DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

Bem vamos mas é voltar ao hyundai ioniq que levou aqui a um assambarcamento...

Sem dúvida o melhor dos lowcosts em termos de tecnologia (para mim).... pena não dar para usufruir em pleno das suas capacidades de carregamento por cá (ainda não temos postos com mais de 50 kw).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


cuttysark76
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1472
Registado: quinta nov 27, 2008 10:57 am
Localização: Lisboa

Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por cuttysark76 »

rnlcarlov Escreveu:Tem sido sempre a rolar. Cheguei esta semana aos 45000km. Hora de o levar à revisão outra vez.

A primeira viagem grande após confinamento foi na semana passada, a Monte Gordo, já depois dos feriados para escapar à confusão. Em vez de fazer tudo por AE como habitual, mudei o trajecto um pouco. Isto só foi possível estando os PCNs daquela zona a funcionar, coisa que há 2/3 semanas não acontecia. Se assim fosse teria forçosamente de carregar no PCR de Loulé para ter autonomia para lá voltar no regresso.
Mas como tive confirmação que o posto de Monte Gordo estava a bombar e então lá abalei pela A2 até Aljustrel para paragem obrigatória. Só me lembrei de fazer reset ao consumo no tabuleiro da Vasco da Gama e dali até ao PCR, com CC a 120km/h (e uns periodos a 90-100 na ponte devido a trabalhos) cheguei ao posto com 20% de SOC uma média de 14,4kWh/100km.

Carreguei só até 85% pois o Ioniq carrega à velocidade máxima até perto desse SOC (83-84%), passando depois a 22kW. Logo para optimização de tempo e custo (tarifas ao min) não carrego mais do que isso a não ser que precise. Segui viagem, saindo da AE em Castro Verde, dirigindo-me a Mértola, onde parei para almoçar o meu farnel com vista para o Guadiana. Dali segui pela N122/IC27 até Monte Gordo, onde cheugei com 24% e um consumo médio de 10.9kWh/100km. Em MG quase não usei o carro após o ter carregado. Por isso saí de lá com 95% na bateria e fiz grande parte do caminho de regresso igual, tendo optado por usar a N2 de Castro Verde até Aljustrel. Cheguei à AS com um consumo de 12kWh/100km. A pausa para carga deu para almoçar o meu farnel e tanto o condutor como o carro acabaram de comer ao mesmo tempo.
Saí de Aljustrel com 94% tive um consumo bastante grande durante todo o caminho 16.8-17kW/h. Para além de ir com o AC ligado, tinha uma nortada contra, o que aliás acontece bastantes vezes. Por isso a meio da A12 vi-me obrigado a reduzir para 100km/h e cheguei a casa com 7% e um consumo de 15.4kWh/100.
Espetáculo!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Govecs Go S1.4 2014 - 2500 Kms
Vectrix VX-1 30A NIMH 2011, Vectrix VX-1 30A LIPO 2014,Vectrix VX-1 70A LIPO 2010 -24000 Kms
Brammo Empulse 2015 - ~6000 KMS
32500 Kms 100% Eléctricos

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por rnlcarlov »

Ontem o Hyôiô levou sapatos novos à frente, que os de origem já pediam descanso.
Dentro das medidas 205 55 R16 encontrei dois pneus com classificação A/A: os continental EcoContact 6 e os Michelin Primacy 4 (nas versões 91H e 91V S1).
Embora os Primacy 4 sejam um pouco melhores no piso molhado, o preço também era muito mais elevado (particularmente os S1), e as reviews indicavam os Continental como tendo um duração ligeiramente maior. Acabei por me decidir pelos Continental e pedi orçamentos em vários sítios. Quem me apresentou o melhor preço foi a Norauto, pois estava com uma campanha para encomendas online, em que a montagem+equilibragem+válvula estava com 50% de desconto, ficando em 6€ por montar dois pneus.
O total ficou em 125,90€, onde ainda fui buscar mais 2€ do desconto cashbackworld que consegui através das compras online do site deles.


bicicleta
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 40
Registado: terça jul 17, 2018 5:48 pm

Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por bicicleta »

Muito bom preço para os pneus! Vale a pena ter medidas "normais"

Tenho os primacy 3 já com perto de 60mil e ainda rolam mais uns km e parece que depois dos 30mil o carro consome menos, senti isso quando os meti novos o consumo subiu pelo menos uns 0.3l/100

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por serges »

Bem antes de mais parabéns pela escolha um optimo veiculo e gosto imenso.

Fico muito feliz pela escolha e força na partilha das aventuras, para mim um dos melhores que aí andam…
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por rnlcarlov »

O Hyôiô (e seu dono) está mais uma vez de férias no Algarve.
Comecei por ir para Aljezur, e a ida para sul desta vez foi diferente, pois foi feito tudo por nacionais assim que se passou a ponte Vasco da Gama.
Em vez de tomar a A12, apanhei a N5 até se juntar com o IC1 e seguir Portugal abaixo, seguindo depois pelo IP8 rumo ao litoral e passando por Vila Nova de Milfontes e Odeceixe. Aí fiz uma curta pausa para comer o farnel enquanto carreguei a 7kW no PCN do parque ribeirinho.
De barriga cheia fiz os 20km que faltavam até chegar ao alojamento perto de Aljezur, uma quinta no meio dos montes.

O percurso foi feito dentro das velocidades limites, quase sempre com o A/C ligado, e fiz os 250km chegando com 15% ao destino (carreguei 10% em Odeceixe). A média de consumo foi de 10kWh/100km.
Na alojamento carreguei sempre que foi preciso, o que ainda foram umas 3 cargas quase completas, pois o mau tempo da costa Vincentina fez-me ir às praias de Lagos quase todos os dias, dando cerca de 100km percorridos por dia.
Ainda fiquei mais uns dias no Carvoeiro, e o regresso foi feito pela A2. Mas foi engraçado ver o regresso a Lisboa sem a nortada do costume a dar para trás.
Do Cavoeiro a Aljustrel, com passagem por Silves para evitar a via do Infante cheguei à AS com 45% e uma média de 13,7kWh/100. Saí de lá com 94% e pude vir sempre a 120km/h até casa, chegando com uma média de 14.3kWh/100. Bastante diferente da última viagem de regresso.

Agora estou novamente no Algarve, e à ida fiz até Aljustrel cerca de 13.5kWh/100, tendo chegado com 24%. Dali até Lagos (passando novamente por Silves e depois a N125, a média desse segundo troço foi 12.5kWh/100.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por serges »

Muito bem…

Super eficiente esse ioniq acho um dos mais nesse segmento…
Talvez só mais um cadito de bateria… mas isso queremos todos!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por zeuz »

serges Escreveu:Muito bem…

Super eficiente esse ioniq acho um dos mais nesse segmento…
Talvez só mais um cadito de bateria… mas isso queremos todos!
Tenho ideia que a 120km/h, com ar-condicionado/aquecimento ligado, faz < 200km. É isso ?

Se for, realmente dava jeito conseguir os 250km nas mesmas condições. Imagem

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por rnlcarlov »

Esse cadito de bateria já vem no Ioniq de 38kWh, mas aquela velocidade de carga..... :?
É decididamente um retrocesso quando preciso de fazer mais do que uma carga rápida.


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por CoolZeroFCP »

Na minha opinião as baterias estão trocadas entre o ioniq e o Kauai.
Na minha opinião o ioniq é mais carro e melhor para grandes viagens. Já o Kauai, um bom carro para cidade.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por rnlcarlov »

O regresso de Lagos foi feito pelo mesmo caminho que à ida. Hoje havia algum vento contra, e o troço até Aljustrel foi feito com uma média de 14.5kWh/100km. Tive de esperar uns 15min por um Ioniq até poder carregar. Como ainda era cedo para almoçar, resolvi fazer uma carga mais curta e fazer outra paragem em Alcácer para carregar e almoçar. Assim que estive apenas 15min no posto até aos 55% e abalei para o PCR seguinte.
Cheguei com 12% a Alcácer, com um consumo de 16kWh/100, mais dentro do que estou habituado com os ventos do norte mais frequentes.
À chegada a Alcácer tudo vazio, mas constatei que a ficha Mennekes estava kaput. Pelos vistos é uma situação que se arrasta há mais de um mês assim:

Imagem

Dá mesmo a ideia que foi algum iluminado que se pôs a puxar a ficha à força sem a desbloquear do lado do carro. Enfim.
Por alguma razão, o meu cartão da Prio, que tenho usado habitualmente, já não quis carregar em Alcácer, dando sempre "Cartão não autorizado".
Há decididamente qualquer coisa estranha com este cartão. Já por uma vez ou duas há uns meses, depois de regressar de uma viagem em que o usei para uma carga rápida, ao tentar usar num PCN deu-me este mesmo erro. Na altura pensei que fosse mariquice do PCN, mas agora já começo a duvidar. Usei então o cartão da Miio e carreguei até 75% enquanto comia. Dali para Lisboa a média manteve-se semelhante, e com os kms finais dentro da cidade o consumo ficou em 15,5kWh/100 acumulado desde Aljustrel.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por serges »

Muito boa média...

Bem que testemunho infelizmente continuam os velhos hábitos não é com pagamento que a coisa melhorou e sim realmente concordo o ioniq com umas baterias interessantes era perfeito mas não o novo pois piorou, no meu ver...

Obrigado pelo testemunho
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

É tentar ter mais que um cartão... às vezes outro já dá....

O sistema da mobie não aceitar carregar quando não consegue comunicar é uma falha gravíssima...devia aceitar e quando posto conseguisse comunicar, passava a informação ou carregava de borla, agora não carregar é de uma ignorância extrema... qual a culpa do utilizador se há um problema de comunicação num posto?!?!?
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por rnlcarlov »

Nestes dias o Hyôiô fez a viagem mais longa até agora. Encontro-me a escrever desde La Manga do Mar Menor, ou seja, quase 1000km percorridos desde casa até cá chegar, dividido em dois dias para não ser tão cansativo (que já de ICE é) e devido a uma zona do trajecto onde não havia PCR.

No primeiro dia o destino era Orellana La Vieja, à beira da uma barragem do Guadiana. Apesar de ser o trajecto mais curto foi o que trouxe mais dores de cabeça. O caminho até Évora foi normal, a 120km/h, tendo chegado ao PCR com 22% e um consumo 15,1kWh/100km.

Imagem

Ao chegar a Évora, surpresa, um TM3 agarrado à CCS. Estava lá há 20 e tal minutos, talvez esperando um bocadinho o dono aparecesse. Pois sim, o tempo a passar e nem sinal de nenhum dono. 1 hora, nada, 1h30 nada! Tive entretanto o carro mal estacionado num local à sombra pois levava comida numa mala térmica e não era boa ideia estar ali a torrar ao sol o tempo todo. Ao fim de uma carga de tempo, com o carro quase nos 100% lá aparece um casalinho que entra no TM3 e abala. Bem sem que todos temos direito a carregar, mas custa-me a entender como é que tem acesso a uma rede exclusiva, rápida e gratuita vai abandonar um carro mais de uma hora e meia num PCR a pagar, sem deixar qualquer contacto, numa zona em que não há mais nenhuma tomada CCS da rede pública num raio de 70km! :?

Durante este tempo apercebi-me de mais outro problema. Tinha deixado o telemóvel em casa, no qual tinha instalado todas as apps relativas às cargas. Que fazer? Voltar para trás, atrasando ainda mais o esquema? Tentar instalar tudo de novo no telemóvel da minha mãe? Como tinha tempo, lá fui instalando as apps e nalguns casos andar ali às voltas a lembrar-me das passwords, e resolvi prosseguir.

Por fim lá foi a minha vez de carregar, ao mesmo tempo que chegava o nosso amigo pemifer ao posto. Demos dois dedos de conversa e quando cheguei aos 80% de carga zarpei. Infezlimente, o meu plano original de almoçar enquanto fazia a segunda carga foi por água abaixo devido ao compasso de espera em Évora, logo comi o farnel na AS de Estremoz e segui depois para Badajoz, sempre com CC a 120km/h. Fui quase estrear um novo PCR gerido pelo ayuntamiento, localizado mesmo quase a seguir à fronteira. Tinha entrado em funcionamento dia 2 ou 3 de Setembro, activa-se com electromaps e neste momento ainda é gratuito. É parcialmente alimentado por painéis fotovoltaicos, que dão sombra. E estava a bombar os 125A. Um posto 5*. Carreguei até ao fim (94%), observando a diminuição da velocidade de carga para os 56A aos 84%.

Imagem
Imagem

De Badajoz até Orellana fui pela Autovia até depois de Mérida e depois enveredei pela nacional até ao Destino. A média de consumo foi 12,8kWh/100km

Imagem

As baterias, que vinham bem quentinhas da 2ª carga rápida, como se pode ver vêm arrefecendo ao longo do percurso, mesmo vindo a 120 durante metade do caminho.

Imagem

No alojamento estava a contar usar um Tesla Destination charger, mas não havia meio de conseguir carregar. Liguei a mangueira para veículos elétricos mas não iniciava carga no carro apesar de o led do carregador estar a "mexer" como é habitual quando está a debitar energia. Notei que enquanto normalmente o carro faz um pequeno barulho a prender a Mennekes, neste caso ouvi esse barulho várias vezes, e a ficha a apanar ligeiramente de cada vez. Dava ideia que era algum problema com o trancar a ficha, mas não consegui perceber o que se estava a passar. Perguntei se havia alguma tomada normal que eu podesse usar e fezlizmente havia duas tomadas schuko da circuitor no exterior reservadas ao carregamento de veículos elétricos.

Imagem

Ligo o EVSE e carrega bem. Aleluia. Mas novo problema, o EVSE estava configurado da última utilização a puxar 16A, o que não era boa ideia de usar por muito tempo numa ficha schuko. Mas com o meu telemóvel em casa não conseguir aceder por wifi para regular a carga, e não conseguir acertar com o raio da password para aceder por este telemóvel. Felizmente há uns tempos tinha activado a função de poder usar o botão que o Apr inclui no carregador, e um bocado aos apalpões lá carreguei umas quantas vezes até a carga baixar para 10A, e lá ficou até ao dia seguinte.

O 2º dia, aquele que eu achava mais complicado devido à maior distância (600km) e a usar pela primeira vez um operador que nunca tinha usado (Iberdrola), acabou por ser o que correu mais dentro dos planos.

Saí de Orellana a 100% e segui por nacional até Ciudad Real. Pelo caminho fiz um pequeno desvio para ter um panorama da barragem de Puerto Peña, também do rio Guadina, e bastante mais pitoresca do que a de Orellana, devido aos grandes macicos rochosos que fazem lembrar as portas de Rodão.
Cheguei a Ciudad Real com 20%, tendo vindo caminho todo a respeitar os limites de velocidade.

Imagem

O PCR da Iberdrola está numa gasolineira logo a seguir à linha do comboio. O único problema que tive foi que ao contrário do que me tinham dito, é preciso ter saldo carregado na carteira da app para poder usar o posto, não basta ter lá um cartão de crédito adicionado, como acontecia com a IBIL. Depois de percber isso, foi só acrescentar saldo e iniciar a carga na CCS. Temos a opção de escolher o limite máximo que queremos gastar, tudo tarifado a 0,30€/kWh. A carga inicou-se sem problemas e fui almoçar. As casas de banho da loja estão bastante limpas, mas não é um grande sítio para comer o farnel. Felizmente, andando um bocadinho a pé até chegar ao pé da entrada da estação dos comboios, onde tem uma zona com árvores e bancos.
Quando regressámos o carregamento na CCS estava a terminar, e ainda pus na Mennekes mais uns minutos até aos 98%, pois avizinhava-se o troço mais longo: 203 km até Albacete. A primeira parte do percurso foi por autovia até Manzanares, indo a cerca de 100km/h, depois desviei-me e fui o resto do caminho por nacional, passando pelas lagoas de Ruidera, uma formação de lagos do rio Guadiana que me fez lembrar os lagos de Plitvice, na croácia. Apenas vi o lago que a estrada atravessa, por limitações de tempo e autonomia, mas deu para ver que é sítio que interessa explorar.
Durante uma parte do percurso a autonomia estimada andou bastante próxima da distância que faltava, mas era sobretudo uma questão de altitude. Na parte final a média de consumo desceu e cheguei com cerca de 14% e uma média de 11,3kWh/100km.

Imagem

Em Albacete há dois PCRs da Iberdrola lado a lado e um 3º de uma outra operadora, mas que não consegui ver. Tem um centro comercial perto bem como um parque com mesas logo está bem localizado. Dali para a frente havia mais abundância de PCRs, logo carreguei até 81% e segui caminho. Ao fim de 102 km sempre a 120km/h na autovia cheguei até à zona industrial de Cieza, onde parei novamente para carregar. Foi notória a média de consumo de apenas 12,7kWh/100km, mesmo nas velocidades praticadas. Penso que o relevo é a favor, mas mesmo assim foi interessante. Também constantei que apesar de ser a 3ª carga rápida do dia, estive o tempo todo até aos 84% a carregar a 125A

Imagem

De Cieza até ao destino era directo em termos de carregamentos, mas aproveitámos para parar no Mercadona Torre Pacheco para comprar algumas coisas que íamos precisar e carregámos no PCN deles. Chegámos a La Manga com 28% e uma grande ventania. A média desde Albacete estava nos 12.8kWh/100km. Nesse dia não me preocupei por carga, pois estava cansado e havia muita coisa a fazer. Infelizmente não consegui obter resposta do Ayuntamiento de Cartagena relativo à utilização dos PCNs localizados em La Manga. É necessário preencher um impresso e entregar no Ayuntamiento, mas devido à pandemia é complicado ir lá e via eletrónica não me responderam ao pedido. Assim sendo tendo duas opções. Usar um Tesla Destination charger no hotel a uns 2km do apartamento onde estou, pagando 8€ ao dia, ou então utilizar o PCR da Iberdrola à entrada de La Manga. Hoje escolhi usar o PCR da Iberdrola, pois havia muitas compras a fazer e o PCR (dois, aliás) está localizado num EuroSpar.

Imagem

O tempo de fazer as compras foi exactamente o necessário para carregar até aos 94%, e agora tenho autonomia para dar aqui umas voltas.
Última edição por rnlcarlov em quarta set 09, 2020 9:01 pm, editado 1 vez no total.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

Belo relato...

Nem de propósito nesse postode Évora já apanhei um TMX a carregar e também esperei para aí 1h30m... na altura precisava sair com 99% para chegar a casa para os lados da Lousã (se não estou em erro)... custou aquela espera pois só ia carregar 30-40min.... cada vez mais é necessário haver pelo menos 2 ou 3 postos em cada local para evitar estes constrangimentos mas cá em PT ainda só vi 2 um ao lado do outro na Av França (Porto).... pelo menos nas AEstradas devia ser obrigatório para manter concessões...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por rnlcarlov »

A Iberdrola parece já estar a pensar nesse aspecto. Locais como Ciudad Real ainda só têm um PCR, pois penso que são dos locais onde já foram instalados há mais tempo. Pelo que tenho visto das instalações mais recentes, como é o caso de Albacete e La Manga, foram logo instalados dois postos lado a lado.
Caso o de Ciudad Real estivesse KO (tem tido vários períodos de indisponibilidade ao longo do último par de anos), a 60km um pouco mais a norte existe um novo ponto também com dois carregadores.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por rnlcarlov »

Só para terminar o relato da ida a Espanha, o regresso foi feito da mesma forma. 600km no primeiro dia e 400km no 2º. Parei nos mesmos carregadores. Primeiro foi a parte mais rápida. Saída de La Manga às 9.45, sempre por autovia até Cieza e depois Albacete. As médias de consumo foram 14kWh/100 até ao primeiro PCR e 16,2 no segundo troço, o que era esperado já que à ida aproveitei o relevo favorável para fazer na casa dos 12, o que a 120km/h é impensável salvo a descer. :lol:

Imagem

A paragem em Albacete foi também paragem para almoço e já que tinha o troço maior pela frente aproveitei para carregar a 100% na Mennekes após o fim da CCS aos 94%. Não havia mais ninguém para carregar (aliás, nunca houve em todos os carregamentos em Espanha) e o preço é ao kWh, logo foi encher a 6.6kW. De Albacete segui pela nacional por onde vim, mas antes de chegar a Ruidera tomei outro caminho em direção a Tomelloso, onde voltei a apanhar a autovia. Segundo o Google eram menos kms, e a estrada até tem menos curvas deste modo. Já na autovia vi que estava com margem de manobra e acabei por fazer uma boa parte do caminho a 120km/h, chegando a Ciudad Real com 11%.

Imagem

Pausa para um lanchinho enquanto deixei carregar até 94%. O dinheiro que tinha na carteira da Iberdrola foi quase à continha para esta carga, tendo terminado com 0,07€ de saldo. Ainda é dinheiro, mas fica para usar pró ano :D
O caminho até Orellana correu como o normal (excepto apanhar uns tantos camiões no caminho) e cheguei ao alojamento por volta das 18h15. Já lá tinham posto uma barreira junto às tomadas da circuitor para mais ninguém estacionar.

No 2º dia saí a 100% de Orellana e fui sempre a 90/120 km/h consoante o tipo de estrada, e 153km depois cheguei a Badajoz ainda com 30% no depósito e 12,5kWh/100 de consumo.

Imagem

Durante este percurso foi particularmente impressionante a falta de visibilidade por vezes devido a fumo de queimadas. Não sei se na Espanha as queimadas eram proibidas até de 15 de Setembro. O que é certo é que dia 16 era queimadas por tudo quanto era sítio, até fazia impressão.
Em Badajoz aproveitei novamente o carregador gratuito, e uma pausa para xixi (que envolve andar um bocado até ao centro comercial El Faro) foi suficiente para ter o carro quase nos 94% novamente. Para Évora foi pouca distância e cheguei com 44%. O relevo foi desfavorável e isso viu-se no consumo de 15.2/kWh, mesmo incluindo a parte mais lenta da nacional ao chegar a Évora. E nesta última paragem antes de chegar em casa, pois claro que lá estava novamente um Tesla M3 a carregar há 6 minutos :evil:
Depois do banho de espera da viagem de ia, estava a ver que ia apanhar outra seca. Felizmente foi apenas cerca de metade, pois o tm3 era SR e o condutor tirou o carro aos 80%. Almocei o farnel enquanto carreguei e depois fiz-me ao caminho até Lisboa, onde cheguei com 28% e uma média de 13.4kWh/100.

Imagem

E assim termina a viagem mais longa do Hyôiô. Foram cerca de 2400km feitos. Os carregamentos nos PCRs da Iberdrola ficaram-me em 62€. As portuguesas só no fim do mês é que sei :P Só esperei para carregar nas duas únicas cargas em Portugal. Em Espanha funcionou tudo muito bem com a Iberdrola.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

Com tantas vendas de carros elétricos em PT e a rede continua a crescer a passos de bébé....

A ver se coisa evolui....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por zeuz »

Freddy_krueger Escreveu:Com tantas vendas de carros elétricos em PT e a rede continua a crescer a passos de bébé....

A ver se coisa evolui....
Os espanhóis comentam nas redes sociais que nós estamos melhor... Imagem

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por Freddy_krueger »

zeuz Escreveu: terça set 22, 2020 5:51 pm
Freddy_krueger Escreveu:Com tantas vendas de carros elétricos em PT e a rede continua a crescer a passos de bébé....

A ver se coisa evolui....
Os espanhóis comentam nas redes sociais que nós estamos melhor... Imagem
A relva do vizinho sempre mais verde que a nossa....

Em termos de ionity também não está fácil, apenas com 3 postos lá...

Têm o problema dos múltiplos operadores, mas também uma certa liberalização com preços para todas as carteiras.

Como quase em todo o lado, faltam mais estações de carregamento em viagem (leia-se PCR e PCUR)... É uma anedota colocar apenas 1 PCR em cada local....mas dificil rentabilizá-los...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Automóveis”