SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder
Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por Mumia »

ja o disse... e volto a dizer ;)

Desistir nunca!!! Vais ver que isso é assunto de rápida solução e nada cara e depressa está a rolar novamente!! ;)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

Olá pessoal.

Lá arranjei um tempo para desmontar a Predator e o meu grande receio de ter o controlador estragado veio a mostrar-se ser pior que aquilo que eu pensava.
Aquilo literalmente explodiu e há vários bocados de mosfet e outros componentes espalhados dentro dele. Está completamente carbonizado, acho até que podia ter pegado fogo se não fosse ter o corpo de alumínio e estar completamente selado.

Agora preciso de o substituir e rezar para que o motor não tenha sido afetado ou então que não tenha sido o motor a causar isto.

O que me aconselham os técnicos da casa? Deverei também abrir o motor e ver se há sinais de problemas nas bobines ou avanço para a compra de um controlador novo e depois de o montar, testo o funcionamento do motor?

Quais as melhores alternativas para substituir este controlador? Não tenho razão de queixa dele, aguentou-se bem estes 7 anos, mas é muito ruidoso nos arranques e de certeza que entretanto já apareceram alternativas melhores a bom preço.

As baterias não me parecem afetadas, mesmo sem BMS estão todas a 3.30 V após carga.

Fico à espera das vossas opiniões. Gostava de resolver isto rapidamente para voltar à estrada com ela e ainda aproveitar antes que venha o frio e a chuva em força.

PS - Uma das coisas que mais detesto na Predator e que podem ver na foto, é a quantidade de parafusos que é preciso tirar só para desmontar uma pequena parte. Imagino o terror que é desmontar tudo! ImagemImagemImagemImagem

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk

ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por MRider »

Desliga o controlador e separa as fases do motor . Roda a ver se está livre. Se rodar livre já é bom sinal.
O controlador um sabvoton costuma ser acessível.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

MRider Escreveu:Desliga o controlador e separa as fases do motor . Roda a ver se está livre. Se rodar livre já é bom sinal.
O controlador um sabvoton costuma ser acessível.
Obrigado. Já tenho o controlador desligado ou não podia tirar a foto dele aberto. O motor roda bem sem prisões, foi das primeiras coisas que verifiquei logo no dia da avaria enquanto esperava pelo reboque.
Os Sabvoton são vendidos pela Gingabyke não é? Vou falar com eles para ver preços.

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk

ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por MRider »

O Jorge Rocha também poderá ter algo em stock
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por serges »

Caramba doeu mesmo...

Mas acredito que vais conseguir uma boa solução obrigado pela partilha pois a mobilidade eléctrica não é feita só de coisas boas... as vezes temos alguns contra tempos!

Força
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


roms
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: terça mai 05, 2009 6:03 pm

Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por roms »

Viva,

Aconteceu o mesmo na minha e o controlador ficou em pior estado do que esse :)
Acabei por comprar o Sabvoton SVMC072150 e estou muito satisfeito com ele.
Vais perder uns 5 km/h de velocidade de ponta, mas fica muito mais silencioso e suave no arranque.

Na altura não consegui arranjar ninguém que me vendesse em PT e acabei por pedir diretamente da china no Alibaba.com
Veio por transportadora e chegou em menos de uma semana. Do que me lembro, nem chegou aos 300€ já com os portes e taxas.

No meu caso, foi mesmo só trocar o controlador e uns relés da ignição. Não estragou mais nada.
Fui eu que montei e não achei muito complicado. O Sabvoton cabe no espaço do Kelly apesar de ser um bocado mais comprido.

Podes ver mais detalhes no DB da minha Predator

Se precisares de ajuda avisa.

Ricardo

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

Obrigado roms.

Também estou enclinado para esse Sabvoton. Estou a ver se compro por cá ou se vou mandar vir da China.

Espero realmente que não esteja mais nada estragado. A montagem parece ser fácil no mesmo sítio do anterior e usando o mesmo dissipador.



Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk

ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por Mumia »

ora eu não disse que isso ia tomar um bom rumo ;)

vá vá depressa está a rolar... vai contando como tá a correr isso
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por Jorge Rocha »

O Sabvoton é um bom controlador para identificar possivel falha no motor. Fazendo o teste dos sensores hall e dando OK, está pronta para mais 200 mil km.

Se o teste der erro, o que já me aconteceu com alguns motores escaldados (com isolamento insuficiente na sua bobinagem), a solução passa por substituir o motor também, já que uma bobinagem nova pode ser um pouco difícil de se conseguir.

Quando o motor está nesse estado de pequena passagem, as baixas rotações são a maior dificuldade para os controladores e é aí que eles queimam.
Para acrescentar ainda, existem diferentes motores nas Predator, sendo o mais encorpado o mais potente, mais eficiente também. O que os distingue é a sua distancia do motor ao disco. 28mm ou 40mm de distancia entre o motor e o disco do travão.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

Obrigado Jorge pelo teu apoio também!

Felizmente no meu caso o motor aparentemente não sofreu danos e os sensores de hall também não.

A solução para a avaria foi mais fácil e simples do que eu pensava inicialmente. Comprei um controlador Sabvoton SVMC 72150 ao MVS e graças ao apoio dele e a algumas horas de volta da Predator, posso dizer que já está a andar novamente e ainda mais silenciosa e eficiente.

Felizmente as ligações e o tamanho do Sabvoton são muito semelhantes ao Kelly e foi relativamente fácil ligar tudo novamente, apenas substituindo as fichas de ligação. Ficou instalado no mesmo local do anterior e consegui aproveitar o dissipador para melhorar o seu arrefecimento.

Embora este controlador tenha boas características a um preço reduzido, fiquei desiludido com a falta de informação nos seus manuais. Os Kelly são muito mais completos em informação. O interface de configuração é muito básico e o modelo que eu tenho não tem travagem regenerativa variável nem cruise control. Por outro lado é FOC e produz onda sinusoidal à saída o que torna o funcionamento do motor muito mais suave e menos barulhento.

Fiz um teste de alguns kms para verificar como se comportava. Ajustei alguns parâmetros ao meu gosto e voltei à estrada para testar novamente. Consegui ultrapassar os 95 km/h e a aceleração também me pareceu boa, embora me pareça que tem uma entrega de potência mais suave e linear que o Kelly. Perdi o botão de regeneração, mas usei-o para a função de boost que permite arranques com mais potência que pode dar jeito numa subida ou numa ultrapassagem.

Espero que dure tanto como o Kelly e que possa desfrutar da mota durante muitos mais kms sem chatices!

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk

ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por Mumia »

assim dá gosto... agora toca a papar mais Km's que estas meninas gostam é disso ;) já chega de pausa :P
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por serges »

Mais nada ela quer é kms e uns "mimos" de tempos a tempos...

Boas curvas
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

Olá pessoal!

Depois do problema com o controlador tem sido sempre a rolar bem e já fiz mais de 500 kms desde a reparação e não houve problemas.

Estou a gostar bastante do comportamento deste controlador, os arranques melhoraram, é muito silencioso e a configuração da travagem regenerativa permite-me quase só travar com o travão da frente.

Entretanto já ultrapassei os 75.000 kms. Enquanto a chuva não aparecer em grande, vai ser Predator sempre a rolar!!

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk

ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator


roms
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 61
Registado: terça mai 05, 2009 6:03 pm

Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por roms »

Muito bom!!!
O meu já vai com 20.000km e sempre a andar.
Eu como não tenho CB e não consigo ver a corrente gerada na travagem regenerativa, configurei para valores mais baixos para garantir que não passa dos 0,5C nas travagens. Só que assim não trava quase nada com o motor.
Consegues ver quantos amperes estás a gerar na travagem?

Abraço

Avatar do Utilizador

MVS
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 515
Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
Localização: Porto

Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por MVS »

É necessário ter algum cuidado com estas configurações.
Nestes controladores Sabvoton SVMC quanto maior for a velocidade do veículo na altura em que a travagem regenerativa entra em funcionamento maior é o pico de corrente injectado na bateria. Quando este pico de corrente ultrapassa o valor da "Rated DC Current" configurada, o controlador entra em erro e necessita de um power cycle da ignição. Deve ser evitada a todo o custo esta situação particular.
Imagem

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por serges »

MVS Escreveu: quarta nov 15, 2017 1:37 pm É necessário ter algum cuidado com estas configurações.
Nestes controladores Sabvoton SVMC quanto maior for a velocidade do veículo na altura em que a travagem regenerativa entra em funcionamento maior é o pico de corrente injectado na bateria. Quando este pico de corrente ultrapassa o valor da "Rated DC Current" configurada, o controlador entra em erro e necessita de um power cycle da ignição. Deve ser evitada a todo o custo esta situação particular.
Importante reter este conselho!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1706
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Localização: Abrantes

Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por e_bike »

roms Escreveu:Muito bom!!!
O meu já vai com 20.000km e sempre a andar.
Eu como não tenho CB e não consigo ver a corrente gerada na travagem regenerativa, configurei para valores mais baixos para garantir que não passa dos 0,5C nas travagens. Só que assim não trava quase nada com o motor.
Consegues ver quantos amperes estás a gerar na travagem?

Abraço
Não sei qual o pico de corrente gerada, mas tenho configurado para 80 amps no controlador. Mais baixo que isso e nem se nota a travagem. Fui ajustando para ter algum abrandamento antes de usar os discos.

Enviado do meu ASUS_Z00AD através de Tapatalk

ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator


JorgeR
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quarta nov 20, 2019 4:14 pm

Re: SW Predator GTI 60Ah - Rio de Moinhos

Mensagem por JorgeR »

Boa tarde,
Estou a reparar uma Predator de 40Ah. O controlador avariou fazendo curto entre a fase C e o B-. Alguém saber a referência dos MOSFET e onde os encontrar?
Em alternativa onde adquirir o controlador KEB72601X em Portugal (ou equivalente).
Desde já obrigado a todos

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”