EcoLiberty em Lisboa
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Re: EcoLiberty em Lisboa
das duas uma, ou vais a um mecânico de confiança e tratas tu do assunto e pedes o reembolso do que gastares, o que seria a minha escolha, ou então ligas para eles e coiso e tal.
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Re: EcoLiberty em Lisboa
é muito azar... até parece embruxada!pulka Escreveu:não me estou a queixar por causa do descanso
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
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Re: EcoLiberty em Lisboa
acabam de me dizer que a roda prender é normal porque as cintas ficaram muito apertadas. ao fim de 100km ficam bem. isto é normal?
a questão é que por causa do esforço que a mota faz, ao fim de 10km's está-me a pedir recarga.
a questão é que por causa do esforço que a mota faz, ao fim de 10km's está-me a pedir recarga.
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Re: EcoLiberty em Lisboa
depende das afinações e peças envolvidas.
se os calços dos travões de tambor ficam muito justos, vão travar um bocado até desgastarem e ficarem equivalentes ao tambor. ao início pode ser a única hipótese, se queres que ela trave bem, mas ficas com menos autonomia, porque há mais esforço devido ao atrito...
no meu caso, preferi deixá-los menos eficientes ao início, e depois de ja estarem acamados, ajustei-os para travarem melhor. não me agrada que andem a arrastar, é contra-producente
se os calços dos travões de tambor ficam muito justos, vão travar um bocado até desgastarem e ficarem equivalentes ao tambor. ao início pode ser a única hipótese, se queres que ela trave bem, mas ficas com menos autonomia, porque há mais esforço devido ao atrito...
no meu caso, preferi deixá-los menos eficientes ao início, e depois de ja estarem acamados, ajustei-os para travarem melhor. não me agrada que andem a arrastar, é contra-producente
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Re: EcoLiberty em Lisboa
caro pulka,
espero que esta ideia, apesar de ser meia mirabolante, consiga o resultado que pretendes:
- porque não pedires ajuda a uma segunda pessoa, colocares a scooter em cima de uma caixa e com a roda traseira no ar?
assim, após uma carga completa, punhas o motor a andar em vazio e então os calços acamavam rapidamente sem que o motor fizesse grande esforço. talvez após meia descarga nessas condições já conseguisses notar a roda de trás mais solta. podes dar apenas algum gas no início e passado algum tempo, ouvindo o barulho do motor, teres a noção se está a rodar um pouco mais depressa devido aos calços já irem acamando.
abraço,
nelson
ps: aperta com os gajos! cá no porto, mesmo assim, também tenho receio da assistência que posso vir a encontrar se bem que me foram dadas garantias do serviço funcionar bem.
espero que esta ideia, apesar de ser meia mirabolante, consiga o resultado que pretendes:
- porque não pedires ajuda a uma segunda pessoa, colocares a scooter em cima de uma caixa e com a roda traseira no ar?
assim, após uma carga completa, punhas o motor a andar em vazio e então os calços acamavam rapidamente sem que o motor fizesse grande esforço. talvez após meia descarga nessas condições já conseguisses notar a roda de trás mais solta. podes dar apenas algum gas no início e passado algum tempo, ouvindo o barulho do motor, teres a noção se está a rodar um pouco mais depressa devido aos calços já irem acamando.
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Re: EcoLiberty em Lisboa
ora ai está uma boa ideia, nem precisas de a meter em cima de uma caixa, só precisas de a meter no descanso central e acelerar, se não quiseres estar com a mão no acelerador metes um elástico no punho a segura-lo, mas não te vás embora, ficas perto dela a controlar a coisa.nelson_mendes Escreveu:caro pulka,
espero que esta ideia, apesar de ser meia mirabolante, consiga o resultado que pretendes:
- porque não pedires ajuda a uma segunda pessoa, colocares a scooter em cima de uma caixa e com a roda traseira no ar?
assim, após uma carga completa, punhas o motor a andar em vazio e então os calços acamavam rapidamente sem que o motor fizesse grande esforço. talvez após meia descarga nessas condições já conseguisses notar a roda de trás mais solta. podes dar apenas algum gas no início e passado algum tempo, ouvindo o barulho do motor, teres a noção se está a rodar um pouco mais depressa devido aos calços já irem acamando.
abraço,
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ps: aperta com os gajos! cá no porto, mesmo assim, também tenho receio da assistência que posso vir a encontrar se bem que me foram dadas garantias do serviço funcionar bem.
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Re: EcoLiberty em Lisboa
vivam ...
um pequeno reparo sobre sistemas de travagem através de tambores e maxilas..
nunca se deverá após operações no sistema deixar que se mantenha qualquer contacto ou atrito entre as maxilas e o tambor sem que o accionamento do sistema esteja a ser exercido..
atrito gera calor..em continuo muito calor..e muito calor em continuo poderá originar isto :
"destempera" do tambor..das maxilas e respectivas forras..nestas ultimas poderá mesmo levar ao "vidrado" e em condições extremas torna-las quebradiças (condição extremamente perigosa já que um pedaço resultante da quebra poderá conduzir a um "entalamento" deste entre o tambor e a restante forra ainda permanente na maxila..travagem subita e inesperada)..
sobreaquecimento..pelos motivos atrás enunciados..do bombito actuador*..e rolamento..uma gripagem deste não é de admirar..
* com o sobreaquecimento do bombito (actuador hidraulico do sistema) os vedantes do embolo poderão destruir-se concorrendo para uma fuga do fluido de travões (altamente inflamavel)
este foi o filme que um condutor de um fiat tipo assistiu na a-22 fazem uns 3 anos..por fuga do fluido numa roda trazeira viu o seu carro ser consumido pelas chamas..só que neste caso o cabo do travão de mão estava demasiado afinado..apenas 3 dentes de curso na alavanca contra os 5 a 7 preconizados (deixo sempre 10)..
manda desmontar os travões e procura verificar se alguns componentes ficaram afectados..e na remontagem exige que a roda gire livremente quando o sistema não está a ser accionado..
abraços
[***************]
um pequeno reparo sobre sistemas de travagem através de tambores e maxilas..
nunca se deverá após operações no sistema deixar que se mantenha qualquer contacto ou atrito entre as maxilas e o tambor sem que o accionamento do sistema esteja a ser exercido..
atrito gera calor..em continuo muito calor..e muito calor em continuo poderá originar isto :
"destempera" do tambor..das maxilas e respectivas forras..nestas ultimas poderá mesmo levar ao "vidrado" e em condições extremas torna-las quebradiças (condição extremamente perigosa já que um pedaço resultante da quebra poderá conduzir a um "entalamento" deste entre o tambor e a restante forra ainda permanente na maxila..travagem subita e inesperada)..
sobreaquecimento..pelos motivos atrás enunciados..do bombito actuador*..e rolamento..uma gripagem deste não é de admirar..
* com o sobreaquecimento do bombito (actuador hidraulico do sistema) os vedantes do embolo poderão destruir-se concorrendo para uma fuga do fluido de travões (altamente inflamavel)
este foi o filme que um condutor de um fiat tipo assistiu na a-22 fazem uns 3 anos..por fuga do fluido numa roda trazeira viu o seu carro ser consumido pelas chamas..só que neste caso o cabo do travão de mão estava demasiado afinado..apenas 3 dentes de curso na alavanca contra os 5 a 7 preconizados (deixo sempre 10)..
manda desmontar os travões e procura verificar se alguns componentes ficaram afectados..e na remontagem exige que a roda gire livremente quando o sistema não está a ser accionado..
abraços
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Re: EcoLiberty em Lisboa
muito bom [***************], muito boa a sua explicação e claro o seu conselho, faz todo o sentido logo é digna de confiança!
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Re: EcoLiberty em Lisboa
tal como o [***************] disse, hoje, ao fim de uma volta de 6 kms, toquei na roda junto ao ponto onde fica presa, e estava a ferver! calculo que isso não seja bom.
além disso, sinto-me um anormal porque a mota anda aos soluços.
além disso, sinto-me um anormal porque a mota anda aos soluços.
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Re: EcoLiberty em Lisboa
como é possivel eles entregarem-te a mota assim, não perceberam que isso não estava normal?pulka Escreveu:tal como o [***************] disse, hoje, ao fim de uma volta de 6 kms, toquei na roda junto ao ponto onde fica presa, e estava a ferver! calculo que isso não seja bom.
além disso, sinto-me um anormal porque a mota anda aos soluços.
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Re: EcoLiberty em Lisboa
está muito mal acompanhado... depois de todos os problemas se fossem minimamente bons profissionais, a mota só saía de lá perfeita.marcoluz Escreveu:como é possivel eles entregarem-te a mota assim, não perceberam que isso não estava normal?pulka Escreveu:tal como o [***************] disse, hoje, ao fim de uma volta de 6 kms, toquei na roda junto ao ponto onde fica presa, e estava a ferver! calculo que isso não seja bom.
além disso, sinto-me um anormal porque a mota anda aos soluços.
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Re: EcoLiberty em Lisboa
vivam ...
não sendo anormal mas não sendo normal é tu insistires na utilização da mota estando ela nesse estado..corpinho há só um pulka..
abraços
[***************]
anormal é o serviço de assistencia dar-te certo tipo de explicações..denota muitissimo bem o seu nivel de competencia..pulka Escreveu:tal como o [***************] disse, hoje, ao fim de uma volta de 6 kms, toquei na roda junto ao ponto onde fica presa, e estava a ferver! calculo que isso não seja bom.
além disso, sinto-me um anormal porque a mota anda aos soluços.
não sendo anormal mas não sendo normal é tu insistires na utilização da mota estando ela nesse estado..corpinho há só um pulka..
abraços
[***************]
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Re: EcoLiberty em Lisboa
segui o conselho do barrocas e desapertei o parafuso das cintas. foram precisas 3 voltas completas para a roda deixar de prender.
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Re: EcoLiberty em Lisboa
tal como disse pessoalmente ao pulka, e concordando plenamente com o [***************], os travões não devem criar atrito sem que seja necessário.
neste caso não há fluido de travagem, porque o accionamento é feito por cabo, mas o atrito/aquecimento verifica-se na mesma, o que não é nada recomendável.
só imagino que como te queixavas que a mota não travava nada, apertaram com os calços tanto quanto puderam, agora já não te podes queixar que não trava!
nem 8 nem 80... sei que os sistemas de travagem por calços / tambor nem sempre são fáceis de afinar de modo satisfatório, mas deve prevalecer um pouco de senso comum
neste caso não há fluido de travagem, porque o accionamento é feito por cabo, mas o atrito/aquecimento verifica-se na mesma, o que não é nada recomendável.
só imagino que como te queixavas que a mota não travava nada, apertaram com os calços tanto quanto puderam, agora já não te podes queixar que não trava!
nem 8 nem 80... sei que os sistemas de travagem por calços / tambor nem sempre são fáceis de afinar de modo satisfatório, mas deve prevalecer um pouco de senso comum
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Re: EcoLiberty em Lisboa
já estou farto de andar a falar de problemas mecânicos, mas só para dar uma achega final, acho muito mau sinal quando para resolver os meus problemas não posso contar com a marca e tenho que recorrer à minha lista de contactos.
obrigado barrocas pela ajuda. a mota agora rola perfeitamente.
alguma coisa deve ter acontecido entre ontem e hoje porque de repente comecei a ter sorte. primeiro tenho a inteligência de telefonar ao sr. referido anteriormente e resolvi o problema da mota. em segundo, deixei as chaves na mota durante 2 horas e quando lá cheguei ela ainda não tinha desaparecido.
obrigado barrocas pela ajuda. a mota agora rola perfeitamente.
alguma coisa deve ter acontecido entre ontem e hoje porque de repente comecei a ter sorte. primeiro tenho a inteligência de telefonar ao sr. referido anteriormente e resolvi o problema da mota. em segundo, deixei as chaves na mota durante 2 horas e quando lá cheguei ela ainda não tinha desaparecido.
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Re: EcoLiberty em Lisboa
e isso aconteceu em lisboa??? muita sorte não ter desaparecido...aproveita e vai já jogar no euromilhões...em segundo, deixei as chaves na mota durante 2 horas e quando lá cheguei ela ainda não tinha desaparecido
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Re: EcoLiberty em Lisboa
se calhar até tentaram mas o motor não se ouvia e como tal não funcionava...uisfiuipe Escreveu:e isso aconteceu em lisboa??? muita sorte não ter desaparecido...aproveita e vai já jogar no euromilhões...em segundo, deixei as chaves na mota durante 2 horas e quando lá cheguei ela ainda não tinha desaparecido
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Re: EcoLiberty em Lisboa
sim, está a travar bem