Gerador trifasico em monofasico

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

Olá boa tarde. Venho pedir ajuda numa questão...
Doaram-me um gerador trifasico que apesar dos autocolantes a dizer Honda e 7500watts sei que é falso pois o disjuntor é de 6A! Isto quer dizer que tem 1200w por fase grosso modo... Se desse para ser transformado em monofasico já daria para qualquer coisa! Tipo quando se adiciona um condensador e um motor trifasico fica a funcionar com corrente monofasica! Isto é possível num gerador? Obrigado!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por serges »

Boas,

Uma optima prenda que te caiu no colo, no entanto vamos aguardar pelas informações dos técnicos!

Estou curioso sobre tal!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por apmendes »

Eu tenho um gerador igual, mas não me parece que o consigas transformar em monofásico ficando com a potência das 3 fases numa só, mas se for possível também estou interessado.


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

serges Escreveu: terça ago 11, 2020 9:40 am Boas,

Uma optima prenda que te caiu no colo, no entanto vamos aguardar pelas informações dos técnicos!

Estou curioso sobre tal!
Verdade! O meu sogro fechou uma empresa e perguntou se o queria! É fraquinho, mas em monofasico era o ideal! Ainda vou perguntar a uma bobinadora mas pode me empurrar para o que der mais lucro!...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

apmendes Escreveu: terça ago 11, 2020 11:42 am Eu tenho um gerador igual, mas não me parece que o consigas transformar em monofásico ficando com a potência das 3 fases numa só, mas se for possível também estou interessado.
Como é possível fazer isso em alguns motores ando a tentar!... Se conseguir posto aqui! 👍
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

Antes de responder deixe-me pedir informações adicionais:

- Tem fotografias do gerador? Deve existir uma placa de especificações. Não será de 7.2kVA 230/400V? Não é exactamente a mesma coisa.

- O disjuntor vem integrado? Não poderá simplesmente ser desadequado para esse equipamento? De qualquer maneira deve ter pelo menos 4kVA (3*230V*6A)

- É gerador de indução ou de imans permanentes? Em configuração triângulo ou estrela? Tem caixa de configuração acessível? Passar de estrela para triângulo pode justificar a diferença de corrente e potência. Podem ser 6A em cada enrolamento e 10A ao terminais do aparelho.

- Para que seria usado? Mini/Micro-geração com turbina eólica/hídrica?
Última edição por joaocunharamos em terça ago 11, 2020 3:14 pm, editado 2 vezes no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

Como já vi que já anda a tentar deixo-lhe alguma informação preliminar. De qualquer modo, responda as questões acima!

Ao usar o condensador só aproveitará metade da capacidade da unidade e vai ter muita circulação de reactiva (corrente nos cabos que não resulta em potência activa) e perdas. Até pode funcionar mas não recomendo para esse tamanho. Iria precisar de um condensador enorme de qualquer maneira e os arranques seriam muito perigosos. O desequilíbrio das correntes pode provocar esforços assimétricos no gerador e também ruído.

O mais indicado poderá ser usar uma ponte de díodos trifásica (rectificador) e um inversor monofásico. Melhor ainda seria um inversor para turbinas eólicas. Depende da aplicação e do tipo de uso.
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

joaocunharamos Escreveu: terça ago 11, 2020 2:48 pm Antes de responder deixe-me pedir informações adicionais:

- Tem fotografias do gerador? Deve existir uma placa de especificações. Não será de 7.2kVA 230/400V? Não é exactamente a mesma coisa.

- O disjuntor vem integrado? Não poderá simplesmente ser desadequado para esse equipamento? De qualquer maneira deve ter pelo menos 4kVA (3*230V*6A)

- É gerador de indução ou de imans permanentes? Em configuração triângulo ou estrela? Tem caixa de configuração acessível? Passar de estrela para triângulo pode justificar a diferença de corrente e potência. Podem ser 6A em cada enrolamento e 10A ao terminais do aparelho.

- Para que seria usado? Mini/Micro-geração com turbina eólica/hídrica?
Olá boa tarde! Obrigado desde já pela atenção e disponibilidade!
Sim tenho fotos pois está em meu poder.
A placa de especificações não a encontro daí a minha desconfiança quanto à verdadeira potência!
Sim o disjuntor vem integrado.
Desconfio que será de indução. É daqueles que usam gasolina... 😢
A caixa de configuração só desmontando para confirmar.
O uso é mesmo para em caso de falha de energia eléctrica. Para eólica teria de ter um grande diâmetro e se obrigar às 2600 rotações para gerar os 230v 😢
Sei que é um site de energias renováveis mas pretendia manter tudo na mesma excepto passar a monofasico.
Falou no tal rectificador, isso é muito caro? Se for não justifica. Compro outro gerador...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

Imagem
Anexos
IMG_20200811_210500.jpg
IMG_20200811_210442.jpg
IMG_20200811_210412.jpg
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

Imagem
Anexos
IMG_20200811_222849.jpg
IMG_20200811_222923.jpg
IMG_20200811_223006.jpg
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

Não encontro chapa de especificações, apenas os autocolantes... Como saber a potencia real?

Sei que tem tomadas monofasicas mas convém ficarem as 3 equilibradas e o principal uso para que o queria exige 2700w só numa fase. Não me parece possível sem o converter só a mono!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

[Corrigido]

Ah, já estou a perceber do que estamos a falar (gerador de backup a diesel/gasolina).

De facto esse gerador tem saída trifásica sem neutro, ou assim parece. Mande-me foto do interior do conector que tiramos as teimas. Aí pode nem ter como ligar cargas monofásicas, é só para trifásicas equilibradas (construção e indústria).

Mas tem aí as saídas monofásicas. Já as experimentou? Servem exactamente para o que quer.

Esqueça também os condensadores. Neste caso não servem para nada.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

O disjuntor não sei o que está a proteger mas pode ser a saída trifásica ou os componentes interiores ao aparelho. Se houvesse um esquemático ou manual do aparelho seria oportuno.

Experimente ligar cargas às saídas monofásicas. Não deve precisar de modificações. Estas dizem 23A (5kVA) pelo que podia concentrar a carga toda numa saída mas recomendo que distribua (quando possível) para bem do aparelho.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

Por curiosidade, o que quer alimentar com 2.7kW?
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

O motor em si até é de 12.5hp (cavalos) o que dá 9.3kW. Pode é não ter essa capacidade à saída.
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

joaocunharamos Escreveu: terça ago 11, 2020 10:39 pm [Corrigido]

Ah, já estou a perceber do que estamos a falar (gerador de backup a diesel/gasolina).

De facto esse gerador tem saída trifásica sem neutro, ou assim parece. Mande-me foto do interior do conector que tiramos as teimas. Aí pode nem ter como ligar cargas monofásicas, é só para trifásicas equilibradas (construção e indústria).

Mas tem aí as saídas monofásicas. Já as experimentou? Servem exactamente para o que quer.

Esqueça também os condensadores. Neste caso não servem para nada.
Enviarei foto logo que possível!
Por acaso ainda não abri a tomada trifásica, vou verificar mas penso não ter neutro.
Ainda não experimentei as saídas mono. Tenho lido que estas saídas devem ter carga equilibrada. Nunca ligar 1000w numa é deixar as outras em aberto. Risco de queimar enrolamentos... Não sei se assim é...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

joaocunharamos Escreveu: terça ago 11, 2020 10:47 pm O disjuntor não sei o que está a proteger mas pode ser a saída trifásica ou os componentes interiores ao aparelho. Se houvesse um esquemático ou manual do aparelho seria oportuno.

Experimente ligar cargas às saídas monofásicas. Não deve precisar de modificações. Estas dizem 23A (5kVA) pelo que podia concentrar a carga toda numa saída mas recomendo que distribua (quando possível) para bem do aparelho.
Ainda não verifiquei o circuito também não sei o que está a proteger o disjuntor... Não há esquema ou manual. Apenas isto e autocolantes...
Eu vi os 23A mas quando vi o disjuntor com 6 fiquei na dúvida! 23 A em cada dá 69A no total! 23A vezes 230V dá 16Kw, não bate a bota com a perdigota! E onde estão protegidas estas tomadas? Não deve ser pelo trifasico de 6A,imagino...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por Ferra »

joaocunharamos Escreveu: terça ago 11, 2020 10:58 pm O motor em si até é de 12.5hp (cavalos) o que dá 9.3kW. Pode é não ter essa capacidade à saída.
Sim é o que diz. O disjuntor é que me faz desconfiar dessa potência toda!
Pretendo ligar a casa em emergência, tem placa de indução mas a ideia é usar para uma máquina de secar roupa no inverno. A EDP não me dá mais potência e tenho que viver com 15A. É curto no inverno. Casa antiga recuperada aos poucos. Tenho vizinhos que fizeram o mesmo e podem ter 30A aparentemente nas mesmas circunstâncias. Eu só com visita da CERTIEL e baixada subterrânea. 3500€ num orçamento...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

Parece-me que as saídas monofásicas possam estar protegidas por esse disjuntor tripolar de facto. Suponho que os 23A, no mínimo, não sejam considerados em simultâneo nas três saídas.

De facto será sensato equilibrar a carga mas não suponho que vá queimar os enrolamentos de outro modo. É para isso que servem as proteções. Pode é o aparelho ser mais esforçado e fazer ruído.

Isto seria algo de ver na especificação do aparelho. Isso não tem número de modelo?
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Gerador trifasico em monofasico

Mensagem por joaocunharamos »

Ferra Escreveu: quarta ago 12, 2020 12:57 am Eu só com visita da CERTIEL e baixada subterrânea. 3500€ num orçamento...
Por esse montante mais vale instalar painéis fotovoltaicos e baterias. Já viu cotações? Sempre recuperava o investimento ao fim de uns anos (com baterias provavelmente uma década).

Fugindo um pouco ao tópico... já considerou gás para a cozinha no seu caso particular? Resolvia o problema do limite de 3.45kVA.
Cumprimentos,
João Ramos

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”