Predator GTI - O meu VE

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Predator GTI - O meu VE

Mensagem por hmgp »

claro que sim, até agradeço!

que estupidez a minha!! depois de alojadas no blog, podemos por um link aqui para lá... sou mesmo tanso!
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi


J.G.
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 127
Registado: quinta nov 05, 2009 10:52 am
Localização: Maia

Re: Predator GTI - O meu VE

Mensagem por J.G. »

além de tudo é bem bonita a predator. deve ser um excelente ve realmente.

no futuro, se tiver oportunidade gostava muito de experimentar uma.. parece mais corpulenta que as novas thunder, estou curioso para saber como isso se traduz na estabilidade, ou não.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Predator GTI - O meu VE

Mensagem por hmgp »

se alguma vez passares por sintra dá-me uma "toque" aqui no fórum com antecedência e pode ser que dê para combinar-mos e dás umas voltas na minha.

Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Predator GTI - O meu VE

Mensagem por hmgp »

mais uma carga ontem, já levava 50km. notava nas minhas subidas mais fortes aqui de sintra uma pequena redução, mas dava para manter a velocidade sem problemas, até se acelerasse suavemente ela desenvolvia mas o problema naquela mota é acelerar suavemente...

doseando melhor o acelerador eu penso que aqui nos meus percursos de subidas (algumas já médias a fortes) e sem deixar esgotar as baterias (leia-se o bms actuar) deve fazer 60km por carga. mas isto é estimativa e poderá ser falível porque afinal ainda só tenho 80km no total.

começo a perceber porque é que o serges não atinge as autonomias que a vectrix pode registar, é que por vezes é difícil não rodar o punho um pouco mais
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Predator GTI - O meu VE

Mensagem por serges »

upa upa, é dificil ter uma condução económica... com aqueles electrões todos disponiveis...

quando sei que há uma tomada proxima parece que o acelarador da lhe qualquer coisa...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Predator GTI - O meu VE

Mensagem por hmgp »

serges Escreveu:upa upa, é dificil ter uma condução económica... com aqueles electrões todos disponiveis...

quando sei que há uma tomada proxima parece que o acelarador da lhe qualquer coisa...


é isso mesmo

Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: Predator GTI - O meu VE

Mensagem por Barrocas »

chamo a atenção que enquanto nas baterias de chumbo/gel vai-se notando progressivamente que a carga vai perdendo força, mas nas baterias de litio não é tão linear, elas mantem-se relativamente estaveis e disponivel até a parte final da carga disponivel, e iludem-nos a pensar que ainda temos muito "sumo" para aproveitar, só que nessa altura a voltagem cai muito mais rapidamente, e depois começa a esmorecer em poucos km's...

quando quiserem fazer testes em que tenham noção que vão até perto do limite possível, mantenham-se por perto de uma tomada para recarregar, aviso de amigo

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Predator GTI - O meu VE

Mensagem por jmal »

barrocas Escreveu:chamo a atenção que enquanto nas baterias de chumbo/gel vai-se notando progressivamente que a carga vai perdendo força, mas nas baterias de litio não é tão linear, elas mantem-se relativamente estaveis e disponivel até a parte final da carga disponivel, e iludem-nos a pensar que ainda temos muito "sumo" para aproveitar, só que nessa altura a voltagem cai muito mais rapidamente, e depois começa a esmorecer em poucos km's...

quando quiserem fazer testes em que tenham noção que vão até perto do limite possível, mantenham-se por perto de uma tomada para recarregar, aviso de amigo

exacto, dai por vezes ver aqui algumas conclusão precipitadas em relação à autonomia, é que quando se nota que está a acabar já é tarde pensar que estamos sem bateria.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Predator GTI - O meu VE

Mensagem por hmgp »

daí a importância de um tópico que tem estado "frio" sobre como medir bem uma carga destas baterias. e sim, já sei que havendo €'s se consegue, agora venha daí a inovação e que se arranje uma mais em conta e mais fiável que o voltímetro.
era porreiro, penso eu...
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4184
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Localização: Socio Nº 54

Re: Predator GTI - O meu VE

Mensagem por Bluesky »

nao seria possivel arranjar umas baterias independentes (nem que fossem de "chumbo") que funcionassem como "reserva" em caso de emergençia fazendo um pequeno switch num botão qualquer?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Avatar do Utilizador

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
Localização: Friburgo, Suiça

Re: Predator GTI - O meu VE

Mensagem por tiago_eco »

bluesky Escreveu:nao seria possivel arranjar umas baterias independentes (nem que fossem de "chumbo") que funcionassem como "reserva" em caso de emergençia fazendo um pequeno switch num botão qualquer?
por ex, comprar uma pack de 4 ou 6 baterias extra e colocar na mala traseira... não existem bms's de transferencia de carga? assim essas 4/6 baterias distribuíam o suminho pelas outras esfomeadas...
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Predator GTI - O meu VE

Mensagem por hmgp »

com uma boa medição de carga (e não por voltímetro) estas questões não se colocam. porque se tivermos bem a noção de quanta carga temos para que andar com mais peso (baterias) para só usar em situações de emergência?

é só a minha opinião, desde que saibamos bem quanta carga temos o resto é fácil.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Predator GTI - O meu VE

Mensagem por Volt »

hmgp Escreveu:com uma boa medição de carga (e não por voltímetro) estas questões não se colocam. porque se tivermos bem a noção de quanta carga temos para que andar com mais peso (baterias) para só usar em situações de emergência?

é só a minha opinião, desde que saibamos bem quanta carga temos o resto é fácil.
tambem acho... nao me estava a ver a fazer tantos kms sem um sistema bem fiavel de mediçao.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Predator GTI - O meu VE

Mensagem por hmgp »

esta agora?!?

ontem quando voltei para casa, lá saí do comboio e fui pegar na dita. capacete, luvas, blá, blá, blá e arranco!

acelera, desacelera e quando chego a casa olho para o conta quilómetros e vejo 20km em vez dos 4/5km que existe de distancia entre a estação e a minha casa…

esta agora!?!? que situação estranha?!?! como é possível?



é possível porque dá tanto gosto que até nos esquecemos do caminho mais curto!



a quem conhece a zona de sintra, ontem foi da estação da portela de sintra, direito a colares pela serra, praia grande e praia das maçãs, azenhas do mar, janas e mais uns kms e casa! tem um centro de gravidade que permite uma maneabilidade muito boa. não a comparo porque não tenho experiência para tal mas é muito fácil de a levar de um lado para o outro. não se nota nada o facto de ter um “corpo mais avantajado”. e puxa, e puxa … uma maravilha!

m-a-r-a-v-i-l-h-a ! ! ! ! !

Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Predator GTI - O meu VE

Mensagem por uggabugga »

hmgp Escreveu:acelera, desacelera e quando chego a casa olho para o conta quilómetros e vejo 20km em vez dos 4/5km que existe de distancia entre a estação e a minha casa…
já estou a ver o que aconteceu!
ainda não conhecias bem o caminho para casa e perdeste-te...

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Predator GTI - O meu VE

Mensagem por hmgp »

uggabugga Escreveu:
hmgp Escreveu:acelera, desacelera e quando chego a casa olho para o conta quilómetros e vejo 20km em vez dos 4/5km que existe de distancia entre a estação e a minha casa…
já estou a ver o que aconteceu!
ainda não conhecias bem o caminho para casa e perdeste-te...
exacto! foi isso mesmo
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 612
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Predator GTI - O meu VE

Mensagem por uggabugga »

bluesky Escreveu:nao seria possivel arranjar umas baterias independentes (nem que fossem de "chumbo") que funcionassem como "reserva" em caso de emergençia fazendo um pequeno switch num botão qualquer?
não sei se quatro baterias de reserva, iria melhorar alguma coisa.
normalmente aprendemos a viver com aquilo que temos e a geri-lo. nesse caso iríamos esticar-nos sempre mais um bocado, pois as contas antes de sairmos de casa seriam sempre feitas a contar com a “reserva”, correndo exactamente os mesmos riscos.
e quando te perguntassem qual a autonomia da tua mota tinhas que dizer qualquer coisa do género: “à volta de 70 km mais 10”.
e depois, na prática não sei se seria concretizavel. quatro baterias ligadas em paralelo iriam fornecer à volta de 13 volts. não sei se o sistema de transferência do bms (ou se há mesmo algum sistema que o possa fazer) conseguiria em tempo real a transferência de energia necessária para as outras baterias.
então, sendo de chumbo, aparentemente o problema ficaria ainda mais complicado - não sei se seria possível - ou aconselhável - misturá-las.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Predator GTI - O meu VE

Mensagem por hmgp »

uggabugga Escreveu:
bluesky Escreveu:nao seria possivel arranjar umas baterias independentes (nem que fossem de "chumbo") que funcionassem como "reserva" em caso de emergençia fazendo um pequeno switch num botão qualquer?
não sei se quatro baterias de reserva, iria melhorar alguma coisa.
normalmente aprendemos a viver com aquilo que temos e a geri-lo. nesse caso iríamos esticar-nos sempre mais um bocado, pois as contas antes de sairmos de casa seriam sempre feitas a contar com a “reserva”, correndo exactamente os mesmos riscos.
e quando te perguntassem qual a autonomia da tua mota tinhas que dizer qualquer coisa do género: “à volta de 70 km mais 10”.
e depois, na prática não sei se seria concretizavel. quatro baterias ligadas em paralelo iriam fornecer à volta de 13 volts. não sei se o sistema de transferência do bms (ou se há mesmo algum sistema que o possa fazer) conseguiria em tempo real a transferência de energia necessária para as outras baterias.
então, sendo de chumbo, aparentemente o problema ficaria ainda mais complicado - não sei se seria possível - ou aconselhável - misturá-las.
só precisamos de um bom indicador de soc (state of charge). assim sabemos quanto temos na bateria e conduzimos de acordo com isso. é exactamente como um ci, sabemos que temos meio depósito e que conduzindo a 80kmh faremos à volta de x kms, se acelerarmos para 130 faremos y kms, porque sabemos quanto está no depósito, é isso que falta nos ve's de lítio. existem sistemas para isso, mas ainda são muito dispendiosos, pelo menos os que encontrei custam para cima de 500€ só o material.

por acaso até encontrei um que talvez dê, talvez ... porque eu não percebo nada de electrónica/electricidade e por isso pus à consideração de quem sabe aqui neste post: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 3&start=60

a ver vamos...
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Predator GTI - O meu VE

Mensagem por hmgp »

na quinta-feira a mota com cerca de 40km fez-me o primeiro corte de bms. pensei, caramba mesmo abusando como abusas a subir e como até tenho bastante subida de serra aqui pela minha zona, 40km parecia-me pouco.

lá falei com a sw. troca de emails, testa assim, testa assado e sábado cá estavam em minha casa. confirma isto, aquilo e levou um ajuste no controlador.

resultado? parece que tenho uma nova mota. se já era boa, agora então!! o acelerador, que já me tinham lido comentar que era de controle mais difícil ficou um mimo! e não perdeu nada na dinâmica que a mota tinha.

veredicto: assistência 5* por parte da sw e a prova de que estão constantemente a evoluir a mota!

p.s.: já leva quase 200km
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Predator GTI - O meu VE

Mensagem por hmgp »

quanto aos kms de autonomia, vou começar a fazer contas mais "cientificas" a partir do próximo carregamento já que até agora não tinha contador de kwh. depois dou noticias.

ainda hoje foram mais 15km agora de tarde
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Bloqueado

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”