Autoconsumo (500Wp) e Água Quente Sanitária (1000Wp)

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Autoconsumo (500Wp) e Água Quente Sanitária (1000Wp)

Mensagem por serges »

joaocunharamos Escreveu: quinta jun 04, 2020 11:55 pm Acrescento que os painéis térmicos, apesar de maior dificuldade de instalação e manutenção, ocupam um terço da área para produção equivalente anual e por isso serão preferíveis para quem não tenha espaço.

Desaconselho ligar-se uma resistência directamente aos painéis sem um MPPT. Se não houver mesmo alternativa eu sugeriria projectar-se a resistência para a tensão de MPP e corrente de MPP e adicionar 10% de resistência (-10% de potência que a potencia do painel) para assegurar melhor comportamento em inverno e início/fim de dia. Isso dá cerca de 4ohms por painel em série.

Para aumentar o aproveitamento do painel eu vou alterar a resistência do meu termoacumulador (de barras) para ter três escalões diferentes (800W, 400W, 200W) que somados darão 1600W. Vou usar dispositivos Shelly 1 e Shelly Dimmer para fazer o ajuste inteligente ao longo do dia de acordo com a medição do excedente indicada pelo Shelly EM.
Muito interessante!

Obrigado pela dica pois estou a pensar tal usando o HomeAssistant para poder controlar isso tudo...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Autoconsumo (500Wp) e Água Quente Sanitária (1000Wp)

Mensagem por joaocunharamos »

serges Escreveu: sexta jun 05, 2020 1:15 pm Obrigado pela dica pois estou a pensar tal usando o HomeAssistant para poder controlar isso tudo...
Depois partilhe a solução técnica em resumo porque estou a analisar o mesmo. O mais desafiante será fazer o ajuste fino da passagem de excedentes para o termoacumulador sem gastar uma fortuna. Creio que irei eu desenhar a solução.

Eu irei ter os PV ligados em AC sem baterias. Se tiver uma ligação DC com baterias de baixa tensão (12-24V) pode procurar um PWM chopper ou charge controller para regular a potência da resistência. O seu kit será de auto-consumo com ligação em AC?
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Autoconsumo (500Wp) e Água Quente Sanitária (1000Wp)

Mensagem por joaocunharamos »

Faço notar que o Shelly Dimmer só funciona até 200W. Os restantes escalões serão controlados por relés (Shelly 1) e sensores de temperatura. Alternativamente estou a pensar modificar o Shelly Dimmer para maior potência (que não recomendo a todos) mas antes disso gostaria de conversar com outro membro da comunidade para saber se usar um Dimmer é viável.
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo (500Wp) e Água Quente Sanitária (1000Wp)

Mensagem por Quintas2 »

@joaocunharamos, obrigado pelas ideias e sugestões. A verdade é que o tempo disponível tem sido tão pouco, que nunca mais peguei neste assunto. O termoacumulador antigo acabou por ir para a sucata. Quem sabe, noutra altura eu possa ter disponibilidade para voltar à carga.
Cumprimentos,
Quintas2


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Autoconsumo (500Wp) e Água Quente Sanitária (1000Wp)

Mensagem por joaocunharamos »

Muito bem. Também deixei o meu contributo para os restantes membros da comunidade.
Por curiosidade, o que falhou no termoacumulador: resistência, termostato ou corrosão?
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo (500Wp) e Água Quente Sanitária (1000Wp)

Mensagem por Quintas2 »

Corrosão. Resistência ou termostato resolvem-se bem.
Cumprimentos,
Quintas2


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Autoconsumo (500Wp) e Água Quente Sanitária (1000Wp)

Mensagem por joaocunharamos »

Obrigado. Estava a pensar investir em cobre estanhado ou aço inox e assim mais convencido fico.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Autoconsumo (500Wp) e Água Quente Sanitária (1000Wp)

Mensagem por joaocunharamos »

Posso perguntar que tipo de termoacumulador era e que vida útil teve?
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo (500Wp) e Água Quente Sanitária (1000Wp)

Mensagem por Quintas2 »

Era um termoacumulador em aço vitrificado e durou 18 anos, mas já não tenho bem a certeza.
Os em cobre têm a fama de ser mais resistentes e não precisam do ânodo de sacrifício.
Cumprimentos,
Quintas2


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Autoconsumo (500Wp) e Água Quente Sanitária (1000Wp)

Mensagem por joaocunharamos »

Mesmo assim 18 anos foi muito tempo. Fazia a manutenção do ânodo a cada dois anos?
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo (500Wp) e Água Quente Sanitária (1000Wp)

Mensagem por Quintas2 »

Fazia a verificação periodicamente, mas mais do que dois anos. Ele tinha um botão para teste do ânodo, que avariou a meio caminho, mas como as verificações periódicas ao ânodo mostravam que o mesmo estava OK, nunca substitui esse "Tester". Só precisei mudar o ânodo duas vezes. De qualquer forma, pelo que me disseram, ele durou mais do que seria de esperar.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

O que ganhei com o Net metering?

Mensagem por Quintas2 »

Apenas fiz as contas certas num mês de faturação, mas nos meses anteriores, desde que o regime entrou em vigor, quase tudo o que exportei acabou sendo creditado.

Média de exportação anterior ao novo regime = +- 10%
Média de exportação após novo regime, tentando aproveitar ao máximo o sistema quarti-horário, ou seja tentando ligar grandes consumidores nunca no início de um quarto de hora, mas a meio ou no final desses períodos, consoante estamos, respetivamente, em horas de maior ou menor produção = +- 18%
Média de exportação verificada nas faturas, após as contas da EDP de Net metering = +- 3%

Há a ter em conta que:
- Beneficiei do facto de alguns pequenos consumidores que não estavam ligados a fase de produção fotovoltaica, terem passado agora a descontar os seus consumos (instalação trifásica).
- Tento aproveitar ao máximo os saldos quarti-horários, embora dependente do fator humano, nada de automatismos requintados.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Autoconsumo (500Wp) e Água Quente Sanitária (1000Wp)

Mensagem por serges »

Eh eh se não forem os meus automatismos refinados estava bem arrumado, ando sempre cabeça no ar...

Parabéns pelo feito e admiro essa persistência.

Obrigado pela partilha
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Produções 2020

Mensagem por Quintas2 »

Produções 2020.PNG
Produções 2020.PNG (18.34 KiB) Visto 3086 vezes
Ano 2016 -> 1,59 kWh/Wp
Ano 2017 -> 1,68 kWh/Wp
Ano 2018 -> 1,49 kWh/Wp
Ano 2019 -> 1,54 kWh/Wp
Ano 2020 -> 1,52 kWh/Wp
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Autoconsumo (500Wp) e Água Quente Sanitária (1000Wp)

Mensagem por serges »

Não está nada mau... tudo aproveitadinho é uma pipa...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Autoconsumo (500Wp) e Água Quente Sanitária (1000Wp)

Mensagem por joaocunharamos »

Média anual de 1560 horas pico de sol (entre 1490 e 1680).
Variabilidade de cerca de +- 6%. Faz sentido.

Centro do país? Algarve não parece.
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Autoconsumo (500Wp) e Água Quente Sanitária (1000Wp)

Mensagem por Quintas2 »

joaocunharamos Escreveu: sexta jan 15, 2021 8:15 pm Média anual de 1560 horas pico de sol (entre 1490 e 1680).
Variabilidade de cerca de +- 6%. Faz sentido.

Centro do país? Algarve não parece.
Certo, é isso.
Cumprimentos,
Quintas2


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Programador para melhor aproveitar o net-metering em cada 15 min.

Mensagem por Quintas2 »

Conforme referi noutro tópico, estou a pensar instalar um Shelly 1PM na resistência elétrica do termoacumulador, para aproveitar melhor os saldos quarto-horários, do género;

On das xhoras:7minutos às xhoras:22 minutos (aproveito logo dois quartos de hora)
Off das xhoras:23minutos às xhoras:37 minutos
e assim por diante.

Deixo aqui, desde já, a durabilidade elétrica dos relés do Shelly 1PM, que pedi à Shelly.

Em relação ao Shelly 1L, não me mandaram a informação porque vão mudar o relé que utilizam. Dá a impressão que deve ser uma porcaria.

Com uma durabilidade elétrica de 5x10^4 ciclos, se fizer 2 ciclos por hora, 6 horas por dia, o relé vai durar 11 anos. Pelo preço do Shelly, passa o teste com distinção.

Entretanto, aceito e agradeço ideias sobre outras formas mais expeditas de levar a cabo esta tarefa de melhor aproveitamento do netmetering quarto-horário.
Anexos
Shelly 1PM Relay specs.pdf
Especificações do Relé do Shelly 1PM
(92.22 KiB) Transferido 113 vezes
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Autoconsumo (500Wp) e Água Quente Sanitária (1000Wp)

Mensagem por serges »

Bem o shelly, tens a Mauser cá em PT para comprar no site oficial só em promo e usar um NIF comercial para teres o valor sem IVA…

Quanto aos shelly não tenho usado para já estou a tentar fazer uso do Home Assistant para fazer essa verificação!

Pois tenho uma mistura enorme… Xiaomi, sonoff e shelly…
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Máquina de lavar loiça alimentada com água quente

Mensagem por Quintas2 »

Venho partilhar alguns dados sobre a minha experiência com esta parte do meu projeto.

Máquina Bosch, Série 4

-Apenas uma entrada de água, mas que admite temperatura até 60ºC.
- Apesar de estar na cozinha, próximo do termoacumulador, ao arrumar a loiça, usa-se água quente, como forma de garantir que a entrada de água na máquina é quente, desde o início.
- Para além do termostato, a máquina deve ser configurada para admissão de água quente (parâmetro A:01 → admissão de água a 40-60ºC, em vez de A:00 → admissão de água fria). Isto faz com que a máquina altere os tempos de aquecimento da água.
- No programa de lavagem rápido (1hora), a admissão de água a 55ºC (temperatura no termoacumulador) origina um consumo de energia de 0,9kWh/ciclo, em vez dos 1,3kWh/ciclo com admissão de água fria. É uma poupança considerável.
- A utilização do programa ECO pode não ser muito compensadora, em particular se a fonte de água quente não estiver muito próxima. No meu caso, após a entrada inicial de água para pré-lavagem e lavagem, o primeiro enxaguamento só vai realizar-se duas horas depois do início, ou seja, a água na canalização já está pouco quente.
Torna-se também mais difícil gerir a utilização de eletricidade fotovoltaica, pois os "tempos mortos" em que a máquina está a consumir pouco são muito extensos.
Tabela Consumos Máquina Loiça.PNG
Tabela Consumos Máquina Loiça.PNG (5.54 KiB) Visto 2629 vezes
Verifiquei que a resistência elétrica por si consome menos quanto mais quente é a água admitida. É uma característica das resistências elétricas, que eu desconhecia.
Com água fria, a máquina consome, durante o aquecimento da água de lavagem, entre 2210W (início do 1.º período de aquecimento) e 2060W (fim do 1.º período de aquecimento). Com água quente, consome, respetivamente, 2150W e 2050W.
Nos períodos seguintes de aquecimento, como a máquina já está quente e tem permutador de calor, já só consome até cerca de 2050W.
Ao longo de todo o ciclo de lavagem isto também contribui para a poupança e melhor aproveitamento do netmetering.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”