Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

jmlflorencio Escreveu: sábado mai 02, 2020 3:47 pm Bom, a resistência de um condutor varia com o seu comprimento, para além da secção.

É claro que são coisas diminutas, e não suporia que se fizessem sentir num fio de fusível de alguns cm, mas prefiro ir pela experiência de quem já usou e testou ;-)

De qualquer modo, o fio de fusível não é assim tão barato. E se há alternativas com maior fiabilidade (os fusíveis, neste caso) mais vale optar por eles!
O fio fusível é uma protecção de uso local, curto (1-3cm) e nesse comprimento será sempre residual (não contabilizável) pois não se vai manifestar resistência por comprimento. Daí a sua avaliação ser feita pela sua secção/diâmetro e partindo do pressuposto que este é feito de um material condutor, fusível universal, o cobre.

O comprimento no transporte de eletricidade a maior distância (quando MUITO maior) necessita de maior secção para baixar a perda e não provocar retorno mas também necessitará de maior potência na origem.

Temos os cabos de jumpstart automóvel que são bem mais finos que os de camião, e com bateria de camião derretem e se usarmos os de camião num smart aquilo não chega corrente nenhuma ao outro lado pois tem massa demais correndo até o risco de descarregar a bateria toda sem alimentar o pretendido (manifesta diferença de Amperagem).

Agora em casa, podemos usar perfeitamente 220V 16A à saída da tomada, ou com uma extensão por ex. até 25m não vamos necessitar de aumento de massa nem de passar para trifásico.

Já falando de alta tensão a quilómetros, aí será necessário aumento de secção e estações transformadoras de x em x distância para estabilizar a corrente transportada compensando as perdas com uma reconversão da corrente.

Para pilhas de 3.7v com uma média de 2Ah de capacidade cada num sistema destes, vai depender do uso pretendido de cada um e da combinação de pilhas que cada um faz.

Eu e o JPC preferimos ir por muitas mais pilhas e armazenagem, e uma "migalha" de cada uma para o circuito, se no fim de contas fossemos drenar 0.5A de cada por hora, em 4h (de pilhas de 2000mAh) estávamos sem sistemas!

Logo pelos nossos cálculos, para os nossos sistemas durarem todo o período nocturno, precisaremos de os incrementar até que exista muita armazenagem excedentária face à utilização. Assim dando também menos esforço a pilhas já usadas, incrementando a sua vida útil e daí ser suficiente e bem seguro o uso de fusíveis de 0.5A por unidade.
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por MRider »

Todo o cuidado é pouco na recuperação de células usadas
Anexos
Screenshot_2020-05-15-14-03-33-77.jpg
Live long and prosper!


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

jmlflorencio Escreveu:Blastars, creio que não era intenção de ninguém atacar quem quer que fosse...

Voltando ao tópico, porquê a opção de fusível individual, em vez de fio de fusível?

Apenas com 0.5A ("A" de ampere e não "Ah" de ampere-hora), não vai limitar demasiado o pack? Vão ser 200 pilhas em paralelo?
Lamento uma desinformação dada anteriormente derivado ao tempo de standby do projecto Imagem realmente os fusíveis são de 1A e não de 0,5A, duplicando assim tudo o que mencionei anteriormente. Se mais tarde conseguir no computador, corrijo tudo e apago conversa desnecessária...
Última edição por Blastars em segunda mai 18, 2020 10:11 pm, editado 1 vez no total.
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


Autor do tópico
Blastars
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: segunda dez 17, 2018 1:19 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Blastars »

MRider Escreveu:Todo o cuidado é pouco na recuperação de células usadas
Os testers LiitoKala Lii 500 fazem 300 mA, 500mA e 1000mA em carga. As pilhas novas por vezes aceitam 1000mA no máximo, por isso é desaconselhado a testar no máximo.
Todos os meus testes são realizados a 300mA e fora aquecimento nunca tive catástrofes de dilatações e ruídos de fuga.

Óbvio que há risco, nunca disse que era um procedimento livre de risco, mas a probabilidade mediante todos os cuidados que são possíveis de tomar... É notoriamente baixa.

Se quiser submeter uma pilha a uma carga mais forte, já teve de me dar bons resultados com menos amperagem e tenho de ter nas características de fabrico dela, a certeza que suporta essa amperagem, pois lá está, os modelos diferem entre si.

Até porque a drenar e a carregar a 1A, não se avalia a real capacidade residual da pilha.

Este é mais um motivo do "failsafe" do fusível. Uma oscilação anormal acima de 1A, sai fora e acaba -se o perigo por ali.
Existente -> Em construção
PV 5.6Kw -> 4.5Kw TrinaSolar
Inversor 5Kw -> 5Kw PIP-5048MG
Bateria 10Kw -> 12Kw Pilhas recicladas


jpc
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 476
Registado: segunda out 03, 2016 9:01 pm
Localização: Mexilhoeira Grande

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jpc »

Projeto PV - Standalone 3.4 kwp
https://vrm.victronenergy.com/installat ... e/c9f5ddac

AQS Solar térmico 20 tubos vácuo

Nissan Leaf 40kw

Avatar do Utilizador

jald
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 18, 2016 9:21 pm
Localização: Braga

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jald »

Bom dia a todos.

Estou neste momento em processo de recolha de baterias para realizar uma powerwall.

Já tenho quase 200 células a custo zero. Mas ultimamente tem sido difícil encontrar...
Alguém sabe se as entidades de reciclagem conseguem fornecer para reutilização?
Se alguém tiver contactos deste genero, agradecia que me contacta-se por PM. :D :D :D

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por serges »

jald Escreveu: quinta out 08, 2020 12:10 pm Bom dia a todos.

Estou neste momento em processo de recolha de baterias para realizar uma powerwall.

Já tenho quase 200 células a custo zero. Mas ultimamente tem sido difícil encontrar...
Alguém sabe se as entidades de reciclagem conseguem fornecer para reutilização?
Se alguém tiver contactos deste genero, agradecia que me contacta-se por PM. :D :D :D
Ui não vai ser fácil está tudo a caça do mesmo, não é impossível mas…
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jmlflorencio »

Essa é a "pergunta de um milhão de dólares": quem tem contactos para obter essas baterias??

Penso muitas vezes numa powerwall caseira deste género, mas a origem das baterias é sempre uma incógnita...

Avatar do Utilizador

jald
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça out 18, 2016 9:21 pm
Localização: Braga

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por jald »

jmlflorencio Escreveu: domingo out 18, 2020 12:30 am Essa é a "pergunta de um milhão de dólares": quem tem contactos para obter essas baterias??

Penso muitas vezes numa powerwall caseira deste género, mas a origem das baterias é sempre uma incógnita...
Olá a todos.

Entretanto já estive em duas sucatas e vão juntar as que encontrarem. Vamos ver se consigo algo...
Numa delas tinha milhares de portáteis desmontados, mas zero de baterias. O que significa que elas são recolhidas antes de irem para a sucata. Penso que o ideal é contactar as lojas de computadores.


voodoopt
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quarta nov 18, 2020 2:49 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por voodoopt »

pois é uma grande duvida


BVG
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mai 07, 2018 12:36 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por BVG »

jald Escreveu: quinta out 08, 2020 12:10 pm Bom dia a todos.

Estou neste momento em processo de recolha de baterias para realizar uma powerwall.

Já tenho quase 200 células a custo zero. Mas ultimamente tem sido difícil encontrar...
Alguém sabe se as entidades de reciclagem conseguem fornecer para reutilização?
Se alguém tiver contactos deste genero, agradecia que me contacta-se por PM. :D :D :D
Já consegui 6 células :D :?
Onde conseguiste arranjar 200 células? A custo zero? :shock:
Já comecei a contactar empresas que fazem reciclagem, para ver se consigo algumas, mas não vai ser fácil.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por Emanuel Couto »

É cada vez mais difícil deitar as mãos a estas baterias... :(
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


JLMF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sexta jun 27, 2014 9:46 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por JLMF »

Há uma legião de pessoal a construir as suas Powerwall caseiras, 10, 20 e mais kWh. Em Espanha uma empresa vende 18650 e outros formatos mas pelos vídeos que se veem no youtube penso que a espera é grande, aqueles "artesãos" compram aos milhares. Á parte a questão ecológica da reciclagem e uma instalação fora da rede não vejo interesse em utilizar Li-ion que mesmo com uma utilização tipo 3.2/4V já terão poucos ciclos de vida expectáveis. Na melhor das hipóteses o armazenamento Li-ion de um KWh custará 7 ou 8 cêntimos na vida util restante numa powerwall feita de raiz e nas regras da arte, considerando as células, BMS aceitável, cobre, fusíveis, terminais, soldaduras, etc.
Porque não lifepo4? 2000 ciclos e com boas maneiras mais de 5000 e ainda mais de 60%?

http://www.batterysecondlife.com/3-baterias


Link



Novas Li-ion 3300 mAh a 2€

https://es.aliexpress.com/item/33027733 ... b201603_52

Novas lifepo4 6500mAh a 3€

https://es.aliexpress.com/item/33027733 ... b201603_52


papacurvas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 138
Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por papacurvas »

JLMF Escreveu: quinta mar 18, 2021 1:59 am Á parte a questão ecológica da reciclagem e uma instalação fora da rede não vejo interesse
Acrescentava ai mais umas razões, que me levaram a ir guardando algumas pilhas mas nunca, nessa ordem de grandeza :
- Podes ir encontrando algumas pilhas não comprando
- Ser um apaixonado do DIY
- Ir fazendo crescer o sistema e "rejuvenescendo" a medida das possibilidades/necessidades

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por serges »

Ui… deixa ver o que se consegue tenho vindo a usar as dos powerbanks e pedi uma caixa, portátil e enchi com baterias, já tinha BMS e sim funciona bem até tem um inversor de 300w dá para a box e tv há noite… dá para mais umas coisas como carregar os telemóveis também por isso creio que tem perto de 80.000mAh...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


BVG
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mai 07, 2018 12:36 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por BVG »

Já consegui algumas células para começar a “brincar”.
Estou à espera de dois carregadores, para as começar a testar.
Arranjei um contacto que me vai arranjando algumas de mês a mês. Vamos ver como corre.


BVG
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: segunda mai 07, 2018 12:36 pm

Re: Projecto de AutoConsumo com AutoFabrico

Mensagem por BVG »

serges Escreveu: sexta mar 19, 2021 9:53 am Ui… deixa ver o que se consegue tenho vindo a usar as dos powerbanks e pedi uma caixa, portátil e enchi com baterias, já tinha BMS e sim funciona bem até tem um inversor de 300w dá para a box e tv há noite… dá para mais umas coisas como carregar os telemóveis também por isso creio que tem perto de 80.000mAh...
Muito porreiro.
Eu queria era mesmo um sistema que estivesse acoplado à rede da casa.
Já vi que existe os Victron Multiplus II, mas também não é propriamente barato, e cada acessório é sempre a somar.

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”