Página 6 de 7

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: quarta out 01, 2014 1:02 pm
por Fidel
Eu tenho um seguro de responsabilidade civil que fiz por causa da bike, que nao é proprio para a bike, que me fica por 32€ ano.
Esta-me a parcer que esse seguro nao esta muito certo, nem para um carro fica a esse preço.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: quarta out 01, 2014 1:25 pm
por jordison
Mais valia dizerem logo que nao faziam seguros para Bicicletas electricas.

Eu ja pensei em Fazer seguro, mas poor 250 nem pensar, nem pelo 4 rodas pago tanto, e este se bater provoca muito muito mais estragos.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: quarta out 01, 2014 4:36 pm
por ricardocruzs2
Xiça, esse seguro só é 3 vezes mais elevado do que o seguro da minha moto!! :shock:

Como disse, tenho um seguro de RC para a minha bicicleta onde pago 10 €, fi-lo para eventuais acidentes que possa ter com peões, animais e veículos, já que nas provas em que participo existe seguros próprios!!
Mais vale dizeres que a tua bicicleta não é electrica!! alêm do mais a maioria dos donos das bikes que fazem esse seguro são bikes para custar 2000 € ou mais!! Vai é pedir orçamentos, quantos mais melhores.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: quinta out 09, 2014 5:36 pm
por CésarSalgado
Boas.

Hoje tive tempo e passei na fidelidade.
A simulação deles deu um seguro anual de 65€.
Vou continuar à procura e vou dando noticias.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: quinta out 09, 2014 8:08 pm
por Fidel
Sim, continua a procura, ainda esta caro.
Eles tem em atençao o preço do veiculo?

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: quinta out 09, 2014 11:06 pm
por CésarSalgado
Fidel Escreveu:Sim, continua a procura, ainda esta caro.
Eles tem em atençao o preço do veiculo?
Não. Até agora nunca me pediram o preço do veiculo. Apenas a idade dele. Marca. Potencia. E num dos casos não podia ter mais de 25kg (porquê não sei).

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: quinta out 09, 2014 11:10 pm
por CésarSalgado
Atenção a uma coisa à agentes de seguros que não fazem ideia de que o seguro de uma bicicleta normal é diferente de uma bicicleta com motor.
Estes dias queriam me fazer um seguro muito barato mas era para um bicicleta normal (sem motor). E ainda insistiram que era igual para todas as bicicletas uma vez que uma bicicleta com motor não era considerado um ciclomotor...

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sexta out 10, 2014 10:10 pm
por jordison
acho que um ciclomotor não tem pedais.
se estiver errado corrijam-me.
sendo ciclomotor teria obrigatoriamente que ter luzes, piscas, espelhos e buzina/campainha, matricula.

ter um seguro para a ebike é boa ideia, mas pelos km's que tenho feito acho que vou dar prioridade a aumentar a visibilidade atraves de algo refletor e luzes frontal e trazeira mais fortes, a ideia é que se tiver uma luz potente quase como uma moto os outros condutores e pedestres percebem que é um veiculo mais rapido do que uma bicicleta normal

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sexta out 10, 2014 10:25 pm
por CésarSalgado
jordison Escreveu:acho que um ciclomotor não tem pedais.
se estiver errado corrijam-me.
sendo ciclomotor teria obrigatoriamente que ter luzes, piscas, espelhos e buzina/campainha, matricula.

ter um seguro para a ebike é boa ideia, mas pelos km's que tenho feito acho que vou dar prioridade a aumentar a visibilidade atraves de algo refletor e luzes frontal e trazeira mais fortes, a ideia é que se tiver uma luz potente quase como uma moto os outros condutores e pedestres percebem que é um veiculo mais rapido do que uma bicicleta normal
Eu já tenho isso tudo.
Luz de xénon à frente.
Luz vermelha na retaguarda.
Mesmo assim já apanhei alguns sustos. Há sempre quem pense (é só mais uma bike). Há mesmo que passe a estrada fora da passadeira em estilo de passeio porque é só mais uma bicicleta e se quiser que pare....
Eu optei pelo seguro porque ando a bem dizer todos os dias com ela e estou sempre sujeito a ter um azar.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sábado out 11, 2014 11:08 pm
por apr
É velocipede qualquer bicicleta sem ou com motor assistido ao pedal até 250w.

A partir daí é ciclomotor que está sujeita às mesmas obrigações que por exemplo uma scooter, matricula seguro capacete piscas etc...

Agora o seguro, a tua bicicleta é legal? É que os seguros na hora de celebrar contratos para receber é só facilidades, mas para pagar num acidente convém não estar a cometer nenhuma ilegalidade na bicicleta. Poderá o seguro não valer de nada...

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: domingo out 12, 2014 12:35 am
por CésarSalgado
apr Escreveu: Agora o seguro, a tua bicicleta é legal? É que os seguros na hora de celebrar contratos para receber é só facilidades, mas para pagar num acidente convém não estar a cometer nenhuma ilegalidade na bicicleta. Poderá o seguro não valer de nada...
Verdade. Isso também me passou pela cabeça. Lá terei eu que por a bicicleta só com 250w...

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: domingo out 12, 2014 12:39 am
por CésarSalgado
Ou então vendo a mesmo...
O problema é que vou perder muito dinheiro nela...
Estou um pouco no fio da navalha. :| :?

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: domingo out 12, 2014 2:19 am
por apr
Eu estou na mesma situação que tu, mas com menos 1 acidente no pêlo... Já ha algum tempo que queria ter um seguro, mas ter a bike assim não ajuda...

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: domingo out 12, 2014 12:46 pm
por Mumia
apr Escreveu:A partir daí é ciclomotor que está sujeita às mesmas obrigações que por exemplo uma scooter, matricula seguro capacete piscas etc...
cuidado que qualquer ciclomotor com motor auxiliar seja ele electrico ou CI é obrigatório o uso de capacete :P

Vá pessoal não desanimem! com calma e isso penso que conseguem andar com elas sem stress acidentes todos temos (infelizmente), mas váaaaa não vao desistir de algo que é "tão vosso" :/ andem com elas como se uma bike normal fosse e têm sempre a ajuda do motor e autonomia ;)

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: segunda out 13, 2014 9:48 am
por apr
Eu já ando de capacete desde que a alterei, mas isto de ter pedais tem muito que se lhe diga. É que se for para pedalar, nao dá muito jeito um capacete na tromba, ficam as orelhas a deitar lume... Eu tive que voltar ao capacete de bike no verão.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sexta out 24, 2014 9:00 am
por jmal
Maneira simples de resolver problemas com as seguradoras é quando se tem um amigo ou familiar que tenha uma empresa com muitos seguros nessa companhia e seja sensivel à nossa causa, caso contrario protestar muito e fazer barulho funciona, mas pouco.

Digo isto por experiencia propria, à uns anos tive um acidente em que fui lesado, a companhia de seguros afirmava que o carro nao valia a reparação de 400 contos, no entanto a marca tinha um igual e do mesmo ano por 650 contos, apresentei lhe essa informação e fiquei a saber que já nessa altura os valores que usavam estavam muito aldrabados, enfim. Ao fim de um mês e meio de negociações o meu patrão soube da infelicidade e em 5 minutos resolveu o problema e o carro passou a valer o dobro, 1 hora depois já tinha viatura alugada. Enfim, isto à 20 anos atrás, hoje nem imagino como estejam este tipo de situações, e ainda bem.....

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sexta fev 06, 2015 6:52 pm
por CésarSalgado
Boas aproveito agora que tenho um pouco de tempo para actualizar este diário.

Ultimamente tenho feito menos km devido a umas mudanças de rotinas.
Actualmente encontro me nesta marca.

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sexta fev 06, 2015 7:03 pm
por CésarSalgado
Aproveito para relatar um problema que me apareceu recentemente.
Reparei numa perda de autonomia acentuada. Estimo que agora tenha metade da autonomia inicial (aprox 40km).
Fui então acompanhar as cargas e descargas da bateria e deparei-me com duas células que se descarregam muito mais rápido que as outras e que demoram muito mais a carregar.
Estas células por não estarem nas melhores condições fazem com que o BMS corte a descarga e não consigo aproveitar a energia ainda disponível nas outras celulas.

Cada célula é constituída por 4 módulos de 5ah que dá um total de 20 ah por célula. Estava a pensar colocar dois módulos novos em paralelo com os já existentes para tentar equilibrar estas duas células que estão com um desgaste muito maior que as outras.
O que me dizem? Será boa ideia? Ou o que devo fazer?

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sexta fev 06, 2015 8:14 pm
por Fidel
CésarSalgado Escreveu:Aproveito para relatar um problema que me apareceu recentemente.
Reparei numa perda de autonomia acentuada. Estimo que agora tenha metade da autonomia inicial (aprox 40km).
Fui então acompanhar as cargas e descargas da bateria e deparei-me com duas células que se descarregam muito mais rápido que as outras e que demoram muito mais a carregar.
Estas células por não estarem nas melhores condições fazem com que o BMS corte a descarga e não consigo aproveitar a energia ainda disponível nas outras celulas.

Cada célula é constituída por 4 módulos de 5ah que dá um total de 20 ah por célula. Estava a pensar colocar dois módulos novos em paralelo com os já existentes para tentar equilibrar estas duas células que estão com um desgaste muito maior que as outras.
O que me dizem? Será boa ideia? Ou o que devo fazer?
Mas é possivel carregar so essas duas celulas separadamente das outras?
Consegues tirar fotos as celulas?

Re: Diário de Bordo bicicleta eléctrica

Enviado: sexta fev 06, 2015 8:31 pm
por Jorge Rocha
Terás que analisar se o defeito é mesmo esse, o das células, ou se é o do bms (com algum sangramento continuo ou pelo consumo dessas mesmas células)? Se o carregador não favorecer o carregamento final e consequentemente o possível balanceamento, a médio e longo prazo é isso que acontece.