Como afinar caldeira a gasóleo

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
tigerbabaluba
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: domingo jan 13, 2008 2:46 am

Como afinar caldeira a gasóleo

Mensagem por tigerbabaluba »

Bom dia a todos
Alguém me pode ajudar a afinar uma caldeira a gasóleo?
Tenho uma caldeira há 20 anos e ao fim deste tempo todo, começou a deitar muito fumo preto e a não atingir a temperatura minima de 60º
Um técnico me disse após análise que o problema era afinação mas o preço era incorportável.
Agradeço sugestões para afinar enquanto procuro uma bomba de calor para substituir


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Como afinar caldeira a gasóleo

Mensagem por jmlflorencio »

Peço desculpa pela pergunta, mas...

Se o custo é incomportável, o que o leva a pensar que é uma coisa fácil de fazer??

Creio que a bomba de calor é uma boa opção... Mas se calhar começava por pedir uma segunda opinião a outro técnico da zona ;-)

(De qualquer forma o aquecimento com gasóleo está tão caro que é mesmo capaz de compensar a troca da caldeira)...


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Como afinar caldeira a gasóleo

Mensagem por Quintas2 »

O youtube tem alguma coisa, não sei se bom ou não.
A minha está encostada há muitos anos, apenas a ligo esporadicamente para a manter operacional.
Antes:
- limpava bomba de ar, junta poeira e cotão nas pás.
- limpava câmara de combustão com umas escovas próprias que caldeira trouxe. Faz uma porcaria enorme.
- limpava célula fotoelétrica, o vidro fica sujo.
- limpar/substituir filtro(s) de gasóleo.
- limpar injetor; quando gasóleo é muito sujo (principalmente desde que se deixou de usar o galóleo verde e passou a usar-se a mistela que vendem para aquecimento)fica com uma espécie de cola.

Fazendo isto, sempre a mantive em boas condições.
Já nem me lembro bem, mas tem um regulador do avanço do injetor e outro do ar para a combustão, se não estou em erro.
Cumprimentos,
Quintas2


warrior.1977
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 84
Registado: domingo mai 12, 2019 10:07 am

Re: Como afinar caldeira a gasóleo

Mensagem por warrior.1977 »

Mais incomportável será o preço que está a pagar pelo gasóleo, sabendo que não está a tirar o rendimento necessário.

Quando tinha a minha caldeira a gasóleo a funcionar, todos os anos era limpa e afinada, e assim tinha sempre excelentes consumos de combustível, e rendimento térmico.

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”