Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

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Blastars
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Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

jmlflorencio Escreveu: sábado mai 02, 2020 3:47 pm Bom, a resistência de um condutor varia com o seu comprimento, para além da secção.

É claro que são coisas diminutas, e não suporia que se fizessem sentir num fio de fusível de alguns cm, mas prefiro ir pela experiência de quem já usou e testou ;-)

De qualquer modo, o fio de fusível não é assim tão barato. E se há alternativas com maior fiabilidade (os fusíveis, neste caso) mais vale optar por eles!
O fio fusível é uma protecção de uso local, curto (1-3cm) e nesse comprimento será sempre residual (não contabilizável) pois não se vai manifestar resistência por comprimento. Daí a sua avaliação ser feita pela sua secção/diâmetro e partindo do pressuposto que este é feito de um material condutor, fusível universal, o cobre.

O comprimento no transporte de eletricidade a maior distância (quando MUITO maior) necessita de maior secção para baixar a perda e não provocar retorno mas também necessitará de maior potência na origem.

Temos os cabos de jumpstart automóvel que são bem mais finos que os de camião, e com bateria de camião derretem e se usarmos os de camião num smart aquilo não chega corrente nenhuma ao outro lado pois tem massa demais correndo até o risco de descarregar a bateria toda sem alimentar o pretendido (manifesta diferença de Amperagem).

Agora em casa, podemos usar perfeitamente 220V 16A à saída da tomada, ou com uma extensão por ex. até 25m não vamos necessitar de aumento de massa nem de passar para trifásico.

Já falando de alta tensão a quilómetros, aí será necessário aumento de secção e estações transformadoras de x em x distância para estabilizar a corrente transportada compensando as perdas com uma reconversão da corrente.

Para pilhas de 3.7v com uma média de 2Ah de capacidade cada num sistema destes, vai depender do uso pretendido de cada um e da combinação de pilhas que cada um faz.

Eu e o JPC preferimos ir por muitas mais pilhas e armazenagem, e uma "migalha" de cada uma para o circuito, se no fim de contas fossemos drenar 0.5A de cada por hora, em 4h (de pilhas de 2000mAh) estávamos sem sistemas!

Logo pelos nossos cálculos, para os nossos sistemas durarem todo o período nocturno, precisaremos de os incrementar até que exista muita armazenagem excedentária face à utilização. Assim dando também menos esforço a pilhas já usadas, incrementando a sua vida útil e daí ser suficiente e bem seguro o uso de fusíveis de 0.5A por unidade.
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Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas

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MRider
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Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por MRider »

Todo o cuidado é pouco na recuperação de células usadas
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Live long and prosper!


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Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

jmlflorencio Escreveu:Blastars, creio que não era intenção de ninguém atacar quem quer que fosse...

Voltando ao tópico, porquê a opção de fusível individual, em vez de fio de fusível?

Apenas com 0.5A ("A" de ampere e não "Ah" de ampere-hora), não vai limitar demasiado o pack? Vão ser 200 pilhas em paralelo?
Lamento uma desinformação dada anteriormente derivado ao tempo de standby do projecto Imagem realmente os fusíveis são de 1A e não de 0,5A, duplicando assim tudo o que mencionei anteriormente. Se mais tarde conseguir no computador, corrijo tudo e apago conversa desnecessária...
Última edição por Blastars em segunda mai 18, 2020 10:11 pm, editado 1 vez no total.
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Blastars
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Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

MRider Escreveu:Todo o cuidado é pouco na recuperação de células usadas
Os testers LiitoKala Lii 500 fazem 300 mA, 500mA e 1000mA em carga. As pilhas novas por vezes aceitam 1000mA no máximo, por isso é desaconselhado a testar no máximo.
Todos os meus testes são realizados a 300mA e fora aquecimento nunca tive catástrofes de dilatações e ruídos de fuga.

Óbvio que há risco, nunca disse que era um procedimento livre de risco, mas a probabilidade mediante todos os cuidados que são possíveis de tomar... É notoriamente baixa.

Se quiser submeter uma pilha a uma carga mais forte, já teve de me dar bons resultados com menos amperagem e tenho de ter nas características de fabrico dela, a certeza que suporta essa amperagem, pois lá está, os modelos diferem entre si.

Até porque a drenar e a carregar a 1A, não se avalia a real capacidade residual da pilha.

Este é mais um motivo do "failsafe" do fusível. Uma oscilação anormal acima de 1A, sai fora e acaba -se o perigo por ali.
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jpc
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Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jpc »

Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
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