tenho de retirar a tinta e aplicar. Já agora posso pintar depois?
Podes usar nas fachadas sem retirar tinta :).... podes usar em etics (com parafusos) ou colado (limpar superficies e colar com Bostik 2820 MS Turbo ou adesivos semelhantes). Se for para ficar "à vista" recomendado produto fachadas mais denso. Se for para colocar barramento/massa (como abaixo), usa densidade standard que termicamente e acusticamente até melhor :)... a outra qualidade (MD) só acaba por ser mais resistente quando é usada sózinha (cortiça como isolamento e acabamento).

Podes pintar por cima da cortiça mas vai ficar a ver-se os buracos e escuro no interior...se quiseres um acabamento sem se notar a cortiça, coloca rede (opcional mas ajuda a evitar fendas no futuro) e massa branca de exterior (como em qualquer parede exterior).

Para comprar, acho que a maior parte das lojas/armazéns de construção costuma ter ou pelo menos por encomenda (até Leroy merlin)... o mais normal vendido em Portugal é o 40mm espessura mas pode ser menos ou mais (a partir de 10mm)... quanto mais espesso, mais isola :P. Placas costumam ter standard 1mx0,5m
Obrigado, e peço desculpa pelo off topic

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por papacurvas »

[/quote]Por acaso, quero isolar umas zonas de umas claraboias, uma delas num WC, que no inverno tende a condensar o vapor de água nas paredes e escorre.
[/quote]
Se estamos a falar de interior eu diria que essa patologia é mais falta de ventilação, se é só de inverno um bom desunificador é melhor opção.

Uma casa tem de ser um equilíbrio entre isolamento, climatização e ventilação. No meu caso irei optar pelo EPS Grafite em 60mm.

Para não fugir ao tópico os painéis dão uma ajuda se tivermos AC e VMC, no isolamento só se for das telhas ; )

Espero no futuro ver aqueles painéis sandwich enormes serem fotovoltaicos e trocar o telhado por uma solução desse género "plug and play"


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

papacurvas Escreveu: segunda dez 14, 2020 10:28 pm Espero no futuro ver aqueles painéis sandwich enormes serem fotovoltaicos e trocar o telhado por uma solução desse género "plug and play"
Isso faz todo o sentido.... terem assim uns pontos "de corte" tipo as tiras de led...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por serges »

papacurvas Escreveu: segunda dez 14, 2020 10:28 pm
Por acaso, quero isolar umas zonas de umas claraboias, uma delas num WC, que no inverno tende a condensar o vapor de água nas paredes e escorre.
[/quote]
Se estamos a falar de interior eu diria que essa patologia é mais falta de ventilação, se é só de inverno um bom desunificador é melhor opção.

Uma casa tem de ser um equilíbrio entre isolamento, climatização e ventilação. No meu caso irei optar pelo EPS Grafite em 60mm.

Para não fugir ao tópico os painéis dão uma ajuda se tivermos AC e VMC, no isolamento só se for das telhas ; )

Espero no futuro ver aqueles painéis sandwich enormes serem fotovoltaicos e trocar o telhado por uma solução desse género "plug and play"
[/quote]

Uma ideia brutal que já pensava ser o unico a pensar nisso lol!

Era perfeito...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

Apenas agora recebi a indicação pela EDP distribuição de que já estava numa zona "inteligente" e que o contador já fazia registo dos consumos.
Estranhei que em lado nenhum aparece produção, isto é mesmo assim? Conferi com o shelly que neste dia da foto, a esta hora houve devolução de energia á rede e aparece no gráfico consumo de zero (está certo) mas na produção aparece zero também. Imagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por papacurvas »

Fiquei a saber sobre isto através do contas poupança https://contaspoupanca.pt/2020/12/26/o- ... l-para-si/

Foste notificado como? Que site/pagina é essa?

Tb quero :cry: para ver se o Shelly está a medir bem ....


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por jmlflorencio »

Eu já recebi esse aviso, a notificação chegou por e-mail.


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por papacurvas »

jmlflorencio Escreveu: sábado dez 26, 2020 6:55 pm Eu já recebi esse aviso, a notificação chegou por e-mail.
E feedback :?:


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por jmlflorencio »

Ainda não fui ver de nada. Recebi o aviso mas nem tenho autoconsumo...


blackibiza
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda ago 01, 2016 7:28 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por blackibiza »

Freddy_krueger Escreveu: quinta dez 10, 2020 4:04 pm Eu tenho em casa antiga aquecimento de toda a casa por Bomba de calor (ar/água) + ventiloconvectores... estão ligados em permanência 24/24 de Novembro a Abril/Maio em 39-40º na bomba de calor e 20-22º nos ventiloconvectores.... tinha umas salamandras básicas a lenha em 2 divisões mas tinha restante casa gelada... agora gasto uma batelada valente mas não tenho desperdício nenhum solar nestes meses, qualidade de vida da família.
Só um pequeno parenteses neste tópico.
Parece-me um consumo ligeiramente excessivo para o tipo de configuração que tens.
Tb possuo convetores ligados a bomba de calor, 24/7 nos meses de Inverno. Cá tb é tudo elétrico. Bomba está configurado nos 53º e convetores a bombar entre 20 a 22. Isto para dizer que nunca tive faturas a chegar aos 300€.

Existem vários factores que podem influenciar as contas mas o meu alerta vai para algo que pelo que tenho reparado de outros projectos, as tubagens. Tiveste especial atenção no que foi instalado? Algumas empresas para não dizer outra coisa tem tendência a cortar aí (a variação pode ser enorme num orçamento) o que faz com que o sistema no seu dia a dia tenho uma fraco rendimento com imensas perdas, levando p.e. a que as máquinas estejam constantemente a trabalhar.

Pode não ser o teu caso, mas fica esta chamada de atenção para quem esteja a equacionar colocar este tipo de sistemas.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

blackibiza Escreveu: terça dez 29, 2020 1:55 pm Existem vários factores que podem influenciar as contas mas o meu alerta vai para algo que pelo que tenho reparado de outros projectos, as tubagens. Tiveste especial atenção no que foi instalado? Algumas empresas para não dizer outra coisa tem tendência a cortar aí (a variação pode ser enorme num orçamento) o que faz com que o sistema no seu dia a dia tenho uma fraco rendimento com imensas perdas, levando p.e. a que as máquinas estejam constantemente a trabalhar.

Pode não ser o teu caso, mas fica esta chamada de atenção para quem esteja a equacionar colocar este tipo de sistemas.
Como é uma casa antiga, tentei minimizar ao máximo rasgos em paredes por diversas razões....estéticas inclusive... assim, temos tubagem dentro de casa "à mostra" em cobre que até dá um ar vintage...restante tubagem bem protegida...

Vendo agora (mesmo agora :) ) no meu medidor de consumos, aparece-me nos últimos 30 dias um consumo de ca. 1300kwh... Ah também tenho o consumo do carro... assim por alto uns 1100kms dá uns 170kwh desses 1300..

mas também últimos 30 dias e os próximos 30 dias provavelmente o pico de consumo de inverno... talvez mais outros 15 dias de Fevereiro....depois consumo começa a baixar novamente.

Relembro que é uma casa antiga, assente na terra, com caixa de ar e soalho no R/C, e toda a casa construção em Pedra Xisto (paredes) e madeira (pisos , tectos e telhado). No sotão isolamento lã de rocha para minimizar entrada frio e saída de calor.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

gbento Escreveu:Apenas agora recebi a indicação pela EDP distribuição de que já estava numa zona "inteligente" e que o contador já fazia registo dos consumos.
Estranhei que em lado nenhum aparece produção, isto é mesmo assim? Conferi com o shelly que neste dia da foto, a esta hora houve devolução de energia á rede e aparece no gráfico consumo de zero (está certo) mas na produção aparece zero também. Imagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Após várias reclamações na.linha telefónica da EDP distribuição, pois nada da produção é transmitida á empresa comercializadora. Nos gráficos também não se via nada embora no shelly EM acuse injeção na rede.
Nesta semana apareceu pela primeira vez registos de injeção na rede.
Vamos ver a próxima fatura.
Como aparece na fatura? Aparece um acerto? Diz total de energia injectada?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Ui só agora vi este printscreen da agora e-redes....deixa cá registar-me para ver se vejo meu...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por -AJMS- »

No meu não aparece consumos, só leituras, é necessário pedir alguma coisa para ter acesso aos gráficos de consumo?

Imagem


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu estou à espera dum contacto para acabar registo...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

-AJMS- Escreveu:No meu não aparece consumos, só leituras, é necessário pedir alguma coisa para ter acesso aos gráficos de consumo?

Imagem
Por aqui também nem sempre funciona, liguei algumas vezes a insistir que não via nada nos gráficos, nem a EDP comercial, de quem sou, fiel pagador todos os meses, recebia os dados. Vamos ver se na próxima fatura já aparece as injeções de energia na rede.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Quintas2 »

Eu também ainda não tenho disponível.
Cumprimentos,
Quintas2


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Segundo meus dados no E-REDES:

-Qualidade serviço: C
-Sem contagem inteligente :(
-Nem aparece detalhes do contador....apesar de o terem trocado para um inteligente à relativamente pouco tempo (era de rodinha).

Não aparece nenhuma menção a meus paineis autoconsumo.... Deveriam aparecer?! Na altura (2019) foi o instalador que fez registo (tanto quanto sei).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”