O meu VE - ebike FLY-600

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico
Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Nunio »

Ok, percebi.

E outra coisa, podes dar mais pormenores sobre as luzes?
Onde compraste, quanto custou, quantos led/lumen, estão ligadas às baterias ou tem alimentação independente, etc...

Parecem dar uma luz bastante boa.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Fidel »

É igual ao meu se nao estou em erro.... estou ansioso por saber o resultado dessa combinaçao.


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Nunio,
À frente tem 4 Leds de potencia brancos que vieram de origem com a Bicicleta, o cct é direto à tensão da bateria, com um interruptor no guiador, ou seja, deve funcionar até 48V. Uma vez que a cablagem é toda selada não consigo obter mais nenhum detalhe. Para as luzes de trás arranjei luzes daquelas "tuning" auto numa loja chinesa. São 12 Leds em duas caixas que coloquei em série e depois em paralelo com as luzes da frente. Não te consigo responder às outras questões da intensidade em Lumens, sei de que tudo ligado gasta cerca de 4Watt, o que por si só também não é muito relevante... se quiseres que faça algum teste ou tire alguma foto apita.

Fidel, tá quase... eu também estou ansioso para saber o que é que vai dar... O controlador já cá está, estou a fazer os preparativos para conseguir fazer o primeiro teste na segunda-feira, faltam-me ainda os fios de silicone para as fases. Já desmontei o motor todo... não consegui resistir... : )

Imagem



Cmps
APR


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Sucesso!!!!

Primeira volta - acelerei muuuito devagar e... ia-me despistando. A bike começou a fazer cavalinho. Tive que pedalar para ganhar alguma velocidade antes de tentar novamente.

É incrivel, cheguei ao 58km/h e o motor ainda puxava. Esta combinação deve chegar aos sessentas e muitos.

Isto foi há 20 minutos e ainda estou com um sorriso parvo na cara.

Assim que conseguir meto as fotos do costume

Avatar do Utilizador

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 260
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm
Localização: atras-dos-montes

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por g_card »

um video tambem nao era má ideia!
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."


sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 971
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por sugarstorm »

apr Escreveu: É incrivel, cheguei ao 58km/h e o motor ainda puxava. Esta combinação deve chegar aos sessentas e muitos.
Isto foi há 20 minutos e ainda estou com um sorriso parvo na cara.
>60 kms/h numa roda 20 :o :shock: :o :shock:
Por amor de Deus compra um capacete de moto! :D

E filma isso que o pessoal anda todo a babar-se!!!

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Fidel »

Bem, nada mau mesmo... alias muito bom :P
Qual foi a potencia que o CA mostrou?


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Pois gostava de fazer um filme, mas para já não sei como, tenho que arranjar um suporte qualquer que aponte o telefone para o CA e para a estrada.

Entretanto estive a ajustar alguns parâmetros errados no CA relacionados com o speedo e a velocidade que indiquei está errada por defeito (é mais!!)
Tirei também um pack de bateria da série, baixando de 24S para 18S (de 88,8V para 66,6V nominais) e com esta config já dá para domar o bicho, ora vejam estas estatísticas tiradas do GPS:

Imagem

Fidel, para ser sincero ainda nem digeri bem os valores que estão no CA, apenas reparei numa subida dar 1500Watt constante e Amáx = 30A.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Fidel »

Bem, temos de nos encontrar num encontro... quero ver esse bicho antes que o motor dê o berro :P
hehehhehe, tens a certeza que foi so 1500W?? o Amax foi de 30, e o Vmin??


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Fidel, tu és de que zona? Estás a quantos Km de Coimbra?


Queria dexar o apontamento que a Fly entretanto fez um ano. Com 74 cargas e quase 2300Km consegui manter o ritmo dos primeiros 6 meses e acho que foi uma boa marca, tendo em conta o mau tempo que se fez sentir este ano. Com este valor cheguei aos 20% de amorização de investimento anual real, tendo por base apenas o valor de combustivel poupado.

Para o ano o objetivo é minimizar o numero de Km nos carros, e talvez ir mais além e livrar-me de um deles. No que diz respeito à bicicleta o objetivo é mesmo mantê-la o mais fiável possível e a dar 50Km/h : ). Dar-lhe uso já não é uma preocupação, é uma rotina e até me chateia quando não a posso usar por qualquer motivo.

APR


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Em relação à instalação do controlador, foi uma tarefa muito mais dificil que tinha imaginado, porque o sistema que tinha era totalmente integrado, e com um controlador também integrado dentro do motor. Foi preciso anular o controlador interno, passar as fases do motor para o exterior e refazer toda a cablagem externa para o guiador. Ainda não está concluido, mas deixo o estado da arte até agora.

Para abrir o motor apoiei-me nos diversos tópicos nos fórums da GoldenMotor e no Endless Spere, isto porque o controlador interno avaria com alguma frequencia e há a necessidade de o trocar.

Um das tampas removidas e o controlador interno desaparafusado:
Imagem

Detalhe dos sensores de Hall:
Imagem

A roda sem o motor:
Imagem

Fases e Halls passados pelo eixo. Aqui tive que sacrificar a espessura das fases para poder passar no eixo - Fio de silicone com 2,5 mm2, que é algo entre AWG12 e AWG14. Anda andei com uma dremel a tentar abrir mais o buraco, mas desisti.
Imagem

Para compensar o diametro das fases, cortei o fio logo à saida do eixo e emendei com cabo de silicone de 6mm2 até ao controlador. Tenho comprimento necessário para anular os fios das fases do controlador e ligar direto, mas não quis arriscar nesta fase. As fases do controlador estão cheios de solda e tem condensadores demasiado perto, mas mais tarde tenho que fazer isso.
Imagem

O pneu também foi substituido por um de scooter com as medidas 16-2.25, infelizmente é o maior que cabe nesta bicicleta. A medida acima 16-2.5 já tinha um piso de estrada parecido com uma scooter e devia ficar a matar! Estes pneu são maiores, tive que corrigir o perimetro no CA para o sensor de velocidade dar a velocidade correta.
Imagem
Imagem
Imagem

Do lado do controlador abri-o e virei uma das tampas ao contrário para caber na bicicleta e agrupei todos os fios de comando num só cabo, reaproveitando a cablagem original da GoldenMotor e os conetores que são à prova de àgua. Aproveitei e soldei 3 fios adicionais - X1, X2 e SL para poder controlar diferentes velocidades com um botão de 3 posições. Podia já vir assim mas optei por deixar esta modificação de fora.
Imagem

Os cabos que seguem para o guiador (cycle Analyst e Cabo redondo com o resto):
Imagem
O cabo redondo tem 9 pinos que deu imenso jeito para levar para o guiador os seguintes sinais:

1 - +5v
2 - GND
3 - Throttle
4 - E-brake
5 - Cruise
6 - Ignição
7 - Speed1
8 - Speed3
9 - Speed Limit


E basicamente é isto, eis a imagem da intalação que tenho agora
Imagem


As ligações das fases e dos Halls coincidem com uma das combinações já conhecidas para este motor. No CA, terminam todas as ligações que vêm do controlador, e daí derivam para os diferentes componentes - acelerador, cruise e e-brake - falta o seletor de 3 velocidades.

Depois dos primeiros testes, já tenho uma ideia das velocidades possiveis:
Com o controlador configurado para velocidade máxima (119%) obtenho os seguintes valores em teste sem carga (roda no ar):

36V - 34,8 Km/h (bateria original)
44,4V (12S) - 40,2 Km/h
66,6V (18S) - 57,4 Km/h
88,8V (24S) - 77,7 Km/h

- Com 24S, que foi o primeiro teste a bicicleta torna-se impossivel de manobrar, um cheirinho no acelerador e começa logo a espernear e a querer voar!!
- Com 18S a bicicleta fica menos nervosa e atinge as velocidades que queria - É esta a configuração que vou assumir.
- Com 12S é muito parecido com o que já tinha experimentado antes, mas desta vez os amperes estão lá e chega-se muito perto da velocidade máxima.
- Com a bateria original (36V), ainda não experimentei, mas vou ter que usar os limites do CA para não ultrapassar a corrente máxima que a bateria fornece que deve ser praí 2C.

Os proximos passos:
- instalar a bateria original - É esta que vai ser usada até que tenha solução definitiva para montar e carregar as baterias LiPo.
- Ligar as Luzes e a buzina - não sei o que vai acontecer se meter quase 76V nos Leds que tenho agora. Um fusivel vai ter de certeza...
- Medir os consumos de energia para saber quanto Ah preciso para manter ~30Km de autonomia.


APR

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por MRider »

Muito bem
Parabéns pela dedicação e engenho :-)
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

pafi
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2478
Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Localização: Coimbra

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por pafi »

Um verdadeiro monstro elétrico!
Um dia destes ainda me passas numa subida qualquer da cidade ;) . Tenho que ficar alerta!
Continuação de muitos e bons km.

Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.


Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por serges »

Os meus parabéns... muito bem parecida! Lol
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Fidel »

Eu sou de Barcelos... ainda fica um pouco longe de coimbra, quando houver um encontro ai para esses lados pode ser que va ate ai :D

Muito fixe o teu trabalho feito nessa bike...
O CA diz-te os Ah gastos... assim ja consegues saber quanto te resta e da-te uma ideia da autonomia, é assim que eu faço.
Para as luzes podes sempre usar um simples diodo Zener para a tensao que queres, resolves o problema num instante e sem andar a inventar muito.


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Obrigado pelos comentários, a bicicleta está de novo com a bateria original, e pronta para as viagens diárias para o trabalho. Limitei o CA para não ultrapassar os 10A. Funciona, mas o motor parece que anda aos soluços. Há uns parâmetros que podem ser alterados no CA relacionados com a atuação destes limites, mas para já não explorei.

Estou quase a decidir por um sistema de BMS / bulk charge para as baterias LiPo, alguém tem experiência com estes produtos (Fidel)?
com isto podia carregar as baterias facilmente durante a semana, e de tempos a tempos, podia verificar o balanceamento das células dos packs individualmente, em casa e com tempo.

Cmps
APR


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Fidel »

Sim, quase todos que por aqui andam tem experiência com BMS's.
Mas nao tem nada que saber... é mesmo muito simples a ligaçao e de entender o funcionamento... so tens de ter cuidado com a corrente de descarga, pois é ai que se encontra o maior problema... ou entao so usas o BMS para carregar (como eu tenho), mas dessa forma deixas de ter corte por corrente por tensao baixa ou algum problema numa celula.
Qualquer duvida é so dizer que alguem te ajuda.


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

OK, o BMS está + - percebido e orientado. Com LiPo todo o cuidado é pouco, vou mesmo usá-lo na carga e na descarga, nem que tenha que ter um BMS sobredimensionado. O carregador é que me está a custar ter apenas um site (bmsbattery) que venda uma unidade que seja minimamente potente, portátil e com tensão ajustável como o que indiquei em cima. Não se encontram alternativas parecidas?


Obrigado!


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Fidel »

Tu queres um carregador de 60v nominais certo? e queres no minimo que amperagem?


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

75,6v @ 10amp portátil era o ideal

Responder

Voltar para “e-bike”