Página 3 de 10

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Enviado: quinta set 22, 2011 7:52 pm
por paulogil
Boas
Andei a fazer umas medições a todas as células, e verifico que tenho uma que baixa a tensão para 2,97v quando acelero e depois estabiliza em 3,24v+-, as restantes quando acelero vêm a 3,17v e depois estabilizam em 3,26+-. Esta leitura foi feita depois de ter percorrido 12km a uma média de 70km/h.
Como é óbvio comuniquei a SW, estando em comunicação com eles.

Será que tenho algum problema? É que essa célula que baixa a tensão mais que as outras em aceleração, está no sitio onde tem estado as outras que já foram trocadas.
Na ultima intervenção levou também o bms.

Ela continua a andar bem, e a fazer os trajectos, mas ando com receio.
Espero que o Sr. Humberto não se importe de pedir aqui opiniões.

Abraço

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Enviado: quinta set 22, 2011 8:00 pm
por jmal
paulogil Escreveu:Boas
Andei a fazer umas medições a todas as células, e verifico que tenho uma que baixa a tensão para 2,97v quando acelero e depois estabiliza em 3,24v+-, as restantes quando acelero vêm a 3,17v e depois estabilizam em 3,26+-. Esta leitura foi feita depois de ter percorrido 12km a uma média de 70km/h.
Como é óbvio comuniquei a SW, estando em comunicação com eles.

Será que tenho algum problema? É que essa célula que baixa a tensão mais que as outras em aceleração, está no sitio onde tem estado as outras que já foram trocadas.
Na ultima intervenção levou também o bms.

Ela continua a andar bem, e a fazer os trajectos, mas ando com receio.
Espero que o Sr. Humberto não se importe de pedir aqui opiniões.

Abraço
Mas isso acontece quando aceleras com ela no descanso ????

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Enviado: quinta set 22, 2011 8:07 pm
por paulogil
Boas
Sim essas leituras foram efectuadas com elas no descanso e enrolando o acelerador todo.

Abraço

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Enviado: quinta set 22, 2011 8:10 pm
por jmal
paulogil Escreveu:Boas
Sim essas leituras foram efectuadas com elas no descanso e enrolando o acelerador todo.

Abraço
E o voltímetro é digital ?? mediste várias vezes para ter a certeza, é que os voltímetro digitais são lentos e por vezes nesse tipo de testes não são conclusivos.

Eu acho que esse valor é muito baixo para um arranque do motor no "ar". O melhor é esperares pelo Humberto e não abusares muito da potência dela, ou seja, podes andar mas não abuses nos aceleramentos.

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Enviado: sexta set 23, 2011 3:49 pm
por paulogil
Boas
Sim o voltímetro é digital e repito várias vezes as leituras, e todas conferem. Fala-se em desbalanceamento das células, mas o mais engraçado é que logo que o carregador desliga faço leituras de voltagem e obtenho leituras de forma crescente, sendo a mais baixa, 3.42v, a que está junto ao disjuntor e vai aumentando até 3,62v na outra ponta....

Vou aguardar e vamos ver o que se passa.

A pedido de várias famílias aqui fica o meu álbum de fotos da janaina, como não consigo modificar o post original fica aqui o link para o álbum http://s122.photobucket.com/albums/o261 ... 1QQtppZZ24


Abraço e força nas faíscas..........

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Enviado: sexta set 23, 2011 9:17 pm
por civic
Depois de ver este db fui medir as células da minha e o resultado foi:
Em vazio a tensão anda entre os 3,31v e os 3,32v
Acelerando a fundo com a roda no ar a queda de tensão cai para os 3,27 e os 3,29 (andam entre estes valores), estabilizando logo nos 3,30v, este teste foi feito com a carga das baterias após terem feito uns 20 km's +\-.
Isto serve apenas para termos de comparação, estas baterias de lítio têm cerca de 1300 km's.

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Enviado: sexta set 23, 2011 9:42 pm
por zointz
civic Escreveu:Depois de ver este db fui medir as células da minha e o resultado foi:
Em vazio a tensão anda entre os 3,31v e os 3,32v
Acelerando a fundo com a roda no ar a queda de tensão cai para os 3,27 e os 3,29 (andam entre estes valores), estabilizando logo nos 3,30v, este teste foi feito com a carga das baterias após terem feito uns 20 km's +\-.
Isto serve apenas para termos de comparação, estas baterias de lítio têm cerca de 1300 km's.

Boas, para outros que tenham ideias semelhantes, eu recomendo que façam a mediçao com ela descarregada e totalmente carregada (ao fim de 1 hora de espera)

É quando as baterias mostram mais alterações.

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Enviado: sexta set 23, 2011 9:58 pm
por civic
Esta medição foi com mais do que uma hora de espera.

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Enviado: sexta set 23, 2011 11:24 pm
por zointz
civic Escreveu:Esta medição foi com mais do que uma hora de espera.
Eu queria dizer fazer 2 medições.


Uma com ela totalmente carregada sem andar, mas fazer a medição apenas uma hora depois do carregamento terminar.

a outra medição quando a carga está mesmo no fim.

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Enviado: sábado set 24, 2011 12:17 am
por civic
a outra fica para amanhã, pois agora até está sem roda, vou procurar um pneu novo para ela.

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Enviado: segunda set 26, 2011 4:18 pm
por Volt
Viva Paulo.

Sendo tu de Cantanhede, não queres aparecer no workshop de sábado dia 1/10/2011?
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=30&t=14408

:-).

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Enviado: quarta set 28, 2011 9:59 am
por paulogil
Boas
Ainda continuo a tentar balancear as baterias como me foi dito, mas isto não está fácil.
Tenho reparado que metade do pack só atinge voltagens de 3,45v e enquanto a outra metade vai até aos 3,80v logo que desliga o carregador.
Por mais que tente balancear as células torna-se impossivel.
Alguém com ideias?

Abraço

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Enviado: quarta set 28, 2011 10:14 am
por RuFuS
paulogil Escreveu:Boas
Ainda continuo a tentar balancear as baterias como me foi dito, mas isto não está fácil.
Tenho reparado que metade do pack só atinge voltagens de 3,45v e enquanto a outra metade vai até aos 3,80v logo que desliga o carregador.
Por mais que tente balancear as células torna-se impossivel.
Alguém com ideias?

Abraço
Mas a tua mota não tem o BMS que a SW mete em todas as motas?

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Enviado: quarta set 28, 2011 10:24 am
por paulogil
Boas
Sim tem o bms, que foi até agora trocado aquando da troca da célula morta.

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Enviado: quarta set 28, 2011 10:54 am
por RuFuS
paulogil Escreveu:Boas
Sim tem o bms, que foi até agora trocado aquando da troca da célula morta.

Mas nesse caso o BMS não está a funcionar correctamente...as células deviam tar todas praticamente com a mesma voltagem e não metade com mais voltagem e outra metade com menos voltagem...parece-me que há aí algo que não está a funcionar correctamente...

Ainda tens garantia? Se tens, activa-a, pois não vais conseguir balancear isso por ti próprio com esse carregador... ;)

Se não tens...se não tens é ires controlando isso a cada carregamento... :|

Cumps

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Enviado: quarta set 28, 2011 1:59 pm
por zointz
paulogil Escreveu:Boas
Ainda continuo a tentar balancear as baterias como me foi dito, mas isto não está fácil.
Tenho reparado que metade do pack só atinge voltagens de 3,45v e enquanto a outra metade vai até aos 3,80v logo que desliga o carregador.
Por mais que tente balancear as células torna-se impossivel.
Alguém com ideias?

Abraço
Boas,
Precisava de mais algumas informações, como tens feito o balanceamento das baterias ? Alem disso as Thundersky chegam facilmente aos 4v por isso estou a achar estranho.

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Enviado: quarta set 28, 2011 10:58 pm
por 2wheelfun
paulogil Escreveu:Boas
Sim tem o bms, que foi até agora trocado aquando da troca da célula morta.
Uma? Estou-te a ganhar, Paulo! A minha já vai na 6ª bateria trocada na mesma avaria! E o giro é que 50kms antes tinha ido à revisão do vendedor que me disse estar tudo certinho. Ainda bem que fui à revisão e que tenho BMS senão ainda estragava alguma célula... :-) Ah e não é incrível? O BMS não está avariado. :shock:
As melhoras. Da tua e já agora da minha vadia que já há mais de um mês que saiu de casa e não voltou! O que vale é que virá boa e com um pack novo a estrear... ;)

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Enviado: quinta set 29, 2011 6:53 pm
por paulogil
zointz Escreveu: Boas,
Precisava de mais algumas informações, como tens feito o balanceamento das baterias ? Alem disso as Thundersky chegam facilmente aos 4v por isso estou a achar estranho.
Fiz como me foi dito pela Sw, desligar carregador durante 30m e voltar a ligar, passado 1h desligar mais 30m, e por aí fora.
É claro que meti um relógio a fazer isso.
O que se passa é que elas quando levam carga, metade do pack vai entre 3,70 3,80v e a outra metade anda entre 3,40 3,50v.
E passado algum tempo elas estão praticamente equilibradas, com voltagens semelhantes entre os 3,35 e 3,40v.
Mas a Sw disse-me que elas tinham de atingir os 3,55v e a mais baixa nem próximo chega, fica pelos 3,40v.
E outra coisa, a metade que atinge mais voltagem, sobe a voltagem muito rápido, estando o carregador desligado ao fim de 5m+-

Eu só gostaria de perceber o porquê disso se passar....

Abraço

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Enviado: quinta set 29, 2011 7:47 pm
por zointz
paulogil Escreveu:
zointz Escreveu: Boas,
Precisava de mais algumas informações, como tens feito o balanceamento das baterias ? Alem disso as Thundersky chegam facilmente aos 4v por isso estou a achar estranho.
Fiz como me foi dito pela Sw, desligar carregador durante 30m e voltar a ligar, passado 1h desligar mais 30m, e por aí fora.
É claro que meti um relógio a fazer isso.
O que se passa é que elas quando levam carga, metade do pack vai entre 3,70 3,80v e a outra metade anda entre 3,40 3,50v.
E passado algum tempo elas estão praticamente equilibradas, com voltagens semelhantes entre os 3,35 e 3,40v.
Mas a Sw disse-me que elas tinham de atingir os 3,55v e a mais baixa nem próximo chega, fica pelos 3,40v.
E outra coisa, a metade que atinge mais voltagem, sobe a voltagem muito rápido, estando o carregador desligado ao fim de 5m+-

Eu só gostaria de perceber o porquê disso se passar....

Abraço
Olha, eu não sou a SW, e em ultimo caso deves seguir os concelhos deles, mas diria que da forma como fazes isso estás a estragar mais do que a corrigir.

Não conheço os carregadores da SW, mas se no fim da carga eles reduzirem a corrente , é nessa altura que que o BMS faz o melhor trabalho a equilibrar o pack, assim o que eu recomendaria era fazer muitos carregamentos curtos, mas em vez de ligares um temporizador e logo se vê, eu faria o seguinte....

- Conduziria a moto suavemente durante uns 5Kms e depois punha à carga, e repetia este processo bastantes vezes.

- O conduzir suavemente reduz a tendência que os packs têm para o desequilibro, pois com correntes altas as resistências internas têm valores muito diferentes e é as diferenças da resistência interna que desequilibram os packs.

- O carregar ao fim de poucos Km's faz com que o carregador esteja a maior parte do tempo a carregar com corrente reduzida na altura que o BMS as equilibra melhor.

Se isto não for compatível com o teu dia a dia (porque este processo tem de ser repetido bastantes vezes, então podes em alternativa andar o mais suavemente possível (reduz a tendência para o desequilíbrio) e carregar sempre que pudesse (em cada paragem tinha de levar carga).

Por ultimo e infelizmente parece que tens um BMS como o meu.... muito fraco para estas baterias e tens de estar sempre atento.

Re: DB Predator 40AH "Janaina"

Enviado: domingo jan 22, 2012 6:17 pm
por paulogil
Boas
Já faz algum tempo que este tópico estava parado, também não há muito a dizer, está tudo a rolar, mas com o frio tem se notado uma maior queda do voltímetro, de resto é carregar e andar. Também tenho feito carregamento no trabalho, para elas não terem tanta perda no voltímetro.
Já 9600km....

Andava eu a passear pela net e vejo esta imagem
Imagem
E lembrei-me se isto é possível de fazer, ou seja desmontar só a jante onde está o pneu, tipo como nas vespas....

Abraço