Projeto de autoconsumo

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por serges »

Exactamente... São prioridades...
Fazes muito bem... Quem diria que 10kw chegariam para 90% das deslocações...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por rnlcarlov »

gbento Escreveu: sexta nov 20, 2020 6:05 pm Por isso, para o objetivo de ser o carro pra ir trabalhar, estes 28kw, vão chegando. Era bom ter mais autonomia para grandes viagens, era. Mas para isso tinha de esvaziar bem mais os bolsos.
O Ioniq come viagens grandes ao pequeno almoço :mrgreen:
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 07&t=22283

A sério, se há carro de bateria média bom para viagens grandes, é o Ioniq de 28kWh. Claro que um Tesla é outra loiça, mas dentro da gama dos 30kWh dificilmente se encontra carro mais apropriado para isso. Até mesmo alguns carros de 40kWh não lhe chegam aos calcanhares ;)


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

rnlcarlov Escreveu:
gbento Escreveu: sexta nov 20, 2020 6:05 pm Por isso, para o objetivo de ser o carro pra ir trabalhar, estes 28kw, vão chegando. Era bom ter mais autonomia para grandes viagens, era. Mas para isso tinha de esvaziar bem mais os bolsos.
O Ioniq come viagens grandes ao pequeno almoço :mrgreen:
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 07&t=22283

A sério, se há carro de bateria média bom para viagens grandes, é o Ioniq de 28kWh. Claro que um Tesla é outra loiça, mas dentro da gama dos 30kWh dificilmente se encontra carro mais apropriado para isso. Até mesmo alguns carros de 40kWh não lhe chegam aos calcanhares ;)
Tu já es pró. Eu o mais longe que fui, De resto , tudo bem. o mais longe que fui foi Tomar-santarem-almeirim-santarem-tomar. Foram quase 180km, grande parte em autoestrada. saí com 92%. Cheguei com 22kms de autonomia!... Sim devia ter carregado em Santarém...

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por papacurvas »

gbento Escreveu: sexta nov 20, 2020 5:25 pm Claro, como sovina que sou, eu vou fazer a aplicação de um disjuntor classe a, de maior capacidade para instalação tomada de 32A.
Já tenho o disjuntor, os cabos de 6mm e as tomadas. Falta montar mas primeiro tenho de ver e estudar para aplicar aquilo corretamente.

Fotografias explicativas precisam-se!

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Se não és da área da eletricidade ou não tens conhecimentos para tal o meu conselho é deixar de ser sovina e pagar a um eletricista para fazer a instalação.
Até mesmo para efeitos de seguro convém ficar com a fatura do serviço efetuado.

Fica a minha instalação na garagem, no quadro principal está um disjuntor de corte(HAGER) 40A .
Anexos
QUADRO 1.jpg
QUADRO 1.jpg (146.03 KiB) Visto 2857 vezes


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

papacurvas Escreveu:
gbento Escreveu: sexta nov 20, 2020 5:25 pm Claro, como sovina que sou, eu vou fazer a aplicação de um disjuntor classe a, de maior capacidade para instalação tomada de 32A.
Já tenho o disjuntor, os cabos de 6mm e as tomadas. Falta montar mas primeiro tenho de ver e estudar para aplicar aquilo corretamente.

Fotografias explicativas precisam-se!

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Se não és da área da eletricidade ou não tens conhecimentos para tal o meu conselho é deixar de ser sovina e pagar a um eletricista para fazer a instalação.
Até mesmo para efeitos de seguro convém ficar com a fatura do serviço efetuado.

Fica a minha instalação na garagem, no quadro principal está um disjuntor de corte(HAGER) 40A .
Sim, deves ter razão.
Fizeste uma saída de 32A e outra de 16A?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por APHenriques »

Parece me que há aqui alguma confusão.
O que eu vejo na imagem é uma tomada schuko que teoricamente é de 16A, mas que na verdade não deveria ser usada nunca acima de 10A... é um péssimo sistema é um erro de normalização.

Do lado direito parece me ser uma tomada CEE de 16A e não de 32A, mas posso estar errado. É uma questão de tamanho, difícil de identificar na foto.

Tomadas/fichas CEE de 32A são algo raro, pois implicam uma instalação monofásica de 45A (10,35kVA)o que normalmente não é autorizado em instalações domésticas.
Mas agora com os VE, pode ser uma necessidade... mas talvez seja preferível usar uma instalação trifasico.

As tomadas e fichas CEE monofásicas são azuis... e tem dois tamanhos, para 16A e 32A... a diferença é significativa em diâmetro espessura dos pinos.


whocarez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: quarta out 24, 2018 11:32 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por whocarez »

APHenriques Escreveu:Parece me que há aqui alguma confusão.
O que eu vejo na imagem é uma tomada schuko que teoricamente é de 16A, mas que na verdade não deveria ser usada nunca acima de 10A... é um péssimo sistema é um erro de normalização.

Do lado direito parece me ser uma tomada CEE de 16A e não de 32A, mas posso estar errado. É uma questão de tamanho, difícil de identificar na foto.

Tomadas/fichas CEE de 32A são algo raro, pois implicam uma instalação monofásica de 45A (10,35kVA)o que normalmente não é autorizado em instalações domésticas.
Mas agora com os VE, pode ser uma necessidade... mas talvez seja preferível usar uma instalação trifasico.

As tomadas e fichas CEE monofásicas são azuis... e tem dois tamanhos, para 16A e 32A... a diferença é significativa em diâmetro espessura dos pinos.
10,35 é autorizado desde que haja capacidade disponível na zona.

Já tive essa potência contratada na minha vivenda.



Sent from my RMX1931 using Tapatalk



APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por APHenriques »

whocarez Escreveu: segunda nov 23, 2020 11:32 pm
APHenriques Escreveu:Parece me que há aqui alguma confusão.
O que eu vejo na imagem é uma tomada schuko que teoricamente é de 16A, mas que na verdade não deveria ser usada nunca acima de 10A... é um péssimo sistema é um erro de normalização.

Do lado direito parece me ser uma tomada CEE de 16A e não de 32A, mas posso estar errado. É uma questão de tamanho, difícil de identificar na foto.

Tomadas/fichas CEE de 32A são algo raro, pois implicam uma instalação monofásica de 45A (10,35kVA)o que normalmente não é autorizado em instalações domésticas.
Mas agora com os VE, pode ser uma necessidade... mas talvez seja preferível usar uma instalação trifasico.

As tomadas e fichas CEE monofásicas são azuis... e tem dois tamanhos, para 16A e 32A... a diferença é significativa em diâmetro espessura dos pinos.
10,35 é autorizado desde que haja capacidade disponível na zona.

Já tive essa potência contratada na minha vivenda.
Sim, eu também já tive, noutra casa.
O importante é que a instalação da casa esteja certificada para isso e dessa forma pode-se pedir uma baixada dessa potência.

Na actual casa tenho instalação de 20,7kVA... e já esteve com essa potência trifasica.
Atualmente está em monofásica apenas com 6,9 + 1,95 solar
Vai dando a justa, e com uma gestão pelo sistema Redy, pelo menos até adquirir mais um eléctrico. :)


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por papacurvas »

gbento Escreveu: segunda nov 23, 2020 8:50 pm Fizeste uma saída de 32A e outra de 16A?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Correto.


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por papacurvas »

APHenriques Escreveu: segunda nov 23, 2020 10:56 pm Parece me que há aqui alguma confusão.
O que eu vejo na imagem é uma tomada schuko que teoricamente é de 16A, mas que na verdade não deveria ser usada nunca acima de 10A... é um péssimo sistema é um erro de normalização.

Do lado direito parece me ser uma tomada CEE de 16A e não de 32A, mas posso estar errado. É uma questão de tamanho, difícil de identificar na foto.

Tomadas/fichas CEE de 32A são algo raro, pois implicam uma instalação monofásica de 45A (10,35kVA)o que normalmente não é autorizado em instalações domésticas.
Mas agora com os VE, pode ser uma necessidade... mas talvez seja preferível usar uma instalação trifasico.

As tomadas e fichas CEE monofásicas são azuis... e tem dois tamanhos, para 16A e 32A... a diferença é significativa em diâmetro espessura dos pinos.
O carregador que vêm pendurado na Schuko é o carregador de origem do Leaf e no máximo carrega a 10A, mas já aqui carregou aqui um I3 a 12A sem problema.

A outra realmente é a 32A já a pensar num EVSE que o permita carregar a essa potencia.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por APHenriques »

;) Ok

As schuko são normalizadas para 16A, mas na verdade acima dos 10A permanente durante algum tempo aquecem e por vezes queimam... é certo que por vezes o problema é provocado pela falta de qualidade das tomadas ao não garantir uma superfície de contacto suficientemente boa.

O EVSE original do meu Outlander carrega a 9A e a schuko aquece e até o cabo, mas compreende-se pois é de 1,5mm

O melhor é usar as CEE 16A (azuis) acima de 10A e acima de 16A usar as CEE 32A (azuis).

No caso do Leaf a carga atinge no maximo 6,6kW, ou seja 28,7A
Implica necessariamente uma tomada CEE 32A. (Y)

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por rnlcarlov »

Eu tenho ainda só 3.45kVA, mas aproveitei para instalar uma tomada CEE32A. Não é preciso ter potência de 10.35kVA para ela dar jeito. Até mesmo com 4.6kVA pode ser útil com um carregador regulável, pois para carregar por exemplo a 18A uma CEE16A já não serve e tem de ser uma tomada destas.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por APHenriques »

rnlcarlov Escreveu: quarta nov 25, 2020 8:45 pm Eu tenho ainda só 3.45kVA, mas aproveitei para instalar uma tomada CEE32A. Não é preciso ter potência de 10.35kVA para ela dar jeito. Até mesmo com 4.6kVA pode ser útil com um carregador regulável, pois para carregar por exemplo a 18A uma CEE16A já não serve e tem de ser uma tomada destas.
Correto, sem dúvida.
Vale mais ter a instalação preparada e se for preciso é só aumentar a potência.
(Y)


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

Aproveitando os dias chuvosos de fim de semana, feita a ligação ao carregador, vai ficar tipo wallbox, mas preferi portátil, se houver necessidade de a levar para algum lado, é fácil. Ainda me falta arranjar um suporte apropriado, mas está seguro.
Em termos estéticos, o carregador, não é bonito, mas parece-me muito resistente, dá para selecionar os amperes de forma contínua. Imagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

Outro assunto, tenho o aquecimento apenas por ar condicionado, aquilo ainda gasta, e esperar pelas 22h para ligar, acaba por já ser tarde. Estava a pensar de arranjar uma Salamandra a pellets para ajudar a aquecer o r/c da casa ou por outro lado, arranjar mais painéis e ligar o ac durante as "horas solares"? Pelos preços atuais das salamandras de 10/13kw deverei gastar entre 1000 a 1600€, o q já daria para colocar alguns painéis. No entanto, é inverno e produzem pouco. Qual a vossa experiência?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por rnlcarlov »

Aqui em casa tenho salamandra há uns anos. Nunca tive aquecimento por A/C. E aqui na zona tem chegado para os dias mais frios, mas também não faço por ter a casa a uma temperatura constante o dia todo. Claro que cada casa tem as suas particularidades. Por exemplo no meu 1º andar é mais frio do que no r/c, cujas paredes são pedregulhos de uma espessura considerável.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

Eu tenho em casa antiga aquecimento de toda a casa por Bomba de calor (ar/água) + ventiloconvectores... estão ligados em permanência 24/24 de Novembro a Abril/Maio em 39-40º na bomba de calor e 20-22º nos ventiloconvectores.... tinha umas salamandras básicas a lenha em 2 divisões mas tinha restante casa gelada... agora gasto uma batelada valente mas não tenho desperdício nenhum solar nestes meses, qualidade de vida da família.

Na altura coloquei hipótese de ter uma caldeira a pallets com aquecimento via radiadores mas tinha como inconvenientes ter de abastecer caldeira periodicamente, não ser uma energia muito verde (nossa energia elétrica 100% verde) e ter uma manutenção anual mais cuidada (no caso bomba de calor é só limpar filtros e já está :))

Tenho tudo elétrico em casa (aquecimento, AQS, fogão e forno e carregamento de VE)... nos períodos de inverno costumo gastar 200-300 euros mensais... para a qualidade de vida que me porporciona não me parece exagerado... a equacionar mais uns paineis (atualmente tenho 6 | 1500w) mas no verão estou no sweetspot aproveitamento quase total produção....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por papacurvas »

gbento Escreveu: quinta dez 10, 2020 11:26 am Pelos preços atuais das salamandras de 10/13kw deverei gastar entre 1000 a 1600€,
E ao nível do isolamento já não é possível fazer mais nada ?

Esse valor é só para a Salamandra e o resto? Radiadores e mão de obra? Esse valor final dá para MT MT kw/h de AC.

Tb tenho AC e de inverno a conta pesa sempre mais, de verão os painéis dão uma ajuda durante o dia.
Espero que com o ETICS que irei fazer a coisa melhore um pouco.


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

papacurvas Escreveu:
gbento Escreveu: quinta dez 10, 2020 11:26 am Pelos preços atuais das salamandras de 10/13kw deverei gastar entre 1000 a 1600€,
E ao nível do isolamento já não é possível fazer mais nada ?

Esse valor é só para a Salamandra e o resto? Radiadores e mão de obra? Esse valor final dá para MT MT kw/h de AC.

Tb tenho AC e de inverno a conta pesa sempre mais, de verão os painéis dão uma ajuda durante o dia.
Espero que com o ETICS que irei fazer a coisa melhore um pouco.
Sim, acabei por estacionar um pouco n compra e vão fazer revisão ao ac a ver se se torna mais eficiente.
Quanto ao isolamento, penso q não dá para melhorar muito.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

papacurvas Escreveu: sábado dez 12, 2020 6:20 pm Tb tenho AC e de inverno a conta pesa sempre mais, de verão os painéis dão uma ajuda durante o dia.
Espero que com o ETICS que irei fazer a coisa melhore um pouco.
ETICS melhora bastante, em especial se o resto ajudar (isolamento de placas e capacidade de isolamento caixilharias/vidros). Escolher um bom material no Etics... puxando a brasa à sardinha, a Cortiça (aglomerado negro expandido) é mais sustentável que o XPS ou EPS comuns nestas instalações... mas também vai ser mais caro.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”