DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

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rnlcarlov
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por rnlcarlov »

Para completar o relato da viagem, o regresso foi feito em três dias, pois a passageira acho que era um ritmo demasiado cansativo ao fazer em dois dias, sobretudo já que temos evitado ir a restaurantes, sendo o almoço feito antes de sairmos de manhã, e depois fazer o jantar quando se chega à noite.

Assim, no primeiro dia fomos até Carenas, uma terrinha perto do parque de Monasterio de Piedra. Saindo de Lloret com 99%, a primeira paragem foi feita em Saint Fruitós de Bages, cerca de 124km. Dirigi-me ao único carregador funcional, já que uma onda de vandalismo no mês passado deixou três PCRs com os cabos cortados.
Ao iniciar a carga espantei-me ao ver 125A, mas foi sol de pouca dura, pois voltou aos 100A que parece ser habitual nestes carregadores. Saí com 85% rumo a Lérida. Nesta cidade encontrei o primeiro PCR onde fui ocupado por um Tesla. Estava à espera de algo assim, já que na ida tinha visto pela app que os carregadores de Lérida têm uma maior taxa de ocupação. O 2º carregador também estava ocupado, desta vez com um Leaf, logo fui carregar no 3º carregador municipal.

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Aproveitei para almoçar enquanto o carro carregou até 94%, para o longo troço até Saragoça. Mas em redor do posto não havia nenhum local bom para uma paragem técnica, logo parei 20km à frente em Alcarràs, onde tinha carregado anteriormente, aproveitando a paragem técnica para chegar novamente aos 94%. Assim fui com mais segurança a 120km/h pela AP-2 até Saragoça, carregando no mesmo posto da Repsol da última vez, com o preçário da Iberdrola.

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De Saragoça a Carenas fazia-se bem com uma carga, mas não sabia se conseguiria carregar no alojamento, já que era numa vila pequena com estacionamento de rua. Por isso parei mais à frente no restaurante El Navarro, onde existem carregadores da Wenea, rede que utilizei pela primeira vez. Havia um PCUR mas não valia a pena usá-lo por tão pouco. Carreguei até 84% e dali segui até ao destino do dia. Por acaso consegui estacionar mesmo em frente ao alojamento e havia uma tomada shucko exterior. Com a minha extensão de 25m pude carregar durante a noite, mesmo com uma chuva torrencial que se abateu sobre o local.

No dia seguinte comecei por passear na zona, visitando a albufeira do rio Piedra e deslocando-me para conhecer as cascatas de Idbes, uma queda de água impressionante para um riacho que parece tão pequeno.

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Uma vez que tinha carga cheia apontei para ir diretamente até Guadalajara. Devido à distância apontei para uma velocidade de 110km/h quando entrei na autovia, tendo reduzido para 100 por uns 30km quando atravessei uma chuvada intensa que fez subir o consumo. Cheguei a Guadalajara com cerca de 12%, após 175km feitos.
A Iberdrola tem dois PCRs no parque de estacionamento de um hotel, mas que estavam os dois ocupados quando cheguei. Um com um ZOE na CCS e o outro com um C-zero na Chademo. O c-zero ainda tinha começado há pouco e do condutor do ZOE nem sinal. Após alguns minutos o ZOE terminou a carga e felizmente deixou-me desligar a CCS, podendo por o meu à carga. Enquanto isso almocei e com 84% abalei, continuando lá o ZOE sem ninguém.
Ao passar Madrid, desta vez usei a circular M-45 que não tinha conseguido usar à ida e o google maps indicava que não havia grandes problemas no trânsito. Só que enquanto contornei Madrid houve um acidente na A-5 (que vai para Badajoz) que provocou um engarrafamento que se estendeu por vários kms até à M-45. Logo novo banho de espera até finalmente conseguir sair dali. Definitivamente Madrid foi um autêntico pesadelo de passar nesta viagem.
Parei em Mostóles onde carreguei até 86%.

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A paragem seguinte foi em Oropesa, 133km depois e como a bateria já estava quentinha, aprendi a minha lição e usei o carregador de 50kW, para evitar limitações de velocidade de carga.

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Carreguei até 84% com intenção de voltar a encher em Navalmoral de la Mata, poucos kms mais à frente. Isto porque iria ficar alojado em Torrejón El Rubio, e desta vez tinha quase a certeza que não havia maneira de conseguir carregar durante a noite. Infelizmente não consegui usar o PCR de Navalmoral, que só funcionava com app da Repsol, e por mais que eu tentasse dava-me sempre erro de método de pagamento quando tentava iniciar a carga. Desisti e resolvi ir a 100km/h durante o resto da autovia e depois mais devagar ao percorrer o parque natural de Monfragüe. Mas escolhi uma má altura para o visitar, pois a Iberdrola e a sua gestão lastimável das barragens nesta altura de preços de energia elevada despejou o Tejo para níveis baixíssimos, e em algumas zonas só se via lodo e cheirava mal. Isto no meio de um parque natural é de bradar aos céus. Nem parei nessas zonas, só mesmo mais à frente onde ainda assim era visível quão abaixo do normal estava.

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Cheguei ao destino com cerca de 40%, e não consegui carregar como previa.
No dia seguinte saí rumo a Cáceres por estrada nacional para fazer cerca de 60km. Atravessei uma enorme central fotovoltaica que vim a saber mais tarde sem a 3ª maior da Península Ibérica.
Em Cáceres usei o mesmo posto gratuito para carregar até 84%. Segui caminho até Badajoz, onde encontrei um Tesla outra vez, mas este estava mesmo a usar a CCS. Logo tive de dirigir-me ao posto da Iberdrola ali perto.

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Almocei enquanto carreguei até 94% e segui para Évora, onde carreguei no Continente enquanto fiz logo umas compras do que ia necessitar quando chegasse a casa. A meio das compras vim trocar o carro do PCR para um PCN.

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Acabei por sair com 94% e cheguei a Lisboa com 24%.

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Os minutos grátis das compras em Évora foram usados no dia seguinte para dar uma carguinha no Continente Amadora :D

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MRider
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por MRider »

Estás a usar a APP canion?
Live long and prosper!

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rnlcarlov
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh

Mensagem por rnlcarlov »

MRider Escreveu: sexta out 01, 2021 10:06 pm Estás a usar a APP canion?
App CanIoniq. Sim, é como o Canion, só que feita para o Ioniq. Até parece que os autores disto sabiam que carro ia ter a seguir. :D

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