A Nova Velha Jonway MLB

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
luisbelezasilva
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta dez 18, 2020 5:13 am

A Nova Velha Jonway MLB

Mensagem por luisbelezasilva »

Olá a todos,

Gosto por veículos elétricos é enorme e tinha de começar por algo "legal". A minha DiY trotinete de 3000W foi o inicio, mas andava sempre com o coração nas mãos :lol:

Decidi ir ao OLX e procurar pela mota elétrica, matriculada, mais barata. Encontrei então a Jonway MLB-A-1 3000W e no final de dezembro de 2020 consegui realizar o negócio por 450€ :) (Era vizinha do Jorge Rocha :D )

Não tinha baterias, mas trouxe um belo carregador de 8A. Mota de final de 2009 com 600km marcados, pneus, travões e discos parecem originais, tudo porreiro. Num global está TOP 8-)

Imagem Imagem

Eu tinha a bateria da minha trotinete, células Liitokala *LG HG2* - 3000mAh - 13S6P - 865Wh, deu para testar em casa, mas obviamente não era o suficiente e começa a caça à bateria.

Mandei vir 120 células 1866132 usadas (não testadas) 195€, eu sabia que podiam não estar grande coisa para usar na mota, mas pelo preço podia depois usar para uma bateria de casa. Finalizados os testes de capacidade e resistência interna, chego à conclusão que provavelmente não vai ser grande coisa pela grande resistência interna. Ainda assim construi uma bateria 13S6P com 1.5 kWh que juntei à outra bateria ficando com 2.4 kWh.

Imagem

Alguns já devem estar a ver o problema que surgiu, a bateria pequena debitava mais Amps do que a grande e descarregava mais rápido, e ficando a grande a carregar a pequena quando a mota entrava em repouso ficando a grande sempre a carga máxima... Nada boa ideia...

Voltei à procura de baterias, neste caso 18650 porque sabia que era a melhor opção kwh/kg e kWh/m^3. Apareceram Samsung 35E com 90%-100% de capacidade, mandei vir 200 por 270€ e estas já vêm testadas em capacidade. Fiz só testes de capacidade em algumas para confirmar e estava tudo OK, também fiz testes de resistência interna em todas e confirmei mais uma vez que estavam OK.

Ficou com um pack 14S14P + 14S6P (2.3 kWh + 0.9 kWh = +-3.3 kWh +- 64Ah). Neste momento não tem BMS, eu controlo a carga e descarga, mas tem um modulo que está sempre a fazer balanceamento (embola não seja preciso porque as células foram colocadas de maneira a ter a mesma capacidade em cada modulo onde tem 14 células em paralelo.

O fantástico de usar baterias 18650 é ter usado o espaço de 2 baterias de chumbo de 12V40Ah e ainda sobrar algum espaço para colocar 20S20P e o peso de 56,8 Kg reduzido para uns 15 Kg.
Teoricamente seria possível colocar 9.7 kWh :twisted:

Medidor provisório da bateria:
Imagem

Neste momento só falta fazer teste de capacidade. Andava com os pneus com 30PSI e estava a gastar cerca de 40 Wh/km, hoje coloquei na frente 36 PSI e 42 PSI na roda traseira, passou para 35 Wh/km (números retirados de percursos de 7km e 19km respetivamente e ainda assim a mota tem mais de 53V :D )

Na voltinha de hoje por Coimbra passei por 2 belas paisagens

Imagem

Miradouro vale de canas:
Imagem


Upgrades Atuais:
  • Bateria de Lítio
  • Punhos Aquecidos
  • Voltímetro/Amperímetro/Medidor de capacidade
Upgrades Futuros:
  • Viseira acrílico - Por causa do vento
  • Protetor de punhos - Para proteger do vento
  • Corrigir pintura
  • Corrigir uns plásticos que partiram
  • Adicionar BMS com Bluetooth e ecrã
  • Mudar controlador para um Sabvoton 72150
  • Rever pintura e pontos de ferrugem
As luzes originais não são grande coisa então gostava de mudar para led, mas primeiro o farol não suporta H4 deve ser BA20D, e pelo que sei não é possível usar o mesmo farol porque tem de ser homologado para usar luzes led.

Se alguém tiver sugestões para estas motas, só estou de ouvidos :)

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: A Nova Velha Jonway MLB

Mensagem por MRider »

Viva parabéns pelo projecto, já tinha saudades de ver projectos assim.
Já pareco eu a quase 10 anos atrás. Lol
Topo das prioridades um bms. Existem no eBay ou AliExpress uns bem porreiros.
O resto vais fazendo.
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1163
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
Localização: Vilar de Mouros - Associado nº57

Re: A Nova Velha Jonway MLB

Mensagem por Barrocas »

Como dizem os brasileiros: 'Beleza!'
Muito bom ver estas motitas a voltarem a ter uma segunda vida, tambem tenho feito o mesmo, força nisso!
Um BMS seria adequado para prevenir que alguma dessas celulas passe dos limites.

Sent from my MI MAX 3 using Tapatalk


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: A Nova Velha Jonway MLB

Mensagem por serges »

Os meus parabéns pois a sustentabilidade também é a reciclagem e melhorar as coisas…
Força nisso e vai nos presenteando com novas noticias.

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
luisbelezasilva
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta dez 18, 2020 5:13 am

Re: A Nova Velha Jonway MLB

Mensagem por luisbelezasilva »

MRider Escreveu: quarta mar 24, 2021 7:20 am Viva parabéns pelo projecto, já tinha saudades de ver projectos assim.
Já pareco eu a quase 10 anos atrás. Lol
Topo das prioridades um bms. Existem no eBay ou AliExpress uns bem porreiros.
O resto vais fazendo.
Obrigado.
Se calhar ainda vou seguir os mesmos passos. Depois desta passo para uma Predator ou uma Vectrix :D
BMS virá do Aliexpress, mas futuramente gostaria de ter uma desenvolvida por mim.
Barrocas Escreveu: quarta mar 24, 2021 11:18 am Como dizem os brasileiros: 'Beleza!' Imagem
Muito bom ver estas motitas a voltarem a ter uma segunda vida, tambem tenho feito o mesmo, força nisso! Imagem
Um BMS seria adequado para prevenir que alguma dessas celulas passe dos limites.

Sent from my MI MAX 3 using Tapatalk
São super divertidas :D :D
serges Escreveu: quarta mar 24, 2021 11:21 am Os meus parabéns pois a sustentabilidade também é a reciclagem e melhorar as coisas…
Força nisso e vai nos presenteando com novas noticias.

Obrigado
É isso mesmo. Não gosto de desperdiçar o que está bom.

Update:
Neste momento está com 47km numa carga, e ainda deve ter no mínimo mais uns 25km.

Sinto falta da travagem regenerativa, de uma aceleração mais suave (controlo por corrente e uso de FOC) e do cruise control que tinha na minha trotinete que usava o controlador baseado no VESC, mas não queria andar agora a gastar 200/300€ num Sabvoton 72150. Ainda pensei em mudar o firmware como já se faz nas hoverboards mas não encontrei ninguém que tenha feito engenharia reversa nestes controladores.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: A Nova Velha Jonway MLB

Mensagem por Mumia »

elaaaaaaaaa!!!!!!

Dá gosto ver aparecer novamente DB's destes :) :) Parabéns pela aventura!!! e claro pelo trabalho já feito eheheheheh

Como já foi dito, sem duvida BMS BMS BMS!! essencial nas nossas meninas eu acho ;)

Agora venham de lá mais relatos dessa máquina renascida e claro muitas fotos!
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
luisbelezasilva
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta dez 18, 2020 5:13 am

Re: A Nova Velha Jonway MLB

Mensagem por luisbelezasilva »

Mumia Escreveu: quarta mai 05, 2021 7:46 pm elaaaaaaaaa!!!!!!

Dá gosto ver aparecer novamente DB's destes :) :) Parabéns pela aventura!!! e claro pelo trabalho já feito eheheheheh

Como já foi dito, sem duvida BMS BMS BMS!! essencial nas nossas meninas eu acho ;)

Agora venham de lá mais relatos dessa máquina renascida e claro muitas fotos!
Ainda só vai com 850 km, isto de estar em casa todo o dia parece que o trabalho aumenta :x
Mas o uso do carro agora é próximo de nulo, só mesmo se estiver a chover (por enquanto) e quando vou de fim de semana a casa dos pais.

Neste momento tenho uma média de 35 Wh/km, e com 39km numa carga, mas ainda está com 3,78V/cell (50%?, acabando nos 3,3v/cell), embora o controlador corte nos 42v (3v/cell) e por isso pode estar nos 65%.

BMS é a próxima adição, mas a bateria está bem equilibrada e o balanceador ativo não mostra sinal de alguma das series ter menos disponibilidade de potência.
A única coisa que tenho de ter atenção é com o carregador que facilmente passa os 58.8V indo até 60V, mas já estou a tratar de um circuito de segurança.
Imagem

Mas estão para vir algumas fotos quando começares as voltinhas. Já apanhei foi algumas coisas engraçadas na camera (Aqui o primeiro:https://youtu.be/Mp2BhN9XD5M) que uso como segurança para mostrar à seguradora em caso de algo acontecer.


Autor do tópico
luisbelezasilva
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta dez 18, 2020 5:13 am

Re: A Nova Velha Jonway MLB

Mensagem por luisbelezasilva »

Hoje consegui aproveitar e fui dar uma voltinha no fim do dia. Foram uns 30km de subidas e descidas, mas ela porta-se muito bem, mesmo começando a viagem com 50% bateria.
Miradouro Vale de Canas:
Imagem

Deposito de água, achei engraçado por ter cor parecida com a scooter:
Imagem

Por fim um pouco de Off-Road na praia fluvial de Palheiros e Zorro. Para chegar aqui desde o deposito foi sempre a descer, consumo médio de 15 Wh/km :lol:
Em contrapartida a subida para o deposito foi 50Wh/km, e não foi mais porque o autocarro que ia à minha frente não deixava andar mais depressa.
Imagem
Imagem

Acabei a viagem com 20%, (47V, 3,47V/Cell), e já vão +-70km neste carregamento completo, vou aproveitar para testar o limite, e ir até 3V/cell.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: A Nova Velha Jonway MLB

Mensagem por Mumia »

é assim mesmo, mãos na massa ;)

ela boas fotos sim sr :) assim é que dá gosto andar com estas meninas ;)

o video não dá para ver, que dá como privado.
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
luisbelezasilva
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta dez 18, 2020 5:13 am

Re: A Nova Velha Jonway MLB

Mensagem por luisbelezasilva »

Mumia Escreveu: quinta mai 06, 2021 10:12 pm é assim mesmo, mãos na massa ;)

ela boas fotos sim sr :) assim é que dá gosto andar com estas meninas ;)

o video não dá para ver, que dá como privado.
O silêncio do motor elétrico nestes passeios pelas "aldeias" é a melhor coisa.

Já mudei, tinha esquecido esse pormenor.

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: A Nova Velha Jonway MLB

Mensagem por Mumia »

luisbelezasilva Escreveu: sexta mai 07, 2021 12:02 am O silêncio do motor elétrico nestes passeios pelas "aldeias" é a melhor coisa.

Já mudei, tinha esquecido esse pormenor.
mesmo.... eheheheh

ui ui já apanhei vários susto assim já :|
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: A Nova Velha Jonway MLB

Mensagem por jmlflorencio »

Que grande projeto, parabéns!

Como foi montada essa bateria com as 18650? Isso dava um tópico interessante só por si 😉 E já agora, de onde vieram essas células? Tenho uma e-bike a precisar de uma reconstrução da bateria, também...

Força nisso!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: A Nova Velha Jonway MLB

Mensagem por MRider »

jmlflorencio Escreveu: sábado jul 03, 2021 8:41 am Que grande projeto, parabéns!

Como foi montada essa bateria com as 18650? Isso dava um tópico interessante só por si 😉 E já agora, de onde vieram essas células? Tenho uma e-bike a precisar de uma reconstrução da bateria, também...

Força nisso!
Tenho só 672 células 18650 na minha
Live long and prosper!


Autor do tópico
luisbelezasilva
Membro
Membro
Mensagens: 14
Registado: sexta dez 18, 2020 5:13 am

Re: A Nova Velha Jonway MLB

Mensagem por luisbelezasilva »

jmlflorencio Escreveu: sábado jul 03, 2021 8:41 am Que grande projeto, parabéns!

Como foi montada essa bateria com as 18650? Isso dava um tópico interessante só por si 😉 E já agora, de onde vieram essas células? Tenho uma e-bike a precisar de uma reconstrução da bateria, também...

Força nisso!
Obrigado :)

Estão ligadas por nickel com solda por pontos (SpotWelder). Vêm de reciclagem, não costumo encontrar assim muitas, mas consegui acumular 700 para uma EcoRider de um amigo.
MRider Escreveu: sábado jul 03, 2021 7:59 pm
jmlflorencio Escreveu: sábado jul 03, 2021 8:41 am Que grande projeto, parabéns!

Como foi montada essa bateria com as 18650? Isso dava um tópico interessante só por si 😉 E já agora, de onde vieram essas células? Tenho uma e-bike a precisar de uma reconstrução da bateria, também...

Força nisso!
Tenho só 672 células 18650 na minha
16 Série 42 Paralelo? 7 kWh? Autonomia de 150km?

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: A Nova Velha Jonway MLB

Mensagem por MRider »

21S 32P Samsung 25 R
6 kWh e trocos. Aqui na Madeira uns 130 km de autonomia .
Live long and prosper!

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”