Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Mensagem por jmal »

civic Escreveu:tal como na scooter ela nunca chegará ao fim, como acontece por vezes nos carros, no meu caso faz cerca de 20 km's e é carregada de seguida, achas que será por 3 anos?
claro que dura, mas ainda não sabemos ao certo, isto porque se trata de outro tipo de carga/descarga.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Mensagem por civic »

é claro, mas de uma coisa sabemos, quanto mais em cima andar, mais dura. e apenas referi que esses 3 anos são muito pouco para esse tipo de baterias. até porque temos o exemplo de empilhadores, que têm baterias de chumbo durante muito mais anos, por norma aguentam mais de 6 anos.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
gasindependente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: quarta ago 06, 2008 11:20 pm

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Mensagem por gasindependente »

caros parceiros ecologicamente proactivos:

obrigado pelos v. post.
relativamente ao peso, é mais pesada do que e ecoliberty ou ecoracer mas, é bastante estável, curva muito bem a maiores velocidades (já fiz a curva do túnel do dragão a 90km, sem problema), (para quem não sabe, é a descer), e mantem boa maleabilidade no trânsito.
de realçar que uma das coisas que me agrada muito na bereco cable é ter discos à frente e atrás, pelo que esta, tem também discos à frente e atrás, dá-me bastante segurança. (a bereco cable é muito linda e confortável, mas morre muito nas subidas pois é muito pesada, daí não ter optado por esse modelo).
relativamente ao lítio, a experiência de ter que trocar de bateria do portátil de 3 em 3 anos deixa-me desconfiado.
por outro lado o facto dos trabalhos iniciais do eduardo que sofreu as estopinhas até conseguir compatibilizar bms com controlador, deixaram-me com a noção (possivelmente errada) de que isto do lítio não está ainda bem conseguido para os vulgares non-vip como eu.
ainda por cima reparem que por exemplo a bereco espanha diz que o bms é opcional. isto mostra bem que estamos num mercado em que vale tudo.
aliás, posso dizer da minha experiência que o que se vende é o conceito, não o produto (ás vezes não tem uma coisa a ver com outra) .
porque quem não faz contas a sério e olha para o produto (gente vulgar) compara o preço da minha scooter (2980 euros) com o preço do mesmo modelo a gasolina na norauto que custa 1350 euros e mesmo retirando os 800 euros da dedução no irs descobre que pode "poupar" 830 euros. os seja, somando a limitação da autonomia quem tem pouco dinheiro não compra scooters eléctricas (só se fizer contas a longo prazo e não se esquecer do consumo da gasolina e das revisões, mas a maior parte das pessoas fica-se pelas contas imediatistas).
num país em que as pessoas estão empenhadas em tentar sobreviver até ao fim o mês, falar-lhes em ecologia e gerações futuras entra-lhes por um ouvido e sai pelo outro.
é o nosso designio....

bom, pelo menos eu dou o exemplo. não fico com remorços e sei que fiz uma boa aposta.

(e tenho sempre a possibilidade de "morrendo" as baterias de chumbo, posso um dia fazer upgrade para lítio...

abraço para todos

(vergonha: porque estava a chover muito, hoje fui de volvo em vez de thunder (mas gosto mais da thunder))

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
gasindependente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: quarta ago 06, 2008 11:20 pm

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Mensagem por gasindependente »

ainda sobre bms.

penso que, em detalhe, as funções de um bms tipicamente são as seguintes:
• verificação das condições individuais de cada célula que compõem a bateria
• manter cada célula dentro dos seus limites operacionais
• proteger as células de ficarem fora dos limites de tolerância
• proporcionar mecanismos de bloqueios de segurança em caso de condições violentas e fora de controlo
• isolamento da bateria em caso de emergência
• compensação de desequilíbrios dos parâmetros de células na cadeia de baterias
• fornecer informação do estado de carga (soc) da bateria (carregada ou descarregada)
• fornecer informação do estado de saúde (soh) da bateria (nova ou usada)
• fornecer informação para os indicadores e alarmes
• prever a autonomia disponível tendo em consideração a energia ainda armazenada
• aceitação aplicação de instruções de controlo dos sistemas do veículo
• fornecer o algoritmo correcto para o carregamento das células
• fornecer pré-carregamento de modo a permitir teste de impedância de carregamento antes de carregar e dois estados de carregamento para limitar correntes internas entre células
• providenciar meios de carregar as células individualmente
• responder aos diversos modos de funcionamento do veículo
• registar o uso correcto ou incorrecto dado às baterias (frequência, profundidade dos ciclos de carga e descarga, duração das condições fora de tolerância) que é conhecido como função de registo (log book)

assim, limitar o bms só ao controle da carga/descarga parece pouco, ou estou a ser muito exigente?

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Mensagem por jmal »

gasindependente Escreveu:ainda sobre bms.

penso que, em detalhe, as funções de um bms tipicamente são as seguintes:
• verificação das condições individuais de cada célula que compõem a bateria
• manter cada célula dentro dos seus limites operacionais
• proteger as células de ficarem fora dos limites de tolerância
• proporcionar mecanismos de bloqueios de segurança em caso de condições violentas e fora de controlo
• isolamento da bateria em caso de emergência
• compensação de desequilíbrios dos parâmetros de células na cadeia de baterias
• fornecer informação do estado de carga (soc) da bateria (carregada ou descarregada)
• fornecer informação do estado de saúde (soh) da bateria (nova ou usada)
• fornecer informação para os indicadores e alarmes
• prever a autonomia disponível tendo em consideração a energia ainda armazenada
• aceitação aplicação de instruções de controlo dos sistemas do veículo
• fornecer o algoritmo correcto para o carregamento das células
• fornecer pré-carregamento de modo a permitir teste de impedância de carregamento antes de carregar e dois estados de carregamento para limitar correntes internas entre células
• providenciar meios de carregar as células individualmente
• responder aos diversos modos de funcionamento do veículo
• registar o uso correcto ou incorrecto dado às baterias (frequência, profundidade dos ciclos de carga e descarga, duração das condições fora de tolerância) que é conhecido como função de registo (log book)

assim, limitar o bms só ao controle da carga/descarga parece pouco, ou estou a ser muito exigente?

mas o bms faz isso tudo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
gasindependente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: quarta ago 06, 2008 11:20 pm

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Mensagem por gasindependente »

caros parceiros ecologicamente proactivos:

não, o que os bms existentes em portugal fazem é só equilíbrio na carga e descarga das células.
se fizessem isso tudo tinha que haver um controle de temperatura célula a célula.
não têm ics.

por exemplo, as características do bms bereco são:

características no controlador de carga:
• voltagem máxima permitida: 3.75v
• consumo em “standby”: 0,5ma

características do vps (voltage protection system):
• tensão mínima de detecção: 2,65v
• consumo em “stanby”: 0.9uamp (micro-amp)
• tempo de detecção de voltagem baixa: 205 useg

nada mais é apresentado.

tanto quanto sei, o único bms completo é o da vectrix.

enfim, tenho esperança que a tecnologia li4ti5o12 evolua rapidamente bem como a nossa mentalidade ecologica...

thunder 3000 - 503 km

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Mensagem por jmal »

gasindependente Escreveu:caros parceiros ecologicamente proactivos:

não, o que os bms existentes em portugal fazem é só equilíbrio na carga e descarga das células.
se fizessem isso tudo tinha que haver um controle de temperatura célula a célula.
não têm ics.

por exemplo, as características do bms bereco são:

características no controlador de carga:
• voltagem máxima permitida: 3.75v
• consumo em “standby”: 0,5ma

características do vps (voltage protection system):
• tensão mínima de detecção: 2,65v
• consumo em “stanby”: 0.9uamp (micro-amp)
• tempo de detecção de voltagem baixa: 205 useg

nada mais é apresentado.

tanto quanto sei, o único bms completo é o da vectrix.

enfim, tenho esperança que a tecnologia li4ti5o12 evolua rapidamente bem como a nossa mentalidade ecologica...

thunder 3000 - 503 km
pois, eu vi logo que você estava a meter os pés pelas mãos, a vectrix tem o bms mais simples que existe, controla apenas a tensão total do pack e a temperatura de cada modulo de baterias (10 células), numa tecnologia que tem mesmo que se controlar, até uma simples parafusadora tem isso.

os bms têm características específicos para cada tipo de tecnologia, nas lifepo4 o controle de temperatura apenas interessa quando se fazem descargas de rácios acima de 5-10 c, neste caso temos descargas até ao máximo de 2c, e cargas acima de 3c, onde nem nestas se pode dar.

eu conheço muito bem os bms tugas, já que pertenço à equipa que os desenvolveu e continua a desenvolver, na verdade eles têm esses controles e muito mais, neste caso especifico optamos por incluir as funcionalidades que realmente interessam e que sejam economicamente viáveis, essas que referiu são algumas entre outras. o utilizador quer é pegar na scooter e fazer kms, não quer saber a quantos volts e graus tem cada célula.

especificações que estão incluídas nos bms tugas

• verificação das condições individuais de cada célula que compõem a bateria
• manter cada célula dentro dos seus limites operacionais
• proteger as células de ficarem fora dos limites de tolerância
• compensação de desequilíbrios dos parâmetros de células na cadeia de baterias
• fornecer informação para os indicadores e alarmes




as seguintes faz, mas com um custo mais alto, onde fica o bms mais caro que a scooter.

• prever a autonomia disponível tendo em consideração a energia ainda armazenada
• fornecer informação do estado de carga (soc) da bateria (carregada ou descarregada)
• fornecer informação do estado de saúde (soh) da bateria (nova ou usada)
• registar o uso correcto ou incorrecto dado às baterias (frequência, profundidade dos ciclos de carga e descarga, duração das condições fora de tolerância) que é conhecido como função de registo (log book)



estas a seguir são especificações para pura venda de informação, nenhum bms faz isto, porque é impraticável e até impossível.

• isolamento da bateria em caso de emergência (do pack tudo bem, temos o disjuntor e o corte do controlador, de cada célula é impossível)
• fornecer o algoritmo correcto para o carregamento das células (não se aplica nesta tecnologia)
• proporcionar mecanismos de bloqueios de segurança em caso de condições violentas e fora de controlo (é impossivel o bms desmontar o pack para tirar alguma célula que esteja danificada ou defeituosa)
• fornecer pré-carregamento de modo a permitir teste de impedância de carregamento antes de carregar e dois estados de carregamento para limitar correntes internas entre células (não se aplica nesta tecnologia)



estas são para ... dar umas belas gargalhadas, ou então não sei do que se trata ?????

• aceitação aplicação de instruções de controlo dos sistemas do veículo
• providenciar meios de carregar as células individualmente
• responder aos diversos modos de funcionamento do veículo



já se perguntou porque os chineses não incluem os bms da ts, ou seja de quem lhe vende as baterias para as scooters.


a tecnologia li4ti5o12 é mais fraca que a lifepo4, mais pesada, mais poluente, menos potência por kg e litro, não espere por elas, já existem bem melhores.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
gasindependente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: quarta ago 06, 2008 11:20 pm

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Mensagem por gasindependente »

obrigado. já estou mais esclarecido.

tem tudo a ver com o que o comprador está disposto a pagar. que infelizmente, como dizes, na maioria dos casos é só o essencial para andar. as visões de curto prazo (como a da maioria das chinesas) estão a dar cabo do produto.
as visões de longo prazo, como a vectrix, provocando descapitalização da empresa, também dão cabo do produto.
então como é? onde investir? num produto bom ou num produto menos bom?
possivelmente a solução está no meio termo.
porque a minha thunder 3000 me pareceu do melhorzinho que ví (a um preço abaixo dos 3000 euros) é que decidi comprá-la.

também é complicado decidir comprar um produto razoável (como a evo) mas que não existe, ou seja, tem que ser sinalizado, esperar que seja fabricado, melhorado e entregue, e só depois poder dispor dele. não podemos esquecer que não se vendem scooters de inverno, ou seja, acaba por ser um produto sazonal de algum modo, de impulso. quem está disposto a dar 1000 euros de sinal e ficar à espera....

batlight thunder 3000 -517 kms


RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1335
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Mensagem por RuFuS »

gasindependente...sabes-me dizer se é possível fazer um test-drive a este modelo na zona de lisboa?

cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
gasindependente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: quarta ago 06, 2008 11:20 pm

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Mensagem por gasindependente »

boa tarde.

podes combinar um test-drive na zona de lisboa através dos 219731900 – 966015734 ou 932464950.

bom test-drive.

gasindependente


edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Mensagens: 351
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Mensagem por edupatorod »

já agora,

há pessoas que quando querem comprar um carro esperam 3 meses ou mais por ele e dão entrada para encomenda.
não percebo pq não podem esperar o mesmo por uma scooter tratando-se aqui de uma tecnologia nova, inovadora, etc...

depois, sobre a adaptação do nosso bms às scooters, se estás a referir-te a evo do topoman, não teve nada a ver com adaptação ao controlador, os problemas deles.
o que fizemos no inicio foi aproveitar a uma parte de gestão de carga que já vinha do fabricante (chino)... e instalar uma outra parte do nosso bms. foi a pior koisa que fizemos... misturar chinada com tuga... não conjugou bem os... os circuitos não "falavam" a mesma lingua...eheh...

quando instalamos um bms completo nosso (sem misturar o nosso com o do chino) voilá...!!! problema resolvido!!!
acho que se tivessemos instalado o nosso bms completo de raiz e não tivessemos tentado aproveitar/inventar com o bms dos chineses, nunca tinha acontecido o que aconteceu...
depois o facto de ele morar a 200km de aveiro dificultou muito tb o tempo de resposta.

sobre o nosso bms, nós só o temos pq queremos garantir mais de 1500 ciclos nas baterias. e pra isso o controlo na carga e descarga basta.
podiamos ter mais:
- histórico das tensões individuais na última hora..
- medir temperatura individual de cada cel
- medir currentes que saem do pack de baterias
- medir tensão total do pack de baterias.
- medir consumo kwh, da scooter.
- etc etc etc...

nós sabemos fazer isto e muito mais...
agora não o instalamos... pq não serve de nada... o clientre vai pagar mais 1000eur (que será o custo dessa trangalhada toda...) e vai comprar informação que a meu ver não vale 1000 eur. pergunto eu, saber os kwh gastos valem mais 1000 eur no preço da scooter? saber as tensões e currentes das cels valem mais 1000 eur?
pronto é fácil a resposta...

o nosso objectivo é apenas garantir mais de 1500 ciclos... não instalamos mais nada nas scooters a não ser a gestão na carga e descarga.


agora num veículos de 4 rodas electrico que custe 15.000 eur ou mais... acho que mais 1000 eur pra ter essa informação toda que podemos dar... aí penso que o cliente naõ se importava de dar...



eduardo
team bereco.pt


Nuno Veloso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 202
Registado: sexta mai 15, 2009 2:41 pm

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Mensagem por Nuno Veloso »

eu dei de caras com este modelo na fil, e pelo que percebi é um ciclomotor não é? (foi a informação que me deram no stand)

a minha pergunta é: nas tais três velocidades, diz que há uma que dá 50km/h e outra 75km/h, ora no caso de ser um ciclomotor isso estaria a infrigir a lei, visto que esta classe só pode ter 45km/h de velocidade máxima de construção.

já agora aproveito para lhe desejar a maior sorte com o seu veículo novo, que faça muito kms ecológicos!

Avatar do Utilizador

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1887
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Mensagem por rocker_pt »

por outras palavras....
infringe a lei quem passar dos 45km/h.....
neste modelo os 45km/h de máxima é considerado a velocidade correcta para a boa preservação das baterias.
....
está melhor assim?
e ele continua ciclomotor.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!


Nuno Veloso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 202
Registado: sexta mai 15, 2009 2:41 pm

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Mensagem por Nuno Veloso »

rocker_pt Escreveu:por outras palavras....
infringe a lei quem passar dos 45km/h.....
neste modelo os 45km/h de máxima é considerado a velocidade correcta para a boa preservação das baterias.
....
está melhor assim?
e ele continua ciclomotor.
não, infrige a lei o ciclomotor poder fazer deliberadamente mais de 45km/h por construção, é o que diz o código :p

é como a história das motas estarem limitadas, por construção têm mais potência, mas têm um limitador para poderem ser conduzidas não só por encartados ap como também al.

de qualquer maneira isto são só pormenores!

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Mensagem por serges »

ui então todos os 4 rodas estão ilegais, pois não podem dar mais que 120km/h!

todos as motas a combustão ultrapassam largamente esses km/h
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1413
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Localização: Sintra

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Mensagem por hmgp »

serges Escreveu:ui então todos os 4 rodas estão ilegais, pois não podem dar mais que 120km/h!

todos as motas a combustão ultrapassam largamente esses km/h
penso que não foi isso que ele quis dizer.
o que ele se refere é que a definição de ciclomotor tem explicito na lei que não pode dar mais de 45kmh, enquanto a definição de automóvel ou motociclo já não tem explicito nenhum limite de velocidade para o veiculo. esse limites são depois legislados pelo tipo de via de circulação.

acho que era isto que ele se referia.
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Mensagem por serges »

pois...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Nuno Veloso
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 202
Registado: sexta mai 15, 2009 2:41 pm

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Mensagem por Nuno Veloso »

hmgp Escreveu:
serges Escreveu:ui então todos os 4 rodas estão ilegais, pois não podem dar mais que 120km/h!

todos as motas a combustão ultrapassam largamente esses km/h
penso que não foi isso que ele quis dizer.
o que ele se refere é que a definição de ciclomotor tem explicito na lei que não pode dar mais de 45kmh, enquanto a definição de automóvel ou motociclo já não tem explicito nenhum limite de velocidade para o veiculo. esse limites são depois legislados pelo tipo de via de circulação.

acho que era isto que ele se referia.
obrigado pelo esclarecimento, era mesmo isso que queria dizer!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
gasindependente
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 41
Registado: quarta ago 06, 2008 11:20 pm

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Mensagem por gasindependente »

caros parceiros ecologicamente proactivos:

agradeço os esclarecimentos que tenho gerado.
relativamente aos bms e às potências, fui surpreendido pelas novidades da batlight.
eles vão ter scooters no modelo igual à minha (em 10 versões diferentes), e vão vender em separado os bms
que, ao que ví, são muito credíveis.
o eduardo vai ter concorrência à altura pois ainda por cima estão com uma campanha de desconto de 10%.

ou seja, a chegada ao mercado de um importador com "i" maiusculo vai trazer uma nova dinâmica ao sector
dos veículos eléctricos de preço razoável.

a minha, continua a bombar que é um espectáculo.

batlight thunder 802 km

Avatar do Utilizador

tiago_eco
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 441
Registado: sexta jun 12, 2009 5:35 pm
Localização: Friburgo, Suiça

Re: Bathlight Thunder 3000 em Gondomar

Mensagem por tiago_eco »

gasindependente Escreveu:caros parceiros ecologicamente proactivos:


a minha, continua a bombar que é um espectáculo.
ainda bem, desejo te a maior sorte com a tua scooter!
gasindependente Escreveu: relativamente aos bms e às potências, fui surpreendido pelas novidades da batlight.
eles vão ter scooters no modelo igual à minha (em 10 versões diferentes), e vão vender em separado os bms
que, ao que ví, são muito credíveis.
o eduardo vai ter concorrência à altura pois ainda por cima estão com uma campanha de desconto de 10%.

ou seja, a chegada ao mercado de um importador com "i" maiusculo vai trazer uma nova dinâmica ao sector
dos veículos eléctricos de preço razoável.
onde podemos ver esses modelos?no site ainda nao estao disponiveis...falas de autonomias de 180 km...

abraços
A revolução está em marcha e (desta vez) nada nem ninguém a poderá deter!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”