Esquentador

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
mirai
Membro
Membro
Mensagens: 18
Registado: sexta dez 14, 2007 5:09 pm
Localização: aveiro

Esquentador

Mensagem por mirai »

Boa a todos,

Estou a necessitar de baixar as despesa de gás cá em casa. Estou a gastar 27,5€/mês de GPL canalizado.
Já ponderei bomba de calor, mas como vivo em apartamento teria de fazer umas intervenções.

Para tonar a coisa mais simples, uma vez que o meu esquentador também já está a dar as ultimas, estou a pensar actualizar o meu esquentador atmosférico (tem cerca de 20 anos) por um mais recente.

O que aconselham, qual o mais eficiente do mercado?
Que marcam aconselha, Bosch, Vulcano, Junkers... sei que alguns pertencem ao mesmo grupo mas não me recordo quais.

Procuro o mais eficiente possível, com regulação de saída de temperatura de água para uma família de 4 pessoas.

Já fiz pesquisa no google, mas com tanto marketing uma pessoa até fica confuso. A determinada altura são todos Ferraris.

Quem puder dar uma ajuda agradecia.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Esquentador

Mensagem por serges »

Boas...

É uma pergunta interessante mas honestamente além de Vulcano e Junkers pouco conheço na fiabilidade dos restantes…

Não creio que vá conseguir muito mais informação pois aqui procura se termoacumuladores ou Bomba de calor…

Boa sorte!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Esquentador

Mensagem por joaocunharamos »

mirai Escreveu: quarta mai 20, 2020 1:02 am Estou a necessitar de baixar as despesa de gás cá em casa. Estou a gastar 27,5€/mês de GPL canalizado.
Permita-me começar pelo início... a questão é de conservação de energia (consideração ambiental), optimização de investimento (o que custa menos a longo termo) ou de poupança imediata (gastar o mínimo agora)? O objectivo em cada situação é diferente e também o serão as recomendações.

Por outro lado, esse consumo é só de banhos ou também de aquecimento central? Com cerca de 0.09€/kWh de gás (com IVA), descontando a tarifa fixa e considerando 2kWh/banho, esse consumo seria indicativo de 4 a 5 pessoas aí em casa a tomar banho a cada dia. É assim?

Se o consumo for só respectivo a banhos já ponderou instalar painéis solares? Um painel solar termo-sifão por exemplo? Se quiser avaliar esse investimento considere cerca de 1m2 de painel e 40L de tanque por pessoa (o que para 4 pessoas levaria a um painel termo-sifão de pelo menos 4m2 e 200L). Mesmo sendo caro, provavelmente este investimento resulta em alterações mais significativas e rentabiliza mais depressa do que actualizar a instalação a gás já que mesmo com um equipamento (a gás) moderno a melhoria de eficiência pode ser reduzida.

Se parte desse consumo disser respeito a aquecimento central, saiba que o esquentador atmosférico faz exaustão do ar que está a pagar para aquecer para o exterior. Nesse caso (de o gasto ser de aquecimento) pode fazer sentido fazer outras contas.

Se tiver menos gente em casa, em particular nesta época em que provavelmente já não faz uso do aquecimento, pode talvez analisar os seus gastos de modo mais cuidado para perceber se não existem mudanças simples de comportamento que possam levar a menor consumo. Esse consumo é uma estimativa (valor anual anterior dividido por 12 meses) ou uma leitura real do contador?

Por último, se usa gás na cozinha saiba que tapar as panelas (e reduzir ao gás) enquanto cozinha pode levar a uma poupança significativa. Na maior parte dos cozinhados também pode desligar o forno/fogão vários minutos antes do fim da preparação da refeição já que tanto os tachos como o fogão e forno ainda permanecerão quentes por algum tempo.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Esquentador

Mensagem por joaocunharamos »

Já fez contas ao total de custos da instalação nova de gás com respectiva inspecção e validação?
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Esquentador

Mensagem por MRider »

Um painel térmico num apartamento pode ser complicado e dispendioso para instalar
Live long and prosper!


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Esquentador

Mensagem por joaocunharamos »

MRider Escreveu: sexta jun 12, 2020 4:01 pm Um painel térmico num apartamento pode ser complicado e dispendioso para instalar
Pois... daí eu ter colocado a questão:
joaocunharamos Escreveu: segunda jun 08, 2020 2:04 am ... a questão é de conservação de energia (consideração ambiental), optimização de investimento (o que custa menos a longo termo) ou de poupança imediata (gastar o mínimo agora)? O objectivo em cada situação é diferente e também o serão as recomendações.
Só foi originalmente dito:
mirai Escreveu: quarta mai 20, 2020 1:02 am Estou a necessitar de baixar as despesa de gás cá em casa.


A instalação é complicada e dispendiosa mas rentabiliza rápido se houver disponibilidade de capital. Dado o âmbito desta pagina seria desadequado não propor conservação de energia e fontes alternativas. Eu irei substituir gás por termoacumulador elétrico em tarifa bi-horária para minimizar as perdas de ar e aumentar aproveitamento do autoconsumo fotovoltaico.

Se me esclarecer dos seus objectivos, mirai, poderei ser mais prestável.
Cumprimentos,
João Ramos

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”