Instalação e Diário Sistema Fotovoltaico 1500W - Paineis Qcells e Micro Inversores Ap Systems

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Instalação e Diário Sistema Fotovoltaico 1500W - Paineis Qcells e Micro Inversores Ap Systems

Mensagem por joaocunharamos »

Pois... a ideia é ficar 100x mais barato
De outra maneira não compensa
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Instalação e Diário Sistema Fotovoltaico 1500W - Paineis Qcells e Micro Inversores Ap Systems

Mensagem por joaocunharamos »

Roberto, deixo aqui algo que descobri hoje mas que ainda não experimentei eu mesmo:

Para venda simples dos excedentes a 0.034€/kWh com dedução directa na fatura de electricidade (sem necessidade de abrir actividade para isso e sem custos de contrato de venda) e para preço de electricidade de 0.125€/kWh+IVA (não conhecia tão baixo) o ideal será falar com a Muon Electric.

O utilizador Biod tem, o que me levou a investigar.
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Instalação e Diário Sistema Fotovoltaico 1500W - Paineis Qcells e Micro Inversores Ap Systems

Mensagem por MRider »

whocarez Escreveu: segunda jul 06, 2020 8:43 am
MRider Escreveu:
joaocunharamos Escreveu: segunda jul 06, 2020 3:42 am Boa, Roberto. Em vez de relés de contactos secos podes ponderar optoacopuladores e um processador barato (tipo esp32) mas não conheço o teu nível de expertise com programação. Fico à espera de ver ;)

MRider, estes aparelhos são para reduzir a potência instantânea da resistência do termoacumulador de acordo com a potência solar PV disponível (para aumentar o aproveitamento em autoconsumo). O Roberto tinha começado com um variador a triacs analogico manual e andamos à procura de uma solução que seja menos ruidosa e flexível (para ajustar ao longo do dia).
Ok
A imersun faz isso automaticamente.
Immersun, o custom é elevadissimo (pelo meno o preço no site do UK), o retorno do investimento is ser muito demorado..

Sent from my MI PAD 4 PLUS using Tapatalk
Eu confesso que não faço contas do retorno a longo prazo. Desde que seja energia limpa e tenho poupança já ficou feliz.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Instalação e Diário Sistema Fotovoltaico 1500W - Paineis Qcells e Micro Inversores Ap Systems

Mensagem por robertojorge »

joaocunharamos Escreveu: sábado jul 18, 2020 11:22 am Roberto, deixo aqui algo que descobri hoje mas que ainda não experimentei eu mesmo:

Para venda simples dos excedentes a 0.034€/kWh com dedução directa na fatura de electricidade (sem necessidade de abrir actividade para isso e sem custos de contrato de venda) e para preço de electricidade de 0.125€/kWh+IVA (não conhecia tão baixo) o ideal será falar com a Muon Electric.

O utilizador Biod tem, o que me levou a investigar.
Oi João 👍 obrigado pela dica. Quando tiver um tempinho vou tentar perceber o que é necessário
Abraço 😉
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Instalação e Diário Sistema Fotovoltaico 1500W - Paineis Qcells e Micro Inversores Ap Systems

Mensagem por gbento »

Boas, tenho acompanhado este projecto e estou para colocar um shelly PM a medir a produção dos painéis. Tem fotos ou vídeo da ligação, preciso de tirar umas dúvidas.
Obrigado

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Instalação e Diário Sistema Fotovoltaico 1500W - Paineis Qcells e Micro Inversores Ap Systems

Mensagem por robertojorge »

gbento Escreveu: quarta jul 22, 2020 10:26 pm Boas, tenho acompanhado este projecto e estou para colocar um shelly PM a medir a produção dos painéis. Tem fotos ou vídeo da ligação, preciso de tirar umas dúvidas.
Obrigado

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Olá Bento, sim tenho no canal ve nesta lista tens 2 acerca do Shelly 1PM 1 deles o funcionamento e o outro colocacao no fotovoltaico https://m.youtube.com/c/RobertoJorgeRev ... 4FXQ%3D%3D

👍
Edit: tou no telefone r não tou s conseguir partilhar a lista mas vais ao canal e pesquisa por solar
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Instalação e Diário Sistema Fotovoltaico 1500W - Paineis Qcells e Micro Inversores Ap Systems

Mensagem por gbento »

Obrigado

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Instalação e Diário Sistema Fotovoltaico 1500W - Paineis Qcells e Micro Inversores Ap Systems

Mensagem por joaocunharamos »

robertojorge Escreveu: quarta jul 22, 2020 9:24 pm Oi João 👍 obrigado pela dica. Quando tiver um tempinho vou tentar perceber o que é necessário
Abraço 😉
Roberto, eu já falei com eles. Foram super prestáveis. (Y) Telefonei para lá (Muon) e falei directamente com um Engenheiro. A troca de titularidade é como outra qualquer. Depois para a venda de energia não há custos mas existe um processo burocrático (contrato de venda) que exige o reconhecimento da tua assinatura por um advogado (ou notário). No teu caso, com o volume de excedentes que tens, pareceu-me relevante.

O preço de venda depende do plano que escolheres. Pode ser o preço instantâneo de mercado, a média do preço durante o dia (quando há PV) ou um preço pre-estabelecido e acordado com eles. O índice que eles usam é o do mercado OMIE SPOT que eu consultei aqui: https://www.omie.es/pt/spot-hoy

Abraço :P
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Instalação e Diário Sistema Fotovoltaico 1500W - Paineis Qcells e Micro Inversores Ap Systems

Mensagem por joaocunharamos »

joaocunharamos Escreveu: quinta jul 23, 2020 12:06 pm No teu caso, com o volume de excedentes que tens, pareceu-me relevante.
Com 5kW e 20% de excedente, a título de exemplo, deve dar cerca de 60€/ano (no Algarve).
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Instalação e Diário Sistema Fotovoltaico 1500W - Paineis Qcells e Micro Inversores Ap Systems

Mensagem por robertojorge »

joaocunharamos Escreveu: quinta jul 23, 2020 12:06 pm
robertojorge Escreveu: quarta jul 22, 2020 9:24 pm Oi João 👍 obrigado pela dica. Quando tiver um tempinho vou tentar perceber o que é necessário
Abraço 😉
Roberto, eu já falei com eles. Foram super prestáveis. (Y) Telefonei para lá (Muon) e falei directamente com um Engenheiro. A troca de titularidade é como outra qualquer. Depois para a venda de energia não há custos mas existe um processo burocrático (contrato de venda) que exige o reconhecimento da tua assinatura por um advogado (ou notário). No teu caso, com o volume de excedentes que tens, pareceu-me relevante.

O preço de venda depende do plano que escolheres. Pode ser o preço instantâneo de mercado, a média do preço durante o dia (quando há PV) ou um preço pre-estabelecido e acordado com eles. O índice que eles usam é o do mercado OMIE SPOT que eu consultei aqui: https://www.omie.es/pt/spot-hoy

Abraço :P
Espetáculo João, são boas notícias realmente 👍 a parte da venda do excedente supostamente é para ser abatido na fatura certo? Não havendo lugar a pagamento da empresa para nós e evitando assim atividade para venda de energia?
Se for assim acho que é uma melhor alternativa ao que está a ser implementado de net metering quadri-horario

Quando falas na titularidade, estás a referir a mudança de fornecedor de energia, troca da edp para a muon como se fosse para endesa etc.

Ver se nesta semana arranjo um tempinho para fazer o que fizeste 👍 depois dou algum feedback também 😁😉

Obrigado pelo tempo dispensado por ti, vai certamente ajudar malta que passe por aqui 👍
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Instalação e Diário Sistema Fotovoltaico 1500W - Paineis Qcells e Micro Inversores Ap Systems

Mensagem por Biod »

recebes por transferência bancária de 3 em 3 meses, apesar de ser um abatimento na factura em termos contabilísticos

Já assinei a proposta, À energia simples pediu um CPE de produtor á edp distribuição para depois ser feito o contrato etc.


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Instalação e Diário Sistema Fotovoltaico 1500W - Paineis Qcells e Micro Inversores Ap Systems

Mensagem por joaocunharamos »

robertojorge Escreveu: sábado jul 25, 2020 2:36 pm Espetáculo João, são boas notícias realmente 👍 a parte da venda do excedente supostamente é para ser abatido na fatura certo? Não havendo lugar a pagamento da empresa para nós e evitando assim atividade para venda de energia?
Sim, é essa a ideia. Escusas de abrir atividade, declarar IVA e SS trimestralmente e IRS no fim do ano. São processos separados mas eles, sendo a mesma empresa, fazem o que designam por auto-fatura (processam internamente) e descontam o valor de venda do teu consumo.
robertojorge Escreveu: sábado jul 25, 2020 2:36 pm Se for assim acho que é uma melhor alternativa ao que está a ser implementado de net metering quadri-horario
Atenção que os balanços de 15min continuam a ser usados para auferir o que é auto-consumo e o que é excesso de produção. E isso é útil porque permite desconsiderar flutuações de potência e aumentar a fração de auto-consumo. Se confrontares com as faturas provavelmente o consumo é menor do que o medido no WiBee desde Março, isto porque aumentou o auto-consumo. Para adequar o medidor o melhor será ajustar a resolução para 15min, se possível.

Agora passas é a poder vender o excedente e ganhar uns trocos. Mas ainda compensa mais consumir do que vender.
robertojorge Escreveu: sábado jul 25, 2020 2:36 pm Quando falas na titularidade, estás a referir a mudança de fornecedor de energia, troca da edp para a muon como se fosse para endesa etc.
Sim. O apartamento é novo. Mudei do contrato pre-existente para a Muon (parte da Energia Simples que lida com o consumo doméstico particular). Ainda não instalei a UPAC mas assim já fica resolvido e o preço de energia deles até é dos melhores.
robertojorge Escreveu: sábado jul 25, 2020 2:36 pm Ver se nesta semana arranjo um tempinho para fazer o que fizeste 👍 depois dou algum feedback também 😁😉
Obrigado pelo tempo dispensado por ti, vai certamente ajudar malta que passe por aqui 👍
Com certeza. Dá notícias.
Última edição por joaocunharamos em domingo jul 26, 2020 9:00 pm, editado 3 vezes no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Instalação e Diário Sistema Fotovoltaico 1500W - Paineis Qcells e Micro Inversores Ap Systems

Mensagem por joaocunharamos »

Para consulta do Código de Ponto de Entrega (CPE) da electricidade, podem telefonar à EDP Distribuição para o 210 016 336. Já agora, para obter o CUI (do gás) podem consultar a Portgás pelo 808 100 900.

[ Entretanto a Edp Distribuição mudou-se para o 808 100 100 ou 218 100 100. A outra linha diz que está encerrada ]
Última edição por joaocunharamos em sexta jul 31, 2020 12:33 pm, editado 6 vezes no total.
Cumprimentos,
João Ramos


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Instalação e Diário Sistema Fotovoltaico 1500W - Paineis Qcells e Micro Inversores Ap Systems

Mensagem por Biod »

cpe de consumo, cpe de produtor tem de ser pedido


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Instalação e Diário Sistema Fotovoltaico 1500W - Paineis Qcells e Micro Inversores Ap Systems

Mensagem por joaocunharamos »

E não é o mesmo, Biod?

Agora com a legislação nova o contador e ponto de entrada são comuns à instalação de produção e consumo. Existem outros códigos relativamente à unidade de produção e respectivas licenças e comunicações mas fiquei com impressão que CPE era só um.
Cumprimentos,
João Ramos


Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Instalação e Diário Sistema Fotovoltaico 1500W - Paineis Qcells e Micro Inversores Ap Systems

Mensagem por Biod »

não é o mesmo, eu tou a aguardar que me atribuam um.

Ainda tenho ligar hoje para a DGEG pois pedem print do site deles com a informação do registo da UPAC. Mas as antigas UPAC não migraram para o novo site e no antigo já não mostram as UPAC... quem teve essa brilhante ideia devia era ir para a rua


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Instalação e Diário Sistema Fotovoltaico 1500W - Paineis Qcells e Micro Inversores Ap Systems

Mensagem por joaocunharamos »

A experiência do Biod pode ser relevante para ti, Roberto:
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 96&t=22318
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Instalação e Diário Sistema Fotovoltaico 1500W - Paineis Qcells e Micro Inversores Ap Systems

Mensagem por robertojorge »

joaocunharamos Escreveu: sexta jul 31, 2020 1:00 pm A experiência do Biod pode ser relevante para ti, Roberto:
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 96&t=22318
Boas, mas parece que afinal sempre é necessário abrir atividade etc etc, não é direto o desconto na fatura o que humm fica assim um bocadito fora do que a maioria de nós quer.
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Instalação e Diário Sistema Fotovoltaico 1500W - Paineis Qcells e Micro Inversores Ap Systems

Mensagem por joaocunharamos »

Pois... o Biod só partilhou essa parte depois.

Se assim for vou ter de os confrontar porque fartaram-se de vender isso como a principal vantagem de contratar com eles. Diziam que tinham o exclusivo nessa matéria para já. Ainda não os inquiri sobre isto entretanto. Depois dou novidades.
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
robertojorge
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 81
Registado: sexta nov 16, 2018 12:30 pm

Re: Instalação e Diário Sistema Fotovoltaico 1500W - Paineis Qcells e Micro Inversores Ap Systems

Mensagem por robertojorge »

joaocunharamos Escreveu: terça ago 25, 2020 9:04 pm Pois... o Biod só partilhou essa parte depois.

Se assim for vou ter de os confrontar porque fartaram-se de vender isso como a principal vantagem de contratar com eles. Diziam que tinham o exclusivo nessa matéria para já. Ainda não os inquiri sobre isto entretanto. Depois dou novidades.
Sim, é a única parte chata. Apesar de passar recibos não seja nada de especial, neste aspeto o melhor mesmo era o abatimento do valor excedente na fatura.... bom sem stress, vamos a ver o desenvolvimento, o @biod está a ser o piloto (Y) vamos aguardar novidades dele ou mesmo tuas.

João já tens o teu sistema fotovoltaico a funcionar?
Passa pelo canal de Youtube https://bit.ly/2JhCfUI

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”