Guewer ZWD 406

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
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rmiguel
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Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel »

Boas.
Aqui fica o meu diario de bordo.

GUEWER ZWD 406

Potência: 2000W
Baterias: 48V 35Ah (chumbo)

Actualmente vou com cerca de 8500km feitos, já está a pedir umas baterias novas (lifepo4), vou aproveitar o DB para pedir ajuda sobre o material que devo comprar para fazer a conversão.

Cumprimentos
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serges
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por serges »

Os meus parabéns por abrir este testemunho e partilha de conhecimentos!

Quanto a kms acho que para Chumbo, se é chumbo, está muito bom...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel »

Sim, é mesmo chumbo.
Mas há uma razão de estarem a durar tanto, o meu percurso entre carregamentos raramente passa dos 10km...
Agora ao fazer 10km ja chego a casa no "red"...

Que baterias me recomendam? Eu estava inclinado para as primeiras, visto que a operating voltage é maior e a corrente de descarga de 0,5C.
Estou certo?
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Jorge Rocha
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Jorge Rocha »

Em relação aos diferentes tipos de baterias, eu não me fiava assim tanto nos dizeres delas. Poderia sim, ser fiável, se fosse o mesmo fabricante a fazer os testes e nas mesmas circunstancias. Como não é... vá-se lá saber?

Eu simplesmente gosto de fazer eu mesmo os testes e tirar as minhas próprias conclusões!

Conheço motas com cada um desses tipos de baterias e ainda não lhes notei assim tantas diferenças. Já o mesmo não acontece com as cilíndricas que eles tiveram (de 15Ah), essas tinham notoriamente mais disponibilidade de corrente, e as Wina, substitutas, se aproximam!

Já verifiquei que neste tipo de motores de 2KW, tendo um controlador à altura, facilmente puxam os 50A numa subida e os 30A constantes em plano à velocidade máxima. Logo me parece que não serão apenas umas cocegas para as baterias em questão, qualquer umas delas de 40Ah. Claro que em relação às de chumbo...

Existe pessoal que tenha baterias de 40Ah em suas motas, e que esteja interessado em vende-las para comprar de 60Ah. Eu conheço 2 ou 3 nessas condições... Também sei quem tem dessas células (winston 40Ah) para venda, fizeram apenas meia dúzia de ciclos não completos e com carga e descarga bastante lenta.
Em qualquer dos casos o preço será bastante inferior a novas.

Se poder ajudar em mais alguma coisa??
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel »

Boas
luiseq Escreveu:
Por acaso o meu caso é muito parecido (motor com a mesma potência, e 8 a 10km por dia) só que tenho 8 baterias de 20Ah, ligadas de maneira a ter 40Ah, e ainda posso fazer á vontade mais de 40Km sem nenhum problema, e vou em 10600 km.

.
Mas a litium, certo...?

Jorge Rocha Escreveu:

Existe pessoal que tenha baterias de 40Ah em suas motas, e que esteja interessado em vende-las para comprar de 60Ah. Eu conheço 2 ou 3 nessas condições... Também sei quem tem dessas células (winston 40Ah) para venda, fizeram apenas meia dúzia de ciclos não completos e com carga e descarga bastante lenta.
Em qualquer dos casos o preço será bastante inferior a novas.

Se poder ajudar em mais alguma coisa??
Por acaso sabes os preços? Seria uma opção a considerar, visto que o orçamento não é grande...
E ainda tenho de comprar o BMS e um carregador... :(
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel »

Boas

No site da ev-power podiam me indicar um/uns BMS que dê para balancear e cortar a tensão minima e maxima, para 16 celulas de 3,2V (48V) ?
Cumprimentos
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Jorge Rocha »

rmiguel Escreveu:Boas

No site da ev-power podiam me indicar um/uns BMS que dê para balancear e cortar a tensão minima e maxima, para 16 celulas de 3,2V (48V) ?
Pode ser este para 60A:
http://www.ev-power.eu/SBM-CBM-1-1/Simp ... html?cur=1

Com algum saber e um relé, também poderia ser colocado o mais barato de 10A:
http://www.ev-power.eu/SBM-CBM-1-1/Simp ... html?cur=1

Seja como for, não é absolutamente necessário comprar carregador ou BMS.
O carregador de origem (para os 48V de Chumbo gel) dará a tensão que necessitas para carregar as 16 celulas.
O BMS pode ser substituído por alguns procedimentos com alguns conhecimentos incorporados, que podemos aqui ajudar.

Claro que para quem não compreende nada de nada, não é recomendável, mas se assim fosse nem estaríamos aqui a discutir este tema. Podes sempre mandar fazer o trabalho por alguém que esteja por dentro do assunto. Penso que por aí perto tens quem possa fazer isso, caso necessites, claro!

Em relação a preços, não sei bem, mas poderá chegar a menos um terço do preço de novas (dependendo), mas para saber isso, será melhor falar com quem as tem!
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel »

Jorge Rocha Escreveu: O carregador de origem (para os 48V de Chumbo gel) dará a tensão que necessitas para carregar as 16 celulas.


Em relação a preços, não sei bem, mas poderá chegar a menos um terço do preço de novas (dependendo), mas para saber isso, será melhor falar com quem as tem!
Boas

Será que o carregador de origem não excede a tensão permitida pelo pack lifepo4 ?
Podes me arranjar o contacto dessas pessoas?
Obrigado
luiseq Escreveu:
A prova é que até agora em 903 carregamentos feitos sempre até o carregador parar fiz:
Muito bom mesmo, quem me dera que as minhas durassem assim...
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Jorge Rocha »

Os carregadores de 48V, para as baterias de chumbo, normalmente elevam a tensão no final da carga entre os 57V e os 59V, logo está dentro das tensões de carregamento final das 16 X 3,2v que bem carregadinhas ficam entre os 3,50V e os 3,70V. Com 24 horas de repouso acabam por baixar até aos 3,35V, dependendo de vários factores.

Alguns dos carregadores até fica facil o ajuste da tensão e da corrente...

Se levar BMS, em caso de qualquer célula ultrapassar os 3,90V, ele corta o circuito!

Vou enviar os contactos por mp.
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel »

Bom dia.

Podiam verificar esta lista de compras, a ver se necessito de mais alguma coisa para a conversão?
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por RuFuS »

rmiguel Escreveu:Bom dia.

Podiam verificar esta lista de compras, a ver se necessito de mais alguma coisa para a conversão?
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De que zona és? Nunca te encontrei aqui pós lados de Faro... :mrgreen:

A lista está boa mas esse BMS tenho sérias dúvidas que se adeque a um veículo eléctrico... :roll:
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Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel »

Sou de Portimão...

Pois não sei se o BMS é o mais adequado, mas os outros são tão caros... :(
O orçamento tá tão apertado agora...
Propinas, renda da casa, oficina com o carro... Só o ordenado é que não aumenta...
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por MRider »

Boas
Já sei que o pessoal vai me cair em cima .
Mas porque não balanceias as células individualmente.
E andas assim uns tempos até poupar para um bom bms ?

Poderias fazer medições periódicas
Eu fiz 3000 km assim .:-)
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel »

é uma opção...

Como é que fazem isso?
Juntam por exemplo os fios numa barra de junção, depois correm as celulas uma a uma com o multimetro?
Ou as medições têm de ser em carga?
De quanto em quando tempo fazem as medições?
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por RuFuS »

visitante2 Escreveu:Boas
Já sei que o pessoal vai me cair em cima .
Mas porque não balanceias as células individualmente.
E andas assim uns tempos até poupar para um bom bms ?

Poderias fazer medições periódicas
Eu fiz 3000 km assim .:-)
É uma opção...e um risco... ;)
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Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Jorge Rocha »

Em relação às compras:
Por experiência própria, esse bms vai aquecer bastante. Mais seguro seria desviar a corrente do bms, passando a ligação da ignição em série com um contacto (normalmente fechado) de um relé de 48V (e este alimentado pelo bms). Neste caso poderias comprar o modelo mais barato que faria o mesmo trabalho. (posso fazer-te um esquema).

Em relação às células e aos ligadores, se comprares 4 conjuntos de 12V (pack´s já formados por 4 células com 3 ligadores incluídos) pouparás muito dinheiro e os materiais são exactamente os mesmos. Ficaria a faltar apenas 3 ligadores (no máximo).


Nunca te esqueças que o que por vezes parece fácil de executar, quando estamos a explicar, pode ser bastante difícil coloca-lo em prática! Tudo depende do nível de conhecimentos e do grau de sensibilidade que se tem, para que as coisas não dêem para o torto... Com isto só estou a querer dizer que nunca deveremos subestimar os problemas.

Estaremos aqui para uma ajuda, mas isso por vezes pode não chegar! Como até poderás estar perto de alguém com experiência, não hesites em solicita-la!
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por MRider »

Esse Packs de 12v em células de lítio como tenho na minha são fiáveis ?

As 4 células no interior nunca se irão desbalenciar ?
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por Jorge Rocha »

visitante2 Escreveu:Esse Packs de 12v em células de lítio como tenho na minha são fiáveis ?

As 4 células no interior nunca se irão desbalenciar ?
Com algum trabalho, retiras as tampas, de seguida as células, e ainda aproveitas umas caixas para floreiras! :lol:
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por MRider »

Jorge Rocha Escreveu:
visitante2 Escreveu:Esse Packs de 12v em células de lítio como tenho na minha são fiáveis ?

As 4 células no interior nunca se irão desbalenciar ?
Com algum trabalho, retiras as tampas, de seguida as células, e ainda aproveitas umas caixas para floreiras! :lol:
Gostei :-D
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Re: Guewer ZWD 406

Mensagem por rmiguel »

Boas

Não sei se vou comprar as de 12V, porque não sei o tamanho das células interiores, visto que o bloco de 12V não iria caber no interior da mota. Assim tava a pensar em comprar as de 3,2V.

Já agora como fazem o balanceamento das celulas manualmente e as medições?
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