Página 1 de 12

O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: domingo jul 29, 2012 6:10 pm
por apr
Boa tarde,

Mais um convertido ao conceito de VE, sob a forma de uma bicicleta elétrica.

Queria uma scooter mas assim que experimentei um ebike potente acabaram-se as dúvidas todas. E felizmente (ou infelizmente) não houve mesmo mais dúvidas... só queria aquela ebike especifica. Mais nenhuma me satisfazia. As funcionalidades dela passaram a ser obrigatórias e fundamentais na escolha e comparação com outros modelos. Enumero algumas:

- Dobrável - Vou à creche de manha e deixo lá a minha filha e o meu carro
- muito mais do que 250W- Não há milagres: nas subidas é preciso potência
- Bateria amovivel - Preserva-se melhor dentro de casa e dá para carregar no trabalho
- Regeneração ao travar - Preserva muito travões
- Mudanças - evita ter que levar a bicicleta às costas em algum episodio menos feliz

Com estas caracteristicas só há uma... foi a que experimentei... Nem e-bikes de categoria superior que custam uma fortuna conjugavam todas estas caracteristicas.

E eis que chegou: FLY-600 com motor Magic Pie II + Bateria 36V LiFePo4 10 Ah + cabo USB para programar as funcionalidades do motor.

Alguns dados:
Programação do motor: Tudo no máximo
Autonomia: já fiz 32 Km sem a luz verde desligar ( não testo mais porque aconselham a não deixar descarregar a bateria)
Independentemente do motor, esta bicicleta dá no máximo 35Km/h (roda 20 pol.)
Velocidade máxima: aos 30Km/h o motor desliga e passa a regenerar
Velocidade máxima em reta: 25Km/h
Sobe a Ladeira do Seminário sem pedalar (Subida de referência em Coimbra)

E agora alguma fotos:


Quando vi isto julguei que tinha sido enganado:
Imagem

Mas na verdade estava tudo lá dentro:
Imagem


E eis que o veiculo começa a tomar forma:
Imagem


Tudo montado:
Imagem



Painel de instrumentos: Esquerdo acelerador e botão das luzes; Direito: botões de cruise control e buzina. O ciclómetro foi colocado depois.
Imagem



Detalhe da bateria: Pesa cerca de 5Kg, fácil de transportar.
Imagem


Detalhe do motor e dos travões
Imagem

Imagem


E agora do outro lado:
Imagem

De frente:
Imagem

Imagem final com o carregador da bateria na caixa:
Imagem


Uma boa surpresa, cabe na mala do meu carro. Graças a isto minimizo as minhas deslocações de carro.

Imagem



Por fim deixo aqui algumas contas interessantes:

Carro = 1,4 EUR / L, 6,5 L/100Km (gasta mais porque são viagens curtas com motor frio)
Carro = 9,1 EUR / 100 Km

FLY-600 = 0,03 EUR (hor. de vazio) / Carga, autonomia = 30Km
FLY-600 = 0,1 EUR / 100Km ( quase 100 vezes menos!!!)


Já fiz 173 Km com a FLY-600, todos a substituir trajetos anteriormente feitos de automóvel, aliás esta bicicleta não é destinada para utilização lúdica, é mesmo para ser usada para substituir o carro nos trajetos urbanos.

Resultado:
15,57 EUR que estavam destinados para gasóleo estão agora no meu bolso
173 km de trajetos curtos com muito pára-aranca que poupei ao meu carro

Vamos ver se não é só uma paixão de verão...


Cmps
APR

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: domingo jul 29, 2012 7:46 pm
por klinzter
Parabéns pela compra :)
e que faças mts km's :)

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: domingo jul 29, 2012 8:54 pm
por lopes
Parabéns pela aquisição!
Tem muito bom aspeto - robusta e material de boa aparência.
Já agora para minha curiosidade e dos restantes users, em quanto ficou a bicicleta?

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: domingo jul 29, 2012 9:41 pm
por visitante1
Também estou curioso, parece uma boa aquisição, parabéns.

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: domingo jul 29, 2012 10:16 pm
por ICEM4N
Muito bom.
Vai contando as aventuras!

Icem4n - Ricardo
Predator 40ha -- 13.000km
On tapatalk

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: domingo jul 29, 2012 11:05 pm
por pafi
Olá APR,
Parabéns pela aquisição e bem vindo ao mundo dos VE's. Parece que Coimbra está a despertar para a mobilidade elétrica e ainda bem. Em uma semana é a segunda notícia de mais um utilizador elétrico :).
Posso confirmar que a ladeira que indicaste é, de facto, muito íngrime! Como ainda não te pus a vista em cima terei que ligar o radar dos VE's e quando te vir fazer uma perseguição amigável para trocarmos ideias ;)
Essa roda traseira é muito fixe! E o motor parece enorme no interior da jante. Qual é a potência?
E pelos vistos está muito bem equipada em termos de travões. Com essa autonomia podes ir para onde quiseres dentro da cidade. Fico à espera que a gente se cruze ou encontre num qualquer semáforo.
Boa reportagem fotográfica. Assim é que é, e continua a somar km!!!

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: domingo jul 29, 2012 11:18 pm
por Mumia
epa... mt mt mt bom... grande aspecto.. :)

bons detalhes...

Já agora... onde compras-te e qt custou??? th um colega meu interessado em algo assim... (se não for ideal ser dito aqui.. manda-me mensagem privada) :)

Bons e mt Km's.. :)

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: segunda jul 30, 2012 12:29 am
por apr
Boa noite,

Antes de mais obrigado pelos comentários, conheci este forum quando andava em período de reflexão sobre VEs e achei que há por aqui muita qualidade na informação e bastante experiência dos utilizadores que por aqui andam.

Em relação à bicicleta mandei vir online da Holanda por cerca de 1200€ preço final. O motor é um MPII que debita 1kw @48v. Com a minha bateria de 36v fica com 750w (1 cv). Mais info podem ver o site do fabricante - http://www.goldenmotor.com/. Há a possibilidade de configurar o motor ligando um cabo usb ao PC. Pode-se alterar a potencia, a regeneraçao, marcha atras, marcha assistida ao pedal, etc. Julgava que tinha potencia suficiente para poder cortar um pouco e ganhar autonomia mas enganei-me. Tem que ser tudo no maximo para poder vencer as algumas subidas com comforto e sem pedalar.

Para já estou convencido que foi uma boa escolha, não se resume apenas ao lado financeiro, julgo ser também uma mudança positiva de mentalidade, tenho andado fazer os regressos a casa a pedalar o mais que posso para corrigir o meu estilo de vida sedentário e vejo já muitas coisas de forma diferente... a 25 Km/h... : )

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: terça jul 31, 2012 1:27 am
por pafi
apr Escreveu:(...)Para já estou convencido que foi uma boa escolha, não se resume apenas ao lado financeiro, julgo ser também uma mudança positiva de mentalidade, tenho andado fazer os regressos a casa a pedalar o mais que posso para corrigir o meu estilo de vida sedentário e vejo já muitas coisas de forma diferente... a 25 Km/h... : )
"Like". Bela frase :).

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: terça jul 31, 2012 4:54 am
por Jorge Rocha
Muitos parabéns por todo o bom gosto e pela boa atitude!!!

É de pessoas com esse tipo de adaptação/pensamento que este mundo necessita!

Muitos bons kms e uma boa forma fisica e mente sã!

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: quarta ago 01, 2012 12:07 am
por MRider
Bela bike 8-) um pouco cara mas fixe :mrgreen:

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: quarta ago 01, 2012 1:04 am
por urraisse
Espectáculo!
É muito inteligente da tua parte, em pouco tempo amortizas o investimento.
Com um orçamento mais limitado "kitei" a minha bicicleta montanha convencional para as deslocação ao trabalho (cerca de 2x4km's = 8 km's) em que a ida é a descer e claro a vinda é sempre a subir :shock:
Estou satisfeito, embora devido à minha inexperiência inicial no manuseamento das baterias (de gel, 8Ah), de 14kms de autonomia iniciais após 1 ano apenas posso contar com cerca de 6km ou 7km :roll:
O que interessa é que o investimento (365 Euros no total) já foi totalmente amortizado e brevemente invisto em novas baterias (provavelmente irei para o lítio).
Saliento o facto de que a minha e-bike tem um motor de apenas 250w, nada que se compare com o maquinão que apresentas nas excelentes fotos. Parabéns e vai dando noticias!

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: domingo set 16, 2012 2:57 am
por apr
Boa noite,

É tempo de atualizar o diário de bordo, a bicicleta está a chegar aos 600Km e já teve alguns episódios menos felizes. Vão-se resolvendo os problemas e vai-se acumulando experiência.


Primeiro problema:
Bicicleta desligou-se numa subida muito acentuada, mesmo a chegar a casa. Foi apenas o fusivel da bateria que queimou. Deve ter sido uma conjugação de fatores como o facto de estar muito calor naquele dia. Independentemente disso, já ando com fusiveis na bike para qualquer eventualidade.

Segundo problema:
- Por volta dos 200Km apareceu um "bater" a cada volta completa da roda traseira. Um toque de travão para ativar a regeneração e o barulho desparecia, acelerava, voltava de novo a aparecer. Após uma inspeçao cuidada, detetei que a roda estava a ganhar folga nos apoios.
Bastou acelerar mantendo a bicicleta parada para a roda sair por completo!

A solução para este probema é instalar dois "torque arms" de forma a agarrar a roda como deve de ser.
As soluções comerciais que existem são dificeis de encontrar, e são feitas para motores que se instalam à frente na forqueta.
Sendo assim, e depois de alguma pesquisa decidi fazer eu mesmo.


Encontrei uma peça de aluminio grossa com alguns angulos de 90º que estava no lixo. Bastou uma serra de metal, uma lima e muita paciência para esculpir as peças para que coubessem com o mínimo de folga.


Algumas imagens do resultado:

Peça original
Imagem

Peças montadas
Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Depois de tudo montado e afinado os barulhos desapareceram e não voltaram mais. Já fiz +200Km e nunca mais foi preciso afinar os travões de trás. Por agora vou andar com estes moldes de alumínio, mas mais cedo ou mais tarde terei que mandar replicar estas peças num metal mais duro, tipo em aço inox.

Nestas bicicletas é um risco muito grande andar sem braços de torque, mesmo em motores aplicados na roda traseira como é o meu caso. Falha muito grave não vir instalado de origem.


Entretanto há uns dias tive o meu primeiro furo... na roda de trás. Não é bem um problema, mas fica a nota que as câmaras de ar originais são fraquinhas e desconfio que o pneu traseiro não está dimensionado para a carga a que é sujeito. Vou esperar para ver se aparecem muitos furos para equacionar comprar um pneu a sério. O da frente é adequado. Aproveitei a necessidade e fiz a minha primeira visita a lojas de bicicletas para comprar acessórios. Verifiquei que há muito pouca coisa para roda de 20', depois de não encontrar praticamente nada em duas lojas, tive que ir mesmo à Decathlon eis o que comprei:

- 2 câmaras de ar com gel lá dentro para evitar ao máximo furos
- um retrovisor
- Guarda-lamas para preparar o mau tempo que há-de vir.
- Bolsa pequena para guardar um kit de emergência... de que ainda só tenho os fusiveis da bateria.

Estou com alguma dificuldade em encontrar toda a iluminária que consta no código da estrada, faltam-me os dois refletores por roda e uma luz vermelha para trás que funcione com os 12Volt do sistema. Tenho esperança nas lojas chinesas.

Quando tiver tudo comprado e montado atualizo com fotos.


Cmps
APR

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: domingo set 16, 2012 9:41 am
por MRider
Boas já tens algumas aventuras. Mas é assim mesmo não desistas.
Bons km :-)

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: domingo set 16, 2012 10:12 am
por pafi
Perseverança é o que é preciso. Mas deste a volta por cima e toca a continuar.
Chegaste a ir à Liderbike? Fica na Elísio de Moura (mais ou menos a meio), ao lado do Café com Arte e de uma loja de fotocopiadoras Canon.

Espero que venhas ao encontro de VE's no próximo sábado. A ponte de Santa Clara vai encerrar e está a preparar-se um encontro interessante. Se vieres, adiciona-te no tópico http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... 40#p196440

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: domingo set 16, 2012 12:14 pm
por Mumia
sem quaquer duvida bonito de ver... :) calma calma... não os probs... mas sim a solução deles ;)

força nisso!!!

Qt ás luzes certeza que encontras na decathlon ou sportzone...

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: domingo set 16, 2012 10:58 pm
por apr
Viva, obrigado pelo convite, se estiver em Coimbra vou tentar juntar-me às festividades.

A liderbike foi onde comprei a minha bike de montanha e gosto de la ir mas para a elétrica não se arranjou nada. Já encontrei os refletores no continente, são feios que até doem... Estou a ponderar umas fitas refletoras já que para a roda traseira vou ter que inventar pois nao tem os raios convencionais.

Já agora se alguém souber o que sao

Cmps
APR

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: terça jan 15, 2013 2:35 pm
por apr
Boas,

É chegada a hora de fazer uma atualização ao DB, infelizmente (ou felizmente :) ) não tenho muito para contar, já que não tenho tido mais nenhum problema. A Fly conta com 6 meses, 39 cargas e 1100Km. Este valor é bastante modesto, espero conseguir fazer mais nos próximos 6 meses. Mesmo assim cerca de 10% do valor total da bike foi já financiado diretamente pelo combustivel que não usei.

Se tudo correr bem, até daqui a 6 meses!


Cmps
APR

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: quarta jan 16, 2013 3:00 pm
por ICEM4N
Sendo bicicleta,
- Exercicio feito gratuitamente!!
- Medicamentos de artroses que podem ser poupados no futuro
- 4 pneus do carro sem 1000km de desgaste, oleo e filtros adiados uns meses

Bem mais que 10% acredita!!!

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Enviado: quarta jan 16, 2013 3:59 pm
por RJSC
Os VE com pedais têm ainda uma vantagem!

Em caso de um apagão:
- Ligar a travagem regenerativa
- Meter a bicicleta com a roda traseira num suporte
- Pedalar para gerar eletricidade e carregar a bateria
- Ligar um inversor À bateria para carregar o PC, ligar o modem da internet, as lâmpadas de casa à noite, etc.