A minha Super-ZEV

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2993
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am
Localização: Internet

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por klinzter »

Volt Escreveu:Olha que o frio tem sido difícil de gerir. Percebi que estou a ficar velho no momento em que passei a vestir umas "calças" interiores por baixo das calças do fato. :-D. Mas estes últimos anos a fazer o meu dia-a-dia de carro acho que me vacinaram. Já meto aqui uns dados informacionais da Super-ZEV. :-D.
Ehehe

Por acaso com as calças spidy q ando não tenho frio, mesmo nos dias de gelo.
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por serges »

isso mas sabe bem andar com elas o dia todo mas no meu trabalho não dá muito jeito... loool
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Bom dia a todos.

Ainda estou a recuperar do ENVE Leiria 2018. Foi muito trabalhoso e agora bem que preciso de umas férias para recuperar. :-).

Levei a Vectrix para Leiria na quinta-feira anterior. Foi um dia que começou normal, saí de casa com a mota carregada e fui trabalhar. Durante a hora de almoço, decidi ir ao El Corte Inglês comer um hamburger e deixar a menina a carregar nos entretantos.

Imagem

Tinha gasto apenas 3 barras (são 17 no total) nestes primeiros 32 quilómetros. Quando saí do centro comercial, já estavam repostas mais duas (16) barras.

A mota mostra autonomia suficiente para fazer o percurso sem paragens, mas a realidade é que não consigo confiar muito quando a carga desce para as últimas barras. Já não tenho a experiência que tinha. Apesar de já ter mais de 120 mil quilómetros em motas eléctricas, nos últimos 5 anos andei muito de carro e só fiz 28 mil quilómetros em duas rodas (eléctricas).

Imagem

Daí que tomei a opção de parar para comer algo no São Jorge de Cheganças e meter a mota à carga. Tinha gasto 5 barras e feito mais 53 quilómetros. Meia-hora de carga e mais duas barras carregadas, lá segui para Leiria.

Imagem

Cheguei a Leiria 92 quilómetros depois. Tinha gasto 9 barras. Fui recebido impecavelmente por grande parte dos elementos da equipa de organização do ENVE. Deixei a Vectrix no estádio e agradeci a boleia do casal Faria. Levaram-me à paragem de autocarros onde encontraria o meio de regressar a Lisboa, pois na sexta-feira havia mais aventura, mas desta vez com os carros eléctricos e a restante família Volt.

Imagem
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Em Leiria a Super-ZEV foi de grande utilidade. Com ela, os anúncios da programação são sempre mais simples.
:-).

sz@enve2018.PNG

Imagem

Depois do fim-de-semana do encontro passar, foi novamente ao final de um dia de trabalho que me pus a caminho de Leiria para a ir buscar. Da paragem dos autocarros até ao local do ENVE, há que atravessar o castelo.

Imagem

Imagem

Imagem

Tirei algumas fotos, levei com lagartixas pela cabeça, passeei um pouco e cheguei lá. Sem o ENVE, aquela zona fica um amontoado de carros estacionados e alcatrão a perder de vista. A Super-ZEV estava no estádio à minha espera. Saímos e pusemo-nos a caminho.

Imagem

Imagem

Percurso entre os 60 e 70 quilómetros por hora, que facilmente aumentava nas descidas, coisa que não aconteceu muito na ida... Voltei a parar em Cheganças no São Jorge, um clássico destes passeios de Vectrix a norte de Lisboa.

De Leiria a Cheganças (somando as pequenas voltas pelo ENVE durante o fim-de-semana), foram 96 quilómetros e 10 barras gastas. Deixei a mota carregar 57 minutos. O suficiente para adicionar 3 barras à autonomia e chegar a Lisboa.

Imagem

Depois de retirar mais algumas lagartixas de cima e comer um jantarito à maneira, segui caminho.

Cheguei rápido e bem, embora cansado. Não sei se nos próximos ENVE vou continuar a levar todos os VE. Acho que começo a ficar velho e sem a falta de juízo necessária a estas aventuras. Tudo foi cansativo. A viagem na mota, a viagem no autocarro, o fim-de-semana sempre a abrir, que não é fácil fazer tudo o que nos comprometemos quando a ME cresce tanto e nós somos um pouco responsáveis por isso.

Imagem

Eu e esta mota estivemos, se não estou em erro, em todos os ENVE realizados até ao momento. Proença-a-Nova 2013, Ourém 2014, Lisboa 2015, Coimbra 2016, Porto 2017, Leiria 2018. Para o ano a viagem vai ser, provavelmente, maior. Ainda não há nada para confirmar ou revelar. A ver vamos. Quanto à SZ, hei-de arranjar solução.

O ENVE deste ano ultrapassou os 300 VE participantes e foram milhares as pessoas que vieram ver este trabalho em prol da Mobilidade Eléctrica. Alguns decidiram entrar na ME naquele fim-de-semana. Épico! E só de pensar que os ENVE começaram com um pequeno post meu, que coloquei neste fórum, onde convidava a malta a aparecer num encontro de convívio de alguns pioneiros... Incrível.

postENVE2013.PNG

Que venham mais. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por serges »

Bem verdade mas antes ainda existiu um, o do clube tejo na expo...

Se ainda te recordas...

Força e muitos kms!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Mumia »

esse de proença teve muita preparação antes de se publicar ehehehe

Duro que é duro vai de mota aos Encontros Nacionais!!! :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

serges Escreveu: sábado jul 14, 2018 10:25 am Bem verdade mas antes ainda existiu um, o do clube tejo na expo...

Se ainda te recordas...

Força e muitos kms!
Sim, claro que sim. :-D.
Mas não sei se os podemos chamar de encontro nacional. Pelo menos não o devemos, pois não adoptámos o nome para a história e agora já estamos a contabilizá-los a partir de Proença-a-Nova. Até tivémos vários encontros destes, quase todos aqui por Lisboa. E há bons links e com fotografias e tudo. Aqui vai um exemplo de 2009 e outro de 2010. Passa rápido o tempo:
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... =22&t=9422
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... &start=140
https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 22&t=11676
http://www.veiculoselectricospt.com/rep ... lectricos/

Olha a minha ZEV:
moitasvenda503.jpg
moitasvenda503.jpg (63.37 KiB) Visto 5225 vezes
A prova em como eu tinha cabelo para a troca no início de 2009. :-p. Aqui:
moitasvenda539.jpg
moitasvenda539.jpg (57.6 KiB) Visto 5225 vezes
:-D.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por serges »

Caramba estavamos mesmo muito novos...

Esse sim foi no clube tejo!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Boa tarde a todos.

No final do mês passado atingi mais uma bela marca na SZ.

Imagem

Esta marca coincidiu com a minha chegada aos 275 mil km em modo eléctrico, 124 mil desses em moto.

Com um Outono atípico, mesmo já sem ter o equipamento adequado (como por exemplo, o casaco de Inverno que perdeu grande parte da sua impermeabilidade, o que nem é de estranhar, pois está muito velho), o certo é que tenho conseguido manter uma média de 15 dias úteis em rotina laboral nas duas rodas eléctricas.

Ao fim de 7 anos de vida da SZ (2011 está incompleto, por isso é o ano zero), depois dos dois primeiros anos, este é o ano que mais utilização a SZ tem tido. Foram 9 mil km de Janeiro a Outubro, 141 cargas, em 139 dias de utilização.

Imagem

Imagem

Nos últimos 14 meses fiz sempre mais de 480 km na Vectrix por mês. Algo que só aconteceu anteriormente por uma vez (nos primeiros 14 meses de vida da SZ).

O próximo gráfico lê-se da direita para a esquerda. Para quem gosta de ler informação gráfica, ele é muito esclarecedor. :-).

Imagem

Esta versão Premium das novas baterias leva agora mais de 20 mil km. Nada a apontar. É sempre a andar. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Esqueci-me de referir um update importante. :-D. Troquei de pneu traseiro no dia 8 de Outubro, visto que já estava em avançado estado de degradação. O facto de ter andado pouco nos seus primeiros tempos fez com que o gasto fosse pouco uniforme e criasse bolhas (algo que me acontece pela primeira vez desde que tenho moto).

Paguei 107 euros por um pneu igual ao anterior (e que são a continuação dos Pirelli de origem). Em pneus traseiros tenho feito uma média de 22 mil km por pneu. É muito bom para este género de pneu.

Recordando o historial de pneus:
Pneu traseiro novo aos 0, 23.834, 42.234 e 66.187 km;
Pneu dianteiro novo aos 0 e aos 52.733 km.

Imagem

Imagem
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por serges »

ui ui a duração está semelhante aos meus...

No entanto o da frente michelin nunca mais aprendi a conduzir com a frente a fugir me...

Já o caso dos de trás é em media 15.000kms mais coisa menos coisa...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Bom dia a todos.

Ontem a Vectrix fez mais um quilometraniversário:
Anotação 2019-11-19 121151.png

Chegou aos 77 777.7 km. Curioso que aconteceu na mesma altura em que cheguei aos 55 555 do Tesla. Só faltava o i3 chegar também aos 99 999, mas isso ainda falta muito. :-D.
Anotação 2019-11-19 123538.png

Ela tem estado bem. Tem sido bastante certinha e tem dado para fazer o trajecto casa-emprego e emprego-casa sempre em velocidade de corrida e sem necessidade de abrandar. Apenas me enganou recentemente com um indicador de três barras restantes quando já não havia nenhuma. Razão pela qual tenho de a levar a uma consulta estratégica para afinar o software, assim que tiver oportunidade.
IMG_2368_small.jpg

Na minha terra já há um PCN. Quem diria que ao fim de quase 12 anos vou ter um carregador na minha terra! Mais vale tarde que nunca. Vamos a ver se os restantes pexitos começam a aderir em força à mobilidade eléctrica. Este PCN fica junto ao Estádio Vila Amália, que é como quem diz, "ao pé do campo da bola" do GD Sesimbra.

No total, vou com 313 mil km feitos com electrões a substituir cenas fósseis e mal cheirosas. E é assim: Garagem limpinha e pulmões da família sempre a condizer. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por serges »

Muito bem...

Kms com fartura e sempre limpos... mais ainda com os painéis a ajudarem...

Obrigado pela partilha e sim os pontos de carga já merecem uma atenção maior...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por zeuz »

Bravo!!!

Não foto junto ao PCN de Sesimbra parece que estou a ver a minha catalã... :D ...mas falta-lhe uma lâmpada de LED! ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Mumia »

ahhhhhh já me andava a perguntar o que seria feito dela :P isto agora com os 4 rodas a malta ás vezes quer deixar as 2 roda fechadas nas garagens eheheheh

bom ver que rola sem problemas :) Venham de lá mais 77mil !! ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Bom dia. :-).

Cheguei aos 333 mil 333 km feitos em modo eléctrico. Estou a comemorar sozinho agarrado a um shot de café enquanto correm uns queries e os servidores dão-me ampulhetas para mirar. :-D.

A Super-ZEV leva 83 mil 333 km deles. Números redondinhos. Calha bem. De mota eléctrica foram 141 mil km, os restantes fiz nos carros eléctricos (a maioria no i3, depois Leaf e depois Tesla). Só na ZEV e Super-ZEV foram 135 mil km (os restantes quase 6 mil foram em motas de substituição e test-drive).

Números...

Tudo tem corrido bem. Agora espero acalmar um pouco. Tenho reduzido os km feitos e este ano isso notou-se especialmente devido à pandemia. Tenho tido muito teletrabalho em semanas alternadas com o presencial. Tenho também tentado optar pela bicicleta e pela trotinete sempre que possível. E já há muita gente electrificada e muitos carregadores para os ajudar. Creio que em breve vou apenas ser mais um dos que fizeram muitos km em modo eléctrico.

Os meus filhos agora têm escola muito próximo de casa (na realidade, a Câmara de Sesimbra fez uma escola mesmo no terreno que havia em frente à nossa casa). Obrigadinhos. :-).

A Super-ZEV nunca mais precisou de qualquer manutenção, excepto quando foi fazer qualquer coisa à oficina (um dos sensores do BMS lia algo mal e cortava-me os últimos km do "depósito" por segurança). Felizmente, coisa simples de resolver e que custou uns simpáticos zero euros e a possibilidade de testar uma Zero DS nos entretantos.

Está com uma média de 10 mil km por ano. Na realidade, é mais 10 mil km por cada Primavera e Verão, pois abandonei completamente a ideia de andar à chuva desde que tenho lugar para o carro na garagem do emprego (com direito a lavagem, que luxo! :-D).

Parece que agora até estamos em altura de depressão (referência atmosférica). Bárbara de seu nome. Belo nome. Vem-me à cabeça as Endechas do Camões. Um dos meus favoritos. "Aquela cativa, que me tem cativo, porque nela vivo já não quer que viva." 5*. O raio do zarolho era talentoso. ;-).

Calha bem esta recordação, neste momento de pandemia, em que estamos afastados e com pouco contacto social. Espero que passe rapidamente e nos aproximemos de quem gostamos, como acontece no poema, desafiando tempos passados.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Mumia »

ora dá gosto de ver esses números todos eheheheh venham de lá outros tantos iguais, Parabéns!! ;)

fico especialmente feliz por ver que a Super-Zev ainda é uma das duras Vx a rolar por aí, cada vez se vê menos....

Quanto ao convívio sou da mesma opinião, vai de rés ohhh Covid, que queremos é conviver com os amigos :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Volt »

Bom dia a todos.

Em Agosto a Super-ZEV fará 10 anos. Muita coisa mudou desde que a adoptei em 2011 e muito mais ainda desde que adoptei a irmã dela em 2008. :-D.

Até ao começo da pandemia, ela tinha voltado a ter uma boa utilização. Não tanta como nos primeiros anos, onde era o meu principal veículo, usado em qualquer que fosse o dia. Nestes últimos anos usei-a só nos dias mais limpos para ir para o emprego.

Nestes gráficos invertidos (no eixo horizontal) vê-se bem o seu uso (quilómetros em cima e número de dias de utilização em baixo):

Imagem
Imagem


Recentemente teve um problema com um sensor daqueles que lê o estado dos módulos da bateria (indicava que todas as células desse módulo estavam a zero). Nada de grave nem de difícil resolução. Veio cá o doutor e tratou disso.

Enquanto não acaba a pandemia, ela tem feito somente uma viagem por mês para rodar as rodas e o dono sentir o ar fresco dos dias.

Imagem

São mais os quilómetros feitos na bicicleta (que não sai do sítio), do que nela. :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por serges »

É sempre bom ver estes clássicos a mostrarem se bem…

E sim existem e deveriam continuar a ter assistência…

Muito bem…
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: A minha Super-ZEV

Mensagem por Mumia »

olha olha a Super-Zev eheheheh bom saber que continua de boa saúde (problemas todas têm) e claro que poucos ou muitos Km's que os continue a fazer, que estas meninas gostam é de rolar Km's eheheheh

Venham de lá mais Km's nela, que cheira-me que te anda a chamar nomes por não a usares tanto :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”