Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

Autor do tópico
Paulo Esteves
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça set 01, 2020 4:00 pm

Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Mensagem por Paulo Esteves »

Boa tarde.

Vou abrir aqui o meu post sobre o mim cooper 100% elétrico.
Na senda de alcançar as minhas deslocações a custo zero (carregamentos do carro com energia FV) comprei a peça fundamental. O carro. Os painéis solares já tenho, embora a necessitar de ajustes para este carregamento. 2kw irá ser insuficiente.
Estou a aguardar que receba a matrícula para o ir buscar e depois colocarei fotos.
Não é o melhor carro elétrico para se ter devido, sobretudo, à pouca autonomia. Mas as decisões são tomadas em casal e acabamos por nos decidir por este em detrimento do Hyundai Kauai.
Irei deixar um testemunho para outros sobre o que irei poupar por mês, dado que atualmente gasto 160/180 euros em combustíveis.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Mensagem por serges »

Boa...

Muito bem fez uma boa escolha honestamente gosto do Kona mas o mini tem qualquer coisa de... Assim como.o Honda...

Fico a espera de novidades e obviamente partilhe o seu projecto solar...

Abraços
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Mensagem por becosemsaida »

Desde ja parabens pela aquisicao.

Pelas contas que apresenta na despesa em combustiveis: 160/180€ por mes e fazendo as contas (erradas) por alto.

170€ em 95 (1.30€/L) = 130L, contando que tem um "guloso" que gasta 10L/100km sao 1300km mensais,
170€ em Diesel (1.20€/L)= 142L, contando uma media de 8L/100KM sao 1775Km mensais.......

O Mini tem ANUNCIADO uma autonomia de 232km (que raramente deve fazer) as suas viagens nao devem ser muito longas senao passa mais tempo "agarrado" ao posto de carga do que a andar.

Isto nao e para "gozar" ou dissuadir de qualquer compra mas somente uma coisa que flagela quase todos os condutores de BEV. A autonomia de um veiculo eletrico acessivel ainda esta muito abaixo do que se necessita.

MAis uma vez parabens pela aquisicao, vou estar de olho neste db......

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Mensagem por APHenriques »

(Y) Bem vindo,
Parabéns pelo carro.
E cá estamos para acontanhar.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Mensagem por Freddy_krueger »

Penso que o Mini deve fazer na boa 150kms diários sem preocupações o que é o normal para o comum utilizador...

Ideal é ter sempre mais autonomia do que a que se necessita... idealmente 30-50% mais para evitar elevados ciclos da bateria e sua rápida degradação. O meu normal é 50/70kms/dia, mas tenho um carro que faz 200kms na boa (Leaf 40kwh)... neste caso comprei com mais bateria do que no dia-a-dia pois passou a ser também carro principal de passeios e viagens em família.

Queremos ouvir mais relatos. Do contacto que vi do Bjorn Nyland no Youtube (canal TeslaBjorn), o Mini Cooper SE é bem catita :)

Se possível solicita um plano de manutenção para poupares algum... pagas a manutenção de # anos in advance mas a um preço bem mais acessível....

Abraço e aguardamos novidades
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Mensagem por Emanuel Couto »

Meus parabéns :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Mumia
Moderador
Moderador
Mensagens: 5514
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
Localização: Carcavelos

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Mensagem por Mumia »

Parabéns pela escolha... acima de tudo tem é de servir para o que queremos, e outra coisa fundamental, gostarmos do dito!! :)

curioso com os relatos... venham de lá histórias, opiniões e claroooooo fotos :)

Muitos e bons Km's! :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 63000Km


Autor do tópico
Paulo Esteves
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça set 01, 2020 4:00 pm

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Mensagem por Paulo Esteves »

Bom dia.
Vou fazer aqui uma atualização e no final deixo uma questão.
Já recebi a viatura e já fiz uns 600km.
O meu foco neste post não será o carro, pois existe bons vídeos do youtube em português, mas sim o carregamento deste com os painéis solares.
Como já tinha dito tenho 2,25kw(pico) de fotovoltaica Off grid. Nesta altura do ano dá uns 1,7kw.
Respondendo à minha própria questão. Sim. É possível carregar o carro com o meu sistema FV sem Wall box específica para o efeito.
O carregador que acompanha o carro permite carregar até 10 amperes (+/- 2Kw).
O Mini permite carregar em 3 modos, baixo, reduzido e máximo. 6, 8 e 10 amperes, respetivamente.
Com os tais 6 amperes(baixo) a 220 voltes estamos a falar de 1,4KW (+/-)

Problema. Uma eternidade para carregar o carro. Apenas dá para carregar entre as 11h00 e as 17h30 em FV.

Solução. Aumentar de 8 para 16 painéis FV e passar dos atuais 2,25KW pico, para 4Kw. Desta forma será possível a qualquer altura do ano carregar com 10 amperes hora e creio, a começar mais cedo no dia e terminar mais tarde. Ou seja, mais horas de carregamento com mais potência.

Vou fazer os meus testes e logo me decido se vale a pena ou não este investimento em mais 8 painéis, que já não será assim muito grande.

A questão que colo é se posso colocar aqui o link de um vídeo de youtube para mostrar isto mesmo. Sem efeitos comerciais porque não sou nada dessas coisas. Será a melhor forma de vós mostrar o que em cima escrevo. Não pretendo desrespeitar as regras do fórum

Obrigado


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Mensagem por cuttysark76 »

A única forma de carregar mais rápido, seria tendo um conjunto de baterias estacionárias que pudessem acumular toda a produção diária...

Uma ou duas Tesla Powerwall...
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos


Autor do tópico
Paulo Esteves
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça set 01, 2020 4:00 pm

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Mensagem por Paulo Esteves »

Tenho 4 baterias de 250Ah, 12v. UP-TF250 AGM(gel)
Ligadas em série 48v. O inversor é de 48v.
O sistema off grid é mesmo com baterias.
As baterias que fala devem ser excelentes, mas um investimento que dificilmente se recupera.
Neste preciso momento (11h45) está enviar para o carro toda a produção FV e vai buscar 11A (a 48voltes) às baterias.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Mensagem por Freddy_krueger »

As powerwall não estão ainda disponíveis por cá (Portugal)... mesmo na Europa, não é em qualquer lado que existem...
Eu tenho 1,5kw solar autoconsumo e tento carregar Leaf (com EVSE regulável) no fdsemana da mesma forma... carrego a 6,2amp mas faço toda a gestão manualmente.... Carrega lento mas aproveita-se a produção fotovoltaica toda :)...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Diário de Bordo MINI COOPER SE BEV 3P 184CV

Mensagem por jmlflorencio »

Pode colocar aqui um vídeo, sem problema.

Responder

Voltar para “Automóveis”