A minha ZEV...

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:
rufus Escreveu:mas tronco e cabeça apanha sempre um bocado, certo?
eu uso equipamento impermeavel que faz com que chegue sempre sequinho. a grande vantagem (da ve em relaçao ah busa), eh a zona dos sapatos... .
um impermeavel daqueles do lidl eh mais que suficiente. no entanto, um casaco "motard", eh muito melhor... tem protecçoes nos cotovelos e ombros para que nao se partam em qualquer queda...
eu comprei blusão e calças de "motard" no lidl e estou muito contente. se for assim nem me molho. mas falava de ir vestido normalmente, ela até protege um bocado desde que não chova muito. na minha "virago" molhava-me todo...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

ZEV
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 236
Registado: quinta jun 26, 2008 12:25 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por ZEV »

existem também para scooters uma coisa chamada "cobre-pernas" (tucano urbano termoscud, etc) q são uma espécie de "saias" presas pela frente da scooter e que cobrem (e aquecem) as pernas, "fechando" o centro da moto - e deixam espaço para tirar os pés, obviamente, qd a moto está parada.

não sei se existem para a vectrix, mas é uma questão de procurar.



espero q o teu problema já esteja resolvido!

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

volt Escreveu: pois... eu nao tenho a certeza se serah jah o novo software... mas se for o antigo, qual a razao na demora da entrega?
enfim... a ver vamos. amanha ligarei para o concessionario outra vez.
já sabes alguma coisa? na masac disseram-me que a vectrix ainda não começou a distribuir o novo software e que tal só acontecerá na próxima semana, logo o teu concessionário devia-te dar a moto porque até se pode atrasar e isso instala-se em qualquer altura...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

vivas.
estive aqui muito ocupado com trabalho e nao consegui dar as novidades mais cedo...
ontem, ao fim da tarde, ligaram-me da oficina a dizer que a mota estava pronta a andar. um amigo e colega aqui do trabalho (que se vai apresentar no forum este fds) deu-me boleia ateh ah oficina e, quando chegamos, reparei que a carenagem ainda estava na mesma (partida pelo rebocador)... mas, pelo menos, jah dah para andar a edp e nao a galp ...
peguei na mota e pus-me ao caminho. notei que o mostrador da carga nao desceu. eu costumo gastar meio "deposito" ateh casa! algo estava mal. pus a moto ah carga, como faço normalmente... começou a carregar a 3 amperes, apesar de a tensao estar a 136... enfim...
de manha estava carregada (pelo menos, era o que indicava). meti-me a caminho do trabalho. ao fim de 8 ou 9 kms (por coincidencia, muito perto do sitio onde ela tinha parado na segunda-feira) desaparecem 16 dos 17 traços que indicam a carga maxima! ainda assim, entrei na a2 e continuei viagem. ao chegar ah entrada da ponte 25 de abril, liga-se o indicador vermelho de falta de carga (aproveito para dizer que o mostrador do consumo estimado manteve-se nos 53 kms e o ultimo traço de bateria nunca mais desapareceu)!
consegui, jah com a bateria a dar as ultimas, chegar ao trabalho e meter a ve a carregar. a partir daqui, tudo tem corrido normalmente. avisei o pessoal da oficina deste episodio, disseram-me para experimentar a ve mais um dia ou dois a ver se o problema "desaparece".
serah um sensor marado? ou eh o software que veio com bug?

ps: a ultima versao do software da vectrix soh deve vir daqui a umas duas semanas...

e jah estou a andar de ve outra vez... .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:
volt Escreveu: pois... eu nao tenho a certeza se serah jah o novo software... mas se for o antigo, qual a razao na demora da entrega?
enfim... a ver vamos. amanha ligarei para o concessionario outra vez.
já sabes alguma coisa? na masac disseram-me que a vectrix ainda não começou a distribuir o novo software e que tal só acontecerá na próxima semana, logo o teu concessionário devia-te dar a moto porque até se pode atrasar e isso instala-se em qualquer altura...
a razao da demora, foi porque ainda nao tinham o software necessario para interagir com a ve. a versao ainda eh a antiga...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:vivas.
estive aqui muito ocupado com trabalho e nao consegui dar as novidades mais cedo...
ontem, ao fim da tarde, ligaram-me da oficina a dizer que a mota estava pronta a andar. um amigo e colega aqui do trabalho (que se vai apresentar no forum este fds) deu-me boleia ateh ah oficina e, quando chegamos, reparei que a carenagem ainda estava na mesma (partida pelo rebocador)... mas, pelo menos, jah dah para andar a edp e nao a galp ...
peguei na mota e pus-me ao caminho. notei que o mostrador da carga nao desceu. eu costumo gastar meio "deposito" ateh casa! algo estava mal. pus a moto ah carga, como faço normalmente... começou a carregar a 3 amperes, apesar de a tensao estar a 136... enfim...
de manha estava carregada (pelo menos, era o que indicava). meti-me a caminho do trabalho. ao fim de 8 ou 9 kms (por coincidencia, muito perto do sitio onde ela tinha parado na segunda-feira) desaparecem 16 dos 17 traços que indicam a carga maxima! ainda assim, entrei na a2 e continuei viagem. ao chegar ah entrada da ponte 25 de abril, liga-se o indicador vermelho de falta de carga (aproveito para dizer que o mostrador do consumo estimado manteve-se nos 53 kms e o ultimo traço de bateria nunca mais desapareceu)!
consegui, jah com a bateria a dar as ultimas, chegar ao trabalho e meter a ve a carregar. a partir daqui, tudo tem corrido normalmente. avisei o pessoal da oficina deste episodio, disseram-me para experimentar a ve mais um dia ou dois a ver se o problema "desaparece".
serah um sensor marado? ou eh o software que veio com bug?

ps: a ultima versao do software da vectrix soh deve vir daqui a umas duas semanas...

e jah estou a andar de ve outra vez... .
as motas estão cada vez mais inteligentes... até reconheceu o sitio onde avariou e actualizou-se imediatamente... até lá esteve de amnésia!
bem, o que me parece intiutivamente foi que eles não fizeram um processo qualquer de inicialização que deve ser obrigatório e a mota andou (amnésica) a adivinhar as coisas... na realidade os gajos da informática é que deviam prestar assistência e não stands (tradicionais) de motas...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:na realidade os gajos da informática é que deviam prestar assistência e não stands (tradicionais) de motas...
nao seja por isso! se a masac me fornecesse o software de interacçao com a mota (e o esquema dos cabos, jah agora ), eu nao me importava nada de fazer os upgrades e diagnosticos . e se me dessem isso em codigo livre, ateh corrigia os bugs e partilhava com o resto do pessoal .
ehehehe. com o regresso da ve, acho que entrei em delirio e ando a sonhar acordado... .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

nao percebo nada disto... o que vale, eh que o concessionario amanha jah estah disponivel para me ver a mota...

video 1 (3188 kms):

Link
a bateria estava a acabar (jah mal passava dos 10 kph), no entanto, notem que, no 3º mostrador, a carga estah "completa" e no 1º ainda tenho 53 kms "estimados"...

--

video 2:

Link
isto jah se passa no dia seguinte, em que tirei a mota da garagem (completamente carregada) e logo apos 4 ou 5 kms, essas luzes começam a piscar...

--

video 3 (3198 kms):

Link
aqui, 16 traços do 3º mostrador (o da carga) desapareceram! mesmo assim, o 1º mostrador estah com 52 kms de autonomia "estimados"...

--

video 4 (3211 kms):

Link
aqui, jah soh tenho 4 kms de autonomia (erradamente) "estimada" (ainda irei fazer 20 kms ateh casa). sem ser isso, ateh que a mota parece estar "normal".

--

video 5 (3233 kms):

Link
de novo os "alarmes" a piscar. a autonomia "estimada" continua nos 3 ou 4 kms e a carga quase no fim.

resumindo, a bateria parece estar a funcionar bem, o mostrador da carga (e o da autonomia "estimada") eh que nao... o pior, eh que isso mexe com o carregamento...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

parecem-me dois problemas distintos.

o primeiro resulta da intervenção que ou não ligou tudo como deve ser ou não fez a inicialização devida. continuo a achar que a oficina não tem a formação necessária para operar a mota. se eles não conseguirem resolver o problema, contacta a masac, que quanto a mim, tem as pessoas mais capazes por cá.

o aviso de temperatura da bateria alta, é um problema que, segundo diz a marca, deverá ser resolvido com o próximo software pois de alguma forma temperaturas muito baixas fazem despoletar o aviso. terá de se aguardar pela nova versão para se ficar com certezas.

boa sorte...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:parecem-me dois problemas distintos.

o primeiro resulta da intervenção que ou não ligou tudo como deve ser ou não fez a inicialização devida. continuo a achar que a oficina não tem a formação necessária para operar a mota. se eles não conseguirem resolver o problema, contacta a masac, que quanto a mim, tem as pessoas mais capazes por cá.

o aviso de temperatura da bateria alta, é um problema que, segundo diz a marca, deverá ser resolvido com o próximo software pois de alguma forma temperaturas muito baixas fazem despoletar o aviso. terá de se aguardar pela nova versão para se ficar com certezas.

boa sorte...
pois... sabes jp, eu contactei a masac (tal como me sugeriste da outra vez), mas a resposta que obtive, fez-me sentir que me estou a meter onde nao sou chamado...
foi +/- isto:
"é possível que o fusível principal se tenha danificado, fazendo com que a sua vectrix deixasse de funcionar. o problema está, neste momento, a ser resolvido.
quaisquer dúvidas que possam surgir, agradeço que as coloque ao responsável pelo seu concessionário. teria todo o gosto em responder-lhe, mas infelizmente falta-me tempo para poder fazê-lo."
ora, fiquei sem saber o que fazer...
mas, obrigado na mesma .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:
jmap Escreveu:parecem-me dois problemas distintos.

o primeiro resulta da intervenção que ou não ligou tudo como deve ser ou não fez a inicialização devida. continuo a achar que a oficina não tem a formação necessária para operar a mota. se eles não conseguirem resolver o problema, contacta a masac, que quanto a mim, tem as pessoas mais capazes por cá.

o aviso de temperatura da bateria alta, é um problema que, segundo diz a marca, deverá ser resolvido com o próximo software pois de alguma forma temperaturas muito baixas fazem despoletar o aviso. terá de se aguardar pela nova versão para se ficar com certezas.

boa sorte...
pois... sabes jp, eu contactei a masac (tal como me sugeriste da outra vez), mas a resposta que obtive, fez-me sentir que me estou a meter onde nao sou chamado...
foi +/- isto:
"é possível que o fusível principal se tenha danificado, fazendo com que a sua vectrix deixasse de funcionar. o problema está, neste momento, a ser resolvido.
quaisquer dúvidas que possam surgir, agradeço que as coloque ao responsável pelo seu concessionário. teria todo o gosto em responder-lhe, mas infelizmente falta-me tempo para poder fazê-lo."
ora, fiquei sem saber o que fazer...
mas, obrigado na mesma .
não foi uma resposta muito simpática... eu não tenho pessoalmente motivo de queixa e tenho até bastante consideração pela pessoa em causa... em parte compreendo porque se o problema estava a ser resolvido, o pedido de ajuda/esclarecimentos era desnecessário e deveria ser providenciado pela oficina.
o que eu acho que se passa é que a masac ainda não se apercebeu que as pessoas não se sentem tranquilas com as oficinas que representam e comecializam a vectrix. a tecnologia é nova e falta muita formação... depois de algumas conversas ficamos rápidamente convictos de que sabemos mais que eles ou que não fazem ideia ou não têm respostas para as questões que se lhe apresentam (em relação ao que é específico da vectrix) e isso em nada nos traquiliza...

tenho no entanto de salutar a boa postura e cordialidade das pessoas com que tenho tratado, cujos negócios são sérios e em que se verifica facilmente o bom profissionalismo nas gamas tradicionais (poluidoras)...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmal »

a mim parece-me que falta alguma calibração do software em relação ao hardware, ou seja, tudo trabalha mas andam desencontrados ou então alguns "bugs". estou apenas a especular.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

jmal Escreveu:a mim parece-me que falta alguma calibração do software em relação ao hardware, ou seja, tudo trabalha mas andam desencontrados ou então alguns "bugs". estou apenas a especular.
não me parece nada disso, parece-me sim que ao mudar o computador de bordo (centralina), é mais que provavel precisar de um procedimento de inicialização que muito provavelmente não foi ou foi mal feito. de qualquer maneira não se entrega uma moto ao cliente sem se testar primeiro, principalmente quando não se está seguro daquilo que se faz... para eles não perderem 10 minutos, perdem os outros horas e cabelos...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmal »

jmap Escreveu:
jmal Escreveu:a mim parece-me que falta alguma calibração do software em relação ao hardware, ou seja, tudo trabalha mas andam desencontrados ou então alguns "bugs". estou apenas a especular.
não me parece nada disso, parece-me sim que ao mudar o computador de bordo (centralina), é mais que provavel precisar de um procedimento de inicialização que muito provavelmente não foi ou foi mal feito. de qualquer maneira não se entrega uma moto ao cliente sem se testar primeiro, principalmente quando não se está seguro daquilo que se faz... para eles não perderem 10 minutos, perdem os outros horas e cabelos...
sim é isso mesmo, calibrar, ou seja, ajustar os parâmetros reais aos teóricos do c.b.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

bem, a bateria estah a funcionar tal como funcionava antes.
o que eh que mudou?
- o mostrador (e talvez alguma parte relativa ao sensor).
qual eh o comportamento do mostrador?
- bom, tem dois comportamentos diferentes. o 1º, eh passar o tempo todo a mostrar a carga no maximo, ateh ficar sem bateria. a partir daqui, mete-se ah carga normalmente. o 2º, eh perder 16(!) dos 17 traços de carga logo ao fim de meia-duzia de kms, para depois soh endireitar quando gastar toda a bateria.
na pratica, qual eh o incomodo?
- bem, 1º, nunca sei quanta carga tenho disponivel (o que nao me tem chateado, visto jah conhecer bem a moto e a sua autonomia perante a minha conduçao). 2º, o carregador passa-se(!), pois a informaçao que tem estah incorrecta. se o mostrador apresentar carga no maximo, o carregador soh carrega a 3 amperes, quando devia carregar a 10 ou 11 (carga a meio). se apresentar carga minima (apenas um dos 17 traços) carrega como se a bateria estivesse vazia (quando nao estah). e eh aqui que ele mete medo...
por isso, nao tenho arriscado. tenho perdido cerca de meia-hora por dia (todos os dias) a descarregar a bateria...
acham que faço bem? eu penso que esta eh a unica forma de nao prejudicar o tempo de vida da bateria.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmal »

tens razão em estares com receio, nesse caso fazes bem enquanto não for resolvido esse problema, mesmo assim o problema não é apenas do software "velho", isto porque funcionava, falta ai qualquer ajuste, inicialização, calibragem de sensores, algo que eles devem estar à espera de informação da vectrix, penso.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

jmal Escreveu:tens razão em estares com receio, nesse caso fazes bem enquanto não for resolvido esse problema, mesmo assim o problema não é apenas do software "velho", isto porque funcionava, falta ai qualquer ajuste, inicialização, calibragem de sensores, algo que eles devem estar à espera de informação da vectrix, penso.
sim... amanha de manha vou deixar a mota ah oficina. pode ser que da parte da tarde jah saiba o que se passa...
thx.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:
jmal Escreveu:tens razão em estares com receio, nesse caso fazes bem enquanto não for resolvido esse problema, mesmo assim o problema não é apenas do software "velho", isto porque funcionava, falta ai qualquer ajuste, inicialização, calibragem de sensores, algo que eles devem estar à espera de informação da vectrix, penso.
sim... amanha de manha vou deixar a mota ah oficina. pode ser que da parte da tarde jah saiba o que se passa...
thx.
então? tens estado muito calado... chatisses? já te aranjaram isso ou não?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

jmap Escreveu:então? tens estado muito calado... chatisses? já te aranjaram isso ou não?
pois... ainda nao...
desculpa lah nao ter dito nada, mas tenho tido uns dias complicados com muito trabalho e pouco lazer...
tou a ver se preparo aqui um resumo do que me aconteceu pra vos contar... ve lah que, nestes dias, ateh fui obrigado a voltar para as bombas de gasolina... ehehe... e abasteci de graça .
agora estou a andar com a vectrix do stand. espero que agora, quando me devolverem a minha ve, seja curada de vez.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2469
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
Localização: Odivelas

Re: A minha ZEV...

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:
jmap Escreveu:então? tens estado muito calado... chatisses? já te aranjaram isso ou não?
pois... ainda nao...
desculpa lah nao ter dito nada, mas tenho tido uns dias complicados com muito trabalho e pouco lazer...
tou a ver se preparo aqui um resumo do que me aconteceu pra vos contar... ve lah que, nestes dias, ateh fui obrigado a voltar para as bombas de gasolina... ehehe... e abasteci de graça .
agora estou a andar com a vectrix do stand. espero que agora, quando me devolverem a minha ve, seja curada de vez.
ora bolas... entretanto já saiu o novo software que deve corrigir um dos problemas que tinhas. vamos lá a ver se isso te corre melhor senão ainda te passo na kilometragem
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”