Tesla model 3 SR+

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Boas,

Decidi criar este DB do tesla model 3 SR+ com o intuito de tentar ajudar eventuais compradores deste modelo com todas as dúvidas que tenham e também ter a ajuda dos muito mais experientes membros deste fórum, nesta que é a minha primeira experiência no mundo da mobilidade eléctrica.

A minha aventura começou neste tópico com minha indecisão entre o Hyundai Kauai e o Tesla model 3 SR+:

https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... 04&t=21884

O carro será para usar diariamente na zona de Lisboa no percurso casa-trabalho-casa com cerca de 100km, substituindo um dos carros a combustão.

Está previsto ser carregado em casa durante a noite com a tarifa bi-horária.
Última edição por CoolZeroFCP em domingo dez 01, 2019 9:58 am, editado 3 vezes no total.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

O model 3 já foi encomendado e neste momento estou à espera da sua entrega que está prevista para Fevereiro/Março de 2020.

Este é o meu código de referência para os 1.500km de carregamentos nos Supercharger grátis:

https://ts.la/arlete26012

A imagem da praxe:
Anexos
encomenda_recorte_2.jpg
encomenda_recorte_2.jpg (32.25 KiB) Visto 6008 vezes


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Há talvez um ano que a minha esposa tem falado em adquirir um automóvel eléctrico e essa pretensão incentivou-se nos últimos meses, mas devido ao preço elevado destes tenho estado a adiar a compra, tendo inicialmente definido a data de final de 2020 para a compra do eléctrico.

Com isto em mente e com o objectivo de traçar um plano para reduzir a nossa pegada de carbono, este foi o primeiro investimento:
Anexos
IMG_20191201_095145.jpg
IMG_20191201_095257.jpg


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Mas infelizmente à 2 meses atrás a nossa carrinha a combustão decidiu ir passar uma temporada de um mês à oficina levando 2.000€ do nosso orçamento familiar para a troca da corrente de distribuição. (2.000€ para a corrente de distribuição sei que é muito, mas no ano anterior foi através de um conhecido fazer o mesmo serviço por 800€, mas como o barato sai caro, ao fazer a revisão este ano foi verificado que estava a pingar óleo na zona da tampa de distribuição)
Com isto decidiu-se antecipar a compra de um eléctrico, pois o dinheiro que queríamos poupar estava a ser gasto nos carros atuais.

Avatar do Utilizador

becosemsaida
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 88
Registado: terça set 17, 2019 12:10 pm

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por becosemsaida »

Parabens na aquisicao do modelo 3, por acaso tinha lido o topico sobre a indecisao. Pena o preco senao tinha ido para um igual mas ha prioridades na vida (pelo menos na minha). Qq dia hei de adquirir um tambem. Boa escolha nos "faz sombra a telha", e mais uma vez e pena que (legalmente) temos de injectar na rede para depois voltar a comprar.

Boa sorte

Beco
Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Sim, oferecer para depois comprar é muito mau... Mas é o que temos...
Um objectivo seria evoluir para um sistema com baterias, mas devido ao actual investimento no automóvel, isso vai ter de esperar.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Este fim de semana aproveitei para começar a preparar a chegada do eléctrico...
Como bom português, e embora tenha dois lugares para carros na garagem, tenho todo o tipo de tralha na garagem menos os carros que ficam cá fora 😂
Esta primeira epata foi dedicada a limpar e arrumar a garagem para ter espaço para o model 3 carregar à noite.

Com esta tarefa fiquei a saber algo que não tinha reparado... O Tesla model 3 mede 4,7m de comprimento por 2,1m de largura.
Não tinha a menor ideia que o Model 3 fosse tão comprido. Aliás quando fui fazer o teste drive até me deu impressão que o carro era mais pequeno.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

Pois, normalmente os elétricos são granditos... já o meu Leaf parece pequeno mas é maior em todas as dimensões que a Mégane break 2000 cá de casa... eheheh... no outro dia disse À mulher e ela nem acreditava.

Eu tb tenho uns paineis (6) fotovoltaicos mas só carregam carro no fdsemana quando ficamos por casa... de semana de inverno vai energia toda para bomba de calor.

Quanto à questão dos farois de nevoeiro, mesmo que não os traga, de certeza que na Tesla dá para colocar à posteriori... mas vai custar (ouvi dizer que eles cobram-se bem). Eles têm todas as ligações já feitas, é só mandar vir faróis e atualizar software, penso eu de que...

Quanto aos farois nevoeiro traseiros, são obrigatórios em PT... vêm de certeza absoluta.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por pemifer »

Em relação aos faróis de nevoeiro, há muitas outras marcas em que tudo é um extra bem pago.
À muitos anos comprei um carro novo, a pintura metalizada era opção, paga à parte, mas não era possível comprar o carro sem pintura metalizada.

Em relação às despesas com carros a combustão, compreendo perfeitamente.
Foi mesmo por isso que comprei o meu primeiro elétrico.
A poupança foi tanta que rapidamente troquei de elétrico.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por serges »

Os meus parabéns além de te conhecer, virtualmente já há uns anos é bom ver esta "evolução" continua...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Em relação aos faróis de nevoeiro, já tenho resposta oficial da Tesla.
Como já tinha lido na Internet, a versão SR+ deixou de ter faróis de nevoeiro e não existe possibilidade de instalar na Tesla.
Confirmaram igualmente, como que já foi referido, que tem faróis de nevoeiro a trás como é obrigatório no nosso país.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Enquanto espero pelo SR+ vão surgindo boas notícias vindas dos EUA.
Com a última actualização já é possível ter Internet móvel, mapas satélite e indicação do trânsito no SR+ por $9.99 por mês.

Agora já se fala em ativar os bancos aquecidos a trás e os speakers extra.
Também se fala na possibilidade dos primeiros modelos que vinham com faróis de nevoeiro à frente em voltar a activar.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Agora com a encomenda em andamento, o meu próximo passo é a encomenda da Wall Charger da Tesla.

O carregador só tem dois comprimentos de cabo disponíveis: 2,5m ou 7,5m.
Um parece-me pequeno demais devido ao tamanho do carro (4,7m X 2,1m) e o outro grande demais.

O cabo do carregador aparenta ser pesado, será que é fácil enrolar os 7,5m de cabo, quando não está a ser usado, num suporte de parede do tipo daqueles das mangueiras de rega?


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por mafgod »

Tenho a ideia que a wallbox vem com um suporte incluído. Confirma com a Tesla.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

CoolZeroFCP Escreveu: terça dez 10, 2019 8:56 pm Enquanto espero pelo SR+ vão surgindo boas notícias vindas dos EUA.
Com a última actualização já é possível ter Internet móvel, mapas satélite e indicação do trânsito no SR+ por $9.99 por mês.

Agora já se fala em ativar os bancos aquecidos a trás e os speakers extra.
Também se fala na possibilidade dos primeiros modelos que vinham com faróis de nevoeiro à frente em voltar a activar.
O que me chateia à brava na tesla é todas estas alterações que fazem... mudam mesmo muita coisa assim de momento para outro. :(
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

CoolZeroFCP Escreveu: quarta dez 11, 2019 9:04 pm O cabo do carregador aparenta ser pesado, será que é fácil enrolar os 7,5m de cabo, quando não está a ser usado, num suporte de parede do tipo daqueles das mangueiras de rega?
mafgod Escreveu: quinta dez 12, 2019 9:28 am Tenho a ideia que a wallbox vem com um suporte incluído. Confirma com a Tesla.
A própria wallbox é o suporte (se percebo bem a imagem).

Imagem
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Sendo assim, o cabo deverá ser maleável. Não deve haver problema em enrolar os 7,5m de cabo.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Freddy_krueger Escreveu: quinta dez 12, 2019 9:34 am O que me chateia à brava na tesla é todas estas alterações que fazem... mudam mesmo muita coisa assim de momento para outro. :(
Sim também me chateia um pouco...
Mas neste caso é algo positivo.
Os primeiros modelos SR+ nem browser/Spotify/Netflix tinham. Agora até rede móvel incorporado passam a ter.
E ainda oferecem sem custos aos primeiros compradores do LR/Performance.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por APHenriques »

CoolZeroFCP Escreveu: quarta dez 11, 2019 9:04 pm Agora com a encomenda em andamento, o meu próximo passo é a encomenda da Wall Charger da Tesla.

O carregador só tem dois comprimentos de cabo disponíveis: 2,5m ou 7,5m.
Um parece-me pequeno demais devido ao tamanho do carro (4,7m X 2,1m) e o outro grande demais.

O cabo do carregador aparenta ser pesado, será que é fácil enrolar os 7,5m de cabo, quando não está a ser usado, num suporte de parede do tipo daqueles das mangueiras de rega?
A primeira coisa que deves fazer é verificar a tomada onde o vais ligar em casa.
O ideal é que essa tomada tenha uma ligação direta ao quadro da casa com disjuntor e diferencial (30mA ) independentes. É muito frequente as tomadas derivarem umas das outras. Mas para 16A durante algumas horas, não é nada bom.
Verificar se a ligação a terra está boa.
Também é importante verificar se a tomada é de qualidade e sem oxidação nos contactos.

Eu optava pela Wall Charger com cabo mais curto, se não for muito incomodo colocar uma tomada à distancia desse cabo.
O cabo mais curto é sempre mais pratico de desenrolar no dia a dia. Nunca se deve ligar com o cabo parcialmente enrolado em argola.


Autor do tópico
CoolZeroFCP
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 398
Registado: sábado fev 04, 2012 10:29 am

Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Em relação ao tamanho do cabo, o mais curto é curto demais, o local onde estou a pensar instalar e a forma como estou a pensar estacionar (frente do carro para a porta da garagem)da porta de carregamento do carro à wallbox deve ser necessário 5m de cabo.

Em relação à instalação, estou a pensar fazer uma ligação directamente ao quadro com um disjuntor próprio.

Responder

Voltar para “Automóveis”