Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 952
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Localização: Costa de Caparica
Contacto:

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por zointz »

jmal Escreveu:
zointz Escreveu:À pois, o record continua teu... o homem que mais rebenta tomadas ;)

Já agora não queres dar pormenores desse computador de bordo,fiquei curioso como fazes-te isso.
Mais atrás neste diário podes encontrar essa informação, quanto à parte do controlo de potência por velocidade é isso mesmo, o cb que é também o bms do pack de baterias da mota, este controla directamente a potência do motor, controla também a velocidade através do mesmo, é programado directamente pela interface, tem a possibilidade de limitar a potência da mota, por exemplo uso quando empresto-a a alguém com menos experiência para não apanhar sustos. E pode também ser programado para outros fins, que é o de seleccionar-nos várias potências para velocidades diferentes, posso ter por exemplo arranques suaves e a partir de uma certa velocidade (totalmente programada) a mota disponibilizada pelo motor aumentar, o que acontece é algo interessante que gosto muito, que quanto maior for a velocidade mais potência ela tem, também posso fazer o inverso, que é programar vários patamares de velocidade para determinadas potências, quando vou a subir ela aumenta a potência para não perder velocidade e em plano ou a descer reduz conforme aumenta a velocidade. Nesta função não preciso de me preocupar em manter o acelerador para manter a velocidade, meto o acelerador a fundo e ela faz o resto, claro que continuamos sempre a ter controle sobre o acelerador. Desta maneira consigo fazer grandes autonomias e obter grandes médias como têm visto pelos relatos.
Tem ainda uma função que não utilizo porque precisa de ser ajustada, que é introduzirmos os kms que queremos fazer e ele calcular a potência e velocidade máximos para a viagem de maneira a utilizar a energia disponivel para fazer o percurso em menor tempo, mas claro que isto não é muito certo porque o cb não calcula todos os factores que influem no consumo de energia num percurso (percurso plano ou acidentado, peso total do veiculo, condições climatéricas, etc). Mas contudo a outra função que utilizo nunca me deixou mal e cheguei sempre com carga ao destino, ontem quando cheguei a casa tinha apenas um traço verde dos 17 verdes disponíveis, depois tem mais 3 mas vermelhos, esses são de recurso e nessa altura a mota não passa dos 45 kmh. Nos últimos 10 kms desliguei esta função e fiz a fundo gastando 2 traços nestes mesmos kms e ficando com o ultimo verde.

Imagem

PS: Esta imagem é uma já postada à algum tempo, os valores que mostra não têm nada a ver com a viagem que fiz recentemente.

Isso é mesmo porreiro, ainda não tive tempo para ver no teu DB, mas irei lá dar uma vista de olhos para ficar ainda com mais inveja. ;)
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

Bom, tenho tido alguma poupança com o pneu detrás e como ainda não recebi a chamada do homem dos pneus a confirmar que o novo já chegou, tenho andado sempre a gastar sem qualquer cuidado, até que hoje vi isto:
Imagem 234.jpg
Imagem 234.jpg (104.22 KiB) Visto 5585 vezes
Penso que chegou mesmo ao fim, vou ver se na segunda feira já o mudo, este pneu foi trocado um pouco antes dos 13.000, tenho agora 20.000, portanto fez 7.000, das quais cerca de 2.000 foram feitos a potências mais moderadas, viagem a Faro, Lisboa, e Coimbra.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por hmma »

Pneus a cada 7000 kms começa a ficar carote $-|
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por Volt »

Já vi pior. :-D. Mas sim, está mais que na altura de trocar... :-).

Se quiseres poupar, podes experimentar os city, mas não aderem ao alcatrão tão bem como os pilot sport...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

Volt Escreveu:Já vi pior. :-D. Mas sim, está mais que na altura de trocar... :-).

Se quiseres poupar, podes experimentar os city, mas não aderem ao alcatrão tão bem como os pilot sport...
Eu prefiro gastar um pouco mais e ter melhor agarrar à estrada, estes são muito bons apesar de durarem menos claro.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

Pegando na ideia do ICEM4N, descobri aqui um gps velho que grava tracks, um Garmin GPS 60, depois descarreguei para o pc e importei no google earth e não é que funciona, para um pequeno teste não está mal e assim dá para ver porque os pneus duram pouco, e descobri também que dá tanto a subir com a descer :lol: :lol: :lol:, não deu mais velocidade por este percurso tem algumas curvas, e foi feito para um lado e para o outro, tem apenas 4.5kms, mas reparem bem nas curvas de aceleração e travagem.

No google earth aparece a inclinação, e neste caso chega aos 12.3 %.
gps.JPG
gps.JPG (95.04 KiB) Visto 5484 vezes
gps1.JPG
gps1.JPG (95.6 KiB) Visto 5484 vezes
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por hmma »

Velocidade média = 18.6 =D
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

hmma Escreveu:Velocidade média = 18.6 =D
Pois, porque ele ficou a gravar dentro da mala da mota, repara que foram 14 minutos, mas o percurso durou 4 minutos.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

Já tenho pneu novo, novamente um michelin pilot sport sc 130-70/12, como estava habituado ao 140-70/12, parece que tem um pneu de bicicleta :( .


EDIT: esqueci-me do preço, ficou em 45 € já com montagem na jante, ou seja, levei o motor/jante à recauchutagem.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

Novidade: Bi-Xenon de 35 w 6000k, BRUTALLLLLLLLLLLLLLLLLLL.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Edu_Rod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 634
Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
Localização: Ovar

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por Edu_Rod »

jmal Escreveu:Novidade: Bi-Xenon de 35 w 6000k, BRUTALLLLLLLLLLLLLLLLLLL.

:D
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi

BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE

Avatar do Utilizador

hmma
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 700
Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
Localização: Feijó, Almada, Lisboa

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por hmma »

Agora passas a ver a vida com outros olhos :D

Mudaste alguma coisa nas óticas ou tomaste alguma precaução relativamente ao aquecimento?

Conta mais detalhes, sff...
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Imagem Mobilidade Sustentável

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

hmma Escreveu:Agora passas a ver a vida com outros olhos :D

Mudaste alguma coisa nas óticas ou tomaste alguma precaução relativamente ao aquecimento?

Conta mais detalhes, sff...

Com certeza :D.

Mandei vir este http://www.ebay.co.uk/itm/110797376843? ... 1497.l2649, ficou em 19.95 euros, mas levou um mês a chegar.

Como dizia lá que dava para vários tipos de suporte não tive problemas em comprar, como sabem o suporte da evo é um pouco diferente das demais motas eléctricas, contudo nunca tive problemas em arranjar lâmpadas de filamento para ela.

Já tive 2 de 45 - 50 w, e na viagem a Faro no ano passado, aqueceram tanto que deformaram um pouco o espelho, mas não se nota quase nada, e também fizeram com que rebentasse com o dc-dc, em Faro com um ferro de soldar e uma fonte de pc velha consegui desenrascar a coisa e por precaução desliguei uma das lâmpadas. Agora tenho mais luz que com as 2 de 45-50w.

Antes de iniciar qualquer instalação fiz um teste à luz com uma bateria de 12v, e medi os consumos, não consegui medir o pico do arranque, mas em continuo ele consome 4.45 amperes a 11.8 volts, ora isto são 52,5 W, um pouco diferente dos 35 w que falam de consumo, mantive a lampada de filamento de 35-40 w do lado esquerdo, mas vou andar de olho no dc-dc para ver se não aquece.

Iniciei a instalação e reparei que a lâmpada xenon tem o casquilo parecido com as outras, mas o diâmetro do encaixe é um pouco superior, ou seja, não consegui encaixar a lâmpada xenon no suporte, esta tem cerca de 1 mm a mais que o suporte, foi então que decidi com uma lixa tirar um pouco de material do suporte, e voilá, encaixou. Liguei fios de alimentação, e os outros 2 para fazer máximos e médios, arrumei e fixei tudo e entretanto era de noite, PERFEITO. :D

Comecei com duvidas se o xenon iria arrancar com tudo ligado, ou seja, com o interruptor das luzes em on e ligar a chave, até agora não se negou sabendo que tem ainda a lampada normal a trabalhar e não notei ainda nenhum aquecimento no dc-dc que seja considerado anormal.

A diferença é abismal, dá muito mais luz que aquelas que tinha de 45-50 w, a dúvida agora é verificar se o dc-dc aguenta, também este tá kitado :twisted: , e se o calor da lâmpada xenon não vai derreter ou deformar o espelho e a óptica. Se tudo trabalhar bem tou tentado a instalar outro xenon do outro lado.

Cumps
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por marcopns »

Posso-te dizer que testei um kit, do mesmo preço mas de outra marca também de 35W, no primeiro minuto o consumo foi entre 5 e 6ah, a medida que foi aquecendo desceu e estabilizou um pouco acima dos 3,5Ah, isto a 12,5V

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

marcopns Escreveu:Posso-te dizer que testei um kit, do mesmo preço mas de outra marca também de 35W, no primeiro minuto o consumo foi entre 5 e 6ah, a medida que foi aquecendo desceu e estabilizou um pouco acima dos 3,5Ah, isto a 12,5V
Pois, provavelmente não dei o tempo suficiente para ela aquecer, o pico que falo é mesmo aquele onde ela liga. Provavelmente depois de aquecer baixa.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 837
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por labutess »

jmal Escreveu:Novidade: Bi-Xenon de 35 w 6000k, BRUTALLLLLLLLLLLLLLLLLLL.
Boas Jmal,
Noticias sobre este kit de Xenon,ainda funciona? aconselhas?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por jmal »

labutess Escreveu:
jmal Escreveu:Novidade: Bi-Xenon de 35 w 6000k, BRUTALLLLLLLLLLLLLLLLLLL.
Boas Jmal,
Noticias sobre este kit de Xenon,ainda funciona? aconselhas?

Oi, o xenon continua a funcionar, mas noutra mota, esta agora tá parada há espera de uma reconfiguração, para depois aceitar nova morada.

O xenon passou (um deles) para esta http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 90#p195190
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por rocker_pt »

Cerca de 20€ é barato, mas eu estou com má fé dos xenon. Na minha já fundiu (acho que foi o balastro que avariou) um dos faróis com 6 meses de uso e outro com 12 meses de uso (acho eu, mas só vendo no meu db).
Dão muito boa luz os xenon, mas a descarga no dcdc assusta, e já tenho a otica marcada de baça com o calor que ele emite no espaço fechado.
Se no curto espaço de tempo não conseguir inventar algo com leds dos bons, volto a colocar uma lâmpada de filamento.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Mais 1 cromo com uma scooter eléctrica

Mensagem por Mumia »

eu tenho na Taser e até à data funcionaram as mil maravilhas... de xénon... só tenho bem a dizer...

ai ai n vejo a hora de ter de novo "olhos" de xénon ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”