Painel 260W edp solar

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por Quintas2 »

Já agora, o Shelly tem algum limite para programação - n.º de ciclos on/off ao longo de um dia?
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por -AJMS- »

Quintas2 Escreveu: terça fev 02, 2021 7:10 pm
-AJMS- Escreveu: terça fev 02, 2021 12:59 pm mas este ano já não vou injectar tanto, devido a já estar a gerir os excedentes com dispositivos Shelly.
Gerir os excedentes com Shelly de forma manual, certo?
Ou seja, ligando cargas controladas pelos Shelly, quando houver excedentes,, não sendo os Shelly a fazer o controlo de excedentes, certo?
Os Shelly é que fazem o controlo automático dos parâmetros, eu só necessito de colocar os meus parâmetros desejados, a partir daí é tudo controlado pelos Shelly automáticamente.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por -AJMS- »

Quintas2 Escreveu: terça fev 02, 2021 7:11 pm Já agora, o Shelly tem algum limite para programação - n.º de ciclos on/off ao longo de um dia?
Que eu me tivesse apercebido não tem limites nenhuns, uma vez criados os cenários ele vai respeitar as ordens em função dos parâmetros que nós desejamos.

Exemplo de um cenário criado: Se o (Shelly EM - medidor de consumo) estiver a injectar na rede 100w então a tomada shelly vai ligar e se o Shelly EM estiver a consumir da rede 120w então a tomada vai desligar.

Na tomada pode estar qualquer eletrodoméstico, e nos cenários pode entrar outros dispositivos alem das tomadas, para controlar ar condicionados (shelly 1) e depois é um mundo interminável.

Imagem
Última edição por -AJMS- em quarta fev 03, 2021 2:39 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por -AJMS- »

A produção de janeiro registada pelo Shelly 1PM

Imagem


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por Quintas2 »

@-AJMS- obrigado.
Cumprimentos,
Quintas2


d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por d.pereira »

-AJMS- Escreveu: terça fev 02, 2021 12:59 pm Para 2021 vou pagar 0,2254€/kW , preço com iva. Tenho Bi-horário e esse é o preço fora de vazio (hora de produção solar)e é esse o preço que tenho de fazer contas de amortização do painel.
Em 2020 tinha só um painel de 260W coloquei o segundo painel de 280w em junho, tive uma produção de 846kWs, e injectei 62kWs mas este ano já não vou injectar tanto, devido a já estar a gerir os excedentes com dispositivos Shelly.
Não necessariamente. Para ser correto deveria calcular a tarifa ponderada tendo em conta as horas em que está a produzir em vazio, nomeadamente ao fim de semana ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por -AJMS- »

d.pereira Escreveu: sexta fev 05, 2021 5:32 pm
-AJMS- Escreveu: terça fev 02, 2021 12:59 pm Para 2021 vou pagar 0,2254€/kW , preço com iva. Tenho Bi-horário e esse é o preço fora de vazio (hora de produção solar)e é esse o preço que tenho de fazer contas de amortização do painel.
Em 2020 tinha só um painel de 260W coloquei o segundo painel de 280w em junho, tive uma produção de 846kWs, e injectei 62kWs mas este ano já não vou injectar tanto, devido a já estar a gerir os excedentes com dispositivos Shelly.
Não necessariamente. Para ser correto deveria calcular a tarifa ponderada tendo em conta as horas em que está a produzir em vazio, nomeadamente ao fim de semana ;)
As minhas contas estão corretas, o meu preço kW/h em vazio é sempre ao mesmo preço inclusive aos fins de semana. Eu tenho Bi-horário opção de ciclo diário.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por -AJMS- »

Primeiro trimestre concluído, e podemos dizer que Março valeu tanto como Jan e Fev juntos :D .

O Objetivo mantem-se de tentar conseguir consumir 1000kW num ano com dois painéis de 260w+280w, assim o sol ajude.

Imagem

Imagem


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por Quintas2 »

-AJMS- Escreveu: terça fev 02, 2021 9:16 pm
Quintas2 Escreveu: terça fev 02, 2021 7:11 pm Já agora, o Shelly tem algum limite para programação - n.º de ciclos on/off ao longo de um dia?
Que eu me tivesse apercebido não tem limites nenhuns, uma vez criados os cenários ele vai respeitar as ordens em função dos parâmetros que nós desejamos.
Já tenho um Shelly 1PM em testes.

Fiz um ciclo de programação horária diário, para dias de sol. Vai ligando e desligando em períodos adaptados à minha potência fotovoltaica, ao longo do dia, para mamar o máximo possível de netmetering, em dias de céu limpo.

A questão que me surgiu agora é a seguinte: Dá para implementar dois ciclos de programação diária diferentes? Um para dias de céu relativamente limpo e outro para dias de céu parcialmente nublado, tipo hoje, que o sol aparece/desaparece. Assim ligava um ou outro ciclo consoante a cara do tempo.

Pode o mesmo dispositivo ser adicionado a duas divisões distintas? Na prática seria a mesma divisão, com nomes distintos e programações horárias distintas.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por -AJMS- »

Quintas2 Escreveu: quinta abr 01, 2021 4:40 pm
-AJMS- Escreveu: terça fev 02, 2021 9:16 pm
Quintas2 Escreveu: terça fev 02, 2021 7:11 pm Já agora, o Shelly tem algum limite para programação - n.º de ciclos on/off ao longo de um dia?
Que eu me tivesse apercebido não tem limites nenhuns, uma vez criados os cenários ele vai respeitar as ordens em função dos parâmetros que nós desejamos.
Já tenho um Shelly 1PM em testes.

Fiz um ciclo de programação horária diário, para dias de sol. Vai ligando e desligando em períodos adaptados à minha potência fotovoltaica, ao longo do dia, para mamar o máximo possível de netmetering, em dias de céu limpo.

A questão que me surgiu agora é a seguinte: Dá para implementar dois ciclos de programação diária diferentes? Um para dias de céu relativamente limpo e outro para dias de céu parcialmente nublado, tipo hoje, que o sol aparece/desaparece. Assim ligava um ou outro ciclo consoante a cara do tempo.

Pode o mesmo dispositivo ser adicionado a duas divisões distintas? Na prática seria a mesma divisão, com nomes distintos e programações horárias distintas.
Mas tem o Shelly 1PM ligado a que aparelho electrico? um único shelly para aproveitamento do solar nada serve.

Se tiver solar direto a um dijuntor no quadro principal é colocar lá um shelly EM a fazer leituras, do solar e da rede, se o solar estiver direto a um quadro intermedio é colocar lá um shely 1PM para fazer leitura do solar e manter o shelly EM no quadro principal para leitura do consumo da rede, após isso é adquirir umas tomadas shelly ou colocar um shelly 1pm no interior da tomada caseira para ser possível iniciar programações (criar cenários) para poder ligar/desligar aparelhos elétricos em função da produção solar/consumo da rede.

Em baixo um cenário que tenho para ligar um desumidificador.

Se estiver a injetar na rede 60w então ligar tomada shelly e depois criei outro cenário para desligar a mesma tomada, tipo se estiver a consumir mais de 100w da rede então desligar tomada da Shelly

Imagem


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por Quintas2 »

Obrigado pela explicação. Eu acho que já tinha entendido a "mecânica" do funcionamento desses cenários, que pretendem substituir um desviador de excessos de produção, com várias saídas possíveis para esses excessos, ativaveis consoante a magnitude do excesso.
Mas eu quero uma coisa extremamente simples. Neste momento, eu tenho 1500Wp e a minha exportação anda abaixo de 5%, pois há sempre gente em casa e os consumos vão sendo alternados. Há meses que exporto zero.
Parte importante dos consumos são numa resistência elétrica de um termoacumulador. Mas esta tem vindo a funcionar cada vez menos, com os filhos todos a crescer e a sairem de casa. Na prática, a resistência elétrica vai deixar de ter que funcionar 6h/dia e passar a funcionar 5h/dia, por ex. Para garantir que continuo a exportar perto de zero, com esta diminuição, como a resistência tem potência superior à produção FV em parte das horas do dia, se eu a ligar 10min em cada 15min, continuo a exportar zero, aproveitando o NetMeeting quarto-horário.
Assim, só preciso de um Shelly 1PM na resistência do cilindro para fazer isso, com programação horária ao longo do dia que vá aproveitando esse NetMeeting.
Se puder ter dois ciclos de programação horária diferentes, um para dias de céu limpo e outro para dias de céu parcialmente nublado, isso facilita e flexibiliza a gestão dos aproveitamentos integrais da produção.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
-AJMS-
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 53
Registado: quinta set 07, 2017 5:37 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por -AJMS- »

Depois dessa explicação já é mais fácil entender o que pretende, penso que assim não tem hipótese de criar 2 ciclos independentes para o mesmo dispositivo (shelly 1PM) porque nunca serão certos no mesmo dia, faz uma programação para terça a pensar num dia de Sol, mas se na próxima terça estiver chuva terá mesmo de alterar os parâmetros para esse dia de chuva, isso obriga a andar sempre a ajustar os valores.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por Quintas2 »

Ok. Obrigado, de qualquer forma.
A Shelly APP é uma aplicação clonavel no meu Android. Vou pesquisar se os dispositivos Shelly permitem estar agregados a duas contas distintas. Assim, fazia um perfil em cada conta, com o seu ciclo de programação distinto.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por serges »

Creio que podes partilhar o controle com outro utilizador e mesmo aceder aos dados do mesmo!

Aí aconselho o Home Assistant, pois junta as varias tecnologias numa plataforma!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por Quintas2 »

serges Escreveu: sábado abr 03, 2021 11:28 am Creio que podes partilhar o controle com outro utilizador e mesmo aceder aos dados do mesmo!

Aí aconselho o Home Assistant, pois junta as varias tecnologias numa plataforma!
Obrigado, serges.
Já fui pesquisar. Não são permitidos múltiplos utilizadores.
Os dispositivos podem ser partilhados entre utilizadores (contas), mas as configurações não podem ser alteradas por quem recebe a partilha.
A única utilidade que vejo na partilha é múltiplos utilizadores poderem criar cenários diferentes com base no estado (on/off ou valor de um dado sensor) de um dispositivo comum partilhado.
Talvez consiga contornar se alimentar a resistência por um circuito paralelo, com um segundo Shelly, neste caso até com a mesma conta.
Mas estes são os meus primeiros passos em automação, tenho que aprender mais.

Não sei se os Shelly permitem isso, mas há outros produtos que permitem criar cenários com base numa previsão do estado do tempo (penso que recebida por URL). No limite, isso também seria uma solução, embora muito à frente da simplicidade que eu pretendo.
Cumprimentos,
Quintas2


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por CoolZeroFCP »

Não sei se percebi bem, mas se a ideia é o utilizador escolher manualmente entre 2 cenários sem estar sempre a configurar os mesmos, podes criar os dois e depois activas um ou o outro. Não tens de apagar ou configurar, basta adicionar os dois e depois activar um de cada vez.

Em relação ao home assistant, o céu é o limite... O número de configurações é enorme, mas é preciso saber, infelizmente não tenho tido tempo para aprender, mas pelo que já vi é perfeitamente possível criar cenários baseados na previsão do tempo.
Algo que estive para fazer com o shelly e home assistant era ligar o carregamento do carro e desligar conforme o excedente solar e penso ser possível pois o shelly e a Tesla têm integração no home assistant.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por serges »

Sim o gestor de excedentes é bom para as resistências! Pois consome o que tem para lhe dar!

Ainda não me meti bem nisso mas o Roberto está pro nisso! O Home assistant é estudar um pouco já estou a montar um NUC só para isso lol.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por Quintas2 »

O gestor de excedentes tem um custo injustificado para o meu caso, que quase não exporto. Vou demorar anos a pagá-lo e é mais uma peça inútil na minha pegada ambiental.
Vou tentar aprender a questão dos cenários, para ver se é exequível.

Obrigado pela vossa ajuda.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Painel 260W edp solar

Mensagem por serges »

Tens razão o valor é algo elevado para o que iria compensar pois não é assim tanto e com a situação de poder criar cenários em que ligam determinados equipamentos quando há mais produção…

Mas vai vendo a automação pode ser interessante…
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”