Montagem de Kit Bike

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico

Autor do tópico
FLP
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: quinta jul 28, 2016 2:44 pm

Montagem de Kit Bike

Mensagem por FLP »

Olá, bom dia,
Gostaria de montar um kit eléctrico na minha biciclete btt, com um motor hub na roda traseira, mas os que vi no mercado 250W parecem-me fracos, já testei uma biciclete com um motor desses e não foi nada de especial.

Podem indicar alguma loja de confiança que tenha kits um pouco mais potentes e que sejam +- em conta?


Obrigado,

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Montagem de Kit Bike

Mensagem por serges »

Hum...

Vamos aguardar mas por agora o meu conselho é leres um pouco as experiencias que a malta teve com os muitos kit's espalhados na net
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Montagem de Kit Bike

Mensagem por Nunio »

Boas.

Os 250w do motor dizem alguma coisa, mas não dizem tudo.
Tens que ver o tipo baterias e quantos Amperes conseguem debitar e qual o controlador que está na bike que experimentaste.

Por exempo: Eu tenho uma bike com motor 250w, controlador 36V 17A e baterias lifepo4 com descarga continua de mais de 30A.
Tenho um colega com outra bike diferente e motor de 250w, controlador 24v(???)A e baterias de chumbo que não sei a capacidade. Só sei que são 10Ah.
Posso dizer-te que numa subida em que ele pedala em 2ª para ajudar o motor, eu sem pedalar ganho-lhe avanço e se eu quiser pedalar posso por a 5ª ou 6ª.

Tudo depende daquilo que pretendes, mas para mim a minha bike chega e tem motor 250w. Para outros uma bike com o triplo da força ainda é pouco.

Nunio

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Montagem de Kit Bike

Mensagem por Nunio »



Autor do tópico
FLP
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: quinta jul 28, 2016 2:44 pm

Re: Montagem de Kit Bike

Mensagem por FLP »

Olá Nunio, bom dia,
Obrigado pela partilha do link, por acaso não reparei no controlador, mas lembro-me que o vendedor disse que as baterias eram de 24V e a biciclete que testei era muito parecida com a tua, a minha biciclete é de btt, e penso que até seja um pouco mais leve, pode ser que com uma bateria adequada e um controlador melhor consiga fazer diferença, mas fiquei com a ideia que 500W seria o ideal :)

Já agora, em termos legais, há alguma restrição na potência dos motores? Ou seja, posso aplicar qualquer kit na biciclete ou estou limitado a alguma situação?

Obrigado,

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Montagem de Kit Bike

Mensagem por Nunio »

Na estrada, legalmente são 250w.
E legalmente o motor só deve andar quando se pedala. Se deixam de pedalar o motor deve desligar.

O diário de bordo do Fidel tem vários sites de material para bikes. https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 09&t=16709


Autor do tópico
FLP
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: quinta jul 28, 2016 2:44 pm

Re: Montagem de Kit Bike

Mensagem por FLP »

Então assim fica-se um pouco limitado aos 250W... se bem que sempre é melhor que nada :/

É preciso registar o motor ou o kit? Nos casos em que o motor tenha 500W ou mais, como se pode proceder? Anda-se ilegal ou pede-se alguma autorização?

Vou dar uma olhada nesse site e pesquisar os links a ver se encontro alguma solução +- chave na mão para poder comprar e aplicar :)

Obrigado,

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Montagem de Kit Bike

Mensagem por Jorge Rocha »

Na verdade, os 250W serviriam para ultrapassar as velocidades máximas obrigatórias por lei para os veículos motorizados na categoria de velocipedes. Bastava que não estivesse vento contra e que não fosse a subir.

Para se estar legal, não existe nenhuma regra especifica, mas sim um conjunto de regras. Regras essas que irão traduzir mais especificamente como se deve andar. É sempre possível interpretar o código de várias formas, mas se for seguida uma lógica, poderemos chegar a um bom senso.

Por exemplo, verifico muitos veículos onde se consegue travar e acelerar ao mesmo tempo. Isto em ferramentas domesticas ou profissionais nunca passaria em testes para a Europa (ou qualquer outro país que queira diminuir os acidentes).
Acelerar com acelerador, ou sob a forma de pedalar, é como um carro ter o acelerador de pé, e depois também se tem o cruise control onde se pode acelerar com os dedos. Não vejo onde está a lógica da proibição de acelerar num velocipede, e também não existe isso escrito no código da estrada.

O que eu entendo é que o motor deve deixar de ajudar assim que se deixe de pedalar ou, através de outros dispositivos análogos (pode ser o acelerador, joystick) se deixe de exercer esse movimento de acelerar. Também é por mim entendido que o motor deve ir diminuindo a força até que a velocidade atinja os 25Km/h.

Tendo consciência dos relevos acentuados que temos em determinadas regiões, deveria ser livre a potencia do velocípede, mantendo a mesma condição da diminuição da força com o aumento da velocidade até atingir os 25Km/h. Deveria também ser obrigatório que os veículos eléctricos tivessem travagem regenerativa, para que travassem o veiculo nas descidas sempre a a velocidade dos 25Km/h fosse ultrapassada. Se fazem as leis para a diminuição dos acidentes, deveriam seguir os critérios para esse fim.

Mas é como tudo na vida... Se há bicicletas com motores mais potentes, mas se os mesmos não ultrapassarem os seus limites de velocidade, que mal tem.
Penso que oferece muito mais perigo quando um carro tem motor para andar a mais de 200Km/h (onde não existem estradas que suportem velocidades superiores a 120Km/h).

O perigo de se andar num veiculo automóvel com mais de 1000Kg a 200Km/h será sempre superior a um velocípede de 100Kg a 40Km/h. E com toda a certeza se encontram mais casos iguais ao primeiro.

Se disseres quais as velocidades que pretendes andar e em que tipo de inclinações de terreno (pode até ser em propriedade privada, onde ninguém te pode dizer nada por andares a mais de 25Km/h) talvez te possamos ajudar melhor.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
FLP
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: quinta jul 28, 2016 2:44 pm

Re: Montagem de Kit Bike

Mensagem por FLP »

Olá Jorge, bom dia,
O que pretendo concretamente é algo que permita usar a biciclete a maiores distâncias com menor esforço, bem sei que qualquer motor iria ajudar nessa deslocação, mas se puder aliar um pouco de diversão melhor :)

Um motor mais potente será mais caro e gastará mais energia que um mais fraco, mas também irá trabalhar com menor esforço e pode dar mais gozo no dia a dia... é tentar conjugar uma coisa com outra, ou seja, não é preciso andar a 80, mas também não queria andar a 8 :) (mas se andar a 80 não for uma coisa do outro mundo, venham esses componentes)

Obrigado,

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Montagem de Kit Bike

Mensagem por Jorge Rocha »

Eu pessoalmente gosto muito dos motores DD (direct drive) por serem de muito pouca manutenção e por podermos usar a travagem regenerativa para um tipo de condução mais desportiva (mas de forma inteligente) aproveitando assim alguma enrgia e diminuindo o desgaste dos travões.

Tenho substituído muitos carretos a motores (dos com carretos em Nylon), alguns deles com muito menos de 5.000Km realizados, e sei bem o trabalho que dá, e quão dispendioso fica.

Um motor DD, de 500W para cima, um bom controlador, com potencia nominal superior à corrente nominal necessária para o dia a dia, para não aquecer muito, e um bom pack de baterias a combinar, temos brinquedo!

Já tens a bicicleta?
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
FLP
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: quinta jul 28, 2016 2:44 pm

Re: Montagem de Kit Bike

Mensagem por FLP »

Olá Jorge, bom dia,
Já tenho biciclete btt, é dentro dessa descrição que estou a pensar "kitar" a biciclete :)

Quanto mais potência mais engraçado deve ser, mas também sei que terá um maior consumo e desgaste do resto do material, bem como em princípio o valor e o peso também serão superiores.

Respondi à sua outra mensagem via mp.


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Montagem de Kit Bike

Mensagem por jordison »

isso de obrigar que uma bicicleta tenha travagem regenerativa ainda é pior ideia que limita-las a 25km/h e 250w

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Montagem de Kit Bike

Mensagem por Nunio »

jordison Escreveu:isso de obrigar que uma bicicleta tenha travagem regenerativa ainda é pior ideia que limita-las a 25km/h e 250w
Porquê?

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Montagem de Kit Bike

Mensagem por MVS »

Eu também não gosto do coughing (binário de arrasto interno) de um motor direct drive numa bicicleta. Usando motores gear 500W de boa qualidade nunca tive problemas com as engrenagens em nylon dos satélites em mais de 15.000Kms.
Imagem


Autor do tópico
FLP
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: quinta jul 28, 2016 2:44 pm

Re: Montagem de Kit Bike

Mensagem por FLP »

jordison Escreveu:isso de obrigar que uma bicicleta tenha travagem regenerativa ainda é pior ideia que limita-las a 25km/h e 250w
Bom dia,
A travagem regenerativa tem mais alguma utilidade além de recarregar a bateria em travagens ou manter a velocidade em descidas e de poupar um pouco os travões da biciclete?

Nunca tive biciclete eléctrica, só motas e bicicletes normais pelo que será uma novidade e não queria apostar num conjunto que logo à partida fosse dar problemas ou retirasse a piada de andar de biciclete :?

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Montagem de Kit Bike

Mensagem por Nunio »

MVS Escreveu:Eu também não gosto do coughing (binário de arrasto interno) de um motor direct drive numa bicicleta. Usando motores gear 500W de boa qualidade nunca tive problemas com as engrenagens em nylon dos satélites em mais de 15.000Kms.
Só por curiosidade, qual o controlador usado nesses motores de 500w? Tensão e currente?


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Montagem de Kit Bike

Mensagem por jordison »

para quem quer uma bicicleta para nunca pedalar um direct drive até deve ser o melhor.

quem tem um motor DD é melhor ter um controlador que tenha a função de travagem regenerativa, porque como é mais dificil pedalar e é preciso usar mais o motor nas rectas, pelo menos recupera se nas descidas, o ganho é minimo, se é que existe algum em relação a um motor de carretos, isto para quem ajuda pedalando.

os motores de carretos permitem ter uma bicicleta quase normal, só um pouco mais pesada.
não oferece resistencia ao movimento quando se pedala sem ajuda do motor, permite uma conducao mais natural.

mas a maioria dos carretos usados nos dias de hoje não sao da melhor qualidade e podem não ser indicatos para quem faz muitos kms ou pensa puxar muito pelo motor.

estes motores de 500w costumam usar controladores de 36v e 20 a 25 amperes, é possivel usar mais voltagem ou amperagem, mas a durabilidade não é a mesma.

na minha opiniao escolher um ou outro motor depende do ciclista e dos km's que pensa fazer

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: Montagem de Kit Bike

Mensagem por MVS »

Nunio Escreveu:
MVS Escreveu:Eu também não gosto do coughing (binário de arrasto interno) de um motor direct drive numa bicicleta. Usando motores gear 500W de boa qualidade nunca tive problemas com as engrenagens em nylon dos satélites em mais de 15.000Kms.
Só por curiosidade, qual o controlador usado nesses motores de 500w? Tensão e currente?
48V LiFePO4 16s Headway 10Ah/12Ah
Controladores normais de onda trapesoidal de 30A
Ficam registados picos de 1550W de consumo no iBMS
As velocidades andam pelos 45Km/h
Imagem


jordison
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: domingo out 20, 2013 9:53 pm

Re: Montagem de Kit Bike

Mensagem por jordison »

mais importante é saber quantos km's faz.


Autor do tópico
FLP
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: quinta jul 28, 2016 2:44 pm

Re: Montagem de Kit Bike

Mensagem por FLP »

jordison Escreveu:mais importante é saber quantos km's faz.
Neste momento só umas voltinhas aos fins de semana, mas podendo ter uma ajuda na locomoção, podia fazer cerca de 20kms a 30kms por dia, de casa para o trabalho e voltar, não é muito, mas para fazer só a pedalar, com algumas subidas pelo meio, era para chegar ao trabalho a transpirar até aos pés... eheh
Eventualmente podia carregar a bateria no trabalho, mas teria que ser removível para poder levar para o escritório e ligar à tomada, mas o ideal seria que pudesse ter carga para aguentar 1 ou 2 dias inteiros 8-)

Responder

Voltar para “e-bike”