Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer »

Cá estão as primeiras fotos e impressões do Kia e-Niro 64kWh de 2018.
Infelizmente esqueci-me de tirar foto à autonomia quando saí, indicava um numero, para aquilo que estou habituado, obsceno, superior a 400km, tenho ideia que era 450.

Aqui ainda se vê o VUVU, pus ao lado para ver qual era maior, em termos de comprimento não deu para ver a diferença.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Isto é MEIA BATERIA!
Imagem


corrisi
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: sexta mar 29, 2019 10:04 pm

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por corrisi »

Felicidades Pedro com a nova "máquina". Que grande escolha. Parabéns e tudo de bom!

Enviado do meu RMX1931 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por serges »

Muito fixe.

Parabéns pelo fantástico veículo ajuda nos a conhecer o dito acho o bestial...

Muitos KMS e muita sorte.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por Freddy_krueger »

É uma óptima opção sem dúvida.... única coisa que me deixa de pé atrás nos hyundai/kia é serem SUV... mesmo o Leaf já o acho um bocado alto de mais... e o ioniq apesar de eficiente tem uma bateria pequena também.

Já agora uma dúvida.... nesta procura incessante de melhor EV, por acaso não surgiu nenhum T... nessa equação, ou a diferença de preço era demasiado?! Outras considerações?!

Abraço e bons kms...de Ortigosa a Lisboa passando por Fátima e ainda tanta autonomia na garagem.... realmente o Leaf 40 fica mal :P...Eu de Ovar a Leiria deve ser distância semelhante (150kms) e fico logo nas lonas
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer »

Freddy_krueger Escreveu: terça mai 25, 2021 8:32 am É uma óptima opção sem dúvida.... única coisa que me deixa de pé atrás nos hyundai/kia é serem SUV... mesmo o Leaf já o acho um bocado alto de mais... e o ioniq apesar de eficiente tem uma bateria pequena também.

Já agora uma dúvida.... nesta procura incessante de melhor EV, por acaso não surgiu nenhum T... nessa equação, ou a diferença de preço era demasiado?! Outras considerações?!

Abraço e bons kms...de Ortigosa a Lisboa passando por Fátima e ainda tanta autonomia na garagem.... realmente o Leaf 40 fica mal :P...Eu de Ovar a Leiria deve ser distância semelhante (150kms) e fico logo nas lonas
Eu tentei comparar o Leaf com o Niro mas acabei por só comparar o comprimento, tanto o Orlando como eu, achámos que são do mesmo comprimento.
O Niro é na verdade, e eu já sabia, um falso SUV.
Eu vi este video na altura que o Doug o fez.

Link
Em relação ao Tesla os preços estão muito altos para mim.
Além disso, estou habituado (mal, eu sei) a ter zero problemas, carros muito fiáveis, não sei se um Tesla que eu conseguisse comprar iria ser um carro tão fiável como um Leaf ou um Hyundai/Kia.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por Freddy_krueger »

Quanto ao Tesla...i hear you.... ter um TM3 bem puxadote e mesmo assim, sendo carro único poderia ser complicado. Um TMS 85 2013-15... uma lotaria.... e aí tinha de ser 2º EV da casa, seja manter outro mais reliable.... está nos planos, mas não há t€mpo para já.

Quanto a dimensões, podes ver no https://www.automobiledimension.com/car-comparison.php

pelo que vi (só tem o Niro normal...acho que em tamanhos será igual)

Leaf ligeiramente mais comprido 12cm - 4,48m vs 4,36m do Niro (acho a frente do Leaf um pouco grande demais)
Altura Iguais....pois a tal coisa que dizias (o Leaf é mesmo alto :P )
Largura Niro +2cms... não muito relevante (digo eu)
Capacidade de carga semelhante (na opção maior do eniro... não sei qual é a outra) - 435dm Leaf vs 324-436dm Niro.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por Freddy_krueger »

Já agora, e no que a tamanhos concerne, e relativamente ao TM3, este é mesmo é muito maior:
4,70m comprimento;
e muito mais baixinho: -10cm que Leaf ou Niro
e largo: +5 cms
Mala supostamente maior 542dm mas aquele acesso não me convenceu ainda....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer »

O porta bagagens do Niro tem duas áreas de lado que parecem ideais para por coisas pequenas.
Imagem



Normalmente sou cuidadoso e pensei logo "deve haver maneira de desmontar isto!"
E lá procedi eu à desmontagem e esvaziamento do porta-bagagens.


"Deve ser preciso desmontar este plástico"
Imagem

"Ah! Bolas! Afinal não é uma peça inteira, são três!
Imagem

Já sem os 3 plásticos!
Imagem

Já sem o esferovite que retem o equipamento de reparação de furos.
Imagem

"Ui tanta coisa!" 3 plásticos, 2 peças de esferovite e 1 tampa por cima de tudo
Imagem

Depois de tudo desmontado, não havia meio de perceber como se desmontava aquilo que parecia uma tampa...
Enquanto abanava a tampa, para perceber onde ela fazia força, PLOP! Ela desencachou-se!
Afinal é mesmo uma tampa presa com molas!

Lado esquerdo:
Imagem

Lado direito:
Imagem

Lado direito sem a tampa:
Imagem

Lado esquerdo sem a tampa e já ocupado:
Imagem

Uma das molas da tampa:
Imagem

"Cover lugg side tray"
Imagem

Afinal como se tiram as tampas?
Assim:

Link


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por Freddy_krueger »

Top.... já agora uma info adicional em relação ao NIRO... no supe teste das bananas do Bjorn cabem sempre +1 caixa que no Leaf 2018 (que já não é mau nesta categoria)...o niro leva 8 e 22 caixas em modo normal ou bancos rebaixados.... bem fixe para quem como Eu ou o Pemifer gosta de ir ao IKEA :)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


labutess
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 830
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por labutess »

Parabéns Pedro pela nova viatura,este agora com pilhas dura..dura ..dura...dura e faz km como o outro não fazia.Boa sorte e agora sem stress da autonomia ate dormes melhor.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer »

Ontem fiz a atualização do sistema de infotainement.

Esta é a página 1 das definições antes da atualização (botão "SETUP")
Imagem

Página 2 das definições antes da atualização, toquei em "Informações do sistema"
Imagem

"Informações do sistema" antes da atualização
Imagem

Este é o cartão! Tem a indicação de que é LG! Copiei o conteudo do cartão para uma pasta, copiei o conteudo do ficheiro de atualização para o cartão.
Imagem

Assim que introduzo o cartão aparece esta mensagem
Imagem

E começa a atualização...
Imagem

Esta mensagem vai aparecer diversas vezes, isto porque o sistema vai reiniciar diversas vezes.
Imagem

Outra mensagem que vai aparecer diversas vezes, esta já era a 3ª vez de 3...
Imagem

Será que acaba aqui?
Imagem

Cá está ela a aparecer mais uma vez, afinal não eram só 3 de 3...
Imagem

Será que é agora que termina?
Imagem

Mais um reinicio...
Imagem

Reinicio numero N
Imagem

Desta vez uma mensagem diferente, parece estar a terminar...
Imagem

A mensagem usual de quando se liga o carro
Imagem

Atualização concluída 18 minutos depois
Imagem

Página 1 das definições depois da atualização
Imagem

Página 2 das definições depois da atualização, desapareceram 5 opções
Imagem

Os dados da versão deixaram de estar na opção "Informações de sistema" e passaram a estar nas "Definições gerais".
Imagem

O meu agradecimento ao Ruben Ramos pela disponibilização do ficheiro e pela explicação.
O ficheiro é este: https://drive.google.com/file/d/11RyRBj ... 6Ow60/view
Só para carros anteriores a 2020. que não tenham o ecrã wide de 12" e que sejam LG (vê-se no cartão como mostrei em foto acima)

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por zeuz »

Que melhorias trás?

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por APHenriques »

Parabéns pelo novo carro.
Para mim é um dos eléctricos mais interessantes.
Ainda ponderei comprar o híbrido quando surgiu o modelo... não havia ainda o eléctrico.

Para mim, e ao contrário da maioria, o carro é demasiado baixo... optei pelo Outlander.
Mas a Kia é uma uma das minhas marcas preferidas... acreditei na marca quando chegou a Portugal há mais de 20 anos e fiz muitos kms com uma Karnival... e nunca me deixou mal, mesmo não tendo a qualidade dos carros actuais.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer »

zeuz Escreveu: sábado mai 29, 2021 11:27 pm Que melhorias trás?

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk
Segundo utilizadores mais experientes, tem, essencialmente, atualizações ao mapa.
Já vi que em termos visuais tem algumas diferenças mas tenho o carro à demasiado pouco tempo para notar outras diferenças.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer »

Uma compilação dos tempos, para as diversas potências de carregamento, previstos pelo carro quando o pus a carregar pela primeira vez.
O valor 1,2kW repete-se porque no fim de testar todas as potências liguei o carregador a uma tomada que tenho que não tem terra e só aguenta 10A.
Os objetivos do teste eram:
1 - saber se o e-niro carrega a 6A ( sim! )
2 - saber se o e-Niro carrega em tomada sem terra ( sim! )
20210525_232644.jpg
Potências de carregamento - Copy.jpg
Potências de carregamento - Copy.jpg (81.04 KiB) Visto 2692 vezes


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por APHenriques »

pemifer Escreveu: quarta jun 02, 2021 10:54 pm
2 - saber se o e-Niro carrega em tomada sem terra ( sim! )
Pois... algo que nunca deveria acontecer.
Nenhum aparelho metálico deveria funcionar sem terra... especialmente um carro, que não tem outra forma de dissipar cargas eléctricas... pois pelos pneus não passa.

Uma ligação a terra e um diferencial de 30mA para mim é indispensável.

Não é caso único... suponho que o meu Outlander tem o mesmo problema, pela quantidade de publicações no facebook de fichas e tomadas queimadas...

Eu nem vou experimentar... pois a segurança eléctrica para mim é fundamental.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por APHenriques »

O EVSE original do carro permite regulação ou usas outro?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer »

Desta vez um pequeno e insignificante pormenor mas que achei delicioso...

Link

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer »

Mais um teste ao carregamento do e-Niro.
No fim um quadro resumo.

EVSE Kia configurado para 8A ( 8 x 230 = 1840W = 1,8kW )
Imagem

O carro acusa 1,6kW
Imagem

Tinha o AC ligado, o carro avisa que os tempos de carregamento serão maiores.
Imagem

Esta oscilação é o AC a retirar energia do carregamento
Imagem

Aqui pode-se ver a diferença entre ter o AC ligado e desligado. Na bateria, com AC desligado estavam a entrar à volta de 1,2kW
Imagem

EVSE Kia configurado para 10A ( 10 x 230 = 2300W = 2,3kW )
Imagem

O carro acusa 2,1kW
Imagem

Na bateria estão a entrar à volta de 1,6kW. O salto foi quando liguei o AC.
Imagem

EVSE Kia configurado para 12A ( 12 x 230 = 2760W = 2,8kW )
Imagem

O carro acusa 2,5kW
Imagem

Na bateria estão a entrar à volta de 2,0kW. O salto foi quando liguei o AC.
Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Kia e-Niro 64kWh - pemifer

Mensagem por pemifer »

O primeiro EVSE do APR, a sinalética está destualizada, existe mais uma hipotese que é de 14A.
Imagem

Opção no EVSE 6A (1,4kW), o carro acusa 1,2kW
Imagem

Na bateria estão a entrar à volta de 0,75kW. O salto foi quando liguei o AC.
Imagem

Opção no EVSE 10A (2,5kW), o carro acusa 2,1kW
Imagem

Na bateria estão a entrar à volta de 1,6kW. Desta vez não liguei AC.
Imagem

Opção no EVSE 14A (3,2kW), o carro acusa 2,9kW
Imagem

Na bateria estão a entrar à volta de 2,3kW. O salto foi quando liguei o AC.
Imagem

Opção no EVSE 16A (3,7kW), o carro acusa 3,2kW
Imagem

Na bateria estão a entrar à volta de 2,7kW. O salto foi quando liguei o AC.
Imagem

Quadro resumo. O cálculo das perdas é em relação ao que o carro acusa e não em relação ao valor nominal dos EVSEs
Imagem

Responder

Voltar para “Automóveis”