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DB bike MP3

Enviado: segunda set 15, 2014 11:04 pm
por Jaam78
esta já anda desde junho 2012.
motor magicpie 3
bateria litio 48v
queimei uma célula da primeira a passar varias vezes numa descida a cerca de 70Km/h, que vim a ver chegava a carregar cerca de 25A. não devia de passar dos 10A a carregar e 25 de descarga. agora está de backup.
agora tenho um pack caseiro (Headway 38120S 9Ah 10C LiFePO4 Cylindrical Battery Cell with Screw).
Alterei o quadro para a instalar. É uma bicicleta de 70 euros.
agora tem 3300 Km passados e infelizmente devido a uma lesão não tenho podido fazer muitos Km.

Re: DB bike MP3

Enviado: terça set 16, 2014 1:11 am
por serges
Os meus parabéns.

Fantástica bike...

Gosto muito...

Continua a deliciar nos com mais fotos...

Obrigado

Re: DB bike MP3

Enviado: terça set 16, 2014 1:38 am
por Mumia
ora ora assim que dá gosto!! :) venham mais fotos e relatos de tudoooo ;)
bons km's!! :)

Re: DB bike MP3

Enviado: terça set 16, 2014 10:02 am
por Nunio
A primeira vez que vi esta bike chamou-me a atenção porque ia a subir de Ourém para Casal do Castanheiro e parecia que ia a descer tal era a facilidade com que o Jaam78 pedalava. :o
Grande máquina.

Rápidas melhoras para a tua lesão. :)

Re: DB bike MP3

Enviado: terça set 16, 2014 8:39 pm
por Jaam78
faltam as fotos mais atuais:

Re: DB bike MP3

Enviado: terça set 16, 2014 11:02 pm
por Fidel
Mas a primeira bateria era de 10Ah 48v? Qual era a bateria?
Essas velocidades todas numa bike dessas, é preciso telos no sitio.. eu ja vejo o que é na minha e deve transmitir muito mais segurança do que essa.

Re: DB bike MP3

Enviado: quarta set 17, 2014 10:59 pm
por Jaam78
a primeira era de 48v 10ah Li-Ion NiCoMn, 25A max de descarga, mas tinha o motor limitado a 20A.
já não consigo encontrar todas as especificações mas lembro-me que quando começou a perder capacidade fui verificar e a carga deveria ser de 0,5C (5A) para estas células.
quando instalei o pack actual, com um wattmeter em descidas acentuadas vi a passar varias vezes dos 25A a carregar.
agora até estou a preparar o pack avariado como backup.
Este motor não passa dos 45Km/h em recta e a partir dos 50 é que começa a carregar a bateria dependendo da carga desta.
em relação á estabilidade, normalmente gosto de ir a pedalar e acima dos 30 já começa a ser muita rotação continua para as pernas, um gajo distrai-se é nas descidas. aqueles 10Kg na roda de trás melhoraram muito a estabilidade da bicicleta. Não gosta é muito de buracos e lancis de passeios, já tive furos por ter pouca pressão no pneu.

Re: DB bike MP3

Enviado: quinta set 18, 2014 11:16 pm
por jordison
Falta meter aí uns pneus mais indicados, a continental e a Schwalbe têm pneus aprovados para ebikes, são mais indicados para o peso extra e a força dos motores.
Para essas descargas precisavas de 20ah de li-ion.

Re: DB bike MP3

Enviado: sexta set 19, 2014 8:59 pm
por Jaam78
as células deste pack são 10C contínuos, 15C max. o motor o max que consome são 27A, por aqui julgo não ter problemas. mesmo em algumas voltas a puxar bem por elas nunca notei algum aquecimento.
E mais 10Ah seria ainda mais peso e volume a colocar.
Para as minhas voltas é o suficiente. raramente faz menos de 30Km com uma carga.
O pneu até gosto bastante dele, é bastante bom em terra, fez mais de 3000Km e já me safou o coiro algumas vezes.
Novo faz é uma zoada em alcatrão mais alto que o motor, mas já tenho outro igual para trocar.

Re: DB bike MP3

Enviado: sexta set 19, 2014 11:17 pm
por jordison
se o pneu faz ruido provavelmente tambem aquece, eu notei isso nos pneus que tinha antes, prejudica o comportamento, o desgaste é muito rapido e ao aquecer aumenta a pressão na camara de ar que pode rebentar e fazer saltar o pneu fora da jante, baixar a pressão não resolve o problema porque pressão baixa faz rodar o pneu dentro da propria jante e saltar fora.
pneus proprios para ebikes são ao mesmo preço dos outros, não é desculpa para não ter uma bicicleta segura.

As células 38120S as azuis sõ têm 3c continuos, 10c maximo, as 38120HP vermelhas é que têm 10c continuos.
pela potencia que tens não passas de 3c por isso tás á vontade.

Re: DB bike MP3

Enviado: segunda set 29, 2014 11:34 pm
por Jaam78
Bem, por alguma razão se recomenda os arm-tork. e não os tivesse eu para montar.
felizmente não houve estrago que este desgaste foi feito em poucos Km.as anilhas têm um encaixe que protegeu esta situação. comecei a ouvir algo a bater quando acelerava ou travava. o trinco da anilha ora batia num lado ora no outro.

Re: DB bike MP3

Enviado: segunda set 29, 2014 11:42 pm
por Mumia
uff uff ainda bem que notaste a tempo e solução rápida e eficaz :)

Re: DB bike MP3

Enviado: quarta nov 12, 2014 8:01 pm
por Jaam78
aproveitando o "bom tempo" e estando a bicicleta a precisar de varias despesas mecânicas, optei por mudar o kit para uma nova bike.
instalar a roda é fácil, mas tive de alterar completamente a bateria estando agora de modo provisório que queimei o bms (o que um fio partido pode fazer). e ainda faltam mais alguns acabamentos.

Re: DB bike MP3

Enviado: quarta nov 12, 2014 8:37 pm
por Fidel
Ta bem engraçada... esse motor tem força que chegue?? Cheguei aponderar um motor desses.

Re: DB bike MP3

Enviado: quarta nov 12, 2014 9:00 pm
por Nunio
Jaam78, a tua bike nova é muito gira. Estás de parabéns.

Mas diz-me uma coisa. Quando a suspensão da frente baixa, a roda não bate nas baterias?
Se bater em andamento pode ser um sarilho...

Re: DB bike MP3

Enviado: quarta nov 12, 2014 10:18 pm
por Jaam78
o motor é de 1kw, só em subidas muito inclinadas é que me força a pedalar, talvez acima dos 5% mas passo em subidas com mais de 10% que fazem-se bem sem grande esforço a cerca de 10-15km/h. por habito costumo pedalar sempre.
a parte da roda bater, tem cerca de 1cm de folga e o guarda lama passa rente se bater em seco. foi a primeira coisa a testar antes de meter mão á obra.

Re: DB bike MP3

Enviado: quarta nov 12, 2014 10:45 pm
por serges
Parabéns está muito bem... só falta um video a andar com ela...

Obrigado pela partilha.

Re: DB bike MP3

Enviado: segunda nov 17, 2014 9:54 pm
por Jaam78
hoje estive por casa e aproveitei para fazer uns testes.
A mudança de posição da bateria deslocou bastante peso para a frente, dando uma sensação de condução completamente diferente. as irregularidades do terreno são menos sentidas mas já não dá para andar sem mãos no guiador, pequenas oscilações fazem-no logo rodar.
os travões de disco é a primeira vez que uso e são outra loiça, tenho de os afinar melhor principalmente o de trás bloqueia-me quando preciso de mais travagem além da regenerativa. não é fácil encontrar aquele meio-termo.
E o problema deste motor, a baixa velocidade e muito esforço vibra e faz um bocado de ruido. agora o disco do travão tb

aqui estão uns dados de uma pequena viagem sem pedalar. :mrgreen:
consumiu 210wh
tenho de arranjar uma app com mais gráficos :D

Re: DB bike MP3

Enviado: terça jan 20, 2015 9:35 pm
por jordison
dizes que o teu motor faz ruido a baixa rotação? o meu faz isso a qualquer velocidade :D
mas acho que o ruido nos motores hub tem a ver tambem com o controlador.
com as baterias ao centro o comportamento da bike é muito melhor.
se a outra não estava boa ainda bem que trocaste, 70km/h numa bike meio estragada é preciso "coragem"

Re: DB bike MP3

Enviado: terça jan 20, 2015 11:33 pm
por Mumia
jordison Escreveu:.... 70km/h numa bike meio estragada é preciso "coragem"
70km/h numa bike?????? :shock: :shock: :shock: :shock:

O pessoal tem a noção do que são 70km/h ou mesmo os 58,6km/h (como se vê na foto) e ainda pra mais numa bike?! Tenham cuidado pessoal...... muito mesmo... :?