Renault zoe 22kw

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por luisdacosta »

Sim, DC. A versão anterior a minha do Zoe, conseguia 44kw AC. E sem duvida que um carregador lento de 22kw AC, carrega o meu zoe numa hora. Foi o que me valeu na minha anterior viagem. O contra, é que nas autoestradas não consigo carregar mais rápido.
Eu penso que vamos chegar a um ponto em que a autonomia não vai ter tanta importância porquê vão existir verdadeiras cargas rápidas de 5 minutos.


Pedrov
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado mai 12, 2018 12:47 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por Pedrov »

Bom dia,
Como acabei de comprar um zoe 22kw de 2017/05, gostaria aqui de tirar uma dúvida que nos últimos dias, e porque chove, me tem preocupado .
Vou fazer os carregamentos em casa e, para isso, instalei uma tomada green up (kit completo) na parede da casa junto do local onde o carro pára. É exterior pois não tenho garagem.
Existe algum problema em deixar todo o cabo e transformador ( penso que é isso...) completamente à vontade à chuva? Ou devo envolver num plástico?
Devemos receber o carro esta semana.
Obrigado

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por zeuz »

Pedrov Escreveu:Bom dia,
Como acabei de comprar um zoe 22kw de 2017/05, gostaria aqui de tirar uma dúvida que nos últimos dias, e porque chove, me tem preocupado .
Vou fazer os carregamentos em casa e, para isso, instalei uma tomada green up (kit completo) na parede da casa junto do local onde o carro pára. É exterior pois não tenho garagem.
Existe algum problema em deixar todo o cabo e transformador ( penso que é isso...) completamente à vontade à chuva? Ou devo envolver num plástico?
Devemos receber o carro esta semana.
Obrigado
Na tomada na parede coloca uma pala, para não apanhar tanta chuva. Outra ideia seria colocar a tomada dentro de uma caixa, com uma abertura no fundo para passar o cabo.

O EVSE, vulgo carregador, costumo colocar em cima do pneu da frente esquerdo, porque a porta de carregamento do meu Ampera fica no guarda-lamas esquerdo. No ZOE a porta de carregamento é na frente do carro, mas deve dar para fazer igual...

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por Freddy_krueger »

É uma boa ideia proteger o evse na cava da roda.... por acaso nunca precisei de carregar na tomada à chuva.... :)

Uma caixita para a greenup acho que mesmo o ideal para proteger instalação.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Pedrov
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado mai 12, 2018 12:47 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por Pedrov »

Pois vou ter mesmo que fazer uma caixa para a green up... até porque a tomada + quadro é feio que dói! Mas para evitar obras maiores, foi o melhor local quer para o carro, quer para a instalação de base da casa.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por Freddy_krueger »

Nada como uma bricolage para pôr as coisas mais bonitas e protegidas...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Pedrov
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado mai 12, 2018 12:47 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por Pedrov »

Olá,
Já tenho o zoe e utilizei-o durante uma tarde. Como tinha instalado a app my renault como faço a activação dos serviços? Será por isso que o gps não funciona? No carro diz “que já fez o pedido e que está em curso”. Quanto ao resto, carrega em casa e era de facto falta de terra. Fez uma média durante 63 km de 14,2 kwh.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por Freddy_krueger »

É bom é andar....
Como é carro usado, pode ser necessário contactar renault para deixar de dar acesso app ao anterior dono e passar a dar a ti....na nissan (e acho que na Tesla) pelo menos passa-se assim, mas na renault desconheço como funciona.

Isso os consumos.... com tempo e melhor habituaçã ao veiculo elétrico, podem baixar.... no nissan comecei com médias de 13's altos e 14 e agora ando nos 12,9/12,8 kwh/100kms globalmente.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Pedrov
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado mai 12, 2018 12:47 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por Pedrov »

Ao fim de quase 2 semanas de utilização, lá nos vamos ambientando ao Zoe. Confesso que durante o fds nem lhe peguei e deu-me até algum prazer em utilizar o térmico... Não que seja muito potente (porque não é mesmo!) mas o Zoe cumpre o propósito para o qual foi adquirido mas com muito pouco "sal". Mas para cidade, não há melhor. Há que dizê-lo! Super confortável, prático, económico e fácil de manobrar no centro da cidade. E bonito! Para mim, isso conta. Temos carregado de 2 em 2 dias, durante a noite demorando cerca de 8 horas dos 17/20% aos 100%. De manhã, é recolher o cabo e andar. Já não vou há algum tempo a uma bomba de gasolina, o que para mim ainda é um bocado estranho... Andamos longe dos 207 km que indicava quando nos chegou à mão.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por Freddy_krueger »

Como falado, os 22kwh mesmo em novo já seria difícil conseguir os 200kms.... só levando carro ao limite (e condutor com range anxiety) e com muita muita calma no pé - sem desníveis, etc etc....

Eu este fdsemana precisei de puxar bem pelo Leaf no Sábado e em 40kms nacionais e AE em modo "cromo de rally quase que" consegui fazer 27kwh/100kms :P seja no teu nem aos 80kms chegava :P
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Pedrov
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado mai 12, 2018 12:47 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por Pedrov »

Sim, quando andei a 130 km/h a energia desaparecia a olho nú! Mas convenhamos... também não dá gozo nenhum andar depressa num zoe... se calhar por causa disso, até ando curioso em experimentar um porsche ou audi eléctrico.


CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por CoolZeroFCP »

Parabéns pela aquisição e muitos bons km!

PS: Não sei qual é a opinião dos peritos, mas eu que percebo pouco disto, optaria por carregar mais vezes tentando não degradar tanto as baterias.

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por Freddy_krueger »

Segundo pessoal mais informado nesta área (e do pouco que li) ideal é muitas cargas curtas num espectro médio ..... não deixando regularmente carro acima dos 80 ou abaixo dos 20% SOC (percentagem de carga ou StateOfCharge). Idealmente entre 45 e 60% se servir necessidades...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Pedrov
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado mai 12, 2018 12:47 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por Pedrov »

Vou tentar seguir esse critério de que já tinha ouvido falar. Mas confesso que da 1a vez, até ficou sem qq número no quadrante! Arrisquei e ainda andei assim uns 5 kms até chegar a casa. De resto tenho carregado com a bateria entre os 15 e 20%. Agora pergunto: não tenho ainda os serviços conectados activos (falta-me um código de 10 dígitos) e por isso, como limito o carregamento até aos 80%?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por Freddy_krueger »

há umas ferramentas para o Leaf para calcular quantas horas carregamento a # amperes demora a ir de % x a % x.... eu por exemplo no meu leaf com carregador de origem (10amp) sei que carrego +/- 5/6% hora....depois faço contas por alto e tem batido +/- certo.

É carregares 1 hora com teu carregador normal e ver % SOC que aumenta.... e depois já sabes que para chegar a 80% só precisas X horas e metes um temporizador (acho que Zoe permite congigurar temporizações carregamento, certo?).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por rnlcarlov »

Também existem carregadores portáteis que permitem programar cargas por SOC.

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por pemifer »

Eu carrego todos os dias com base em informações deste site.
Já sei que gasto cerca de 3 horas de carregamento, carrego 3,5 horas. Vai sempre sobrando um bocadinho para não ter de carregar tanto de sexta para sabado.
https://batteryuniversity.com/learn/art ... _batteries


Autor do tópico
luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por luisdacosta »

Olá malta dos elétricos,

O zoe já passou dos 42.000km. Já o tenho a mais de ano e meio, mais de 22.000km percorridos sem problemas.
Desde que o tenho, zero problemas mas estou a pensar fazer uma "revisão", inspeção.
Tirando os concecionários oficiais, existe alguma oficina ou mecânico na zona do grande Porto que alguém conhece e recomende ?

Abraço.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por zeuz »

Vê se há uma EVolution na zona.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Autor do tópico
luisdacosta
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 571
Registado: sábado nov 23, 2013 8:36 pm

Re: Renault zoe 22kw

Mensagem por luisdacosta »

Olá Zeuz,

Obrigado pela dica.
Existe em Braga, fica a 50km mas se recomendas dou lá um salto.

Obrigado,
Luís.

Responder

Voltar para “Automóveis”