Decathlon vitaminada - terminada!

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico

Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Decathlon vitaminada - terminada!

Mensagem por jmlflorencio »

Olá a todos,

Inicio aqui aquele que espero que venha a ser o diário de bordo do meu primeiro veículo eléctrico.

Trata-se de uma bicicleta da Decathlon, modelo b'ebike 5:
Imagem

Este modelo já não se comercializa, foi comprada (já usada) por um amigo, no OLX. Na altura experimentei (umas voltas na garagem), e fiquei convencido de imediato. Com o passar do tempo já lhe ia dizendo que lhe ia ficar com ela, e lá teve que ser ;-)

Estava parada há muito tempo, pelo que já seriam de esperar alguns problemas de bateria.

Aqui a fazer carga directa, porque o BMS já não estava a deixar carregar (acabei por ter que iniciar a carga com outra fonte, este era "demasiado inteligente" e não jniciava):
Imagem

Depois começaram os problemas a sério...
Última edição por jmlflorencio em domingo jan 26, 2020 10:32 pm, editado 6 vezes no total.


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Decathlon vitaminada

Mensagem por jmlflorencio »

O primeiro problema não era inteiramente desconhecido, mas veio a revelar-se mais importante do que pensava:

A bateria é de 36V, 10Ah. "Ena, 360Wh não é nada mau". O problema é que o controlador é de 24V:
Imagem

E o motor também:
Imagem

Lembro-me que na altura o vendedor disse (isto tudo contado pelo meu amigo) que a ia enviar com uma bateria de maior capacidade, que iria ser vantajoso. O que não aconteceu.

O primeiro passo foi comprar um carregador para bateria de 36V, para poder carregar todas as células por completo e deixar o BMS fazer o seu trabalho.

Depois de carregada a bateria, tinha que arranjar uma maneira de não fritar a electrónica com a voltagem a mais... Mas nem foi preciso. Depois de algum tempo, a bateria já estava bloqueada/desligada pelo BMS. Tinha uma célula a descarregar...

Está neste momento a carregar pela ficha do BMS, com um carregador inteligente. Vai fazer um ciclo completo carga-descarga-carga, tudo a 500mA, para ver se há melhorias...
Imagem


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Decathlon vitaminada

Mensagem por Freddy_krueger »

Isso tem cara de que vai dar algum trabalho.... espero que compense esforço...

Lembro-me de ver isso à venda e sempre achei engraçadita... mas desapareceu das lojas rápido...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Decathlon vitaminada

Mensagem por jmlflorencio »

Creio que o preço era muito bom, na altura...

Esta em particular, para já, vai em 35 eur (do carregador de 36V, original da Decathlon). Só depois de ver se a meto a andar é que combino um preço...

Agora não sei se desfaça o pack e arranje um BMS de 7 células (tenho também o carregador de 24V que vinha com a bike)...

Ou se modifique as ligações para carregar as os 36V mas descarregando apenas 24V (isto até já tenho feito, não fosse a célula a descarregar já tinha andado com ela)...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Decathlon vitaminada

Mensagem por serges »

Epa que rico Hobby arranjaste!

Força nisso pois merece para o veiculo eléctrico mais eficiente... Força nas canetas...

Obrigado pela partilha!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Decathlon vitaminada

Mensagem por jmlflorencio »

Hehehe, arranjei um rico hobby mesmo.

Mais alguns avanços... A primeira célula (primeiras 4) não retinham mesmo energia, pelo que parti para a desmontagem (parcial) do pack. Aqui está ele já sem as primeiras duas células (conjuntos de 4):
OImagem

E as 8 baterias já isoladas... As primeiras duas da direita tem bom aspecto e apresentam relativamente boa voltagem (3,8V), as 3 seguintes (da direita para a esquerda) também apresentam uma voltagem dessa ordem, mas têm uma mancha escura (corrosão?)...
Imagem

As 3 da esquerda nem sequer são detectadas pelo carregador :-O

Fico portanto com 5 células, terei que completar com algumas que tenha cá por casa...

As primeiras 4 já estão no carregador para o "tratamento"...
Imagem


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Decathlon vitaminada

Mensagem por Freddy_krueger »

Para quem não percebe nada do assunto:

- Essas baterias são 18650?!
- O carregador é um carregador de baterias standard 18650?

Abraço e bons bricolages...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Decathlon vitaminada

Mensagem por jmlflorencio »

São baterias 18650, precisamente. O pack tem 40 células, agrupadas em 4 cadeias de 10 células cada, para fazer os 36V (será 10S4P, portanto?).

O carregador dá para várias baterias, desde as comuns AA recarregáveis até estas 18650. Mas caracteriza-se por ter programas definidos para vários fins:
- carga simples (registando a energia acumulada);
- teste rápido (descarrega a bateria e regista a energia contida na mesmal;
- teste normal (carrega, descarrega registando a energia, e volta a carregar).

Os 4 canais são totalmente independentes, podendo realizar operações diferentes uns dos outros, e cada um com a sua corrente específica de carga/descarga (que também dá para selecionar).
Creio que é uma ferramenta essencial para estas coisas... Até queria ter mais que um! ;-)

As 4 primeiras células passaram a noite no carregador, no teste normal. Iam a meio do processo de descarga quando saí de manhã.

Logo à noite já vejo com quanta energia cada uma delas ficou...


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Decathlon vitaminada

Mensagem por Freddy_krueger »

Obrigado pelas dicas... sou um mero curioso apenas com 7º ano de eletrotecnia... foi à MUITO tempo atrás...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Decathlon vitaminada

Mensagem por jmlflorencio »

Bem bom! Eu também o fiz, mas suspeito que na minha altura já devia ser mais "aligeirado"...

Eu também sou mero curioso, e por isso ainda ando aqui "às apalpadelas"... Nem sei se terei baterias em casa que sejam compatíveis com estas, por exemplo.

Mas vou arriscar e reporto por aqui ;-)


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Decathlon vitaminada

Mensagem por jmlflorencio »

Novidades...
Até que nem está mal:
Imagem

Esta é a melhor das 4. Há mais duas acima dos 2300mAh, a outra (a segunda a contar da esquerda) não chega aos 2000 mAh...

Vou testar a 5ª célula que se safou das 8, e tentar arranjar cá em casa mais 4 com capacidade aproximada destas, para fazer o outro conjunto.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Decathlon vitaminada

Mensagem por Freddy_krueger »

Hoje por acaso andei a ver disso no Castro(eletrónica) e tinha lá 18650 com 3500mah da samsung a 6,35 eur... Mas substituir tudo já era um muito grande investimento
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Decathlon vitaminada

Mensagem por jmlflorencio »

Sim, para isso mais vale encomendar uma bateria já montada. Não só pelo investimento,mas também pelo trabalho ;-)

No meu caso vou substituir as pilhas que não servirem por outras que retirei de portáteis, para meter a bateria funcional com o custo mais baixo possível. Depois testo a autonomia, e logo vejo se vale a pena pensar "noutros vôos".

Entretanto já tenho mais novidades. As 4 pilhas que testei (das que tinha cá, para acrescentar), que acusavam aproximadamente 2500 mAh no último teste que lhes fiz, afinal estão nos 3000 mAh. Devo tê-las testado com uma potência de carregamento superior, na altura (que faz com que as células apresentem menos capacidade).

Já tenho outras 4 no carregador, se acusarem 2000 mAh vão directas para o pack ;-)

Edit: aqui está o segundo conjunto de 4, já a descarregar. Do primeiro conjunto de 4, 3 delas tem 2000 mAh de capacidade ;-)Imagem


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Decathlon vitaminada

Mensagem por Freddy_krueger »

Aproveitei para ver as decathlon atuais e têm umas a 650 EUR... se fores buscar a ajuda do estado fica bem baratuxa...

Pena não ter uso para uma bicla destas no meu "commute" diário (60kms c/ 15kms AE pelo meio)...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Decathlon vitaminada

Mensagem por jmlflorencio »

Pois, efectivamente não é mau preço. E são do modelo equivalente a esta.

Mas os apoios para as e-bikes não tinham desaparecido?

De qualquer forma sou adepto da economia circular, vou tentar salvar esta. Além disso, se conseguir vai dar muito gozo andar com ela ;-)


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Decathlon vitaminada

Mensagem por Freddy_krueger »

jmlflorencio Escreveu: quinta jan 30, 2020 5:46 pm Pois, efectivamente não é mau preço. E são do modelo equivalente a esta.
Yeahp
Mas os apoios para as e-bikes não tinham desaparecido?
Ai acabaram?!? Vi pelo do ano passado que este ano acho que ainda não está finalizado (acho)...
De qualquer forma sou adepto da economia circular, vou tentar salvar esta. Além disso, se conseguir vai dar muito gozo andar com ela ;-)
Ideia é essa... para quê comprar novo se o antigo estiver bom...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Decathlon vitaminada

Mensagem por jmlflorencio »

Bolas... Más notícias.

Até já tenho 8 células para substituir os dois conjuntos de 4 que retirei do pack:
Imagem

Entretanto hoje fui fazer umas medições ao pack, e os resultados não foram animadores (cada conjunto são 4 células em paralelo. Os 10 conjuntos em série fazem os 36V:
1º conjunto: --- V
2º conjunto: --- V
3º conjunto: 0,00 V :-O
4º conjunto: 0,79 V
5º conjunto: 4,14 V
6º conjunto: 3,72 V
7º conjunto: 0,72 V
8º conjunto: 3,92 V
9º conjunto: 1,33 V
10º conjunto: 4,18 V

Não percebo muito disto, mas parece-me que este pack já não se salva de ter que ser desfeito e refeito com as células que estiverem boas...

Só espero que se salvem 35, para fazer um pack de 7S5P.

Por acaso alguém conhece quem faça estes packs aqui no porto?


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Decathlon vitaminada

Mensagem por jmlflorencio »

Já tenho umas quantas para testar...

Acho que vou arranjar outro carregador, caso contrário não me safo :-P
Imagem

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Decathlon vitaminada

Mensagem por serges »

Epa...

Podes sempre falar com o Jorge Rocha, aveiro mas tem o companheiro Barrocas que anda na zona...

Tudo depende do preço... Creio que pode compensar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Decathlon vitaminada

Mensagem por jmlflorencio »

Continuam os trabalhos nas células.

Uma semana depois do carregamento (não individualizado, ainda com o pack montado), tenho 25 células acima de 3,6V. As outras 15 variam entre os 0,2V e os 1,6V...

Já tenho mais um carregador (simples) para 4 células, meto 4 das boas a carregar enquanto mais 4 estão no outro a testar. Assim poderei ver quais as que descarregam depois de carregadas individualmente, e sempre acelero o teste ao conjunto (a primeira fase do teste é uma carga, essa parte já vai feita)...

Imagem

Responder

Voltar para “e-bike”