Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico
Avatar do Utilizador

ricardocruzs2
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1562
Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
Localização: Viseu

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por ricardocruzs2 »

Tens a noção que deve ser a Vortex mais conhecida de Portugal neste momento?!?! :D
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por serges »

Vamos voltar ao tópico pois o Rnlcarlov
Merece esse respeito.

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Volt »

Vivas a todos.

A moderação decidiu fazer uma pequena limpeza no tópico, de forma a que o rnlcarlov possa continuar o seu DB com gosto e, esperamos, com tudo no seu agrado.

A publicidade aqui feita por qualquer dos vendedores intervenientes apenas seria útil se partisse do autor do DB. O lavar de roupa suja posterior, esse, não cabe em lado nenhum deste fórum. Aqui é o local ideal para os utilizadores darem a opinião sincera e verdadeira do que se passa consigo e com o seu veículo. Toda a palavra que vem movida por interesses empresários, não cabe aqui e tenderá a ser moderada.

Aos leitores, todos os que vêm por bem e alimentam esta partilha de experiências no intuito de se ajudarem a si e a outros a ultrapassar todas as dificuldades e benefícios desta comunidade, as nossas desculpas.

Findo isto, tem a palavra o rnlcarlov.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Afreitas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 196
Registado: quinta dez 26, 2013 4:07 pm
Localização: Águeda

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Afreitas »

Código: Selecionar todos

Moderado 1º palmada
Última edição por serges em segunda set 29, 2014 11:05 pm, editado 1 vez no total.
Razão: by serges
afreitas

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por serges »

Caro Afreitas já que gosta imenso de criticar a moderação aconselho o a ler com atenção as regras pois as desculpas dos ataques ao nosso trabalho não remunerado, sem interesses comerciais e feito com todo o gosto em prol desta comunidade, será alvo de expulsão directa!

Não é uma ameaça mas sim um facto agradeço que tenha atenção as suas palavras pois criticar é fácil mas fazer é difícil!

Pode por favor fazer um favor a comunidade e leitores do forum que o Rnlcarlov possa escrever sobre o seu veiculo e suas experiências?

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Mumia »

pois.. eu diria que lamento é que tenha de haver acção da Moderação! isso sim...

Pena é que apenas venha lutar pela Mobilidade Eléctrica e sustentável como diz, fazendo publicidade à SUA empresa, a Mobilidade Eléctrica não se resume a si e à SUA empresa. Quando perceber isso vai perceber o que é lutar pela Mobilidade Eléctrica.

Fico contente que exista a sua empresa e MUITAS outras, dando a conhecer a Mobilidade Eléctrica, porem não precisa nem pode usar este Fórum como meio de publicidade à descarada ou mais "escondida".

E digo-lhe tudo isto, como U T I L I Z A D O R deste forum!! Sim isso mesmo é necessário dizer-lhe assim para que não critique como texto de um "moderador" como é seu apanágio, que vejo que tem dificuldades em distinguir essa situação.

P.s. - Rnlcarlov peço desculpa peço offtópic...
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Raios e coriscos! Mas que raio de dia!
Hoje ia para regressar a casa e deparo-me com o pneu trasiero furado.

Fiquei sei saber o que fazer. Lembrei-me então de ligar para a Biclas, e eles aconselharam-se a ir a uma bomba de gasolina ou loja de motos comprar um spray para os furos de pneus.
Lá levei eu a mota pela mão até à bomba mais próxima que encontrei, só que não tinha nada, nem sequer ar para os pneus. Felizmente não muito longe havia uma loja de motas, onde lá tinha o dito spray.
Agora quem diz que se conseguia meter aquilo na roda?
A roda traseira, devido ao motor, tem muito pouco espaço para ligar qualquer coisa à válvula. Tenho conseguido meter ar nos pneus na bomba mais próxima de minha casa pois a cabeça é suficientemente pequena, mas para ligar o spray simplesmente não tem espaço. O senhor da loja foi muito simpático e teve ali até bem depois da loja fechar para ver se conseguia arranjar uma solução, mas foi em vão. A única coisa que se conseguiu foi encher o passeio de espuma...
Resignei-me ao meu destino e comecei o caminho para casa com a mota pela mão, provavelmente quase uma hora de caminho a suar em bica. Ainda tentei parar numa garagem a ver se me conseguiam encher apenas o pneu, mas o problema de chegar à válvula impediu que se conseguisse alguma coisa.
Pelo caminho lembrei-me de perguntar a um transeunte se havia alguma outra bomba ali perto, e lá fiz um desvio até à estação de Roma-Areeiro até uma bomba da Galp. Felizmente tinha ar e a cabeça era semelhante à que eu costumo usar para encher os pneus, logo consegui encher. Vi para casa com muito cuidado, pois sentia a mota muito instável, apesar de o pneu não ter voltado ao estado em que estava quando dei pelo furo.
Amanhã presumo que terei nova viagem a pé até uma bomba perto de minha casa, para depois seguir para a Baixa, para a oficina....

Safa, nunca pensei que um furo pudesse ser uma dor de cabeça tão grande.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Emanuel Couto »

Pois... Há dias que mais valia nem sair de casa.
Tomara que isto fique resolvido rapidamente ;)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Jorge Rocha »

Os pneus querem-se sempre com o ar controlado.
Tenho avisado muitos condutores de todo o tipo de viaturas, para irem acrescentar ar aos pneus por se manifestarem muito vazios.
Alguns condutores agradecem, outros nem por isso...

Durante a condução devemos retirar uns segundinhos para analisar um pouco de tudo o que nos envolve, e ao nosso veiculo:
Capacete ajustado e com viseira limpa.
Fechos de vestuário fechados.
Níveis de óleo dos travões ou suas afinações.
Espessura das pastilhas de travão.
Pressão e estado dos pneumáticos.
Luzes e indicadores de direcção.
Rolamentos e atritos ou ruídos fora do normal.
Folgas na coluna de direcção.
Tensão das baterias
Etc...

Não é necessário fazer tudo de uma só vez. Basta que façamos hoje uma ou duas verificações e amanhã outras tantas, por aí fora até terminar e voltar às mesmas. Nunca há descanso...
E quando achamos que algo não está bem, deveremos redobrar as verificações, estando mais atento e depois de identificado o problema, resolve-lo definitivamente.

rnlcarlov, pondera a substituição do pneu e camara caso os mesmos já tenham muito uso. Normalmente previne azares desse tipo.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Mumia »

xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii pá :shock: :? :? isso é que é pior :|

bom espero que amanha consigas resolver isso rápido e voltar à estrada :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Jorge Rocha Escreveu:Os pneus querem-se sempre com o ar controlado.
rnlcarlov, pondera a substituição do pneu e camara caso os mesmos já tenham muito uso. Normalmente previne azares desse tipo.
Eu costumo ter bastante cuidado com a pressão dos pneus. Nunca os deixo andarem muito vazios. Ontem de manhã parecia estar tudo fino. Qual não foi o meu espanto quando à tarde dei com o pneu vazio.

Quanto a substituir preventivamente o pneu e câmara, como se define o que é "muito uso"? Dois anos e 4000-5000km é muito? Sei que para carros isso é muito pouco, mas para motas/scooters não sei.


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por labutess »

Existe uns acrescentes das valvulas dos pneus que resolve esse problema de falta de espaco .
nas casas de pneus costumam ter

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Apesar do banho de espuma, alguma coisa lá deve ter entrado no pneu, pois a verdade é que hoje o pneu não estava esvaziado. Mas não há dúvida que a câmara de ar se deslocou, pois tive problemas em encher ar mesmo na bomba que costumo utilizar. De qualquer forma, hoje não precisei de empurrar e fiz o caminho todo até à Biclas montado. Deixei lá a scooter, e felizmente parece que tinham câmaras de ar para a Vortex em stock, pelo que espero não ficar muito tempo sem ela.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Emanuel Couto »

Não dá lá muito jeito andar a carregar com a moto...

Felizmente eles tinham o material, e dentro de pouco tempo vai voltar à estrada :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por sugarstorm »

Temos de ver sempre o lado positivo das coisas. Imagina que eram os 230 kgs de uma Vectrix? :D

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Mumia »

rnlcarlov Escreveu:Apesar do banho de espuma, alguma coisa lá deve ter entrado no pneu, pois a verdade é que hoje o pneu não estava esvaziado. Mas não há dúvida que a câmara de ar se deslocou, pois tive problemas em encher ar mesmo na bomba que costumo utilizar. ...
Isso é normal acontece por causa da espuma que colocaste, ela faz com que cuuuussssssttteeeeeeeeee a entrar o ar ;) não fosse o trabalho dela de vedar.
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Por acaso o problema era mesmo que a válvula estava mais metida para dentro e a curva que ela tem precisamente por causa da estrutura da roda traseira estava "engolida", logo a cabeça da bomba não conseguia encaixar bem na válvula.

Na Biclas identificaram-me o problem (um pequeno furo causado por um estilhaço de vidro) e remendaram-me a câmara de ar, já que não tinham uma em stock com as dimensões adequadas.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por Mumia »

resolvido!! :) agora é roooooolllaaaaarrrr :) :) boa boa!! :) hoje? Cafezada em Oeiras? ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 60V 8Ah LiFePO4

Mensagem por rnlcarlov »

Mumia Escreveu:resolvido!! :) agora é roooooolllaaaaarrrr :) :) boa boa!! :) hoje? Cafezada em Oeiras? ;)
Infelizmente não me parece. A roda pode estar resolvida, mas este tempo mais frio parece ter comido potência da mota. Ainda não testei a autonomia atual, mas está certamente mais limitada, pois o esforço a subir ladeiras após 10-12km de estrada é bem evidente. Mas para além disso, amanhã é um raio de um sábado em que tenho de estar cedo no trabalho por causa de uma fantochada em que tenho de ir para lá para fazer vista.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Vortex RS 66V 20Ah Li-NCA

Mensagem por rnlcarlov »

Há vários anos que não punha aqui nada, mas a verdade é que esta scooter tem passado por muito.
Tal como no último post que aqui escrevi, com pack que tinha estava com bastantes problemas de falta de potência. 8Ah de células WiNa (1C nominal de descarga) eram claramente subdimensionadas para a mota em questão, o que explicou porquê o inchamento de algumas células logo no início da conversão.

Graças ao Jorge Rocha em Janeiro de 2015 subsituí este pack (que no seu todo estava inchado e com 6.5Ah) por 15Ah de WiNa. Para além de mais Este novo pack agentou mais uns dois anos, mas comecei a ter novamente problemas de falta de potência por aumento da resistência interna, embora a nível de autonomia conseguisse fazer bastantes kms. Definitivamente as qualidade das células WiNa deixa um bocado a desejar.

Para garantir que não ia ter mais problemas deste tipo olhei para baterias com alta capacidade nominal de descarga, e acabei por comprar células "pouch" A123 20Ah LifePO4 (nanofosfato), que têm 18C nominal. Mas para mal dos meus pecados, elas eram um nadinha mais largas do que o espaço da mota acomodava, pelo que tive de optar por o Jorge me instalar um pack 18S 20Ah feito das Samsung INR18650 (química Li-NCA). Não têm a segurança e longevidade (teórica) de LifePO4, mas têm uma boa capacidade de descarga. Nota-se bem que a voltagem do pack cai muito pouco mesmo quando acelero a fundo. Notei claras melhorias tanto a nível de aceleração como velocidade máxima.

Em termos de autonomia penso que devo conseguir fazer perto de 50km, embora não tenha ainda testado isso. Tenho agora um BMS que comunica o estado da bateria para o smartphone, mas falta-me ainda ter um suporte para colocar na mota para poder ver tudo em tempo real.

Responder

Voltar para “e-bike”