Bereco das Serras

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Barrocas »

conversas habituais, sempre interessantes.

ninguém quer estar limitado aos 45km/h, parece que se sentem castrados... quando na realidade estão apenas a desperdiçar dinheiro e a arruinar o ambiente, ao envenenarem o próprio ar que respiram

gostei da tua resposta, jmal

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

hoje pedi a um colega para fazer uma comparação de arranques. (não é uma corrida, que eu não gosto de corridas, apenas uma comparação)

ele tem um "ciclomotor" daqueles que dão 90 km/h.
uma kagiva (estilo cross, não sei o modelo), com 6 velocidades e dá mesmo os 90 km/h...

enquanto eu calçava as luvas ele foi aquecendo a mota:
barulho quanto baste, uma fumarada (parecia um incêndio), e o cheiro...

eu rodei a chave, e estava pronto a andar.
arrancámos ao mesmo tempo e quando ele esgotou a 2ª ia mais à frente que eu cerca de 1 metro ou 1,5 metros, não mais.
quando ele engrenou a 3º foi-se embora...
mas o teste era apenas o arranque, porque velocidade de ponta já todos sabemos como é...

um dia destes falo com outro colega que tem uma macal "mais parecida com ciclomotor". deve dar cerca de 60 km/h. (não sei bem)
antes da alteração eu acompanhava-o até aos 35 km/h com as vitaminas, mas agora penso que tenho mais arranque.

bons kms e bons comentários
nunio


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Bereco das Serras

Mensagem por marcopns »

isso foi o david contra golias...

essa cagiva tem no minimo 10 cv que sao mais de 7kw... mas a bereco evo/voltio ja a envergonhavam apesar de ter metade da potencia

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmal »

marcopns Escreveu:isso foi o david contra golias...

essa cagiva tem no minimo 10 cv que sao mais de 7kw... mas a bereco evo/voltio ja a envergonhavam apesar de ter metade da potencia

metade , 10 cv = 7.46 kw, a bereco tem 2.5 kw. o que não entendo é como poder ser classificada como ciclomotor.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


easy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 240
Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por easy »

nunio Escreveu:há uns dias atrás tive um diálogo deste genero com um colega de trabalho:

dizia ele: até gostava de ter uma mota igual à tua, o meu jipe gasta tanto (13l/100 +-15euros por cada 100 kms).
eu: mas que me vendeu a minha também te vende uma igual a ti...
ele: ah! mas tu dizes que ela só da 45km/h, não é?
eu: sim, pouco mais... mas que velocidade é que tu querias que ela desse?
ele: bem, eu tive uma scooter há uns anos que dava 70km/h...
eu: então e para que é que tu querias uma scooter que desse 70km/h?
ele: então... para vir para o trabalho, e para as minhas voltinhas...
eu: então tu moras a 4 kms do trabalho, e tinhas que vir a 70km/h?
ele: siiim...
eu: ok, então continua a vir no teu jipe a gastar 15 euros aos 100, que eu acordo cerca de 1 minuto mais cedo que tu e gasto 50 cêntimos para fazer os mesmos kms...
ele: ya...


cada cabeça sua sentença...


bons kms e bons comentários
nunio
os percursos onde se pode usar scooters <50cc são percursos urbanos. neste tipo de percursos as velocidades médias são muito baixas e muitas vezes quem anda confortavelmente no seu carro nem repara nisso, contudo é bom que comecem a reparar. a maioria dos carros já tem um computador de bordo que nos indica a velocidade média que o carro faz. convido qualquer um que use o carro nos seus percursos urbanos diários a olhar com atenção para este indicador e vão reparar que a velocidade média andará abaixo dos 30km/h. velocidades médias destas são perfeitamente atingíveis com qualquer scooter eléctrica.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bereco das Serras

Mensagem por serges »

pois mas para a velocidade média ser de 30km/h quer dizer que passou muitas scooters a ferro a mais de 80km/h num local onde só pode andar a 50km/h, é certo que existem limites mas desde que ando de scooter noto mais a falta de civismo e noto que a dita caça a multa é um mal necessário, por mim já foram caçados uns quantos, tipo tem muita pressa e toca a ultrapassar o caracol! mas depois o caracol passa os na operação stop!!!!

estou já careca, alias para lá caminho, de dizer que a velocidade de 50km/h é suficiente para qualquer meio urbano mas o pessoal quer mais!

eu próprio acho que os 45km/h é pouco para tamanhas bestas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

serges,

eu tambem achava que 45km/h era pouco, especialmente fora das localidades.
mas depois da alteração que fiz, já não noto tanto.

passo a explicar:
antes, quando arrancava à frente de um carro, ele vinha sempre colado a mim... (até me conseguir passar, claro)
agora arranco da mesma forma ou com a mesma rapidez que um carro (falo em arranques normais, não é com o carro a queimar o arranque).
portanto os carros só notam o meu "estorvo", quando já circulam a 45km/h e uns bom metros à frente do arranque.
torna-se mais fácil para eles ultrapassar.
não sei se me fiz entender...

outra situação que noto, é em certas subidas que antes fazia a 35km/h, (nenhum carro lá passa a essa velocidade), e agora faço perto dos 43km/h (embora os carro lá passem a mais velocidade, já não é um incómodo tão grande como antes...)

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

uma vantagem (grande) que só agora me apercebi em relação aos ve é o início da marcha.

enquanto os eléctricos estão sempre prontos a iniciar a marcha, os ci têm maior rendimento quando atingem uma determinada temperatura. isto é no fim de queimarem um pouco (de euros), e poluirem outro tanto.
inclusivamente o maior desgaste dos ci é quando estão frios.
quem nunca deixou o carro a trabalhar um pouco, antes de arrancar, por estar muito frio?

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

rufus, ainda em relação à mola que está no velocimetro da bereco (mas agora no meu diário de bordo)

hoje fiz o seguinte teste:
ia a 45km/h em plano e resolvi para bruscamente.
quando as rodas da bereco pararam o velocimetro ainda vinha nos 30 e continuava a descer.
quando o velocimetro passou pelos 20, rodei o punho (sem vitaminas) e voltei a arrancar.
o ponteiro do velocimetro nunca passou dos 15km/h para baixo.

resomindo:
ia a 45km/h, parei, esperei, e voltei a arrancar até aos 45km/h, e o ponteiro do velocimetro nunca chegou a passar dos 15km/h para baixo.

a mola do velocimetro parece-me útil para evitar que o ponteiro ande aos solavancos, e para evitar que a bicha do conta kilometros se parta, mas parece-me um pouco exagerada. contudo, é apenas um pormenor sem qualquer importância para mim.

é por este motivo, rufus, que não te consigo dizer quantos segundos a bereco gasta para ir dos 0 aos 40 ou 45km/h.
mas se queres saber o ponteiro demora cerca de 12 segundos a ir dos 0 aos 40km/h, tal como demora cerca de 12 segundos a vir dos 40km/h até aos 0.
mas não é esse o tempo que a bereco demora, apenas tempo do ponteiro.


bons comentários e bons kms
nunio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

hoje vou deixar aqui uma dica para quem acha que as luzes (médios e máximos) não iluminam muito bem. como eu achava...

podem verificar se as lâmpadas estão a iluminar com toda a capacidade, ou se as mesmas lâmpadas poderiam iluminar melhor.
com os minimos acesos, concentrem-se nos mínimos (frente da scooter) e activem um travão de maneira que a luz de stop acenda. na bereco notava um decrescimo de luminosidade dos mínimos quando activava o stop.
podem ir tambem à parte traseira da scooter e concentrar-se na luz de presença para verificar se há alterações quando se passa de mínimos para médios. na minha bereco notava-se bastante.

conclusão:
o conversor dc-dc 48v-12v que alimenta as luzes, não se aguenta á bronca e quando estão todas as luzes ligadas, as lâmpadas não estão a dar o máximo de si.

a minha solução:
substitui os mínimos da frente, as duas luzes que iluminam o painel de instrumentos (iguais aos mínimos), e a luz de presença/stop de trás por leds. assim estas lâmpadas iluminam o mesmo, mas gastam menos. a diferença de consumo é canalizada para os médios/máximos, que agora iluminam melhor.

podia subtituir tambem os piscas, mas como são usados apenas ocasionalmente, penso que não justifica.

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Volt »

viva.
podes explicar aqui a quem eh um pouco "leigo" e nunca fez nada disso, onde eh que compraste os leds (sao todos iguais?) e quanto custaram. jah agora, essa alteraçao eh legal?
thx.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

volt,

é muito simples.

em quase todas as grandes superfícies comerciais há uma oficina anexa, com uma loja de peças auto ao lado. não vale a pena dizer nomes porque já vi em vários grupos diferentes.
normalmente este tipo de lâmpadas está fechada à chave mas visivel.

no caso da bereco a luz de presença/stop traseira é do tipo 2 em 1. uma só lâmpada com dois filamentos. um para o mínimo e outro para o stop. quando coloquei a lâmpada, liguei os mínimos e deu uma luz forte, depois travei e acendeu uma luz fraca (estava ao contrário). apenas retirar rodar 180º e voltar a por. ficou ok.
os mínimos da frente são sem casquilho e são iguais às luzes que iluminam o painel de instrumentos. neste caso se não trabalharem quando os colocamos temos que tirar, rodar 180º e voltar a por. (têm polaridade)
tal como quando se avaria uma lâmpada temos que substituir, neste caso substitui as lâmpadas sem estas terem avariado.

quanto à legalidade, as lâmpadas estão dentro das normas do código da estrada. vermelha atrás, e brancas à frente. as do painel de instrumentos não têm regra de cor.
quanto ao facto de serem leds, já estão vários carros a sair de fábrica com este tipo de lâmpada, portanto também não é por aí que se pode pegar.

o custo das 5 lâmpadas ficou abaixo dos 15 euros.

no meu caso compensou porque a bereco ficou a iluminar melhor. acredito que noutros veículos não se note diferença, cada caso é um caso.

bons comentários e bons kms
nunio

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Bereco das Serras

Mensagem por mix »

boas,
muito interessante essa solução. por acaso também já tinha andado a ver se existiam lâmpadas mais fortes para os médios/máximos, mas não tinha encontrado nada, pois os máximos são suficientes mas os médios são muito fraquinhos.
vou ver se faço o mesmo. obrigado pela dica!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

sim, inicialmente também tinha pensado em trocar os médios/máximos. mas penso que o problema principal não está nessa luzes, mas sim no conjunto.
além de que ainda não vi lâmpadas destas à venda, nem mais fortes, nem mais fracas, nem iguais...

a diferença agora não muita, mas nota-se. agora quando sou seguido por um carro de noite, já consigo perceber se levo as luzes acesas ou apagadas...

bons comentários e bons kms
nunio

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bereco das Serras

Mensagem por serges »

pois foi uma das coisas que fiz logo, já que os minimos estavam maus e com leds nota se diferença além de ficarem muito loucos!

quanto a médios em led existem mas o nosso encaixe, mota é inexistente no nosso mercado só memso fazer um novo!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Bereco das Serras

Mensagem por mix »

não seria possível trocar o "casquilho"(n sei se é assim que se chama) para colocar outra lâmpada mais forte?
a ideia que tenho é que a lâmpada é de 35w/75w e era bom trocar para algo tipo 45w/75w(nem sei se existe).
cá em coimbra conheço uma loja que tem lâmpadas iguais às que vêm de origem!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bereco das Serras

Mensagem por serges »

pois eis que era a palavra que me faltava o casquilho!

inserir um novo era o ideal mas e se...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Barrocas »

as lâmpadas da frente são 35/35w, apenas muda a posição dos filamentos e a forma dos deflectores para diferir entre médio/maximos.

não sei como meteste a lampada traseira ao contrário, supostamente tem pinos descentrados... para só encaixar de uma maneira

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

boas.

as lâmpadas originais eram estas...
minimos.jpg
minimos.jpg (16.11 KiB) Visto 3920 vezes
Stop.jpg
Stop.jpg (24.93 KiB) Visto 3920 vezes
bons kms e bons comentários
nunio


marcoluz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 345
Registado: terça nov 04, 2008 11:33 am
Localização: Sintra

Re: Bereco das Serras

Mensagem por marcoluz »

nunio Escreveu:serges,

eu tambem achava que 45km/h era pouco, especialmente fora das localidades.
mas depois da alteração que fiz, já não noto tanto.

passo a explicar:
antes, quando arrancava à frente de um carro, ele vinha sempre colado a mim... (até me conseguir passar, claro)
agora arranco da mesma forma ou com a mesma rapidez que um carro (falo em arranques normais, não é com o carro a queimar o arranque).
portanto os carros só notam o meu "estorvo", quando já circulam a 45km/h e uns bom metros à frente do arranque.
torna-se mais fácil para eles ultrapassar.
não sei se me fiz entender...

outra situação que noto, é em certas subidas que antes fazia a 35km/h, (nenhum carro lá passa a essa velocidade), e agora faço perto dos 43km/h (embora os carro lá passem a mais velocidade, já não é um incómodo tão grande como antes...)

bons kms e bons comentários
nunio
nunio,

que tipo de alteração fizeste só por curiosidade? e que diferenças notas?
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”