Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

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becosemsaida
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Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por becosemsaida »

Freddy_krueger Escreveu: terça fev 02, 2021 1:47 pm
Pelo que li acima, o que se segue?

Regresso a ICE (espero que não)?
Ou um BEV?
(Para ti e no que tenho lido, penso que só se justifica um Tesla ou Kia E-Niro....
Tesla e demasiado caro para a minha carteira, a Kia e demasiado "plastificado" nao gosto (Toyota style).

Infelizmente e para as minhas utilizacoes nao ira passar pelos eletroes. Contas feitas e visto nao andar somente em cidades ou distancias curtas (tanto faco 1 como 100km) gasto em media e pelo mais alto 6L/100Km, a um valor de 1.40€ sao 8.40€ em cada 100km se junto a isto 10KWH da parte eletrica a precos de carregamento absurdos tenho de somar mais 2€ (pelo mais barato em casa) para 40km. Quer dizer que para fazer 140km gasto 10.40€ e tenho de ter atencao que so posso carregar em casa. Se um carrito a gasoleo gasta 7L/100km sao no maximo o mesmo preco que gasto a ser "verde" e nao tenho preocupacoes com postos de carga e precos de lobbys (preco da bomba ja inclui isso) no entanto se for aos low-cost ainda fica mais barato.

E isto a realidade que se passa para quem tem um hybrid. Se andasse so nas cidades, percursos pequenos e tinha possibilidade de carga em casa valia a pena e muito. Para mim e para o meu estilo de percursos nao compensa mesmo ou fica ao mesmo preco. Tenho pena mas a verdadeira razao e mesmo esta.......

Vou ficar aqui a ler os comentarios igual, vou ficar informado na mesma e talvez um dia quando houver melhorias adquiro outro EV. A MB seduz mas o preco..........

Beco
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Freddy_krueger
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Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

A Mercedes em EV, para tua utilização, se calhar só a partir do EQE ou EQS.... mas isso vai para altos voos de valor inicial....

Mesmo aquele pequenito B250 Eletric drive (que faz pouco mais de 100kms) antigo feito com a Tesla ainda pedem mais de 20KEUR por ele e nem tem carga rápida....
O EQC ainda a custo proibitivo e o EQA parece-me poucos kms/eficiência... Sem dúvida para mim era tentar arranjar um Tesla Model3 SR+ mas ainda custam a rondar os 40keur em usados (apesar de na Alemanha custarem isso agora novos)
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becosemsaida
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Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por becosemsaida »

Fazendo as contas fica tudo ao preco da morte....... Enquanto incentivam nos outros paises aqui e a corrida a ver quem consegue "roubar" mais aos utilizadores. Enfim e o pais que estamos. Depios venham ca com campanhas a dizer que temos de ser "verdes" etc etc que isso nao funciona pelos vistos.
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Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por [email protected] »

becosemsaida Escreveu: sábado jan 23, 2021 12:40 pm
[email protected] Escreveu: sexta jan 08, 2021 4:20 pm Boa tarde a todos.
Tenho reparado que nunca a autonomia eléctrica da minha Passat GTE esteve tão baixa como agora.
O meu trajecto é citadino, mas sem engarrafamentos constantes. Ontem bati o recorde mínimo de 17 km.
Uso o aquecimento no mínimo para 21 graus e sem ar condicionado, e as temperaturas exteriores aqui pelo Porto têm andado baixas.
O que vos pergunto é se é normal, ou se será algum defeito na minha unidade, baterias, etc??
Boas, so agora e que pude ca vir...... Isso de baixar a autonomia e normal. Nestes carros tudo e eletrico portanto tudo o que usas refleta diretamente na autonomia e quanto mais frio pior. Como vi que o teu e de 2018 vou assumir que as batts sao iguais (9.9) e sigo por um criterio simples e por experiencia propria. Trajetos curtos (- 5 KM), nao ligo ac ou aquecimento e um curto espaco de tempo e nao justifica. Trajetos + 5Km, dependendo do tempo que necessito passo a viatura para hibrido e quando "atraca" o motor de combustao e em modo "D" recupera alguma coisinha e ando eletrico quando posso (sempre em modo hibrido) poupo nos travoes :lol: :lol: Agora tens de ver por ti o que e mais rentavel dependendo se pagas/tens onde carregar regularmente. Outra coisa que as pessoas se "esquecem" e que subidas sao grandes devoradores de batts, gastas 5km de autonomia para uma subida de 500m (dependendo do declive) e com o aquecimento ligado esse valor (pode) ser muito pior. O modo de conducao tambem conta, muitos arranques e paragens bruscas (desculpa mas no Porto nao sao os piores mas parece que anda tudo aflito por espaco, Lisboa e bem pior) ainda pioram a situacao de consumo.

Nao ha solucoes perfeitas (nem Tesla), mas eu penso assim: estou a poupar € ... E pouco de cada vez mas vejo os meus gastos em quase 15M KM com o Passat e outros (melhores) que ja tive. Tudo se paga e embora o hibirdo esta longe de ser perfeito para mim ainda e uma das melhores solucoes presentemente.

Beco
Obrigado pela tua ajuda.
Só fiquei com uma dúvida. Falas em usar o modo híbrido em modo "D" e eu uso sempre em "B" para regenerar mais!
Estou a fazer mal??


Freddy_krueger
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Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

[email protected] Escreveu: quarta fev 10, 2021 11:35 am Obrigado pela tua ajuda.
Só fiquei com uma dúvida. Falas em usar o modo híbrido em modo "D" e eu uso sempre em "B" para regenerar mais!
Estou a fazer mal??
Per se, nenhum modo é melhor ou pior que o outro, é só questão do que gostas mais e usá-los correctamente:

Modo D: Carro mais solto, e desacelerando carro não regenera tanto, mas andas mais "à belina". Para regenerar mais tens de carregar no travão

Modo B: Carro mais "agarrado", desacelerando no acelerador, o carro regenera mais, mas andas menos "à belina" a não ser que modeles bem o pedal acelerador.

O ideal numa condução eficiente é:
- Evitar acelerações bruscas;
- Maximizar andar à belina (sem acelerar, nem regenerar nem travar)
- Evitar regeneração brusca
- Evitar completamente (tanto quanto possível, naturalmente) uso de travões fricção

Dito isto, ambos os modos podem ser eficientes, desde que usados corretamente... eu por exemplo no Leaf normalmente uso em 99% do tempo o modo B... pois gosto de ter o controlo de regeneração praticamente todo (e aceleração) num só pedal de acelerador... só em caso de urgência/emergência uso travões (de fricção)... O uso de um ou outro modo é mais de gosto pessoal...acho desde que usados corretamente.
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Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

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Freddy_krueger Escreveu: quarta fev 10, 2021 5:56 pm
[email protected] Escreveu: quarta fev 10, 2021 11:35 am Obrigado pela tua ajuda.
Só fiquei com uma dúvida. Falas em usar o modo híbrido em modo "D" e eu uso sempre em "B" para regenerar mais!
Estou a fazer mal??
Per se, nenhum modo é melhor ou pior que o outro, é só questão do que gostas mais e usá-los correctamente:

Modo D: Carro mais solto, e desacelerando carro não regenera tanto, mas andas mais "à belina". Para regenerar mais tens de carregar no travão

Modo B: Carro mais "agarrado", desacelerando no acelerador, o carro regenera mais, mas andas menos "à belina" a não ser que modeles bem o pedal acelerador.



O ideal numa condução eficiente é:
- Evitar acelerações bruscas;
- Maximizar andar à belina (sem acelerar, nem regenerar nem travar)
- Evitar regeneração brusca
- Evitar completamente (tanto quanto possível, naturalmente) uso de travões fricção

Dito isto, ambos os modos podem ser eficientes, desde que usados corretamente... eu por exemplo no Leaf normalmente uso em 99% do tempo o modo B... pois gosto de ter o controlo de regeneração praticamente todo (e aceleração) num só pedal de acelerador... só em caso de urgência/emergência uso travões (de fricção)... O uso de um ou outro modo é mais de gosto pessoal...acho desde que usados corretamente.
Já vai tarde, mas muito obrigado pela tua preciosa ajuda.
Bem hajas.


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Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

Estamos cá para aprender e ensinar o pouco que sabemos.... eu também já fui "ensinado" :)

Boas viagens...
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Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por becosemsaida »

Ui, ja ca nao vinha ha tempos......... Mas UPDATE:

Afinal o VW ficou "em casa", a minha filha ficou com ele (com pena vendeu o BMW 730D mas tinha de ser) e visto que anda em Coimbra 4-5km/dia e o carro ideal para ela. Quando vem visitar "os velhos" gasta combustivel mas tambem se aguenta bem. Se fez bem?? Com a quantidade de postos que estao avariados/desligados ja nem digo nada. Esta semana onde ela costuma carregar esta tudo avariado e ficou com o carro agarrado ao poste o dia todo que nao desengatava o cabo. Deixar o carro 2km de casa para carregar....... enfim. Carregar onde trabalha (no forum) ao preco que esta o roubo..... Nem pensar nisso!!! Para ja e embora tem estes contratempos ela esta feliz com a viatura e com quase dois anos de ser proprietario nunca me deu problema nenhum, e mudar oleo e filtro, filtro de habitaculo, encher o "mija gatos" e verificar liquido de refrigeracao do motor e das batts....... Bem bom.

Eu? Bem tive de voltar ao ICE, nao havia outra hipotese, voltei a minha marca preferida MB e estou contente. Mas.... quando apanho o VW em casa ando com ele...... Se volto a um veiculo hibrido ou EV? Neste pais de certeza que NAO, pelo roubo que e feito nos postos de carregamento, pela "indiferenca" dos governantes em por isto tudo "verde" mas carregando ate chegar ao preco de combustiveis fosseis etc. etc.. E bom, giro e engracado mas nao passa disso......

Beco
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Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

Carregar usando rede pública e preços atuais desta é.... para ricos...e pouco mais há a dizer.

Meu Leaf carrega sempre que possível em casa... carrego talvez 1 em cada 15/20 vezes fora de casa por imperativos de viagens não planeadas ou para as quais não tinha autonomia somente com carregamento em casa (+/-200kms)...

Tenho pena de quem tem um BEV/PHEV e carrega na rede mobie.... tem tantas falhas e é tão cara que desmotiva qualquer mudança....

Becosemsaida, um EQS é que era para ti.... mas penso que só daqui a uns anitos estarão a preços razoáveis....
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Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por becosemsaida »

EQS....... Fazendo a configuracao no site da MB essa viatura fica-me em 170mil€. MAs que e lindo e......... Ate juntar moedinhas de 2€ a fazer esse valor vou andando com o meu E, full extras. Mas estou com sorte a VW esta a minha disposicao esta semana portanto nao hei de poluir muito.

Abraco
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Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por MRider »

Ainda bem que os combustíveis fósseis estão a baixar ....
Live long and prosper!

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Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por becosemsaida »

MRider Escreveu: terça fev 22, 2022 4:15 pm Ainda bem que os combustíveis fósseis estão a baixar ....
Abaixam e de que maneira...... no deposito!!!! Agora carregar uma viatura num posto publico e preciso fazer BEM as contas senao fica ao mesmo preco que qq combustivel fossil, e foi este ponto que chegou a eletrificacao do parque automovel em PT. Para quem tem paineis ou outro fonte de eletricidade carregar a viatura compensa agora quem nao tem e esta dependente dos fornecedores esta (na minha opiniao) lixado com F grande!!!! Se acho que 2€/L e caro, e um ROUBO descarademente e sao usados todas as desculpas para aumentar ainda mais. Se ja vale a pena ir a Franca abastecer??? Sim e mais barato (alguns lados) e era um dos paises que tinha os combustiveis mais caros da UE. Vejam bem ao ponto que chegou PT que com 705€ de "famoso" nao se envergonham de pedir 2€/l de gasolina e 1.8€/L de gasoleo!!!! Postos de carregamento publicos: o KWH ate nao esta mal, o pior e taxas de ligacao, taxas de permanencia (ao minuto) e outras "invencoes" para extorquir € aos utilizadores. Se uma viatura EV ja e mais caro por si porque tenho de ter os combustiveis (neste caso eletroes) ao mesmo preco?? Resta nos o IUC que e "gratis" mas isso ira mudar mais cedo do que alguns pensam como foi no resto da UE..... Recapitulando: comprar um EV e mais caro, o valor km/L ou KWH/km e quase igual (POSTOS PUBLICOS!!!) onde esta o incentivo?? No IUC?? Nem quero entrar nas revisoes, manutencao etc. etc. que isso varia para qq pessoa (eu faco tudo e nao tenho medo de sujar as manicure). Adoro o Passat pelo andamento e conforto, quando posso ando com ele e sei que esta em muito boas maos. Para mim e onde vivo (ou es chupado ate o tutano para carregar ou carregas em casa) neste momento nao vejo alternativa a viatura que ja tenho, e ICE e, polui sim Sr. mas infelizmente fui forcado a essa decisao por aqueles que querem um pais "verde" mas enchendo os bolsos na mesma!!!!!

Nota: Carregar a viatura em ES fica quase a metade do valor que fica em PT, infelizmente nao posso trazer uma bilha de eletricidade para depois atestar de novo......

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Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

Vamos ver se com algum lobby de nova associação se consegue mudar situação do caregamento público que de fato neste momento não é muito competitiva (salvo muito raras excepções)....

Eu como faço para aí 20/1 carregamentos em casa/carregamento público... continuo a poupar...e ao fimsemana ainda carrego com paineis evitando algum desperdicio deles (carro chupa tudo :))....

Para mim o IUC é apenas uma mais valia momentânea... sei que vai acabar a qualquer momento...é aproveitar enquanto se mantém.

A manutenção de um BEV é muito reduzida mas marcas têm começado agora a cobrar valores pornográficos de mão de obra...para "nada" fazerem... (já ouvi valores de mais de 1## EUR/hora)... felizmente tenho manutenção até 4º ano já incluida em pacote manutenção que me custou 300 e tal eur..... depois disso ainda tenho 1 outra manutenção grátis por um problema ocorrido em garantia e que tardou mais que o expectável a resolver... :P (e eu toca de reclamar).

Fico feliz de estado ainda não ter tentado manipular/cobrar por carregamento doméstico (em casa).... esse sim poderá ser um problema difícil de resolver se se verificar no futuro...
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Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por becosemsaida »

Bem, ainda estou vivo e o passat tambem........

180mil kms e comecou a fazer um barulho "esquisito" parecia a caixa sem oleo...... Ida a oficina revelou que a caixa tem oleo e esta em bom estado nao tendo problemas "mecanicos" portanto agenda-se uma ida a VW. Apos 3 dias de diagnostico chegaram a conclusao que e a mecatronica e como neste pais nao ha nada na prateleira tem um tempo de espera consideravel. A dolorosa: 3500€!!!! Coitada da minha filha andou a poupar (e eu) este tempo todo para "dar" tudo de uma vez so. Onde esta afinal a poupanca apos 40mil km nas nossas maos?? Bem la vim com um fabia a liquido dinossaurio para casa. Apos reparacao e a caminho de casa uma arvore de natal no painel, la consegui chegar a casa apos ter falada com a oficina e tive de voltar no dia a seguir (100km para cada lado). Desta vez ficou la por mais 3 dias e trouxe um Superb a gasoleo, engracado mas nao para mim. Agora esta a viatura ja em casa, a carteira muito mais leve, e supostamente tem garantia de 3 anos na peca. A unica coisa "boa" que saiu disto tudo foi o teste as batts que apos 8 anos tem 95% da capacidade, tenho o papel para confirmar!!

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Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

8 anos com 95% num PHEV (em que faz muito mais ciclos por baterias serem mais pequenas) é no mínimo estranho.... espero que não haja aí nenhuma máscara por trás...

Quanto aos custos de reparação.... realmente um valor caro, mas num ice a gasolina ou diesel também levamos às vezes uns tombos valentes (lembro-me que para substituir vedantes (10-20 EUR) da bomba injetora do megane (aí aos 360 KKms :) ) foram uns 500 EUR (sem fatura e fora de horas de um mecanico bosch) para desmontar e montar "metade" do carro e calibrar a dita... chiça por uma coisa de 10/20 EUR :(
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Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por zeuz »

Em Outubro paguei 2.000€ por uma embraiagem reconstruída para um Renault Gran Scénic 1.5 dCi EDC ( caixa dupla embraiagem ), aos 130.000km, numa oficina não oficial... parte desse valor foi sem dízimo para o governo... numa oficina oficial, 2.000€ é o custo só da embraiagem, faltando somar 17h de mão-de-obra e outras peças... o valor venal do carro é ~16.000€...

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Freddy_krueger
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Re: Hybrid, a saga continua....... VW Passat GTE

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois, já foi tempo que se substitiam peças (até de sucata ou da concorrência) por valores quase irrisórios...o ideal é mesmo ir cuidando muito bem do que temos e esperar que não haja azares :(
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