+ BMW C Evolution Sintra

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5451
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos
Estado: Desligado

Re: + BMW C Evolution Sintra

Mensagem por Mumia »

Estás a querer comparar coisas que não são comparáveis.... e não se trata de andar nas duas ou não, tens de comparar a tua mota com uma 125cc que é o que ela é, prestações melhores ou não.. Até porque ambos sabemos a real diferença de prestações de uma eléctrica para uma a combustão.

Pois dentro das prórpias 125cc a combustão tens uma enorme variedade de prestações (e olha que não são poucas), daí a comparar a melhor das 125 a combustão com uma 600 a combustão nos seus custos, vai uma grande distância a meu ver....

As motas têm de ser comparadas com as suas semelhantes, 125 com 125, as 250 com as 250, as 600 com as 600 e as 1000 com as 1000. E aí sim, a meu ver consegues fazer contas sérias e verdadeiras.

Mas vá não te vou melgar mais com isso, ;) já antes tinha discordado dessa comparação que tinhas feito com a 600, pelos mesmos motivos...
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 41500Km


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1881
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Estado: Desligado

Re: + BMW C Evolution Sintra

Mensagem por jmlflorencio »

Metendo-me na conversa, e sem conhecer os modelos...

Se a eléctrica é parecida com um modelo de 600cc (até partilham peças de carroceria, não é?);
Se anda como uma 600cc (só fica atrás em velocidade de ponta?);
Se pesa tanto como uma 600cc;
Se custa tanto como uma 600cc...

Porque haveríamos de a comparar com uma 125cc??

Se é só para tornar as contas mais complicadas para a eléctrica, ninguém podia também comparar os custos de utilização de um Model S com um BMW série 7 ou MB classe S, e teríamos que comparar tudo com um Dacia Sandero...

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5451
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos
Estado: Desligado

Re: + BMW C Evolution Sintra

Mensagem por Mumia »

jmlflorencio Escreveu: segunda mar 09, 2020 10:39 pm
Se é só para tornar as contas mais complicadas para a eléctrica, ninguém podia também comparar os custos de utilização de um Model S com um BMW série 7 ou MB classe S, e teríamos que comparar tudo com um Dacia Sandero...
ora.... aqui disse tudo, não compara um Model S com um Dacia, como não compara um ZOE com um Serie 7... pq comparar uma 125 com uma 600?

Também podemos comparar a C-evo com uma 1000RR ou com uma H2R por esse prisma :roll:

Não se trata de complicar vida a eléctricas, trata-se sim de fazer, a meu ver comparativos correctos... Até porque o faço diáriamente com a minha, para com outra malta que anda em combustão e me pergunta as vantagens... ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 41500Km


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1881
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Estado: Desligado

Re: + BMW C Evolution Sintra

Mensagem por jmlflorencio »

Mas é 125 em quê?

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5451
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos
Estado: Desligado

Re: + BMW C Evolution Sintra

Mensagem por Mumia »

jmlflorencio Escreveu: segunda mar 09, 2020 10:51 pm Mas é 125 em quê?
Bom podemos começar pelo seu DUA....


Ou fazemos comparativos só pelas prestações em arranque e acelerações?! forma?!

Se for pelo preço, como se diz... bom podemos comparar também com uma qualquer R6 é isso?

Certamente que a Cevo tem muitas qualidades felizmente para ganhar a sua escolha, que não necessitam deste tipo de comparativo a meu ver ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 41500Km


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1881
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Estado: Desligado

Re: + BMW C Evolution Sintra

Mensagem por jmlflorencio »

Pois, mas não me parece que um DUA português seja motivo para isso...


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1423
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
Estado: Desligado

Re: + BMW C Evolution Sintra

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois aqui a coisa é que parece que é complicada...

Por um lado está homologada como uma 125cc que já aqui há veiculos para todos os gostos... (veja-se uma Sym Fiddle 2 c7 velocidade de ponta de 100kmh - já toda no redline ou a famosa Aprilia RS125 que em 96/98 já dava 190kmh reais)

Mas a carcaça como foi bem mencionada é igual à 600cc, bem como prestações e peso (excepto velocidade máxima e autonomia)

É aqui um verdadeiro berbicacho... o melhor é comparar com todas e pronto :)

Abraço

Freddy (ex Sym Fiddle 2 125 ST2 '13, e Yamaha Fazer 600 '98 e Honda CB-500 '94)
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2430
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra
Estado: Desligado

Re: + BMW C Evolution Sintra

Mensagem por t3lmo »

Para rematar este assunto basta ver que ridiculamente a mesma mota elétrica, com o mesmo motor, as mesmas exatas peças e mais 4 kWh de bateria já só pode ser conduzida com carta de mota.
Grande diferenças: faz mais 60 km e pesa +10kg.
Já será comparável a uma real 600qqcoisa?? É que eu continuo a comer as T-Max sempre que me cruzo com elas :lol:
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1443
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa
Estado: Desligado

Re: + BMW C Evolution Sintra

Mensagem por cuttysark76 »

O que definiu a categoria desta e de muitas outras motos eléctricas foi o tamanho da bateria.

A versão inicial de C Evolution, por ter uma bateria de 8Kwh, é considerada uma 125cc, pois a potência nominal contínua que pode ser debitada na Mota durante uma hora, são 8Kw.

A nova versão da C Evolution tem uma bateria de 12,7Kwh, ou seja, consegue debitar mais do que 11 kW de potência durante uma hora.

Foi o critério que se arranjou... Não tenham dúvidas, são umas bestas, quaisquer das versões e são motas com 50Cv de potência máxima. Dinamicamente, são comparáveis com a versão térmica.
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2430
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra
Estado: Desligado

Re: + BMW C Evolution Sintra

Mensagem por t3lmo »

A energia continua a fluir em 2 rodas, embora com alguma acalmia da contingência e trabalho por casa.
Em 6 meses foram +5.000 km e aproveitei para fazer uns tweaks e manutenções caseiras na mota enquanto estava mais parada.

Vamos a km's...

Março 2020
Imagem

Junho 2020
Imagem

Julho 2020
Imagem

Agosto 2020
Imagem

Setembro 2020
Imagem
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2430
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra
Estado: Desligado

Re: + BMW C Evolution Sintra

Mensagem por t3lmo »

E os tais tweaks home-made...


Mudança de um painel lateral, que estava queimado do sol ao fim de 5 anos (estaciono ao sol sempre virado para o mesmo lado)

Imagem


Link
Mais fotos em https://www.facebook.com/groups/BMWCEvolution/permalink/1803642543105364/


Mudança de um pisca, que já fazia mau contacto por estar partido na base

Imagem


Link
Mais fotos em https://www.facebook.com/groups/BMWCEvolution/permalink/1902729126530038/


Mudança dos punhos, que já tinham a borracha gasta de 5 anos de uso

Imagem


Link
Mais fotos em https://www.facebook.com/groups/BMWCEvolution/permalink/1898063650329919/


Ceramic coating, nas carenagens

Imagem
Mais fotos em https://www.facebook.com/groups/BMWCEvolution/permalink/1958388044297479/


E por fim, algo que já andava a estudar há alguns anos e que só agora consegui pela primeira vez, e que partilhei logo com todo um mundo de utilizadores que procuravam também saber como fazer:

Ler o estado da bateria, em casa, sem depender de ir à BMW pagar para saber :)

Imagem


Link
Mais fotos em https://www.facebook.com/groups/BMWCEvolution/permalink/1951574528312164/
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2430
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra
Estado: Desligado

Re: + BMW C Evolution Sintra

Mensagem por t3lmo »

Um breve resumo que inclui esta bela maxi-scooter...

https://www.helexia.pt/noticias/mobilid ... ntagiante/

Imagem
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Galante
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: segunda dez 19, 2011 5:27 pm
Estado: Desligado

Re: + BMW C Evolution Sintra

Mensagem por Galante »

Boa tarde Telmo!

Sendo tu talvez o maior especialista deste modelo em Portugal, sabes dizer quando é que as C-Evolution passaram a contar com as baterias de 94Ah? Tenho interesse futuro numa destas fantásticas motas mas gostava de comprar com a bateria de 94ah dadas as qualidades anti-degradação das mesmas. Há uma à venda em Portugal de 2/2017. Já será de 94ah? Posso deduzir o IVA? Posso conduzir com carta de carro certo?
Obrigado

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2430
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra
Estado: Desligado

Re: + BMW C Evolution Sintra

Mensagem por t3lmo »

Viva Galante,

Um resumo dos modelos BMW K17 C evolution (0C03) (ECE):
- SR (Short Range 100km) - 8 kWh 60Ah com 11kW de potência (35kW de piso), 265kg e painel lateral liso
- LR (Long Range 160km) - 12.5 kWh 94Ah com 19kW de potência (35kW de pico), 275kg e painel lateral com matrix de pontos
Cores:
- Branca/verde (2013-2016)
- Cinza/verde (2015-2018)
- Cinza/preta (2018-2020)

Ou seja, para saberes se é uma LR de 94Ah só tens que saber 2 coisas: o painel de lado tem uma matriz de pontos, ou o peso dela é de 275 kg.
Mas nota que este modelo está homologado com 19kW de potência, ou seja, só poderás conduzir com carta de mota (> 11kW).
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5451
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos
Estado: Desligado

Re: + BMW C Evolution Sintra

Mensagem por Mumia »

t3lmo Escreveu: segunda set 14, 2020 8:54 am Ceramic coating, nas carenagens

Imagem
Mais fotos em https://www.facebook.com/groups/BMWCEvolution/permalink/1958388044297479/

Interessante T3lmo.... que tens a dizer desse produto e da aplicação dele? opiniões opiniões :P e onde compraste o dito ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 41500Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2430
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra
Estado: Desligado

Re: + BMW C Evolution Sintra

Mensagem por t3lmo »

Comprei online por aqui: https://www.amazon.es/Turtle-Wax-Soluti ... B0833KPK78
E dá um bom acabamento hidrofóbico, além de atuar como proteção cerâmica.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5451
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos
Estado: Desligado

Re: + BMW C Evolution Sintra

Mensagem por Mumia »

uhmm boa boa :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 41500Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2430
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra
Estado: Desligado

Re: + BMW C Evolution Sintra

Mensagem por t3lmo »

A aplica também na viseira do capacete que faz milagres nas gotas de chuva.

Entretanto no serviço de sharing Cooltra em Barcelona...


Link
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5451
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos
Estado: Desligado

Re: + BMW C Evolution Sintra

Mensagem por Mumia »

t3lmo Escreveu: sexta out 02, 2020 10:17 pm A aplica também na viseira do capacete que faz milagres nas gotas de chuva.
ui sério?? e não fica gordurosa ou baçaa ou assim? fica a ver-se bem?? :shock:
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 41500Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2430
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra
Estado: Desligado

Re: + BMW C Evolution Sintra

Mensagem por t3lmo »

Fica perfeita, dentro e fora, e a chuva é repelida e rola em gotículas.
e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”