O meu VE - ebike FLY-600
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
A resistência que sentes é da magnetização e desmagnetização do estator de ferro quando passam os imans pelos dentes do estator. A energia que forneces é dissipada em calor no ferro com as perdas por histerese (é como funcionam as placas de cozinha por indução) e é por esse motivo que o motor a rodar no ar também apresenta um consumo considerável.
Para eliminar estas perdas por histerese do ferro existem já pequenos motores "coreless" (sem núcleo de ferro).
Para eliminar estas perdas por histerese do ferro existem já pequenos motores "coreless" (sem núcleo de ferro).
Última edição por RJSC em quinta jul 24, 2014 6:00 pm, editado 1 vez no total.
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Podes carregar a bateria com baixas rotações do motor com um circuito step-up mas depois vais sentir ainda mais resistência, porque isso é na verdade travagem regenerativa.
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
RJSC Escreveu:Podes carregar a bateria com baixas rotações do motor com um circuito step-up mas depois vais sentir ainda mais resistência, porque isso é na verdade travagem regenerativa.
É isso mesmo RJSC, obrigado. Com esta questão já me pus a magicar coisas e tenho que parar senão nunca mais amortizo o investimento...
A melhor solução seria um pack modular feito de módulos de 5 celulas em série, de preferencia de capacidade suficiente para não ter que fazer paralelos (no hobbyking estão lá umas 5s 8000mAh que serviam muito bem).
Para assapar eram colocados 4 desses modulos em série para fazer os 72V. Para pedalar eram colocados em paralelo e assim baixava a tensao para os 18V.
Um dos pontos criticos seria arranjar um mecanismo fácil de trocar as configurações serie/paralelo no momento, tipo uma "chave" feita de conetores anderson, uma para serie, outra para paralelo... qualquer dia....
Há quem faça esta troca serie / paralelo para carregar, neste caso era para pedalar!!
Última edição por apr em sexta jul 25, 2014 11:06 am, editado 2 vezes no total.
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Mas quando colocares a 18V vais sentir o motor a travar ainda mais devido à corrente que está a ir para a bateria.
Devais era ter comprado um controlador com travagem regenerativa como o original que tinhas o caso resolvido...
Devais era ter comprado um controlador com travagem regenerativa como o original que tinhas o caso resolvido...
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
O infineon tambem tem, mas é muito forte em qualquer dos 3 niveis.. Só serve mesmo para travar.
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Se calhar safas-te metendo um relé que meta uma resistência em série com a bateria quando quiseres regenerar pouco.apr Escreveu:O infineon tambem tem, mas é muito forte em qualquer dos 3 niveis.. Só serve mesmo para travar.
Ainda não percebi porque praticamente ninguém a não ser a Kelly coloca travagem regenerativa continuamente variável nos controladores.
Será que pensam que as pessoas também usam os travões mecânicos para travar aos impulsos?
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
nao é isso o ABS?RJSC Escreveu:Se calhar safas-te metendo um relé que meta uma resistência em série com a bateria quando quiseres regenerar pouco.apr Escreveu:O infineon tambem tem, mas é muito forte em qualquer dos 3 niveis.. Só serve mesmo para travar.
Ainda não percebi porque praticamente ninguém a não ser a Kelly coloca travagem regenerativa continuamente variável nos controladores.
Será que pensam que as pessoas também usam os travões mecânicos para travar aos impulsos?
so tens de lhe meter PWM 10x por segundo e fica igual
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Presumo que a travagem desse tal infineon seja dissipativa ou dinâmica e não regenerativa. A travagem regenerativa trás uma complicação: à medida que a bateria fica cheia aceita menos energia. O que será que faz o Kelly nessa situação? Assume que a bateria aceita sempre o que lhe tiverem para dar?RJSC Escreveu:Se calhar safas-te metendo um relé que meta uma resistência em série com a bateria quando quiseres regenerar pouco.apr Escreveu:O infineon tambem tem, mas é muito forte em qualquer dos 3 niveis.. Só serve mesmo para travar.
Ainda não percebi porque praticamente ninguém a não ser a Kelly coloca travagem regenerativa continuamente variável nos controladores.
Será que pensam que as pessoas também usam os travões mecânicos para travar aos impulsos?
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Os kelly desligam a travagem regenerativa quando a bateria atinge um patamar de tensão máxima previamente programado
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
O infineon também não regenera acima de um limiar de tensão programável. Só não é progressivo.
Foi o que já disse, com um pack de 22v regenerava uma boa quantidade de volta ao pack sem influencuar o esforço feito.
Foi o que já disse, com um pack de 22v regenerava uma boa quantidade de volta ao pack sem influencuar o esforço feito.
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Isso parece-me um bocado "chato", um tipo está a contar com a travagem e de repente não trava... ou já vais a travar e deixa de travar porque a bat atingiu o tal patamar... ?RJSC Escreveu:Os kelly desligam a travagem regenerativa quando a bateria atinge um patamar de tensão máxima previamente programado
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
É pior se sobrecarregares as baterias. Este comportamento é normal e existe quer nos infineons, quer nos kellys quer nos leafs...
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Interessante saber isso, quer dizer que ainda ninguém tem uma solução para este problema.
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Njay Escreveu:Isso parece-me um bocado "chato", um tipo está a contar com a travagem e de repente não trava... ou já vais a travar e deixa de travar porque a bat atingiu o tal patamar... ?RJSC Escreveu:Os kelly desligam a travagem regenerativa quando a bateria atinge um patamar de tensão máxima previamente programado
A meu ver, nem seria muito difícil ultrapassar esta questão
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
No Leaf a solução é que o pedal de travão deixa de travar com o motor e passa a travar com as pastilhas.
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
Na fly a solução é colocar o limiar acima da tensao máxima. Como o carregador bulk para antes dos 4,2v / celula e tenho um bms nunca ha problema.
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
À partida não me parece uma solução "final" se o BMS cortar o controlador num evento de sobretensão para proteger as células, excepto talvez se os eventos forem ocorrendo "ao de leve, intermitentemente".
Ah. Bem estava a estranhar a coisa ser deixada "ao acaso"...RJSC Escreveu:No Leaf a solução é que o pedal de travão deixa de travar com o motor e passa a travar com as pastilhas.
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
A meu ver o fabricante deveria rever esta situação! Não é novidade que a travagem com o motor é muito mais segura que a convencional.RJSC Escreveu:No Leaf a solução é que o pedal de travão deixa de travar com o motor e passa a travar com as pastilhas.
Agora imaginamos uma situação de piso molhado o utilizador trava, o início de travagem é feita com a regenerativa e depois passa para a convencional com um comportamento de travagem completamente diferente, o carro poderá perder aderência ao piso.
O problema da travagem regenerativa quando as baterias já se encontram no limiar da sua tensão trabalho seria resolvido colocando uma carga para dissipar esta energia.
Ao travar se as baterias já se encontrassem no limite da tensão, um sistema de controlo desviava esta energia para uma carga dedicada, que poderia ser uma resistência variável com a grandeza da corrente fornecida pela regenerativa.
Assim o utilizador nunca seria apanhado desprevenido, de se mentalizar para uma travagem e na verdade ter outra (isto em fracções de segundo) pode ser decisivo.
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Re: O meu VE - ebike FLY-600
E que tipo de resistência variável seria essa?
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