Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por becosemsaida »

Boas, so um pequeno update.......

10.000km feitos, pois e feito para andar, NADA a assinalar a viatura continua como quando adquirido. Carrego quando posso e onde posso e a media destes km ronda os 5.5l/100Km. Claro que nao olho a poupanca e ando quando posso e nem sempre e nos limites..... E de lembrar que acima dos 140km/h ja se ve medias de 6-6.5L/100km ou superiores dependendo da "pressa". Velocidade max. dada pelo GPS 235km/h marcando 243 no quadrante.

Numa das minhas viagens tinha de cumprir os limites de velocidade e num trajeto de 120km acabei em modo hibrido com media de 3.5l/100km e uma utilizacao de 50% "emission free", sempre com o CC ligado e limitado a 100km/h. Aqui vemos os bom que e ter CC adaptativo, acelera, trave e para e so preciso de "dar a roda" nas curvas, que canseira... :) :)

Vamos a mais 10.000km

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

becosemsaida Escreveu: terça set 29, 2020 1:28 pm Numa das minhas viagens tinha de cumprir os limites de velocidade e num trajeto de 120km acabei em modo hibrido com media de 3.5l/100km e uma utilizacao de 50% "emission free", sempre com o CC ligado e limitado a 100km/h. Aqui vemos os bom que e ter CC adaptativo, acelera, trave e para e so preciso de "dar a roda" nas curvas, que canseira... :) :)
Eu também acho TOP em viagens maiores por AE ou na cidade em filas pára arranque... no Leaf se for em AEstradas com curvas largas (Tipo A1), nem preciso dar a roda... só vou estando atento a ver se carro não faz nenhuma borrada... :P
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


[email protected]
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: domingo ago 16, 2020 8:06 pm

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por [email protected] »

Boa tarde a todos.
Tenho reparado que nunca a autonomia eléctrica da minha Passat GTE esteve tão baixa como agora.
O meu trajecto é citadino, mas sem engarrafamentos constantes. Ontem bati o recorde mínimo de 17 km.
Uso o aquecimento no mínimo para 21 graus e sem ar condicionado, e as temperaturas exteriores aqui pelo Porto têm andado baixas.
O que vos pergunto é se é normal, ou se será algum defeito na minha unidade, baterias, etc??


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

As temperaturas baixas são inimigo de qualquer consumo... seja combustão ao elétrico. No caso dos plugin, é bem mais notória esta baixa pois autonomia já é pouca por natureza.

Já agora quantos anos tem e kms?

Em principio na primavera autonomia começa a subir...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por rnlcarlov »

Quando mete aquecimento também depende do sistema que tem. Os carros com bombas de calor gastam menos para aquecer, mas duvido que seja esse o caso, logo uma resistência puxa bem pela autonomia.

E não é só no Porto que as temperaturas tem andado baixas. Vai por aí um briol no país inteiro :mrgreen:


[email protected]
Membro
Membro
Mensagens: 11
Registado: domingo ago 16, 2020 8:06 pm

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por [email protected] »

Freddy_krueger Escreveu: sexta jan 08, 2021 4:57 pm As temperaturas baixas são inimigo de qualquer consumo... seja combustão ao elétrico. No caso dos plugin, é bem mais notória esta baixa pois autonomia já é pouca por natureza.

Já agora quantos anos tem e kms?

Em principio na primavera autonomia começa a subir...
É de Dez/2018 e está com cerca de 30000km.
Entretanto no painel de configuração, diminuí a reserva de bateria para 10%, pois estava a 20%...


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

Tentar fazer um bom balance entre autonomia necessária e maximizar essa reserva...

Os plugin normalmente andam mais nos extremos altos e baixos da bateria que provoca mais degradação (a par com os mais ciclos feitos)....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por becosemsaida »

[email protected] Escreveu: sexta jan 08, 2021 4:20 pm Boa tarde a todos.
Tenho reparado que nunca a autonomia eléctrica da minha Passat GTE esteve tão baixa como agora.
O meu trajecto é citadino, mas sem engarrafamentos constantes. Ontem bati o recorde mínimo de 17 km.
Uso o aquecimento no mínimo para 21 graus e sem ar condicionado, e as temperaturas exteriores aqui pelo Porto têm andado baixas.
O que vos pergunto é se é normal, ou se será algum defeito na minha unidade, baterias, etc??
Boas, so agora e que pude ca vir...... Isso de baixar a autonomia e normal. Nestes carros tudo e eletrico portanto tudo o que usas refleta diretamente na autonomia e quanto mais frio pior. Como vi que o teu e de 2018 vou assumir que as batts sao iguais (9.9) e sigo por um criterio simples e por experiencia propria. Trajetos curtos (- 5 KM), nao ligo ac ou aquecimento e um curto espaco de tempo e nao justifica. Trajetos + 5Km, dependendo do tempo que necessito passo a viatura para hibrido e quando "atraca" o motor de combustao e em modo "D" recupera alguma coisinha e ando eletrico quando posso (sempre em modo hibrido) poupo nos travoes :lol: :lol: Agora tens de ver por ti o que e mais rentavel dependendo se pagas/tens onde carregar regularmente. Outra coisa que as pessoas se "esquecem" e que subidas sao grandes devoradores de batts, gastas 5km de autonomia para uma subida de 500m (dependendo do declive) e com o aquecimento ligado esse valor (pode) ser muito pior. O modo de conducao tambem conta, muitos arranques e paragens bruscas (desculpa mas no Porto nao sao os piores mas parece que anda tudo aflito por espaco, Lisboa e bem pior) ainda pioram a situacao de consumo.

Nao ha solucoes perfeitas (nem Tesla), mas eu penso assim: estou a poupar € ... E pouco de cada vez mas vejo os meus gastos em quase 15M KM com o Passat e outros (melhores) que ja tive. Tudo se paga e embora o hibirdo esta longe de ser perfeito para mim ainda e uma das melhores solucoes presentemente.

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por becosemsaida »

Boas,

Para nao enfiar tudo na resposta anterior aqui vao mais umas letrinhas. Podem nao agradar a todos!!!

Estamos a ser roubados a forca toda, que raio de incentivo tem o consumidor de adquirir um eletrico/hibrido nos dias de hoje?? Isto mais parece um pais de ladroes do que um pais que olha para o futuro, e todos os operadores sao iguais!!!!!

Ja tinha dito algo ha tempos mas agora que fiz umas contas estou bem pior. Ora entao deixa-me explicar: Pontos de carga nos super/hiper mercados sao um autentico assalto a carteira: 4,011KWH consumido= 0,8022€+ 1,8600€ OPC= 2,6622€ mais iva....... dividindo o preco final pelo consumo da 0.663€/KWH. Se isto nao um roubo nao sei o que sera. No entanto noutro posto sem ser super/hiper mercado temos o seguinte: 5,873KWH consumido= 1,1746+ 0,4800OPC= 1,6546€ mais o famoso. 0.29€/KWH !!! Em casa: 0.1573 (preco 2021)€ + taxa diaria (2H) 0.03 + taxas da treta 0.02€ = 0.21€/KWH.

Fazendo as contas a gasoleo media de 8L/100 em cidade onde fazemos 25km (que e gasto +/-) em eletroes pagos na conta anterior.... 2L de gasoleo custam 2.50€ (media) portanto carregar nos hiper/super mercados e mais caro do que andar com um (bom) carro a gasoleo. Afinal temos o seguinte CASO DOS HIBRIDOS: nao ha reducao no IUC, aquisicao e mais caro, mas nao se refleta na venda nos usados, temos algum componente avariado e um balurdio. etc. etc.

Custa-me dizer isto mas ALGUEM me explica em que e que isto se esta a tornar??? Enfim e Portugal, ja carreguei em Espanha e nao e assim tao caro (ate carreguei de borla em varios sitios)...... Eu nao estou a falar de ambientes/poluicoes etc etc que acho que isso nao e conversa para meter aqui por que nao tera fim a vista.

Saudades do meu Classe S que com os "assaltos" a carteira que estou a ter ate nao ficava assim tao caro!!!!!
Claro que virao aqui pessoas com "tens de ter cartao X, operador Y" mas nao estou para entrar nesse discusao porque quando ando com um carro a combustao tambem nao ando a procura!!!

Insatisfeito com todo o processo de ladroagem mas nao com a viatura,

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por zeuz »

Também tenho um carro que só carrega no máximo a 3,7kWh.

Para estes carros só há 3 maneiras do carregamento ficar a um preço razoável :
* carregar em PCR
* carregar em PCN sem componente OPC
* carregar nos PCN do Continente

Como os nossos carros não têm carregamento em PCR, sobra as outras duas opções.

Dessas, andar à procura dos PCN sem componente OPC é trabalho de Jó!

Sobra a opção dos PCN do Continente, que estão a crescer rápido, mas ainda não estão em todo o lado.

Havendo a opção de circular a gasolina/gasóleo, claro que muitos poucos carregam fora de casa, dando origem aos famosos estudos sobre PHEV.

Também te digo que hoje em dia quem compra um VE novo deve ter a preocupação de comprar com carga AC trifásica, porque a tendência é para os PCN evoluírem para os 22kW, com preços a condizer.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1231
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por zeuz »

O Alexandre Moleiro (alexmol) no fórum ClubeElectricos partilhou umas tabelas com o custo por kWh .

Eis uma dessas tabelas :
tapatalk_615215137_550x340.jpg
tapatalk_615215137_550x340.jpg (39.48 KiB) Visto 2819 vezes
Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por jmlflorencio »

É verdade, um plug-in não pode ser para carregar fora de casa por sistema.

Mas convenhamos que também não é essa a finalidade deles... Um plug-in permite-nos poupar nas deslocações diárias, e quando vamos de férias (ou para fora do nosso circuito normal) já sabemos que é para andar a gasolina...

Mas compreendo a frustração, há coisas que não fazem sentido...

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por rnlcarlov »

Para o nosso sistema que funciona ao tempo cargas a 3.7kW são roubos na maior parte dos sítios. Em Espanha isso acontece muito menos, pois como não há tretas de OPCs+CEMEs, cobra-se ao kWh, logo são preços mais justos independentemente das capacidades do carro.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

O sistema desenhado pela Mobie é uma coplicação pegada..e devido a isso, torna-se carissimo para quem não pode carregar sempre em casa.

Eu desde que PCN's são pagos que não carreguei mais em nenhum... não faz sentido nenhum para mim excepto num aperto e aí vou a um PCR que carrega quase 10x mais rápido e por vezes mais barato... Mas num BEV há sempre mais opções carregamento (PCR, PCN's)..

Na altura que comprei o Leaf considerei PHEV's mas tirei da ideia pois para mim apesar de serem o melhor dos 2 mundos, são também o pior de 2 mundos...

Mas para cada pessoa, utilização, etc...tudo deve ser pensado.

Eu até penso em comprar 2º BEV e não ter nenhum carro a combustão.... mas em tempos de pandemia é aguardar por "melhores dias" para tomar estas decisões.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por civic »

É isso, na minha opinião os plug-in são precisamente o pior de dois mundos, pois junta o peso dos dois sistemas, a manutenção dos dois sistemas, os impostos dos 2 sistemas e apenas ganhamos uma autonomia em que precisamos dela uma vez por ano, por isso não me importo de que quando preciso dela tenho sempre a opção do CI, e não vejo a hora de me livrar dele, pois não consigo optar por ele nessas ocasiões. Mas é uma opinião apenas.
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por jmlflorencio »

civic Escreveu:É isso, na minha opinião os plug-in são precisamente o pior de dois mundos, pois junta o peso dos dois sistemas, a manutenção dos dois sistemas, os impostos dos 2 sistemas e apenas ganhamos uma autonomia em que precisamos dela uma vez por ano, por isso não me importo de que quando preciso dela tenho sempre a opção do CI, e não vejo a hora de me livrar dele, pois não consigo optar por ele nessas ocasiões. Mas é uma opinião apenas.
Num VE com bateria de grande capacidade também carregamos o peso extra de que não precisamos em 90% das ocasiões. E quando formos substituir a bateria também temos que a pagar por inteiro, apesar de só usarmos frequentemente uma fração dela...

É tudo uma questão de "copo meio cheio ou meio vazio" ;-)


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

jmlflorencio Escreveu: terça jan 26, 2021 6:17 pm É tudo uma questão de "copo meio cheio ou meio vazio" ;-)
Sim, e cada caso é um caso....e cada pesoa uma pessoa :)

Por exemplo, para viagens diárias de 10-20 kms acho o plugin ideal pois nem estamos sempre nos extremos das baterias (apesar de que acho que baterias plugin são desenvolvidas para serem mais resistentes nos extremos de SOC)...

Pois, mas o peso não é só as baterias... é também o tipo de carro (sedan/berlina/suv, tamanho)...tudo... as baterias são pesadas, mas um ICE ou PHEV tem as 2 coisas... o peso de baterias e ainda de todo sistema ICE associado

Um outlander phev 14kwh (acho) pesa 1880kgs
Um leaf 40kwh pesa 1580kgs
Um leaf 62kwh pesa 1760kgs
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


civic
Moderador
Moderador
Mensagens: 1439
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am
Localização: viseu

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por civic »

jmlflorencio Escreveu: terça jan 26, 2021 6:17 pm
civic Escreveu:É isso, na minha opinião os plug-in são precisamente o pior de dois mundos, pois junta o peso dos dois sistemas, a manutenção dos dois sistemas, os impostos dos 2 sistemas e apenas ganhamos uma autonomia em que precisamos dela uma vez por ano, por isso não me importo de que quando preciso dela tenho sempre a opção do CI, e não vejo a hora de me livrar dele, pois não consigo optar por ele nessas ocasiões. Mas é uma opinião apenas.
Num VE com bateria de grande capacidade também carregamos o peso extra de que não precisamos em 90% das ocasiões. E quando formos substituir a bateria também temos que a pagar por inteiro, apesar de só usarmos frequentemente uma fração dela...

É tudo uma questão de "copo meio cheio ou meio vazio" ;-)
Não é comparavel, pois estás a falar da troca de bateria, mas isso também pode acontecer num plug-in, onde existem mais limitações de espaço, onde existem todos os outros "problemas" associados à parte de combustão, ou seja, os problemas existem dos dois lados, só que do lado do plug-in os problemas são a duplicar, tal como os custos.
Isto não é ver o copo meio cheio ou meio vazio, são factores que existem, com a quantidade de ciclos que uma bateria de um plug-in faz não esperes que durem como num BEV (o caso dos Ampera é diferente, pois nenhuma marca usa um buffer escondido sequer parecido, o custo disso é enorme para as marcas), portanto o custo de troca de bateria será mais problemático num plug-in do que num BEV, mas é obvio que para quem faz muitos kms que um BEV não seja ainda a solução e aí entra o plug-in, mas não acho que isso o torne o melhor de dois mundos, acho o contrário, existe apenas uma necessidade.
Isto é apenas a minha opinião, pois prefiro usar o meu LEAF para fazer 600kms seguidos e parar 3 ou 4 vezes do que fazer direto no meu hibrido, com uma bateria maior pararia apenas uma vez, para mim isso será o fim do copo para o CI, basta-me uma autonomia de 400 kms para esquecer por completo os CI e hoje já temos montes de alternativas de carro e também de postos de carregamento. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por becosemsaida »

Boas,

Apos muitas contas feitas, pros e contras esta decidido...... Segue a viatura para venda. Esta nas plataformas usuais para quem tem interesse. Ha um desconto se a venda for por aqui a um user.

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

becosemsaida Escreveu: terça fev 02, 2021 12:04 pm Apos muitas contas feitas, pros e contras esta decidido...... Segue a viatura para venda. Esta nas plataformas usuais para quem tem interesse. Ha um desconto se a venda for por aqui a um user.
Pelo que li acima, o que se segue?

Regresso a ICE (espero que não)?
Ou um BEV?
(Para ti e no que tenho lido, penso que só se justifica um Tesla ou Kia E-Niro....
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Automóveis”