A minha ZEV...

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

aaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!!!

jah tenho a minha ve de volta! .
custou, mas jah cah estah...

ora... por onde começar?... talvez pelo inicio:

no dia 27-10-2008 (segunda-feira), saio da garagem de casa com a ve completamente carregada e faço-me ao caminho (era dia de trabalho). ao fim de oito ou nove quilometros, os mostradores da ve apagam-se todos e ela desliga-se.

Imagem

chamo o reboque. passado uma hora e tal (com varias chamadas a reclamar com a seguradora), ele chega. explico ao rebocador (tal como li no manual) onde se deve prender a ve. foi um esforço inutil, pois os reboques soh estao preparados para carros e, , as "peças" nao encaixavam. resultado: a ve ficou mal presa e acabou por tombar pelo caminho. o rebocador disse que o patrao pagaria tudo.

a ve ficou na oficina ateh ah quinta-feira seguinte (30-10-2008). o problema foi na centralina (tinha-se queimado devido a um parafuso mal apertado e um consequente curto-circuito). a demora na entrega deveu-se ao facto de a oficina ainda nao ter o software que iria interagir com a ve...

facilmente se percebe, que eu iria estrear a manutençao da vectrix por cah...
azar o meu: a ve veio com um problema no mostrador da carga (mostrava a bateria sempre cheia).

Imagem

como a oficina estava com muito trabalho, soh me conseguiram ver este problema na quinta-feira seguinte (06-11-2008). devolveram-me a ve ao final do dia. estava na mesma!

Imagem

mas o pior, eh que fiquei sem bateria a caminho de casa! o que valeu, foi o pessoal da bomba da total (entre o casal do marco e coina)!

Imagem

na manha seguinte, visto que a oficina estava a abarrotar de trabalho, combinei levar lah (de novo) a ve na segunda-feira (10-11-2008). nao consegui (urgencias no trabalho). ficou para terça (11-11-2008).

andei com a ve do stand ateh ontem (13-11-2008) em que, finalmente, me devolveram a ve arranjada. o problema tinha sido a ordem com que o rapaz da oficina "meteu" os modulos do software...

aaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!!!!!
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

portanto eu tinha razão... foi o processo de inicialização que foi mal feito... tás com azar... e as luzes do aquecimento da bateria já desapareceram? já tens o ultimo software instalado? eu estou à espera que eles façam primeiro as asneiras na deles para não ser o primeiro... infelimente o pessoal dos stands pode ser muito bom com as motas tradicionais e ser muito sério mas deviam-se dedicar um bocadinho mais a perceberem a vectrix...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmal »

e eu também tinha razão, o raio do parafuso fez um curto-circuito.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:portanto eu tinha razão... foi o processo de inicialização que foi mal feito... tás com azar... e as luzes do aquecimento da bateria já desapareceram? já tens o ultimo software instalado? eu estou à espera que eles façam primeiro as asneiras na deles para não ser o primeiro... infelimente o pessoal dos stands pode ser muito bom com as motas tradicionais e ser muito sério mas deviam-se dedicar um bocadinho mais a perceberem a vectrix...
as luzes, nao as voltei a ver .
o software, ainda eh o mesmo. acho que soh prah semana eles irao colocar o novo.
enfim... acho que tambem vou esperar mais um pouco ateh voltar ah oficina...
entretanto, ontem aconteceu-me uma coisa muito estranha: meti a ve a carregar quando ainda tinha cerca de 30% de carga. eram 14 horas. quando voltei, eram 20 horas e ela ainda estava a carregar .
jah te aconteceu isso?

ps: sabes que, desde que a masac iniciou esta promoçao da vectrix, jah se venderam 8 motos? uma eh a minha, outra eh tua .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

jmal Escreveu:e eu também tinha razão, o raio do parafuso fez um curto-circuito.
yah!
parafuso
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:
jmap Escreveu:portanto eu tinha razão... foi o processo de inicialização que foi mal feito... tás com azar... e as luzes do aquecimento da bateria já desapareceram? já tens o ultimo software instalado? eu estou à espera que eles façam primeiro as asneiras na deles para não ser o primeiro... infelimente o pessoal dos stands pode ser muito bom com as motas tradicionais e ser muito sério mas deviam-se dedicar um bocadinho mais a perceberem a vectrix...
as luzes, nao as voltei a ver .
o software, ainda eh o mesmo. acho que soh prah semana eles irao colocar o novo.
enfim... acho que tambem vou esperar mais um pouco ateh voltar ah oficina...
entretanto, ontem aconteceu-me uma coisa muito estranha: meti a ve a carregar quando ainda tinha cerca de 30% de carga. eram 14 horas. quando voltei, eram 20 horas e ela ainda estava a carregar .
jah te aconteceu isso?

ps: sabes que, desde que a masac iniciou esta promoçao da vectrix, jah se venderam 8 motos? uma eh a minha, outra eh tua .
penso que desde o totalmente descarregado até ao máximo nunca apanhei mais de 6 horas, porém agora faz mais frio e isso pode ter influência. quando tiver o outro software até pode ficar mais lento porque (pelo que percebi) ela passa a fazer pausas pelo meio para arrefecer as baterias...
só 8 vectrixes vendidas? há muito pessoal verde mas só se for na boca... é muito pouco mesmo para o nosso país... assim a assistência não vai melhorar muito mais pois não há numeros suficientes que o justifiquem...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmal »

outra hipótese é a ficha 220v onde ligas-te dá pouca corrente, ou alguma ficha com mau contacto. reparas-te se o amperímetro dela estava a indicar a corrente normal.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

jmal Escreveu:outra hipótese é a ficha 220v onde ligas-te dá pouca corrente, ou alguma ficha com mau contacto. reparas-te se o amperímetro dela estava a indicar a corrente normal.
sempre carreguei naquela ficha... amanha vou carregar de novo a ver se acontece o mesmo...
quando começou a carregar, estava a puxar a 11 amperes (normal). quando desliguei, estava a puxar a 3 (normal para bateria quase cheia)...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:penso que desde o totalmente descarregado até ao máximo nunca apanhei mais de 6 horas, porém agora faz mais frio e isso pode ter influência. quando tiver o outro software até pode ficar mais lento porque (pelo que percebi) ela passa a fazer pausas pelo meio para arrefecer as baterias...
só 8 vectrixes vendidas? há muito pessoal verde mas só se for na boca... é muito pouco mesmo para o nosso país... assim a assistência não vai melhorar muito mais pois não há numeros suficientes que o justifiquem...
vamos a ver como vai ser com o novo software... espero que tenham em atençao o factor "desenrascanso"...
e realmente, 8 motos, eh uma ninharia...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:
jmap Escreveu:penso que desde o totalmente descarregado até ao máximo nunca apanhei mais de 6 horas, porém agora faz mais frio e isso pode ter influência. quando tiver o outro software até pode ficar mais lento porque (pelo que percebi) ela passa a fazer pausas pelo meio para arrefecer as baterias...
só 8 vectrixes vendidas? há muito pessoal verde mas só se for na boca... é muito pouco mesmo para o nosso país... assim a assistência não vai melhorar muito mais pois não há numeros suficientes que o justifiquem...
vamos a ver como vai ser com o novo software... espero que tenham em atençao o factor "desenrascanso"...
e realmente, 8 motos, eh uma ninharia...
o procedimento a seguir depois de instalar o novo software deve ser seguido à risca mas depois disso a mota pode-se desligar da tomada a qualquer momento e ir embora...

cmo não sei se te vão dizer as coisas correctamente na oficina, mais vale teres o cuidado de consultar o procedimento aqui:
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 951#p79951

eu cá recomendo prudência pois estamos nas mãos de pessoas com muito pouca experiência com esta tecnologia.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado


Erbium
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 203
Registado: domingo set 09, 2007 7:59 pm
Localização: Margem sul

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Erbium »

volt Escreveu:ps: sabes que, desde que a masac iniciou esta promoçao da vectrix, jah se venderam 8 motos? uma eh a minha, outra eh tua .
já agora qual é a promoção?

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

erbium Escreveu:
volt Escreveu:ps: sabes que, desde que a masac iniciou esta promoçao da vectrix, jah se venderam 8 motos? uma eh a minha, outra eh tua .
já agora qual é a promoção?
não sei se ainda está em vigor mas é/era 8650€ com 5 anos de garantia para as baterias mais um seguro contra todos os riscos por 1 ano.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por RuFuS »

jmap Escreveu:
erbium Escreveu:
volt Escreveu:ps: sabes que, desde que a masac iniciou esta promoçao da vectrix, jah se venderam 8 motos? uma eh a minha, outra eh tua .
já agora qual é a promoção?
não sei se ainda está em vigor mas é/era 8650€ com 5 anos de garantia para as baterias mais um seguro contra todos os riscos por 1 ano.

tenho quase a certeza que ainda está com esse preço...

volt...em que stand compraste a tua? foi na suzuki em algés? suponho que sim dado que tens uma hayabusa...
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:
erbium Escreveu:
volt Escreveu:ps: sabes que, desde que a masac iniciou esta promoçao da vectrix, jah se venderam 8 motos? uma eh a minha, outra eh tua .
já agora qual é a promoção?
não sei se ainda está em vigor mas é/era 8650€ com 5 anos de garantia para as baterias mais um seguro contra todos os riscos por 1 ano.
ora, tive a falar agora com o gil (da masac) e posso confirmar que a promoçao ainda se mantem.
quanto ahs vendas, foram 11. as 8 de que falei, foram as que fizeram seguro de oferta da masac. jah haviam duas vendidas antes da promoçao e houve uma que teve condiçoes especiais (sem seguro).
mesmo assim, sao poucas!
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: A minha ZEV...

Mensagem por serges »

boas, fico feliz que tudo se tenha resolvido!

temos de combinar um café, talvez para o ano, pois o desenvolvimento dos ve em pt depende dos pontos de carga!

ando as turras com alguns mas vamos aguardar pois espero muitas noticias boas dentro em breve!

mas gostava de promover uma reunião para nos conhecer mos, ajudar nos uns aos outros...

abraços e força com a dita!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

serges Escreveu:boas, fico feliz que tudo se tenha resolvido!

temos de combinar um café, talvez para o ano, pois o desenvolvimento dos ve em pt depende dos pontos de carga!

ando as turras com alguns mas vamos aguardar pois espero muitas noticias boas dentro em breve!

mas gostava de promover uma reunião para nos conhecer mos, ajudar nos uns aos outros...

abraços e força com a dita!
yep! era bem pensado.
este fim-de-semana estive a ver o fiat 126 electrico do tozeh. faz furor lah pela quinta. .
temos de combinar um cafehzito. pelo menos eu, tu, o barrocas e o jmap andamos sempre por lisboa...
quanto ah minha zev, nao sei se jah estah tudo resolvido... ela estah a carregar desde as 11 da manha e ainda nao parou (sao quase 17 horas). isto nao eh nada normal... soh se jah tenho o novo software e nem sei... vou ligar prah oficina.

obrigado e 1 abraço.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:
serges Escreveu:boas, fico feliz que tudo se tenha resolvido!

temos de combinar um café, talvez para o ano, pois o desenvolvimento dos ve em pt depende dos pontos de carga!

ando as turras com alguns mas vamos aguardar pois espero muitas noticias boas dentro em breve!

mas gostava de promover uma reunião para nos conhecer mos, ajudar nos uns aos outros...

abraços e força com a dita!
yep! era bem pensado.
este fim-de-semana estive a ver o fiat 126 electrico do tozeh. faz furor lah pela quinta. .
temos de combinar um cafehzito. pelo menos eu, tu, o barrocas e o jmap andamos sempre por lisboa...
quanto ah minha zev, nao sei se jah estah tudo resolvido... ela estah a carregar desde as 11 da manha e ainda nao parou (sao quase 17 horas). isto nao eh nada normal... soh se jah tenho o novo software e nem sei... vou ligar prah oficina.

obrigado e 1 abraço.
não deves ter porque senão era um bronca, uma vez que deve ser aplicado um procedimento rigoroso e na oficina não ta poderiam dar sem te dar as instruções...

já vi outros queixarem-se do mesmo problema...
estou desconfiado que ou é do frio e o seu efeito nas nimh ou as tuas baterias estão a precisar de balanceamento, processo que ainda pouco ainda percebo mas que parece ser o de tentar equilibrar a carga nas células. para isso convém (penso eu) fazer um full recharge, ou seja, gastares a bateria até aparecer o aviso e depois carregá-la totalmente de forma a que as células fiquem com carga equilibrada.
mas o jmal sabe mais disto que eu, vou-lhe pedir para dar uma opinião...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu: não deves ter porque senão era um bronca, uma vez que deve ser aplicado um procedimento rigoroso e na oficina não ta poderiam dar sem te dar as instruções...

já vi outros queixarem-se do mesmo problema...
estou desconfiado que ou é do frio e o seu efeito nas nimh ou as tuas baterias estão a precisar de balanceamento, processo que ainda pouco ainda percebo mas que parece ser o de tentar equilibrar a carga nas células. para isso convém (penso eu) fazer um full recharge, ou seja, gastares a bateria até aparecer o aviso e depois carregá-la totalmente de forma a que as células fiquem com carga equilibrada.
mas o jmal sabe mais disto que eu, vou-lhe pedir para dar uma opinião...
obrigado... os tipos da oficina andam mesmo aos papeis.
sugeriram-me agora meter o novo software a ver se o problema se corrige... acho que, primeiro, vou mas eh gastar a bateria toda quando chegar "perto" de casa.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmal »

oi, o processo de balanceamento é feito durante a carga e não tem muita influência no tempo de carga, penso que em tempo não demore mais do que 10 - 20 % do tempo total de carga normal.

para isso acontecer pode estar a acontecer vários problemas;

- o software está a controlar mal a carga

- o carregador não está a dar corrente suficiente para carregar, mas como ele é embutido na mota e o próprio software é que controla, este ponto está relacionado com o primeiro. mesmo assim podes analisar pela indicação do amperímetro se continua sempre nos 3 amperes, se a bateria carrega, então para onde estão a ir esses amperes.

- o software está sempre no processo de manutenção da bateria.
- a bateria está danificada e não carrega, caso seja isto, também notas na autonomia.


acho que o problema está na calibração/inicialização do controlador em relação com a bateria, já que foi o que aconteceu antes. cuidado com essa carga demorada, o controlador pode estar a medir mal o estado da bateria e estar a provocar uma sobrecarga, o que vai diminuir drasticamente a vida dela.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:oi, o processo de balanceamento é feito durante a carga e não tem muita influência no tempo de carga, penso que em tempo não demore mais do que 10 - 20 % do tempo total de carga normal.(...)
quanto me referia ao balanceamento, não estava a referir que estava a ser feito mas sim que precisava de um...

quanto a essa leitura que fazes, também pode ser ultrapassado pelo full recharge, para o controlador avaliar os extremos... com o novo software, isso é requerido.

se for algum problema com as baterias, tem calma pois têm 5 anos de garantia
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”