O meu VE - ebike FLY-600

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico

Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Fidel »

Bem, so encontrei agora este DB...
tu dizes isto: "Independentemente do motor, esta bicicleta dá no máximo 35Km/h (roda 20 pol.)", mas nao percebi bem e depois falas em 30km/h e depois em 25km/h em reta, fiquei um bocado confuso... eu ja pensei em comprar um motor destes mas ficava sempre com duvidas por nao acreditar muito neste motor. Ele tem um arranque fixe? sente-se a potencia??
A bike é muito bonita sim senhor :D


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Viva,

A ideia era enquadrar a fly em termos de velocidade.

Sem inclinação, com o meu peso que é +- 80Kg, atinge-se uma velocidade máxima de 25 - 27 Km/h. Este valor é muito próximo do máximo que o motor dá nesta bicicleta, que é de cerca de 30Km/h.

Em termos estruturais como é uma bicicleta dobrável, com rodas de 20', a partir dos 35Km/h torna-se num veiculo instável e perigoso. Por isso é que indiquei esta velocidade como o limite "fisico". É claro que dá mais, basicamente quanto maior for a descida maior é a velocidade... : )
Nota que também é difícil pedalar para além disso sem te saltarem os sapatos...

A regeneração aqui tem um papel interesante, em descidas prolongadas (por ex. para quem conhecer na descida do penedo da saudade) o atrito provocado pela regeneração estabiliza a bike a uma velocidade de 35Km/h.


Em termos de força parece-me bem, até levanta a roda da frente quando arranco nos semáforos. Vence as subidas sem pedalar, mas a velocidade baixa mais bastante como era de esperar.

Em termos de fiabilidade o motor parece ser bom, já apanhou muita chuva (e eu também) e nunca deu nenhum sinal de problemas.

Tens algum feedback negativo do motor? Na altura do que pesquisei as opiniões pareceram-me bastante positivas e vai de certa forma de encontro ao que tenho observado.

Cmps
APR


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Fidel »

Boas,
Ok, ja percebi isso das velocidades :D
Eu nao tenho feedback negativo, apesar de ter visto uma "votação" num site inter, para o pessoal votar se era um motor de confiança ou nao, e o nao ganhou por muito.
Mas o que eu queria dizer com o "nao acreditar muito neste motor" era mesmo por me custar a perceber que ele tenha assim tanta potencia e tao boa performance sem desmultiplicação de força, como tem a minha.
Mas deve estar para breve que vou testar um motor destes, mas a seria ;)


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Ora é tempo de atualizar o DB com mais alguns problemas e descobertas

Os problemas que coloco quase que não mereciam referência, porém a resolução deles não foi óbvia, e nos dois casos tive que mandar um mail à loja que me a vendeu para me ajudarem. A net só serviu para ficar a pensar que tinha problemas graves no motor.



Sintoma: Bicicleta deixa de ter potência - vel máxima 10Km/h
Problema: Acelerador avariado - Sensor de hall saiu do sitio.
Resolução: Consegui recuperar com um pouco de cola e paciência. A loja enviou-me um novo para substituir - gajos porreiros, a determinada altura até me sugeriram enviar um controlador interno do motor para ver se resolvia.


Sensor de hall fora do sitio
Imagem

Sensor de hall no lugar
Imagem




Sintoma: Motor desliga aleatoriamente mas as luzes ficam ligadas, o regen funciona, etc - Esta foi lixada de perceber só quando fiz um video a exemplificar o problema é que dei com o gato.
Problema: contactos da bateria com folga
Resolução: Abrir bateria, e reacondicionar os contactos

Neste caso o problema é que a bateria desligava-se mas o controlador permanecia ligado alimentado pela energia gerada pela roda em movimento...

Contactos gastos:
Imagem


O que é isto?
Imagem

Pois é , aqui é que a coisa começou a correr mal... IMR não é bateria de LiFePO4, é de LiMnO2. A diferença é que as cerca de 2000 cargas passaram a ser cerca de 800.... reclamei com eles este erro, mas não é fácil fazer vingar os nossos direitos de consumidor em compras fora do país, e com a bateria já fora da garantia. Fiquei lixado, mas reconheço que o lapso não foi propositado. Todas as baterias tipo "frog" o mais certo é terem destas células e nada de LiFePO4. Por outro lado, apesar da duração mais curta são células autênticas da MNKE com 4000mAh e em combinação 10S3P (três conjuntos em paralelo de 10 células em série) o que prefaz 36V 12Ah.


Isto foi a gota da àgua... já não basta andar a 25Km/h e agora a bateria nem sequer é a anunciada...?

E vem praqui o Fidel fazer burnouts na relva e andar a 70Km/h? não pode ser... : )

Bem, deixei-me levar pela loucura, aguardem pelo próximo post...


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Fidel »

Ei la... entao?? nao me digas que vais comprar umas A123?? ou motor novo??
Eu tambem ja ando a poupar para umas novidades :P

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por serges »

Aproveita umas que estão no olx... pode ser uma alternativa ...

Sent from my MB526 using Tapatalk 2
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Boas, agora passamos à parte que realmente interessa: Por a fly a voar.... o objetivo é ir aos 50Km/h. Para isso há tantas coisas a alterar que temos que ir por partes. E como é o meu veiculo principal tem que se ir fazendo "upgrades" sem afetar as viagens que faço com ela durante a semana.

Dotei a minha Fly de um cycle Analyst, ela já merecia à algum tempo, e é sempre altamente ver os consumos em tempo real. É o equivalente a um computador de bordo para um carro. Permite-me para já ver quantos amperes a bateria fornece, quantos amperes-hora gasto em cada viagem e tem a possibilidade de um dia (próximo) ligar o acelerador diretamente ao CA para passar a gerir os limites. Isto quer dizer que posso colocar um limite que quantos amperes posso "puxar" da bateria ou definir limites mínimos de voltagem para um pack de baterias substituindo de certa forma um BMS tradicional.


E porque o que vale a pena são as fotos, eis algumas para não adormecerem:


Como o meu controlador é interno, tem que se colocar um "shunt" em série com a alimentação geral da bateria para o CA poder medir a tensão e a corrente:

Imagem

Imagem


Desse shunt sai um cabo que se liga ao CA, que é instalado no guiador. O CA tem também um medidor de velocidade que se instala como qualquer ciclometro, eis uma foto da instalação provisória:

Imagem


Entretanto já consegui também por luzes e refletores. Para ficar totalmente de acordo com o código da estrada só me faltam os refletores na roda de trás.

Refletores da roda dianteira:
Imagem


Luzes da Fly comandadas a partir do botão original no guiador:
Imagem




O próximo passo são as baterias.... no próximo post


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Para as baterias escolhi o LiPo. São perigosas, mas são baratas e tem uma potência incrivel, por isso tásse bem : )

Pelo que entendi as outras LiFe e afins também não são tão seguras como dizem, mas de facto estas LiPo são uma bomba (em todos os sentidos)

Lista de compras do HobbyKing Holanda:
antes disso como o armazém da HK holanda não tinha nada de jeito mandei vir do ebay um carregador LiPo de 80Watt + um Battery medic.


A primeira vez que pus as baterias a carregar até tremia todo.... li muito sobre o assunto e de facto isto do LiPo é um assunto sério...

Imagem

Na foto podem ver a minha fonte de alimentação transformada de um PC antigo que não foi para o lixo por milagre e agora dá até 18A@12V
Os battery medic para medir as voltagens e balancear os dão resultados diferentes entre si. no forum do endless sphere existe um tópico sobre quais é que são os bons e os maus. Os que tenho aparentemente são os dois cópia de baixa qualidade. O carregador é lento, para carregar os 4 packs demorei 2 dias por causa de ter que estar a supervisionar a carga.

Por agora em termos de processo de carregamento isto assim não é vida. Estou de olho num carregador a sério (400W) + uma placa para fazer carregamento em paralelo. Só precisa de ficar em stock na HK da Holanda.


Bem, com 4 packs de 22,2V 5Ah vou nesta primeira fase fazer uma bateria de 44,4V 10Ah, (12S2P) e quando tiver tempo ($) para a fase seguinte ponho-as todas em série (24S1P) para obter 88,8V 5Ah (são 100V com as baterias carregadas!)

Ontem e hoje estive a tratar das ligações redundantes para experimentar a bicicleta a 50V. É muito dificil trabalhar com fio de 6mm, e os conetores estão uma desgraça.

Bem, depois de ter derretido solda que nem um animal já tenho forma de ligar as duas baterias, a original ou a nova.

Imagem

Imagem

Fui dar uma volta e.... 32Km/h!!!!!!! com 50V e a velocidade máxima subiu de 25Km/h para 32Km/h. Parecia que ia a 200Km/h!!!

Por agora é tudo, os próximos passos são arranjar uma caixa para as baterias LiPo e começar a pensar em trocar o controlador interno do MP2 que é agora o ponto fraco que não me deixa andar mais depressa (limite são 60V pico). Um dos controladores do Sr. Lyen são provavelmente a escolha acertada. O motor, esse fica! é a única coisa que não necessita de ser mudada.


Cmps
APR

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por MRider »

Ta a ficar porreiro.

Onde compraste o.cycle analist?

Mede até quantos volt e amps ?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Jorge Rocha »

Estou a gostar! Bom trabalho e diversão!
Tudo por um mundo mais limpo!


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Fidel »

Boas, tambem tenho um CA, mandei vir pelo Lyen, ficava mais barato que pelo fabricante.
Os controladores do Lyen ja tem o RShunt, é so definir no CA o valor da resistencia.
Onde compras-te o teu CA? foi ca na Europa?? vi algumas lojas que tem o CA a venda ca na Europa, mas ficavam mais caras.
Sem duvida que tens de comprar um controlador externo, nao acredito que o interno te va durar muito mais tempo.
Quanto as baterias, foste logo para as melhores do tipo lipo (ou das melhores) mas mesmo assim nao sei se compensa, o tempo de vida nao é grande coisa...
Eu quero fazer um pack de lipo, mas so para o modo Street racing, ou "monte" racing :P
Se precisares de ajuda, apita... eu ja vou conhecendo um bocado do que é controladores Lyen, e altas potencias :D
Ja agora, no outro dia fui dar uma volta com um primo meu, ele tambem tem uma electrica alterada por mim, e a dele partiu a corrente, por isso teve de vir a reboque da minha, e sabem qual foi a velocidade maxima que demos?? 49Km/h hehehehehheheh isto sim é potencia... as nossas bikes deram quase 50 a puxar uns 240Kg +-, puxadas so pela minha bike.
Eu so digo isto so para te picar, quero ver mais pessoal com projetos destes... isto de ser um dos unicos (ou mesmo o unico) com estas potencias nao ta com nada :P


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Viva,

Antes de mais obrigado pelo interesse.

O CA comprei na única loja europeia que o vi, na crystalyte europe.

O material da HK não foi escolhido a dedo, foi escolhido conjugando com o que havia em stock na altura, estas nano-tech tem excelente reputação, mas se houvesse zippy na altura eram essas que marchavam. Agora estou de volta dos conetores e a fazer "patches" de configurações série e paralelo. Está a ir tudo corrido a cabo de 4mm e 6mm com conetores tipo "bullet" com as fêmeas isoladas nos packs LiPo.

Imagem



Há pouco andei a tentar programar o meu controlador para ver se conseguia sacar mais alguma potência dele, mas estou mesmo tudo no máximo, a folga de 10V dá para ter alguma garantia que não o vou avariar entretanto.

Fidel, tens experiência em controladores, já ponderaste por exemplo comprar um infineon e fazer as alterações à mão? Encontrei muito documentação detalhada sobre estes controladores, mas não os vejo à venda com as referências certas em lado nenhum.

Obrigado!


APR


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Fidel »

Para conseguires puxar mais um bocado pelo teu controlador, podes tentar isto: normalmente os controladores tem um shunt que é isso que define a amperagem maxima, se passares um bocado de solda por ai, reduzes a resistencia aumentando a amperagam.
Nao, ainda nao me quiz aventurar por ai. Mas ate vou investigar mais um bocado isso dos controladores.


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por labutess »

Fidel Escreveu:Para conseguires puxar mais um bocado pelo teu controlador, podes tentar isto: normalmente os controladores tem um shunt que é isso que define a amperagem maxima, se passares um bocado de solda por ai, reduzes a resistencia aumentando a amperagam.
Nao, ainda nao me quiz aventurar por ai. Mas ate vou investigar mais um bocado isso dos controladores.

Eu já fiz isso ao meu e resultou mt bem :D fiquei com mais arranque e força nas subidas,mesmo depois
de andar 20 km ainda faz bem as subidas inclinadas(curtas)
passei do controlador de 9 para 30 amperes,apenas com essa alteração


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

pois... aumentar o shunt é uma possiblidade, mas não sei até que ponto compromete o já de si fraco controlador interno. Em todo o caso aumentava apenas o binário e não a velocidade. Para aumentar a velocidade necessitava de trocar os condensadores e provavelmente os FET's. para aguentarem com mais volts. Do que tive a pesquisar pela net não vale a pena o esforço, houve quem colocasse dois controladores, houve quem duplicasse os FET's mas é muito mais complicado que extender as 3 fases e os halls para fora pelo eixo e ligar tudo a um controlador a sério. Pelo menos penso eu de quê.... Já tenho dia marcado para abrir o motor, é quando acabar oficilamente a garantia que é daqui a pouco menos de 1 mês.


Obrigado pelos comentários e sugestões!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por MRider »

Como o tempo passa rápido . :-)
Live long and prosper!


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Fidel »

Sem duvida alguma que é preferivel ter um controlador externo... aumentar a amperagem tambem aumenta o topspeed, nao é a mesma coisa que aumentar a voltagem, mas tambem aumenta o speed.

Avatar do Utilizador

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por Nunio »

Boas.

Há uma coisa que não percebi.
As baterias originais "acabaram", ou compraste outras só para ter mais velocidade?

cump.
Nunio


Autor do tópico
apr
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 251
Registado: domingo jul 29, 2012 10:40 am

Re: O meu VE - ebike FLY-600

Mensagem por apr »

Não, o pack de 36V continua a funcionar e é o pack principal. Ando de volta de um sistema de encaixe na bicicleta parecido para as baterias novas, mas não estou a ver nada de jeito, os blocos de LiPo não "encaixam" nas racks convencionais de baterias que se vendem por aí. Vou ter que inventar e é capaz de não ficar um sistema tão "limpo" com o que tenho agora.

Entretanto o controlador já vem a caminho. É um Lyen 12 FET 4110 Mark II.

cmps
APR

Responder

Voltar para “e-bike”