BMW i4 White Alpine

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1454
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic »

Como costume lá se fez a volta Viseu/Aveiro e regresso, atravessar a cidade de Viseu entrando na IP5 no nó de figueiró até Penoita onde apanho o lanço da A25 até Talhadas, N333 até Agueda e daí pela N230 até Aveiro, ou seja, cerca de 20% de AE e o resto nacional com muitas zonas lentas.
Será inevitável fazer a comparação com o LEAF, tentei fazer a coisa da mesma forma, mas é quase impossivel andar á mesma velocidade, qualquer distração e lá estamos fora da lei, ruidos que nos indiciam de velocidades mais altas não existem neste carro.
Dia sem chuva mas com estrada molhada na ida, o que deu esta media.

Imagem

Como disse, velocidades ligeiramente superiores ao LEAF, com AC sempre ligado nos 21ºC, diria que nesta situação o LEAF não seria muito diferente, o que noto é que em aceleração o i4 gasta mais mas depois em regeneração é uma besta.

A viagem completa ficou assim:

Imagem

No regresso a media é superior, alem de se andar mais depressa, apanhei muito menos transito.
Diria que no LEAF talvez fizesse menos 1kWh.
Em termos de carro já posso ir falando de algumas coisa que vou gostando ou não, gosto da insonorização, é um mimo o silêncio a bordo e da posição de condução, mas essa já sabia.
Gosto menos da travagem, mesmo com a regeneração no minimo ao mais pequeno toque no travão aquilo é logo à bruta, preferia mais progressivo, outra, os menus têm muita coisa, mas faltam coisas simples como a repartição da energia do carro, claro que é coisa de nerd, mas um menu como o do LEAF era impecável, estive a testar a carga rapida e também falta alguma informação do carregamento, talvez um dia se lembrem de meter isso num update.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Freddy_krueger »

Não sei como são os updates da BMW, mas se forem como os da Nissan :( em que naqueles ecrãs dos detalhes de viagem aparece Média num local que é de Totais.... os 40kwh já cá andam desde final 2017/8 e o erro crasso continua lá....

Essas médias parecem-me bem boas :).....

A travagem no leaf costuma ser bem progressiva...gosto.

Única coisa que não gosto é naquelas situações de travagem com lomba pelo meio e que por vezes parece que ABS "destrava" carro...é cada "cagaço".... segredo é andar sempre com calma.... eu sei de um ou dois sitios onde facilmente consigo replicar problema, uma travagem em descida com depressão na estrada mesmo antes de curva.... se viermos mais depressa, a curva já é complicada de se fazer pois travagem pára momentaneamente... vindo mais devagar, sem travar, sem problemas...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1454
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic »

O LEAF tem um efeito (para não dizer defeito) que é quando viras a regeneração diminui, o que provoca um afrouxar na travagem, no i4 é sempre a regenerar, ao minimo toque no travão e lá vai ele aos 100kW de regeneração.
Ontem voltei a fazer essa viagem, desta vez com sol e temperaturas mais amenas e a media ficou-se pelos 14.4kWh, tendo em conta as velocidades mais elevadas quase que diria que é mais economico que o LEAF.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Freddy_krueger »

Boas notícias.

O i4 parece ter todos os pontos fortes.... e os fracos são possíveis de ser revistos pela marca.... se o fará ou não é outra coisa.

Neste momento ainda não há muita escolha nesta gama.... o TM3, o i4.... vai haver o NioET5, o BYD Han (se bem que maior e menos eficiente ao que li algures)...eu para já é manter só o leaf...ainda vai demorar a conseguir convencer a esposa a ir ao segundo BEV ehehhe
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1454
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic »

Está aí o Polestar 2 que pretende ser um Sedan, mas acho que não passa de um SUV mais baixo, um pouco matacão. Esses chineses não seriam escolha, para mim, não só pelo facto de serem chineses mas a sua representação por cá é quase nula.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: segunda dez 19, 2022 7:18 pm Está aí o Polestar 2 que pretende ser um Sedan, mas acho que não passa de um SUV mais baixo, um pouco matacão. Esses chineses não seriam escolha, para mim, não só pelo facto de serem chineses mas a sua representação por cá é quase nula.
Ah, pois o polestar, mas como dizes é um pouco alto....uma coisa da moda como o novo Peugeot 408 e Citroen 5X. O preço do polestar 2 até que nem é muito mau mas tem o problema de carros alemães, na base vem mesmo muito "despido"... nem sou daqueles que quer tudo mas..... A boa coisa do Polestar é ser google automotive.... parece-me que bem implementado do que tenho visto.... o espaço é que não é exemplar, nem os consumos nas versões AWD (na FWD parece que mais comedido).
Os chineses precisam de algum tempo para afinar presença local e ajustarem carros aos gostos europeus (nomeadamente tirarem alguns dos beeps irritantes que os polutam, suspensões menos bamboleantes, etc...), mas em termos de produto estão quase lá... o NIO (ET5) parece muito interessante mas também um produto mais carote - não é aquele preço bomba chinês.... os BYD só parecem ter uma eficiência algo melhorável (provavelmente do powertrain?) face aos KWH das baterias. O xpeng P5 parece um pouco "levantado" para meu gosto pessoal.... um pouco como o polestar :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1454
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic »

É por aí, a cena do google no Polestar pode ser muito boa, mas eu que estava habituado a usar o Waze com cabo no LEAF e agora posso usar wireless no i4, nem penso nisso, é um mimo. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: terça dez 20, 2022 6:59 pm É por aí, a cena do google no Polestar pode ser muito boa, mas eu que estava habituado a usar o Waze com cabo no LEAF e agora posso usar wireless no i4, nem penso nisso, é um mimo. ;)
Houve pessoal a pôr as caixinhas android no Leaf para ficar wireless....mas acho que é um exagero.... a mim não me custa o cabo....até carrega (muito pouco) a bateria do tlm....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1454
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic »

Faltava só a foto do interior, escolhi a pele preta e frisos piano black, não que goste muito do piano black mas as alternativas acho que não valiam o custo de 160€, houvesse o aluminio escovado e essa era a escolha, mas nesse tom só mesmo o mesheffect que nada tem a ver.

Imagem

Já a chegar aos 1000 kms a media anda por ali pelos 15,5kWh/100kms, com velocidades nos limites legais, cerca de 20% de AE o resto é nacional e cidade, basicamente estes kms têm sido entre Viseu e Aveiro e com muita água à mistura, diria que será o pior cenário em termos de consumos por cá.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Freddy_krueger »

Não sou nada apologista to piano black (pelas dedadas), mas pronto... tb não sou daqueles de pagar muito por extras.... na altura o Leaf fui para o 2.zero/N-connecta porque era o único disponível na altura (ainda não havia preço para o accenta ou era uma diferença irrisória)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1454
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic »

Para ter o Acenta tive que esperar 8 meses e mesmo assim ficou mais caro que o 2.zero, mas não quis abdicar da roda 16" e a cor branca.
A cena do i4 e dos frisos em piano black é que era tudo brilhante, ora pagar por pagar e não gostar de nenhum fiquei com o mais barato. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1454
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic »

Sem chuva as medias são um mimo.

Imagem
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois.... Ontem numa ida rápida de arredores de Ovar a arredores de Aveiro (S.Bernardo), de manhã e vinda 12h com aquecimento à ida e sem nada à volta: nacional 5km (+- 45/50kmh) + AE 30kms (com cruise nos 110kmh) Leaf fez uns 15/16kwh.... portanto esses valores nada mal... estamos a falar de AE mais ou menos plano (A29+A25+A17)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1454
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic »

Ontem com condições parecidas, menos kms pois o ponto de partida foi outro e talvez um pouco mais de frio, demorei menos tempo pois não apanhei tanto transito nas cidades por onde passo, embora alguns domingueiros, dificilmente se consegue ir mais depressa dentro da lei.
Uma cena muito marada deste carro, o adivinhómetro é uma verdadeira cagada, faço sempre o mesmo tipo de condução e começo a viagem com 235kms de autonomia e chego ao destino, cerca de 100 kms depois, com 237kms, nunca o vi a dar autonomias razoaveis anda sempre por ali à procura de um valor, o carro está a chegar aos 3000 kms e com um tipo de condução sem grandes alterações era para já ter valores mais crediveis.

Imagem
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: segunda jan 16, 2023 12:04 pm
Uma cena muito marada deste carro, o adivinhómetro é uma verdadeira cagada, faço sempre o mesmo tipo de condução e começo a viagem com 235kms de autonomia e chego ao destino, cerca de 100 kms depois, com 237kms, nunca o vi a dar autonomias razoaveis anda sempre por ali à procura de um valor, o carro está a chegar aos 3000 kms e com um tipo de condução sem grandes alterações era para já ter valores mais crediveis.
GOM deve estar calibrado para o "STANDARD BMW DRIVER"... isto é com pé direito pesado :) hihihi....
Lembro-me de Bjorn dizer que os Chineses por exemplo o GOM era basicamente o WLTP*%SOC... não havia cá adaptações de condução (como o Leaf faz - nem sempre bem é certo)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1454
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic »

Freddy_krueger Escreveu: segunda jan 16, 2023 1:48 pm
GOM deve estar calibrado para o "STANDARD BMW DRIVER"... isto é com pé direito pesado :) hihihi....
Lembro-me de Bjorn dizer que os Chineses por exemplo o GOM era basicamente o WLTP*%SOC... não havia cá adaptações de condução (como o Leaf faz - nem sempre bem é certo)
Mas o problema deste é que ele anda sempre a fazer adaptações masnunca fica com um valor definido.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: segunda jan 16, 2023 2:13 pm Mas o problema deste é que ele anda sempre a fazer adaptações masnunca fica com um valor definido.
Pois, pode ser que no futuro (espera-se que próximo), bm faça um update disso....realmente não me parece nada bem esse recálculo errado permanente.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1454
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic »

Pelo que fui lendo ele inicialmente fazia isso bem, foi mesmo depois de um update que ficou assim, espero que haja um update que o resolva, ainda esta semana teve um, mas não lhe vi qualquer diferença.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: segunda jan 16, 2023 4:37 pm Pelo que fui lendo ele inicialmente fazia isso bem, foi mesmo depois de um update que ficou assim, espero que haja um update que o resolva, ainda esta semana teve um, mas não lhe vi qualquer diferença.
receber updates OTA com regularidade já é pelo menos um bom sinal.... estão a trabalhar no carro e não só focados no próximo veiculo da marca como tantas vezes acontece noutras marcas. Lembro-me sempre do ecrã computador de bordo do leaf 40kwh 2018 que até hoje onde devia dizer Totais diz Média, e Nisssan não corrige um erro tão grosseiro e evidente (em oficina que Leaf não tem updates OTA, só um suposto update de novas estações de carga sempre que veiculo reinicia).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1454
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: BMW i4 White Alpine

Mensagem por civic »

Sim, a BMW está a trabalhar muito no i-drive 8, está a criar o 8.5, pois em breve vai sair o 9 que tem como base um SO android este funciona em linux, a ideia é evoluir este para ficar semelhante ao novo que vem aí, masem sistemas diferentes.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
41 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Automóveis”