Autoconsumo (500Wp) e Água Quente Sanitária (1000Wp)

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Estado: Desligado

Re: Autoconsumo (500Wp) e Água Quente Sanitária (1000Wp)

Mensagem por serges »

Muito interessante… é uma curiosidade interessante!

Normalmente uso o modo eco e ela por si decide nunca ultrapassando os 1800w...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm

Re: Máquina de lavar loiça alimentada com água quente

Mensagem por joaocunharamos »

Quintas2 Escreveu: quinta abr 08, 2021 2:42 pm - No programa de lavagem rápido (1hora), a admissão de água a 55ºC (temperatura no termoacumulador) origina um consumo de energia de 0,9kWh/ciclo, em vez dos 1,3kWh/ciclo com admissão de água fria. É uma poupança considerável.
(...)
Tabela Consumos Máquina Loiça.PNG
Tabela Consumos Máquina Loiça.PNG (5.54 KiB) Visto 453 vezes
Faz sentido. Assumindo um uso de 8.6L de água, a energia para aquecimento é cerca de 8.6 L * 0.00116 kWh/L°C = 0.01 kWh/°C.

O programa intensivo tipicamente usa água de 65°C a 70°C, o que fica acima da temperatura de 55°C de entrada. Com o pré-aquecimento da água fria de 15°C para 55°C, os 40°C de diferença levam à poupança de 0.40kWh, reduzindo de 1.3kWh para 0.9kWh.

Pode não ser tão directo, em particular no programa ECO, porque a máquina poderá usar água fria ou menos quente (35°C por exemplo). A maior parte do consumo neste caso é a rotação da máquina e secagem (0.6kWh).
Última edição por joaocunharamos em quinta abr 08, 2021 7:53 pm, editado 3 vezes no total.
Cumprimentos,
João Ramos

joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver

Seria interessante ver a diferença para um programa intermédio ou normal, que tipicamente opera nos 50-55°C
Programas1.jpg
Programas2.jpg
Cumprimentos,
João Ramos

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Mensagem por Quintas2 »

Minha máquina:
Programa ECO
Lavagem a 50°C, Enxag. final a 60°C

Programa Rápido
Lavagem a 65°C, Enxag. final a 70°C

Obrigado pelos cálculos João. Não cheguei a esse nível.
O meu objetivo foi a escolha do programa mais adequado ao aproveitamento FV e do NetMeeting. A opção é a do programa rápido, exceto dias de céu muito nublado. De qualquer forma, enquanto o Covid não se for embora, se é que vai, é o programa rápido ou o intensivo, 70°C.

O objetivo desta partilha foi com essa intenção e o de alertar para a configuração do parâmetro de admissão de água quente, pelo menos para quem tiver máquinas similares (grupo Bosch/Siemens/ Balay. Possivelmente outras marcas).

Esse programa ECO desse manual, com enxaguamento a 35°C, deve originar uma secagem menos eficiente, mesmo que tenha secagem ventilada. Mas dá sempre para abrir a porta e deixar secar ao ar (se não for daquelas que abrem a porta automaticamente no final da lavagem), com maior poupança energética.
Cumprimentos,
Quintas2

joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver

Quintas2 Escreveu: sexta abr 09, 2021 4:55 am Esse programa ECO desse manual, com enxaguamento a 35°C, deve originar uma secagem menos eficiente, (...)
Verdade. É um manual Bosch duma máquina série 4 mas escolhi à sorte.
Obrigado pela partilha.
Cumprimentos,
João Ramos

joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver

12AF1F37-07A4-4B36-BF66-C057199F623E.jpeg
Se interessar: o perfil de consumo de uma máquina de lavar LOUÇA.
Se o motor estiver a funcionar ao mesmo tempo que a água é aquecida, então até 0.1kWh são dos motores e não do aquecimento. Isso bate certo com os teus números, Quintas.

A minha maquina de lavar ROUPA, por outro lado, verifiquei agora que usa 50L !!! de água por lavagem mas só 0.45 kWh de energia. Significa que só cerca de 3-5L são aquecidos e não faz muito sentido usar água quente.
Cumprimentos,
João Ramos

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

Sem aquecer a água, a minha consome 30-40W no programa ECO e 50-60W no rápido. Pelo ruído, dá a impressão que os braços de lavagem funcionam alternadamente no Eco, pois lava com menos água. A pressão da água também é maior no rápido.

Quanto à da roupa, tenho bi-térmica, mas é verdade, não justifica.
Cumprimentos,
Quintas2

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador

Recuperação do Investimento

Mensagem por Quintas2 »

Estou prestes a ter o meu investimento integralmente recuperado, que deverá ocorrer em meados deste ano.

Considerei cada parafuso comprado. O valor investido vai além do custo dos kits fotovoltaicos. Inclui tudo o que fui comprando ao longo destes anos, com o culminar recente num Shelly 1PM. Mas sou parcimonioso a comprar coisas apenas para satisfazer o meu impulso de ver mais um "bonito".

Não considerei o custo do capital investido. Considerá-lo aponta para um retorno total do investimento mais para o final deste ano. Digamos que equivale ao benefício ambiental do projeto.

PORQUÊ apresentar isto nesta altura?
Continuo a ver posts com consideração de elevadas potências de instalação, para baixas faturas de eletricidade, ambição de elevada potência instalada e sem garantia de consumos das produções.

O meu projeto
Potência instalada: 1500Wp
Início do meu projeto: 6/2015
Valor do investimento: €1,5/Wp, sem mão-de-obra
% de autoconsumo realizada: variável, mas > 95%
Perspetiva de recuperação do investimento à partida: 7 anos
Recuperação efetiva do investimento: 6 anos

Nota de alívio
Os meus microinversores Involar, que me deixaram cheio de dúvidas à partida, já superaram a primeira prova de fogo, que era pagarem-se.

Um raciocínio muito simples e simplista para quem se quer iniciar
(por favor apontem erros ou alguma incoerência encontrada)

Instalar 1000Wp em Lisboa produz de 1500 a 1700 kWh/ano (estrutura livre – pavimento e fixa – sem seguidor), consoante tenha poucas ou nenhumas sombras.

Peguemos no valor intermédio (1600kWh/ano).
Consideremos que conseguimos consumir 90% (perspetiva excelente, otimista em muitos casos, que implica gente em casa a consumir ao longo de todo o dia, numa habitação padrão), logo 1440 kWh.

Consideremos que esses 1440 kWh, sendo consumo em horas de sol, representam 70% do nosso consumo de eletricidade, os restantes 30% serão em período noturno, de início e final de dia, sem produção solar, ou de picos de consumo acima da produção fotovoltaica durante as horas de sol. É também uma perspetiva otimista. A título de exemplo, o meu autoconsumo representa cerca de metade do meu consumo diário médio anual.
Então, se 1440 kWh representam 70%, 100% equivalem a 2057 kWh/ano.

CONCLUSÃO: Temos que ter um consumo anual de eletricidade de +- 2000 kWh/ano e consumir quase tudo durante o dia, para gastar a produção de 1000 Wp de painéis fotovoltaicos. Isto, numa análise simplista e bastante otimista.

Em quanto tempo se recuperaria este investimento?
Preço de kit de 1000Wp com instalação = +- €1200 (€1,2/Wp, incluindo instalação, medidor de energia simples; será superior em muitos casos)
1440 kWh/ano x 0,15€/kwh = €216
Retorno do Investimento em 1200/216 = 5,5 anos, 6 anos, sendo conservador

Na minha ótica, tudo o que implicar gastos muito superiores e começar a atirar o retorno para os 10 anos é arriscado.
Os painéis podem durar 2 a 3 décadas.
Os inversores de cadeia duram tipo 10 anos e são uma parte considerável do investimento, logo comprometem o retorno.
Os microinversores prometem garantias de 20 anos, mas ainda estamos para ver se lá chegarão.
Cumprimentos,
Quintas2

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Mensagem por Freddy_krueger »

Nada como ouvir a voz da experiência e do saber. Obrigado pela partilha

Eu tenho 1500w instalados desde Março 2019 com um aproveitamento estimado (meu medidor owl intuition PV não me aprece muito fiável) de 94%....acredito numa realidade mais a rondar os 90% dando 10% à rede. Pelos meus calculos vou ficar no ROI em 7,5/8 anos. (tb tenho 3 micro inversores APSystems 500).

Já pensei pôr mais paineis pois meu consumo faz-se essencialmente de inverno (aquecimento)... mas depois desperdiçava grande parte na altura que paineis mais produzem (verão)....para já está em stand-by esse investimento.
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

Eu passei exatamente pelo mesmo processo. Na altura, instalei o máximo que a MCP permitia.

Agora, os consumos já estão a descer. Só quando as baterias compensarem, talvez aumente a potência instalada.

Se tens 1500 e exportas 10%, um aumento de potência instalada é capaz de aumentar a exportação de forma superior à relação linear. A menos que consigas aproveitar bem para carregar EVs.
Cumprimentos,
Quintas2

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

Quintas2 Escreveu: terça abr 13, 2021 9:00 pm Se tens 1500 e exportas 10%, um aumento de potência instalada é capaz de aumentar a exportação de forma superior à relação linear. A menos que consigas aproveitar bem para carregar EVs.
Correto. Infelizmente só consigo carregar ao fdsemana.... iria aumentar em muito a doação à EDP.

Únicas formas de eventualmente mudar cenário:
- Vender o que estou a dar, mas o preço é irrisório (se bem que melhor pouco que nada);
- trocar 2º carro da família de ICE para BEV e aí conseguiria carregar diariamente 1 dos carros (usando o outro)... como faço +/-50kms dia.... era o ideal para usar totalidade de paineis...está em estudo mas mulher não gosta de veiculos mais acessíveis em 2ª mão que lhe propus (triplets mitsu/peugeot/citroen)...talvez consiga a convencer com outros carros que comecem a surgir (vw eup?)....
"Freddy Krueger"

Autor do tópico
Quintas2
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Quintas2 »

Boa sorte. Há muitos anos tentei convencer a minha a comprar um GPL e.... nada. Já mudou de carro 3 ou 4 vezes desde então e tudo a gasolina. Neste momento já não faz muita diferença, pois já anda pouco.
Cumprimentos,
Quintas2

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold

Quintas2 Escreveu: quarta abr 14, 2021 9:07 pm Boa sorte. Há muitos anos tentei convencer a minha a comprar um GPL e.... nada. Já mudou de carro 3 ou 4 vezes desde então e tudo a gasolina. Neste momento já não faz muita diferença, pois já anda pouco.
A minha mulher conduz o Leaf sem problema.... e também faz pouquissimos kms (5-10kms dia), os 2 bev tinham de "rodar" pelos dois para que cada um deles ficasse em casa dia sim dia não (para fazer os tais 5-10kms e carregar), enquanto o outro faz 50-60kms... acho que chateava-se mais era de andar sempre em carros diferentes :P
"Freddy Krueger"

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”