Bereco das Serras
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Re: Bereco das Serras
conversas habituais, sempre interessantes.
ninguém quer estar limitado aos 45km/h, parece que se sentem castrados... quando na realidade estão apenas a desperdiçar dinheiro e a arruinar o ambiente, ao envenenarem o próprio ar que respiram
gostei da tua resposta, jmal
ninguém quer estar limitado aos 45km/h, parece que se sentem castrados... quando na realidade estão apenas a desperdiçar dinheiro e a arruinar o ambiente, ao envenenarem o próprio ar que respiram
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bereco das Serras
hoje pedi a um colega para fazer uma comparação de arranques. (não é uma corrida, que eu não gosto de corridas, apenas uma comparação)
ele tem um "ciclomotor" daqueles que dão 90 km/h.
uma kagiva (estilo cross, não sei o modelo), com 6 velocidades e dá mesmo os 90 km/h...
enquanto eu calçava as luvas ele foi aquecendo a mota:
barulho quanto baste, uma fumarada (parecia um incêndio), e o cheiro...
eu rodei a chave, e estava pronto a andar.
arrancámos ao mesmo tempo e quando ele esgotou a 2ª ia mais à frente que eu cerca de 1 metro ou 1,5 metros, não mais.
quando ele engrenou a 3º foi-se embora...
mas o teste era apenas o arranque, porque velocidade de ponta já todos sabemos como é...
um dia destes falo com outro colega que tem uma macal "mais parecida com ciclomotor". deve dar cerca de 60 km/h. (não sei bem)
antes da alteração eu acompanhava-o até aos 35 km/h com as vitaminas, mas agora penso que tenho mais arranque.
bons kms e bons comentários
nunio
ele tem um "ciclomotor" daqueles que dão 90 km/h.
uma kagiva (estilo cross, não sei o modelo), com 6 velocidades e dá mesmo os 90 km/h...
enquanto eu calçava as luvas ele foi aquecendo a mota:
barulho quanto baste, uma fumarada (parecia um incêndio), e o cheiro...
eu rodei a chave, e estava pronto a andar.
arrancámos ao mesmo tempo e quando ele esgotou a 2ª ia mais à frente que eu cerca de 1 metro ou 1,5 metros, não mais.
quando ele engrenou a 3º foi-se embora...
mas o teste era apenas o arranque, porque velocidade de ponta já todos sabemos como é...
um dia destes falo com outro colega que tem uma macal "mais parecida com ciclomotor". deve dar cerca de 60 km/h. (não sei bem)
antes da alteração eu acompanhava-o até aos 35 km/h com as vitaminas, mas agora penso que tenho mais arranque.
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nunio
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Re: Bereco das Serras
isso foi o david contra golias...
essa cagiva tem no minimo 10 cv que sao mais de 7kw... mas a bereco evo/voltio ja a envergonhavam apesar de ter metade da potencia
essa cagiva tem no minimo 10 cv que sao mais de 7kw... mas a bereco evo/voltio ja a envergonhavam apesar de ter metade da potencia
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Re: Bereco das Serras
marcopns Escreveu:isso foi o david contra golias...
essa cagiva tem no minimo 10 cv que sao mais de 7kw... mas a bereco evo/voltio ja a envergonhavam apesar de ter metade da potencia
metade , 10 cv = 7.46 kw, a bereco tem 2.5 kw. o que não entendo é como poder ser classificada como ciclomotor.
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Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
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Re: Bereco das Serras
os percursos onde se pode usar scooters <50cc são percursos urbanos. neste tipo de percursos as velocidades médias são muito baixas e muitas vezes quem anda confortavelmente no seu carro nem repara nisso, contudo é bom que comecem a reparar. a maioria dos carros já tem um computador de bordo que nos indica a velocidade média que o carro faz. convido qualquer um que use o carro nos seus percursos urbanos diários a olhar com atenção para este indicador e vão reparar que a velocidade média andará abaixo dos 30km/h. velocidades médias destas são perfeitamente atingíveis com qualquer scooter eléctrica.nunio Escreveu:há uns dias atrás tive um diálogo deste genero com um colega de trabalho:
dizia ele: até gostava de ter uma mota igual à tua, o meu jipe gasta tanto (13l/100 +-15euros por cada 100 kms).
eu: mas que me vendeu a minha também te vende uma igual a ti...
ele: ah! mas tu dizes que ela só da 45km/h, não é?
eu: sim, pouco mais... mas que velocidade é que tu querias que ela desse?
ele: bem, eu tive uma scooter há uns anos que dava 70km/h...
eu: então e para que é que tu querias uma scooter que desse 70km/h?
ele: então... para vir para o trabalho, e para as minhas voltinhas...
eu: então tu moras a 4 kms do trabalho, e tinhas que vir a 70km/h?
ele: siiim...
eu: ok, então continua a vir no teu jipe a gastar 15 euros aos 100, que eu acordo cerca de 1 minuto mais cedo que tu e gasto 50 cêntimos para fazer os mesmos kms...
ele: ya...
cada cabeça sua sentença...
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nunio
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Re: Bereco das Serras
pois mas para a velocidade média ser de 30km/h quer dizer que passou muitas scooters a ferro a mais de 80km/h num local onde só pode andar a 50km/h, é certo que existem limites mas desde que ando de scooter noto mais a falta de civismo e noto que a dita caça a multa é um mal necessário, por mim já foram caçados uns quantos, tipo tem muita pressa e toca a ultrapassar o caracol! mas depois o caracol passa os na operação stop!!!!
estou já careca, alias para lá caminho, de dizer que a velocidade de 50km/h é suficiente para qualquer meio urbano mas o pessoal quer mais!
eu próprio acho que os 45km/h é pouco para tamanhas bestas...
estou já careca, alias para lá caminho, de dizer que a velocidade de 50km/h é suficiente para qualquer meio urbano mas o pessoal quer mais!
eu próprio acho que os 45km/h é pouco para tamanhas bestas...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bereco das Serras
serges,
eu tambem achava que 45km/h era pouco, especialmente fora das localidades.
mas depois da alteração que fiz, já não noto tanto.
passo a explicar:
antes, quando arrancava à frente de um carro, ele vinha sempre colado a mim... (até me conseguir passar, claro)
agora arranco da mesma forma ou com a mesma rapidez que um carro (falo em arranques normais, não é com o carro a queimar o arranque).
portanto os carros só notam o meu "estorvo", quando já circulam a 45km/h e uns bom metros à frente do arranque.
torna-se mais fácil para eles ultrapassar.
não sei se me fiz entender...
outra situação que noto, é em certas subidas que antes fazia a 35km/h, (nenhum carro lá passa a essa velocidade), e agora faço perto dos 43km/h (embora os carro lá passem a mais velocidade, já não é um incómodo tão grande como antes...)
bons kms e bons comentários
nunio
eu tambem achava que 45km/h era pouco, especialmente fora das localidades.
mas depois da alteração que fiz, já não noto tanto.
passo a explicar:
antes, quando arrancava à frente de um carro, ele vinha sempre colado a mim... (até me conseguir passar, claro)
agora arranco da mesma forma ou com a mesma rapidez que um carro (falo em arranques normais, não é com o carro a queimar o arranque).
portanto os carros só notam o meu "estorvo", quando já circulam a 45km/h e uns bom metros à frente do arranque.
torna-se mais fácil para eles ultrapassar.
não sei se me fiz entender...
outra situação que noto, é em certas subidas que antes fazia a 35km/h, (nenhum carro lá passa a essa velocidade), e agora faço perto dos 43km/h (embora os carro lá passem a mais velocidade, já não é um incómodo tão grande como antes...)
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bereco das Serras
uma vantagem (grande) que só agora me apercebi em relação aos ve é o início da marcha.
enquanto os eléctricos estão sempre prontos a iniciar a marcha, os ci têm maior rendimento quando atingem uma determinada temperatura. isto é no fim de queimarem um pouco (de euros), e poluirem outro tanto.
inclusivamente o maior desgaste dos ci é quando estão frios.
quem nunca deixou o carro a trabalhar um pouco, antes de arrancar, por estar muito frio?
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nunio
enquanto os eléctricos estão sempre prontos a iniciar a marcha, os ci têm maior rendimento quando atingem uma determinada temperatura. isto é no fim de queimarem um pouco (de euros), e poluirem outro tanto.
inclusivamente o maior desgaste dos ci é quando estão frios.
quem nunca deixou o carro a trabalhar um pouco, antes de arrancar, por estar muito frio?
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Re: Bereco das Serras
rufus, ainda em relação à mola que está no velocimetro da bereco (mas agora no meu diário de bordo)
hoje fiz o seguinte teste:
ia a 45km/h em plano e resolvi para bruscamente.
quando as rodas da bereco pararam o velocimetro ainda vinha nos 30 e continuava a descer.
quando o velocimetro passou pelos 20, rodei o punho (sem vitaminas) e voltei a arrancar.
o ponteiro do velocimetro nunca passou dos 15km/h para baixo.
resomindo:
ia a 45km/h, parei, esperei, e voltei a arrancar até aos 45km/h, e o ponteiro do velocimetro nunca chegou a passar dos 15km/h para baixo.
a mola do velocimetro parece-me útil para evitar que o ponteiro ande aos solavancos, e para evitar que a bicha do conta kilometros se parta, mas parece-me um pouco exagerada. contudo, é apenas um pormenor sem qualquer importância para mim.
é por este motivo, rufus, que não te consigo dizer quantos segundos a bereco gasta para ir dos 0 aos 40 ou 45km/h.
mas se queres saber o ponteiro demora cerca de 12 segundos a ir dos 0 aos 40km/h, tal como demora cerca de 12 segundos a vir dos 40km/h até aos 0.
mas não é esse o tempo que a bereco demora, apenas tempo do ponteiro.
bons comentários e bons kms
nunio
hoje fiz o seguinte teste:
ia a 45km/h em plano e resolvi para bruscamente.
quando as rodas da bereco pararam o velocimetro ainda vinha nos 30 e continuava a descer.
quando o velocimetro passou pelos 20, rodei o punho (sem vitaminas) e voltei a arrancar.
o ponteiro do velocimetro nunca passou dos 15km/h para baixo.
resomindo:
ia a 45km/h, parei, esperei, e voltei a arrancar até aos 45km/h, e o ponteiro do velocimetro nunca chegou a passar dos 15km/h para baixo.
a mola do velocimetro parece-me útil para evitar que o ponteiro ande aos solavancos, e para evitar que a bicha do conta kilometros se parta, mas parece-me um pouco exagerada. contudo, é apenas um pormenor sem qualquer importância para mim.
é por este motivo, rufus, que não te consigo dizer quantos segundos a bereco gasta para ir dos 0 aos 40 ou 45km/h.
mas se queres saber o ponteiro demora cerca de 12 segundos a ir dos 0 aos 40km/h, tal como demora cerca de 12 segundos a vir dos 40km/h até aos 0.
mas não é esse o tempo que a bereco demora, apenas tempo do ponteiro.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Bereco das Serras
hoje vou deixar aqui uma dica para quem acha que as luzes (médios e máximos) não iluminam muito bem. como eu achava...
podem verificar se as lâmpadas estão a iluminar com toda a capacidade, ou se as mesmas lâmpadas poderiam iluminar melhor.
com os minimos acesos, concentrem-se nos mínimos (frente da scooter) e activem um travão de maneira que a luz de stop acenda. na bereco notava um decrescimo de luminosidade dos mínimos quando activava o stop.
podem ir tambem à parte traseira da scooter e concentrar-se na luz de presença para verificar se há alterações quando se passa de mínimos para médios. na minha bereco notava-se bastante.
conclusão:
o conversor dc-dc 48v-12v que alimenta as luzes, não se aguenta á bronca e quando estão todas as luzes ligadas, as lâmpadas não estão a dar o máximo de si.
a minha solução:
substitui os mínimos da frente, as duas luzes que iluminam o painel de instrumentos (iguais aos mínimos), e a luz de presença/stop de trás por leds. assim estas lâmpadas iluminam o mesmo, mas gastam menos. a diferença de consumo é canalizada para os médios/máximos, que agora iluminam melhor.
podia subtituir tambem os piscas, mas como são usados apenas ocasionalmente, penso que não justifica.
bons kms e bons comentários
nunio
podem verificar se as lâmpadas estão a iluminar com toda a capacidade, ou se as mesmas lâmpadas poderiam iluminar melhor.
com os minimos acesos, concentrem-se nos mínimos (frente da scooter) e activem um travão de maneira que a luz de stop acenda. na bereco notava um decrescimo de luminosidade dos mínimos quando activava o stop.
podem ir tambem à parte traseira da scooter e concentrar-se na luz de presença para verificar se há alterações quando se passa de mínimos para médios. na minha bereco notava-se bastante.
conclusão:
o conversor dc-dc 48v-12v que alimenta as luzes, não se aguenta á bronca e quando estão todas as luzes ligadas, as lâmpadas não estão a dar o máximo de si.
a minha solução:
substitui os mínimos da frente, as duas luzes que iluminam o painel de instrumentos (iguais aos mínimos), e a luz de presença/stop de trás por leds. assim estas lâmpadas iluminam o mesmo, mas gastam menos. a diferença de consumo é canalizada para os médios/máximos, que agora iluminam melhor.
podia subtituir tambem os piscas, mas como são usados apenas ocasionalmente, penso que não justifica.
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Re: Bereco das Serras
viva.
podes explicar aqui a quem eh um pouco "leigo" e nunca fez nada disso, onde eh que compraste os leds (sao todos iguais?) e quanto custaram. jah agora, essa alteraçao eh legal?
thx.
podes explicar aqui a quem eh um pouco "leigo" e nunca fez nada disso, onde eh que compraste os leds (sao todos iguais?) e quanto custaram. jah agora, essa alteraçao eh legal?
thx.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
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Re: Bereco das Serras
volt,
é muito simples.
em quase todas as grandes superfícies comerciais há uma oficina anexa, com uma loja de peças auto ao lado. não vale a pena dizer nomes porque já vi em vários grupos diferentes.
normalmente este tipo de lâmpadas está fechada à chave mas visivel.
no caso da bereco a luz de presença/stop traseira é do tipo 2 em 1. uma só lâmpada com dois filamentos. um para o mínimo e outro para o stop. quando coloquei a lâmpada, liguei os mínimos e deu uma luz forte, depois travei e acendeu uma luz fraca (estava ao contrário). apenas retirar rodar 180º e voltar a por. ficou ok.
os mínimos da frente são sem casquilho e são iguais às luzes que iluminam o painel de instrumentos. neste caso se não trabalharem quando os colocamos temos que tirar, rodar 180º e voltar a por. (têm polaridade)
tal como quando se avaria uma lâmpada temos que substituir, neste caso substitui as lâmpadas sem estas terem avariado.
quanto à legalidade, as lâmpadas estão dentro das normas do código da estrada. vermelha atrás, e brancas à frente. as do painel de instrumentos não têm regra de cor.
quanto ao facto de serem leds, já estão vários carros a sair de fábrica com este tipo de lâmpada, portanto também não é por aí que se pode pegar.
o custo das 5 lâmpadas ficou abaixo dos 15 euros.
no meu caso compensou porque a bereco ficou a iluminar melhor. acredito que noutros veículos não se note diferença, cada caso é um caso.
bons comentários e bons kms
nunio
é muito simples.
em quase todas as grandes superfícies comerciais há uma oficina anexa, com uma loja de peças auto ao lado. não vale a pena dizer nomes porque já vi em vários grupos diferentes.
normalmente este tipo de lâmpadas está fechada à chave mas visivel.
no caso da bereco a luz de presença/stop traseira é do tipo 2 em 1. uma só lâmpada com dois filamentos. um para o mínimo e outro para o stop. quando coloquei a lâmpada, liguei os mínimos e deu uma luz forte, depois travei e acendeu uma luz fraca (estava ao contrário). apenas retirar rodar 180º e voltar a por. ficou ok.
os mínimos da frente são sem casquilho e são iguais às luzes que iluminam o painel de instrumentos. neste caso se não trabalharem quando os colocamos temos que tirar, rodar 180º e voltar a por. (têm polaridade)
tal como quando se avaria uma lâmpada temos que substituir, neste caso substitui as lâmpadas sem estas terem avariado.
quanto à legalidade, as lâmpadas estão dentro das normas do código da estrada. vermelha atrás, e brancas à frente. as do painel de instrumentos não têm regra de cor.
quanto ao facto de serem leds, já estão vários carros a sair de fábrica com este tipo de lâmpada, portanto também não é por aí que se pode pegar.
o custo das 5 lâmpadas ficou abaixo dos 15 euros.
no meu caso compensou porque a bereco ficou a iluminar melhor. acredito que noutros veículos não se note diferença, cada caso é um caso.
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Re: Bereco das Serras
boas,
muito interessante essa solução. por acaso também já tinha andado a ver se existiam lâmpadas mais fortes para os médios/máximos, mas não tinha encontrado nada, pois os máximos são suficientes mas os médios são muito fraquinhos.
vou ver se faço o mesmo. obrigado pela dica!
[[]]
muito interessante essa solução. por acaso também já tinha andado a ver se existiam lâmpadas mais fortes para os médios/máximos, mas não tinha encontrado nada, pois os máximos são suficientes mas os médios são muito fraquinhos.
vou ver se faço o mesmo. obrigado pela dica!
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Re: Bereco das Serras
sim, inicialmente também tinha pensado em trocar os médios/máximos. mas penso que o problema principal não está nessa luzes, mas sim no conjunto.
além de que ainda não vi lâmpadas destas à venda, nem mais fortes, nem mais fracas, nem iguais...
a diferença agora não muita, mas nota-se. agora quando sou seguido por um carro de noite, já consigo perceber se levo as luzes acesas ou apagadas...
bons comentários e bons kms
nunio
além de que ainda não vi lâmpadas destas à venda, nem mais fortes, nem mais fracas, nem iguais...
a diferença agora não muita, mas nota-se. agora quando sou seguido por um carro de noite, já consigo perceber se levo as luzes acesas ou apagadas...
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Re: Bereco das Serras
pois foi uma das coisas que fiz logo, já que os minimos estavam maus e com leds nota se diferença além de ficarem muito loucos!
quanto a médios em led existem mas o nosso encaixe, mota é inexistente no nosso mercado só memso fazer um novo!!!
quanto a médios em led existem mas o nosso encaixe, mota é inexistente no nosso mercado só memso fazer um novo!!!
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Re: Bereco das Serras
não seria possível trocar o "casquilho"(n sei se é assim que se chama) para colocar outra lâmpada mais forte?
a ideia que tenho é que a lâmpada é de 35w/75w e era bom trocar para algo tipo 45w/75w(nem sei se existe).
cá em coimbra conheço uma loja que tem lâmpadas iguais às que vêm de origem!
[[]]
a ideia que tenho é que a lâmpada é de 35w/75w e era bom trocar para algo tipo 45w/75w(nem sei se existe).
cá em coimbra conheço uma loja que tem lâmpadas iguais às que vêm de origem!
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Re: Bereco das Serras
pois eis que era a palavra que me faltava o casquilho!
inserir um novo era o ideal mas e se...
inserir um novo era o ideal mas e se...
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Re: Bereco das Serras
as lâmpadas da frente são 35/35w, apenas muda a posição dos filamentos e a forma dos deflectores para diferir entre médio/maximos.
não sei como meteste a lampada traseira ao contrário, supostamente tem pinos descentrados... para só encaixar de uma maneira
não sei como meteste a lampada traseira ao contrário, supostamente tem pinos descentrados... para só encaixar de uma maneira
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Re: Bereco das Serras
boas.
as lâmpadas originais eram estas...
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Re: Bereco das Serras
nunio,nunio Escreveu:serges,
eu tambem achava que 45km/h era pouco, especialmente fora das localidades.
mas depois da alteração que fiz, já não noto tanto.
passo a explicar:
antes, quando arrancava à frente de um carro, ele vinha sempre colado a mim... (até me conseguir passar, claro)
agora arranco da mesma forma ou com a mesma rapidez que um carro (falo em arranques normais, não é com o carro a queimar o arranque).
portanto os carros só notam o meu "estorvo", quando já circulam a 45km/h e uns bom metros à frente do arranque.
torna-se mais fácil para eles ultrapassar.
não sei se me fiz entender...
outra situação que noto, é em certas subidas que antes fazia a 35km/h, (nenhum carro lá passa a essa velocidade), e agora faço perto dos 43km/h (embora os carro lá passem a mais velocidade, já não é um incómodo tão grande como antes...)
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que tipo de alteração fizeste só por curiosidade? e que diferenças notas?
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