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Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: sexta ago 01, 2014 10:38 pm
por Emanuel Couto
Njay Escreveu:E que tipo de resistência variável seria essa?
Um ideia assim de repente! seria um conjunto de duas resistências dump load em cascata, onde a primeira seria para absorver a energia de pequenas travagens, a segunda teria a capacidade de dissipar a corrente máxima da regenerativa.

Claro que este circuito requer algum planeamento.

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: sábado ago 02, 2014 1:24 am
por RJSC
O Leaf vem equipado com ESP e ABS por isso ao mudar para travagem mecânica não perde a aderência.
A minha casa fica numa colina e se sair de casa com a bateria carregada a 100% saio logo a travar com pastilhas como qualquer outro carro. Por isso normalmente uso um modo de carga a 80% que o carro trás com o objectivo de prolongar a vida útil da bateria, para poder aproveitar a descida com a travagem regenerativa.

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: sábado ago 02, 2014 4:24 am
por Njay
Emanuel Couto Escreveu:
Njay Escreveu:E que tipo de resistência variável seria essa?
Um ideia assim de repente! seria um conjunto de duas resistências dump load em cascata, onde a primeira seria para absorver a energia de pequenas travagens, a segunda teria a capacidade de dissipar a corrente máxima da regenerativa.

Claro que este circuito requer algum planeamento.
"dump load em cascata", explica lá o que é isso que eu não entendi :? E como é que se controla sso tudo?
2 resistências? Não era para ser uma e variável? Se forem fixas não se perde a travagem progressiva?

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: sábado ago 02, 2014 12:49 pm
por Emanuel Couto
Njay Escreveu:.
"dump load em cascata", explica lá o que é isso que eu não entendi :? E como é que se controla sso tudo?
2 resistências? Não era para ser uma e variável? Se forem fixas não se perde a travagem progressiva?
Não queres que agora leve umas horas a pensar como se poderia fazer este circuito...... ((sabes bem que isto não é bem assim))
Poderia ser uma resistência dum load, como poderia ser outra qualquer (variável ou fixa), era uma coisa a ser devidamente planeada pelo projetista.

A ideia era mesmo, quando as baterias estivessem carregadas, desviar a corrente suplementar, ((e continuar a beneficiar da regenerativa)) só pela sua óptima travagem.
Aposto que durante a concepção do veículo, tiveram fazer circuitos bem mais complexos, do que um quando as baterias tivessem uma determinada tensão limite, fazer bypass para a resistência, ou resistências. Ou uma outra ideia qualquer...

De resto é um magnífico veículo... mas claro, ha sempre algo a melhorar.

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: sábado ago 02, 2014 1:14 pm
por Njay
A fazer o circuito? Não, estamos só a falar de conceitos. "resistência de um load", o que é?
Desviar a energia para outro lado é o óbvio e nenhuma novidade... para ir à Lua só precisamos de um canhão suficientemente potente... mas o diabo esconde-se nos detalhes ;)

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: sábado ago 02, 2014 3:48 pm
por g_card
amigo Emanuel Couto, Parabéns és o maior!

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: sábado ago 02, 2014 5:37 pm
por Emanuel Couto
Njay Escreveu: "resistência de um load", o que é?
Vamos lá ser sinceros Njay! Estás "careca" de saber o que são resistências (dump load).
És esperto...! Até fizeste o nome mal de propósito :D

http://www.electronica-pt.com" onclick="window.open(this.href);return false;

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: sábado ago 02, 2014 5:45 pm
por jmal
Emanuel, não creio que seja necessárias resistências dump load, nem sei se existem em tamanho suficiente para este tipo de aplicação, mais peso, mais electrónica apenas para usar em 0.1 % da utilização total do carro. Eu vivo a cerca de 180 metros acima do nível médio da agua do mar, quando saiu de casa tenho cerca de 500 metros de estrada plana, e logo a seguir cerca de 2 kms onde se desce cerca de 100 metros, o que gastei nos 500 metros é suficiente para que nos 2 kms seguintes a bateria se mantenha a uma tensão que permita usar a regenerativa, a vectrix se tiver mais de 152 volts (no caso da minha, as nimh é de 145 volts) travam muito pouco. Existem casos bem piores que o meu, caso que quem viva no topo de uma Serra, pode ter de usar alguns truques, como por exemplo; não deixar carregar totalmente.

Esse problema só se coloca a quem vive num local alto e assim que acaba de carregar vai por ali abaixo, de outra maneira não vejo como pode ocorrer, além disso os travões mecânicos devem ser mais que suficientes para garantir a segurança de todos mesmo sem regenerativa, não acho que a regenerativa seja mais segura, é sim mais confortável, cómoda e faz-nos poupar em pastilhas e discos, e não se pode abusar dela, porque um dos grandes factores de aquecimento dos controladores e motores é a regenerativa.

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: sábado ago 02, 2014 6:36 pm
por Emanuel Couto
Jmal eu nunca andei num veículo eléctrico (só estou a falar teoricamente) mas a ideia que tenho de travagem regenerativa é do género de uma travagem com a caixa/motor comparativamente à travagem só com pastilhas, sendo o ideal a conjugação das duas.

Mas se a travagem regenerativa não faz uma amarração do veículo da forma que penso, não fará muita diferença para a convencional em termos de segurança.

Afinal o propósito da regenerativa é aproveitar a energia cinética do veículo para carregar a bateria, mas não sei se o conversor/controlador e bateria gostará muito das grandes correntes que dali advenham, mas isto é outra história.

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: sábado ago 02, 2014 8:56 pm
por Njay
Emanuel Couto Escreveu:
Njay Escreveu: "resistência de um load", o que é?
Vamos lá ser sinceros Njay! Estás "careca" de saber o que são resistências (dump load).
És esperto...! Até fizeste o nome mal de propósito :D
De facto não copiei bem o nome, peço desculpa, em vez de "resistência de um load" o que escreveste foi "resistência dum load". Mas repara:

"(...) resistências dump load" - parece que "dump load" é um tipo de resistência;
"(...) ser uma resistência dum load, como poderia ser outra qualquer (variável ou fixa)" - mais uma vez parece que há um tipo de resistência (que não conheço, mas como é óbvio não conheço tudo), o tipo "dum load" (ok, deve ser "dump load" que querias dizer, já percebi, mas continuo a não saber que tipo de resistência é essa), assim como as há do tipo variável ou fixo;
"(...) o que são resistências (dump load)" - aqui continuo a interpretar como dump load também ser um tipo de resistência ou que "resistências" são "dump load".

Continuo sem saber exactamente o que queres transmitir. Sei o que é um "load dump" e vejo a sua relação com o assunto em cima da mesa, mas não sei se é isso que queres dizer ou se "dump load" é algo diferente, há muita coisa neste mundo; há ou não o tipo "dump load" de resistência e o que é que a destingue das outras?
Não queres que agora leve umas horas a pensar como se poderia fazer este circuito...
Deve ser um exercício extremamente interessante e elucidativo :mrgreen: !
Esse fórum já não existe há uns bons tempos. Muita coisa boa se perdeu.

Para mim a questão da regenerativa é apenas a de que as pessoas têm que estar conscientes de que há situações em que podem não ter essa travagem disponível, em veiculos em que as travagens regenerativa e a mecânica não estão "fundidas" no mesmo actuador. A 1ª vez que mudei as pastilhas de travão do carro ia tendo um acidente no 1º entroncamento à saída da oficina; eu não sabia e os tipos da oficina não me disseram nada :shock: .

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: sábado ago 02, 2014 10:06 pm
por Emanuel Couto
Mas que confusão, Calma homem...!!

Na primeira vez de facto escrevi (dum load) e vês de (dump load) ((quem nunca se enganou a escrever...))
Há resistências destas que podem ser definidas com vários valores, com o respectivo controlador.

O link que dei, se não me engano tem lá um artigo sobre resistências (dump load)

Na foto mostro uma resistência deste tipo, que vai dos (15w) aos (20kw)

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: segunda ago 04, 2014 1:05 am
por Njay
Ah, é só uma resistência de alta dissipação, ou melhor dizendo, várias.

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: segunda ago 04, 2014 2:19 pm
por Emanuel Couto
Exactamente ;)

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: quarta dez 10, 2014 9:26 pm
por apr
Aconteceu o pior pesadelo de todos os utilizadores de ebikes dobráveis kitadas. A bike partiu-se no sistema de fecho em andamento!!


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Diriam os ilustres foristas que se trata de abuso de velocidade num quadro desta categoria, ou, apontado imediatamente pela minha mulher com umas gargalhadas bem altas, que pudesse ser o peso excessivo do condutor que resultasse num acontecimento trágico destes. Mas nao vamos tirar conclusões precipitadas e absurdas!

Vamos la ver se da para reparar o quadro, nao me parce que volte a andar de ebike este ano.

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: quarta dez 10, 2014 9:37 pm
por Emanuel Couto
São coisas que acontecem, agora é reparar para continuar a andar ;)

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: domingo dez 14, 2014 10:42 am
por apr
Uma vantagem de uma ebike: desmonta-se tudo em ~30 minutos...

Uma fotos da ebike na morgue:

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A fenda está ruim, a peça do meacnismos de dobragem que está soldada ao quadro também está dobrada e rasgada, é preciso desempená-la, soldar e reforçar tudo novamente.

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: domingo dez 14, 2014 10:59 am
por Fidel
E ja falaste com alguem que faça esse trabalho? ele disse se valia a pena arriscar?

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: domingo dez 14, 2014 1:34 pm
por Mumia
vá desanimar é que não!!!!!! :evil:

Isso cheira-me a trabalho beeeeeemmmmm fácil para um bom soldador!! ;) e algo me diz que ainda fica melhor que de origem :)

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: quarta dez 17, 2014 11:28 pm
por apr
Hoje fui deixar o quadro para reparar. O sr que me atendeu foi muito claro - "vá falar com aquele senhor ali que é o Santo... milagres só se for com ele" :-)

Vamos ver o que sai daqui...

Como plano de contingencia ando a procura de quadros de bicicletas dobraveis de roda 20 com suspensao total, mas nao tá facil.

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: quinta jan 01, 2015 5:30 pm
por apr
Ano novo, bicicleta... arranjada!


Levou um reforço em baixo para dividir o esforço a que a peça que cedeu está sujeita:

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Já com o quadro reparado e soldado tive ainda que ir a um torneiro mecanico que aumentou o veio que está dentro da peça.


A bicicleta está com muito mau aspeto, mas agora não há tempo para a embelezar. É tempo de voltar a por o CI na garagem que é lá que ele está bem e voltar a andar 100% elétrico.

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Nitidamente que este quadro já devia estar reformado, não foi feito para fazer os 6000Km que já tem ao triplo da velocidade tipica de uma bicicleta dobrável. Azar o meu que não encontro nenhum quadro de jeito por um preço razoável.


a Fly-600 ghetto style:

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