Bereco das Serras

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Volt »

nunio Escreveu:arranjador - a primeira a aparecer foi a (não sei quê) 180. mas ninguem pega nela porque é preciso carta de mota. 180 centimetros cúbicos.

tive que me vir embora. não vale a pena falar com engenheiros destes...
soh faltava dizer que era uma 4 cilindros.

bem, tenho de fazer um apanhado de boas respostas (br) para dar a este tipo de belas questoes (bq):
bq - eh uma quantos (de cilindrada)?
br - nao tem cilindros.
bq - entao, e eh a quantos tempos?
br - ora, como o ultimo dos tempos (2 tempos ou 4 tempos) eh o escape, e eu nao comprei um (era um extra mais caro), deve ter um unico tempo. eh o chamado tempo de "vamos embora que tah na hora".

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Volt »

nunio Escreveu:
volt Escreveu: (...)o carro (e a busa tambem) estah parado ha um mes (desde que a vectrix regressou da oficina).
e não te dá um aperto no peito quando olhas para aqueles montes de ferro que te custaram os olhos da cara e agora estão ali a ganhar "teias de aranha"?
nunca te passou pela cabeça em vender aquelas "sanguessugas"?

não estou a sugerir que o faças, mas apenas a perguntar se nunca te passou pela cabeça?

bons kms e bons comentários
nunio
yep. vou meter a busa ah venda em breve. o carro, para jah, vou mante-lo. mesmo que quisesse vender, tem 10 anos e jah ninguem me dava nada por ele... enfim. um dia destes ainda falo com o toze e meto o gajo a bombar faisca.
.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

hoje de manhã fui dar um passeio e aproveitei para tirar umas fotos das paisagens por aqui.

apenas uma nota: as paisagens são agradaveis, o que não é agradável é aquele "nevoeiro estranho" que se nota ao longe em todas as direcções.
o "nevoeiro" está lá sempre, seja de manhã, ao meio dia ou à noite.

afinal que ar andamos nós a respirar?
Foto3.jpg
Foto3.jpg (27.51 KiB) Visto 3486 vezes
Foto2.jpg
Foto2.jpg (27.22 KiB) Visto 3487 vezes
Foto1.jpg
Foto1.jpg (27.26 KiB) Visto 3486 vezes
bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Bereco das Serras

Mensagem por mix »

muito boas paisagens que tens ai!!!!!
esse nevoeiro deve ser mesmo vapor de água. num dia de verão mais seco deve ser possível ver ainda mais longe!
não sei o que está à tua volta mas duvido que o ar que andas a respirar esteja poluído, muitas vezes a poluição nem se vê, eu pelo menos não a vejo e vivo numa cidade que provavelmente deve ter o ar 100 vezes em piores condições que essas paisagens

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

pois, mix. não confirmo nem desminto. não é a minha área.

a sesação que me dá é que a atmosfera está opaca. no topo de qualquer serra, olho para longe, e lá está o "opaco". seja que serra for, que direcção me vire, a que horas do dia for.
mas se for lá ao pé, não há nevoeiro nenhum. só se vê ao longe.
mas admito que seja vapor de água. como já disse, não é a minha área.

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

com um dia de sol lindo e maravilhoso, e com temperaturas a condizer, resolvi dar um passeio para desfrutar de tudo isto e aproveitar para saber como estou de autonomia, uma vez que a bereco já conta com 3270kms e já vai no 7º mês de uso.

penso que as temperaturas estavam próximo dos 25º c.
todo o percurso foi feito apenas com os mínimos acesos (tudo leds), e sem utilizar nunca as vitaminas, porque vitaminada anda ela sempre.
nas subidas que apanhei a bereco nunca desceu dos 35km/h e se usasse as vitaminas ela não passava dos 38 ou 40km/h. (não achei necessário)

no final do passeio tinha 30 kms feitos e a bereco estava pronta para ser carregada. nunca cortou, mas o voltimetro quase tocou a zona de corte. os últimos 4 kms foram a descer e bem. não usei o acelerador, porque a partir de uma certa velocidade não vale a pena.

conclusão:
a autonomia chega para as minhas necessidades do dia a dia e dá para dar um passeio não muito grande ao fim-de-semana.
dá para perceber que as bateias já não estão novas, mas também ainda não estão inválidas.
mas também digo para quem quiser ouvir:
baterias de chumbo, não obrigado. as próximas têm que ser de litio.

a bereco está agora à carga e vou tentar saber quanto tempo vai demorar a carregar. será seguramente menos de 8 horas, mas depois confirmo. lembro-me que as primeiras cargas chegaram a demorar quase 10 horas.

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

ora bem!

a bereco já está carregada, e demorou exactamente 4h26 a carregar.
tal como eu já previa, bem longe das 8 ou 10 horas de quando as baterias eram novas.

partindo do principio que o carregador é de 300w (não tenho como medir) e se demorou 4,5h a carregar, não entrou na bateria mais de 1350w (pouco mais de metade da capacidade total).

será de concluir que as baterias estão a meio da vida útil?


bons comentários e bons kms
nunio

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Bereco das Serras

Mensagem por rocker_pt »

repara que as contas podem não ser bem assim,

sempre que eu carrego, verifico que tenho um cos fi bastante baixo, e na ordem de 0.56.
o esfasamento entre a tensão e a corrente ser tão elevado implica que não se possa fazer assim as contas tão linearmente.
creio que as baterias se carregam com corrente contínua, e não com corrente pulsatória com um determinado formato da onda.
portanto, lá dentro do carregador existe um transformador (geralmente custuma ter só os transformadores 0.7 de cos fi) e para além disso existem alguns outros componentes (bobinados) que fazem com que o cos fi seja tão baixo.

a potência total absorvida, deve andar pelos p=u x i x cos fi=300x cos fi=300 x 0.56= 170w
e a energia absorvida, nessa carga completa, deve andar pelos w=p x t=170 x 4.5 = 750wh ou 0.75kw/h

para uma média de utilização de 1000w (creio que o motor da scooter não está sempre à plena carga, mas em média pode andar por este valor - isto é uma suposição, e os cálculos a partir daqui, perdem credibilidade em função do erro desta estimativa),
t(horas)=750/1000=0.75 h = 45min

conclusão: com a carga que carregaste (supondo que tinha ido mesmo ao fim da carga) dá-te para andares 45 min utilizando a potencia média de 1000w

se fizeres uma média de 40km/h, dá-te para andar s=v x t = 40 x 0.75 = 30km

se os meus cálculos estiverem correctos e se a autonomia inicial da scooter andava pelos 40, então já acusa um pouco de desgaste 30/40=75%. o que é estranho pois deviam dar para os 15.000 a 20.000 com 80% da autonomia.
___________________
para já, na minha scooter e com 2800km não me posso queixar pois recentemente resolvi testa-la um pouco e fiz o seguinte trajecto: 25km + carga de 2 horas + 35 km (total de 60km). cheguei ainda com carga, mas notei que nas subidas a velocidade diminuía para os 20 km/h e nas rectas ficava nos 30km/h. portanto já denotava o início do fim da carga, mas ainda dava para andar. - temperatura entre 20 no inicio e 15º no fim
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmal »

nunio Escreveu:ora bem!

a bereco já está carregada, e demorou exactamente 4h26 a carregar.
tal como eu já previa, bem longe das 8 ou 10 horas de quando as baterias eram novas.

partindo do principio que o carregador é de 300w (não tenho como medir) e se demorou 4,5h a carregar, não entrou na bateria mais de 1350w (pouco mais de metade da capacidade total).

será de concluir que as baterias estão a meio da vida útil?


bons comentários e bons kms
nunio
o rocker_pt tem razão, as contas não são bem assim, a carga não é linear, ou seja, pode no principio dar 300w, mas a meio dar mais ou até menos potência e no fim dá sempre menos. a maneira de testar é mesmo com um contador de wh, e não com esses do lidl, não funcionam com cargas com fontes de alimentação comutadas, ainda à dias estava a evo a carregar e um desses contadores do lidl marcava 135 watts, o que é estranho porque ele é de +- 400 watts, entretanto liguei o carregador a carregar uma bereco 2500 e o contador não se mexeu, no entanto desligando o carregador da evo marcava 90w.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

rocker_pt,

obrigado pela explicação, mas desculpa. não percebi patavina daquilo que disseste.
a minha àrea não é a electrónica, é apenas andar de mota e às vezes desapertar e voltar a apertar alguns parafusos.

só lembrar uma coisa.
quando a bereco era nova cheguei a fazer 55 ou 60 kms (penso que foi o máx). mas entretanto o controlador foi mexido para entregar mais potência ao motor.
a marca garante os 10 000 kms, mas é com a mota original. (e não com "xico-espertices" como a minha)
não quero dizer com isto que estou arrependido, muito antes pelo contrário.
com a mota original era um sacrifício fazer qualquer tipo de subidas (muito ou pouco inclinadas).
a solução era "passar a vida" a carregar nas vitaminas.
agora, tem quase a força das vitaminas, mas quando carrego lá, fica com o dobro daquilo que já tem.
claro que o reverso da medalha é o maior desgaste das baterias e menor autonomia.
mas se não estivesse kitada, provavelmente já a tinha trocado por uma com mais força.

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmal »

nunio Escreveu:rocker_pt,

obrigado pela explicação, mas desculpa. não percebi patavina daquilo que disseste.
a minha àrea não é a electrónica, é apenas andar de mota e às vezes desapertar e voltar a apertar alguns parafusos.

só lembrar uma coisa.
quando a bereco era nova cheguei a fazer 55 ou 60 kms (penso que foi o máx). mas entretanto o controlador foi mexido para entregar mais potência ao motor.
a marca garante os 10 000 kms, mas é com a mota original. (e não com "xico-espertices" como a minha)
não quero dizer com isto que estou arrependido, muito antes pelo contrário.
com a mota original era um sacrifício fazer qualquer tipo de subidas (muito ou pouco inclinadas).
a solução era "passar a vida" a carregar nas vitaminas.
agora, tem quase a força das vitaminas, mas quando carrego lá, fica com o dobro daquilo que já tem.
claro que o reverso da medalha é o maior desgaste das baterias e menor autonomia.
mas se não estivesse kitada, provavelmente já a tinha trocado por uma com mais força.

bons kms e bons comentários
nunio
ora ai está, gastas as baterias dela que chegam para o teu dia normal, e entretanto se tudo correr bem com as de lítio, gastas 1/3 do que custa uma com lítio e ficas com uma mota igual.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

sim, jmal.

eu sei que as contas não são assim tão lineares.
foi só para dar o meu testemunho que ao fim de 3270 kms as baterias carregam (mais ou menos) em metade do tempo de quando eram novas, e fazem sensivelmente metade dos kms.

já não são novas, mas também ainda não estão inválidas.

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmal »

nunio Escreveu:sim, jmal.

eu sei que as contas não são assim tão lineares.
foi só para dar o meu testemunho que ao fim de 3270 kms as baterias carregam (mais ou menos) em metade do tempo de quando eram novas, e fazem sensivelmente metade dos kms.

já não são novas, mas também ainda não estão inválidas.

bons kms e bons comentários
nunio
mas tem em conta a potência que ela tem a mais, como consome mais, também faz menos kms.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

jmal Escreveu: mas tem em conta a potência que ela tem a mais, como consome mais, também faz menos kms.
exactamente.

ela está a consumir mais (menos autonomia), mas se as baterias estivessem novas também demoravam cerca de 8 horas a carregar.
ou seja é um dois em um.

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Bereco das Serras

Mensagem por mix »

jmal Escreveu: o rocker_pt tem razão, as contas não são bem assim, a carga não é linear, ou seja, pode no principio dar 300w, mas a meio dar mais ou até menos potência e no fim dá sempre menos. a maneira de testar é mesmo com um contador de wh, e não com esses do lidl, não funcionam com cargas com fontes de alimentação comutadas, ainda à dias estava a evo a carregar e um desses contadores do lidl marcava 135 watts, o que é estranho porque ele é de +- 400 watts, entretanto liguei o carregador a carregar uma bereco 2500 e o contador não se mexeu, no entanto desligando o carregador da evo marcava 90w.
boas, acredito que os contadores do lidl não sejam de fiar a carregar as nossas scooters, mas o meu deve andar muito perto da realidade pois quando coloco a mota à carga ele ronda os 280w a 300w com picos de 310w e vai diminuindo com o passar do tempo.
por acaso nunca reparei qual é o mínimo que ele indica quando a carga já está quase completa, mas sei que quando os leds ficam todos verdes e a ventoinha para ele varia entre 2 a 4w.
será possivel que o meu marque correctamente?
eu muito raramente utilizo toda a autonomia da mota, normalmente faço entre 20 a 30km e o tempo médio de carga ronda também as 4h...

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Bereco das Serras

Mensagem por marcopns »

a minha raramente passa as 4h de carga e faço 30km entre cada carga. a autonomia máxima penso que ronda os 40km. a subida das temperaturas melhorou o desempenho das baterias mas não muito.
a ultima vez que falei com o sr eduardo, o preço da instalação de baterias de litio e bms ficava em 1700€. vamos ver se desce porque lá pro fim do ano vai ser um investimento obrigatório.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmal »

mix Escreveu:
jmal Escreveu: o rocker_pt tem razão, as contas não são bem assim, a carga não é linear, ou seja, pode no principio dar 300w, mas a meio dar mais ou até menos potência e no fim dá sempre menos. a maneira de testar é mesmo com um contador de wh, e não com esses do lidl, não funcionam com cargas com fontes de alimentação comutadas, ainda à dias estava a evo a carregar e um desses contadores do lidl marcava 135 watts, o que é estranho porque ele é de +- 400 watts, entretanto liguei o carregador a carregar uma bereco 2500 e o contador não se mexeu, no entanto desligando o carregador da evo marcava 90w.
boas, acredito que os contadores do lidl não sejam de fiar a carregar as nossas scooters, mas o meu deve andar muito perto da realidade pois quando coloco a mota à carga ele ronda os 280w a 300w com picos de 310w e vai diminuindo com o passar do tempo.
por acaso nunca reparei qual é o mínimo que ele indica quando a carga já está quase completa, mas sei que quando os leds ficam todos verdes e a ventoinha para ele varia entre 2 a 4w.
será possivel que o meu marque correctamente?
eu muito raramente utilizo toda a autonomia da mota, normalmente faço entre 20 a 30km e o tempo médio de carga ronda também as 4h...

[[]]
no caso do teu até pode estar certo, faz o seguinte para teres a certeza de que está certo, foi assim que descobri que o meu não mede bem.
-usa uma tripla e mede o consumo do carregador, tipo os 280w, depois desligas o carregador e ligas uma lâmpada de 60 w ou mesmo 100w, e verificas se está certo, deve dar um valor próximo do indicado pela lâmpada, agora liga a lâmpada e o carregador, se a soma dos 2 estiver correcta é porque deve estar a medir bem, no caso do meu não é certo, com o carregador ligado e outra cena não bate certo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 487
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Re: Bereco das Serras

Mensagem por Nunio »

como voces já devem estar fartos de ouvir falar de bereco kitada e ainda não viram nada,
aqui fica a comparação entre a minha bereco e uma bereco igual original.

primeiro, ambos sem vitaminas:

Link

depois, ambos com vitaminas:

Link

conseguem identificar qual dos dois sou eu??

bons kms e bons comentários
nunio

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bereco das Serras

Mensagem por jmal »

bolas é difícil, já que são ambas azuis.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

mix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 768
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
Localização: Coimbra

Re: Bereco das Serras

Mensagem por mix »

jmal Escreveu:bolas é difícil, já que são ambas azuis.
tens que ver pela cor do capacete
grande diferença sim senhor! parabens pela comparação e pela alteração que é realmente significativa!

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”