A minha bike electrica - 1000W 48V

Local ideal para diário de bordo das bicicletas com motor auxiliar eléctrico
Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: A minha bike electrica - 1000W 48V

Mensagem por mix »

paixão Escreveu: já agora, que conselhos me dão para um uso eficaz e duradouro?
acelerações suaves e quanto menos descarregares as baterias melhor, ou seja sempre que encontres uma fixa, carrega!
bons km.

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am
Localização: Reguengos de Monsaraz

Re: A minha bike electrica - 1000W 48V

Mensagem por Paixão »

mix Escreveu:
paixão Escreveu: já agora, que conselhos me dão para um uso eficaz e duradouro?
acelerações suaves e quanto menos descarregares as baterias melhor, ou seja sempre que encontres uma fixa, carrega!
bons km.

[[]]

ok, obrigado pela dica! por acaso tinham-me dito o contrário...carregar a bateria só quando estiver com pouca carga


giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: A minha bike electrica - 1000W 48V

Mensagem por giles »

viva e parabens pelo sistema.
a bicicleta , mesmo sendo "do mais básico", pelo que tenho lido, é a solução mais segura, uma vez que tens uma forqueta em aço. convem ter muito cuidado com a aperto da roda devido ao efeito anti-torque provocado pelo motor, especialmente em arranques fortes. o efeito é mais notório com motores relativamente potentes, como é o teu caso. mesmo a 25km/h, dizem, eu nunca experimentei, que não tem piada nenhuma quando a roda sai da forqueta , por isso, muita atenção á segurança e capacete obrigatório. tambem deves ter noção que 1000w é para uso "off-road".
cumprimentos.


Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am
Localização: Reguengos de Monsaraz

Re: A minha bike electrica - 1000W 48V

Mensagem por Paixão »

estou a pensar dar ainda mais utilidade à minha e-bike. inicialmente pensei em adaptar uma cadeirinha para passear o meu filhote e até servir para transporta-lo para a escola. mas como vou ser pai novamente, comecei a procurar outra solução para levar os 2 comigo. ainda não sei bem, mas em principio vou comprar um daqueles atrelados que permitem o transporte de 2 crianças, adaptados à bike. vou pesquisar sobre isso...

em relação ao comentário do amigo giles, sobre os 1000w... eu sei que só é permitido por lei 250w

Avatar do Utilizador

Zerocool
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 147
Registado: quinta jul 06, 2006 2:21 am
Localização: Coimbra

Re: A minha bike electrica - 1000W 48V

Mensagem por Zerocool »

isso é uma boa ideia, e basta comprar esses atrelados que já trazem tudo para montar.

eu também vou fazer uma coisa idêntica a chopper, como ela tem estado parada sem uso, vou colocar atrás um suporte com um engate, que por sua vez se vai ligar a um atrelado para levar carga(la vai ela queimar amp's a força toda).

o giles falou num ponto muito importante, que se tem que ter em conta quando se monta o motor a frente, o braço anti-torque. esses motores montados a frente tem tendência a "fugir", e o "braço" que se costuma colocar evita que isso aconteça.

giles esquece os 250w, ninguém te pergunta nada, desde que uses capacete não te dizem nada. não sei se tens alguma bike eléctrica, se tiveres, sabes bem que quanto mais potencia melhor.
Diario de bordo da Chopper
E-Chopper(White): :badgrin:
Motor: Hub 1,2KW c\ DELTA/WYE
Controller by e-crazyman
Twist Grip by Crystalyte
Battery by A123(26650A) and SONY KONION(US18650V)


Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am
Localização: Reguengos de Monsaraz

Re: A minha bike electrica - 1000W 48V

Mensagem por Paixão »

então vamos lá actualizar dados!

fiz 35 kms sem pedalar e ontem recarreguei novamente, pois no regresso a casa já tive de pedalar os ultimos metros... ou seja, a 1ª carga deu-me para mais de uma semana.

hoje também tive um problemita com a roda, mas foi com a traseira... não precebi porquê, mas ficou a roçar. resolvi facilmente, alarguei as porcas, dei uma pancadinha e voltou ao lugar... de resto, tudo impecavel!

estou a pensar colocar um interruptor para evitar estar sempre e ligar e desligar a ficha da bateria. cada vez que ligo a ficha faz sempre um pouco de faisca e a ficha até já está a ficar preta. talvez um interruptor seja uma boa ideia...

em relação ao atrelado para os putos, ando a sondar o mercado


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: A minha bike electrica - 1000W 48V

Mensagem por Ferra »

a roda ficar a roçar deve-se ao binario do motor. como não estava bem fixa deu-se o escorregamento. se continuar a acontecer tem de pensar numa melhor forma de a fixar...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


giles
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 209
Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm

Re: A minha bike electrica - 1000W 48V

Mensagem por giles »

giles esquece os 250w, ninguém te pergunta nada, desde que uses capacete não te dizem nada. não sei se tens alguma bike eléctrica, se tiveres, sabes bem que quanto mais potencia melhor.
sim, eu tenho. quanto mais potência melhor, isso depende do ponto de vista. apenas é melhor porque tem mais força, de resto representa soluções mais dispendiosas em tudo, tanto a nível de baterias, controlador e motor. a nível de segurança tambem se pode tornar perigoso. é que uma bicicleta não tem a mesma estrutura de uma mota e a nível de comportamento tambem não é a mesma coisa. 25km/h numa bicicleta é uma velocidade confortável. 50km/h está próximo do que se pode chamar "estonteante". se há qualquer coisa, por muito bons que sejam os travões, não consegues parar aquilo.
para ligar as baterias usa um interruptor de ignição.
quanto ao teu novo rebento, deixa-o crescer primeiro e depois compras o atrelado. vais chegar á conclusão que quando o mais novo puder andar de atrelado, o mais velho já anda de bicicleta ao teu lado, ou seja, não vais precisar do atrelado.

Avatar do Utilizador

daikoni
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 131
Registado: quinta mai 21, 2009 11:59 pm

Re: A minha bike electrica - 1000W 48V

Mensagem por daikoni »

parabéns pela bike eléctrica!

quanto ao tipo de descarregamentos que deves de fazer depende, se as baterias forem de lítio, que é o teu caso, deves de evitar que sejam completamente descarregadas. as baterias de lítio gostam de andar carregadas.

o ideal é evitares que não desça muito de 20-30% da carga.

cumprimentos
Quero uma Predator GTI 60ah!

Website: http://www.daikoni.com


Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am
Localização: Reguengos de Monsaraz

Re: A minha bike electrica - 1000W 48V

Mensagem por Paixão »

a minha e-bike está para venda. pois é, há coisas que não conseguimos prever e esta foi uma delas. o meu local de trabalho vai deixar de ser a 2 kms de casa e passa a ser a cerca de 70!!!! a e-bike deixa de ser util para usar no dia-a-dia...

mas como estou fascinado por este "mundo electrico", logo que consiga vender a bike estou a pensar continuar a usar um veiculo electrico para as minhas deslocações. tem é de ter autonomia para pelo menos 70 kms. vou já começar a estudar hipoteses

ah!! e se alguem quiser ou souber de alguem que esteja interessado numa e-bike digam qualquer coisa. levam a bike com o kit já instalado! fez até à data apenas 35 kms


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: A minha bike electrica - 1000W 48V

Mensagem por O_volt »

paixão Escreveu:a minha e-bike está para venda. pois é, há coisas que não conseguimos prever e esta foi uma delas. o meu local de trabalho vai deixar de ser a 2 kms de casa e passa a ser a cerca de 70!!!! a e-bike deixa de ser util para usar no dia-a-dia...

mas como estou fascinado por este "mundo electrico", logo que consiga vender a bike estou a pensar continuar a usar um veiculo electrico para as minhas deslocações. tem é de ter autonomia para pelo menos 70 kms. vou já começar a estudar hipoteses

ah!! e se alguem quiser ou souber de alguem que esteja interessado numa e-bike digam qualquer coisa. levam a bike com o kit já instalado! fez até à data apenas 35 kms

tens que pôr isso no mercado livre, com fotos, pode ser mesmo que alguem a queira!
abre lá um tópico!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Avatar do Utilizador

daikoni
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 131
Registado: quinta mai 21, 2009 11:59 pm

Re: A minha bike electrica - 1000W 48V

Mensagem por daikoni »

então podes pensar numa scooter eléctrica por exemplo.

a que tenho preferência é a predator gti 60ah (o meu percurso também é cerca de 70km).

ainda não a tenho, mas tenciono comprar logo que possível!

vê aí pelo forum/diários de bordo por mais informação.

abração.
Quero uma Predator GTI 60ah!

Website: http://www.daikoni.com


Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am
Localização: Reguengos de Monsaraz

Re: A minha bike electrica - 1000W 48V

Mensagem por Paixão »

pronto, já coloquei o anuncio: http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 67#p125667

agora é esperar que apareçam interessados e começar a investigar qual a scooter ideal para comprar a seguir


Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am
Localização: Reguengos de Monsaraz

Re: A minha bike electrica - 1000W 48V

Mensagem por Paixão »

olá pessoal. preciso da vossa ajuda. como não percebo quase nada de electronica (pouco mais que zero) prefiro perguntar a quem sabe do que inventar e fazer "porcaria".

a semana passada tive um tempinho livre e ia dar uma volta na e-bike. acontece que mal sai de casa ouvi um pequeno ruido no motor que durou uns segundos e de seguida perdeu força...continua a funcionar mas perdeu potencia.

contactei o fornecedor e pela minha descrição disse-me que precisava substituir os sensores hall. já os tenho em casa, foram impecaveis e enviaram rapidamente a custo zero! também me enviaram via e'mail fotos de como abrir o motor e trocar os sensores. mas mesmo assim queria ver aqui algumas dicas vossas para que faça as coisas como deve ser e o amigo sergio ferraz leve o veiculo no domingo a funcionar na perfeição

agradecia a quem tiver paciencia que me explique como se eu fosse muito, muito, muito burro ficam as fotos que me enviaram:
Anexos
Hall Sensor-2.jpg
Hall Sensor-2.jpg (98.77 KiB) Visto 9429 vezes
Hall Sensor-1.jpg
Hall Sensor-1.jpg (64.48 KiB) Visto 9429 vezes

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: A minha bike electrica - 1000W 48V

Mensagem por jmal »

os sensores de efeito de hall, são essas 3 peças pretas, com 3 terminais cada uma, são esses que precisas de substituir, tens de os desoldar, retirar, colocar os novos e soldar, na mesma posição.

mas acho estranho essa avaria, os sensores não têm nada a ver com a força do motor, se o motor faz sim um barulho diferente e incerto além do normal, sim pode ser, mas não creio que isso se resolva por ai, de qualquer maneira já que os tens troca e experimenta, também é simples testar se os sensores estão bons, se tiveres um voltímetro posso te dar as indicações.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am
Localização: Reguengos de Monsaraz

Re: A minha bike electrica - 1000W 48V

Mensagem por Paixão »

pronto, já à partida não posso resolver isto sozinho. não tenho como soldar nem nunca fiz tal coisa!!!

vou ter de avisar o sergio...

obrigado jmal!


O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3741
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
Localização: Leiria, Associado n.º74

Re: A minha bike electrica - 1000W 48V

Mensagem por O_volt »

a pessoa que te poderia dar uma ajuda é o tavares, pois ele é de portalegre e já fez a scooter dele sozinho, uma produção caseira!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+


Autor do tópico
Paixão
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 87
Registado: segunda nov 30, 2009 11:50 am
Localização: Reguengos de Monsaraz

Re: A minha bike electrica - 1000W 48V

Mensagem por Paixão »

o_volt Escreveu:a pessoa que te poderia dar uma ajuda é o tavares, pois ele é de portalegre e já fez a scooter dele sozinho, uma produção caseira!
o alentejo é muito grande...daqui a portalegre são cento e poucos kms! vou ver se consigo encontrar alguem por aqui que me dê uma ajudinha.

obrigado pessoal!


Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2097
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Re: A minha bike electrica - 1000W 48V

Mensagem por Seal »

pelo que leio, a intervenção é bastante simples, qualquer electricista poderá fazer-te isso.
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: A minha bike electrica - 1000W 48V

Mensagem por sergio ferraz »

paixao,vou ai buscar-la no domingo
se puderes ir a um electricista auto ou a uma loja de reparaçao de televisoes ou computadores seria optimo
se a avaria se mantiver tento resolver por cá
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Responder

Voltar para “e-bike”